Mostrando postagens de dezembro 10, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Prefeitura Municipal antecipa pagamento do 13º Salário e Duodécimo da Câmara Municipal

 
Prefeito antecipa pagamento do 13º Salário e Duodécimo
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, sob a gestão do Prefeito Marcos Aurélio (PP), encaminhou ao Banco do Brasil nesta terça-feira (10) o pagamento antecipado da folha do 13º salário dos servidores municipais. Agora cabe ao Banco fazer a programação do pagamento. A prefeitura também fez o repasse antecipado do Duodécimo da Câmara Municipal de Vereadores, referente ao mês de Dezembro. "Pagar ao servidor em dia é mais que uma obrigação do gestor municipal", disse Aurélio. Enquanto ao duodécimo, é um repasse constitucional e durante o nosso governo faremos de tudo para cumprir com a nossa obrigação legal, concluiu o gestor Marcos Aurélio.


Tesouras Notícias

Ibirataia: FHI em tempos de Rede Cegonha



























Caminhão de Gás tomba na rodovia Ipiaú-Ibirataia

 

Um caminhão carregado de botijões de gás tombou na BA-650, trecho que liga Ipiaú à Ibirataia. O acidente aconteceu por volta das 16h30 na conhecida “Curva de Álvaro”, palco de muitas tragédias automobilísticas, a cerca de 5km de Ibirataia. O motorista, Ceciliano Meira Filho, de 26 anos, contou à reportagem do Giro que ele estava vindo de Ibirataia, onde fez algumas entregas, e seguiria para Ubatã, e logo após retornaria para Jequié, onde fica a sede da empresa de gás, JI Novaes.  

 De acordo com o condutor, um lado do veículo tinha mais botijões que o outro, o que segundo ele pode ter provocando o acidente na curva. Ceciliano sofreu apenas alguns arranhões no braço direito. O caminhão recém-comprado pela empresa não estava no seguro. A polícia militar esteve no local, registrou a ocorrência e controlou o trânsito.

 
(Giro em Ipiaú)

Unicef lança no Brasil projeto que oferece teste de DST para jovens

 
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança no sábado (14) o projeto Fique Sabendo Jovem, em Fortaleza. Trata-se de uma iniciativa pioneira no mundo, voltada para jovens de 15 a 24 anos. Em uma unidade móvel, profissionais de saúde farão testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV e sífilis. A Unicef vai documentar a experiência para que o projeto seja ampliado para todo o Brasil e outros países. O Ministério da Saúde já promove no Brasil a campanha “Fique Sabendo”, voltada para a população como um todo. Esse evento faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C. Os profissionais do Fique Sabendo Jovem também estarão à disposição para conversar sobre questões sexuais. O foco principal será a população de risco ampliado, da qual fazem parte pessoas que têm relações sexual com outras do mesmo sexo e aquelas exploradas sexualmente. Serão contemplados também os jovens que cumprem medidas socioeducativas. O projeto prevê ações nas escolas. (Agência Brasil)

Novo Código Penal endurece pena para homícidio e rejeita sugestões polêmicas

 
O senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou hoje (10) o relatório sobre a reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/12). A proposta foi lida mas, diante da complexidade da matéria, um pedido coletivo de mais tempo para analisar o texto adiou para a próxima terça-feira (17) a votação da proposta na Comissão Especial de Reforma do Código Penal. O texto torna mais dura, por exemplo, a pena para o crime de homicídio, que passa a ser oito anos para os classificados como simples. Nesses casos, a ideia é que o condenado cumpra um quarto da pena em regime fechado para progredir para o regime semiaberto. O relator decidiu não acatar sugestões polêmicas feitas por uma comissão de 11 juristas, presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, como, por exemplo, a possibilidade de aborto até a 12ª semana de gestação nos casos em que a mulher apresentar incapacidade psicológica de arcar com a gravidez. “Entendo que a Constituição defenda o direito à vida. Hoje, o nosso Código Penal já prevê a possibilidade de aborto quando há gravidez fruto de violação da dignidade sexual (estupro). Isso será mantido, mas não vamos flexibilizar mais. Vamos manter a legislação atual”, justifica o senador, que também incluiu na proposta a possibilidade de aborto no caso de fetos anencéfalos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Outra sugestão dos juristas rejeitada por Pedro Taques foi a possibilidade de descriminalização do porte de entorpecentes quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias. Segundo o relator, em situações específicas, se o juiz entender que o cidadão é usuário, ele não aplicará a pena porque isso não configura crime. Para ele, a proposta dos juristas poderia aumentar ainda mais o uso de entorpecentes. Segundo o senador, a proposta em discussão reduz o número de crimes previstos no código atual de 1.750 para 355. No projeto, de quase 500 páginas, há outras novidades, como a previsão da responsabilização penal de pessoas jurídicas; regras mais claras para progressão de regime; o aumento do rigor penal no combate aos crimes contra os animais; a tipificação do crime de terrorismo; reintrodução do crime de violação de domicílio e criminalização da doação eleitoral proibida. A questão da maioridade penal não foi tratada porque, segundo o relator, depende de mudança na Constituição. “Esse projeto não pode ser um de código de amigos e nem de inimigos. Tem que ser um código cidadão, um código da sociedade brasileira”, garantiu Taques. Apesar da votação do relatório na comissão na semana que vem, a expectativa é que a votação da matéria no plenário do Senado fique para 2014. Depois, o texto segue para a Câmara dos Deputados. O relatório é resultado da análise de 804 emendas apresentadas pelos senadores e 140 projetos de lei que já tramitavam no Senado e foram anexados ao projeto. (Veja Online)

Centenas de prefeitos protestaram por mais recursos na Câmara

 
Centenas de prefeitos protestaram no Salão Verde da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10) para pedir mais recursos para os municípios e para tentar uma audiência com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A principal reivindicação deles é a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 39/13, que aumenta a parcela de recursos da União destinada ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A proposta tramita no Senado. No mês passado, em debate sobre a situação financeira dos municípios, o presidente da Câmara afirmou que pretende agilizar a tramitação da PEC e assumiu o compromisso de instalar a comissão especial para analisa-la assim que o texto for aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. A PEC aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição total da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). As informações são da Folha de São Paulo.

Ipiauense vence o 1º Torneio de Jiu-Jitsu na Categoria Absoluto


O Blog Tesouras Notícias parabeniza o atleta Paulinho Beijoino pela grande vitória no 1º Regional de Jiu-Jitsu realizado neste domingo (08), no Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães na cidade de IBIRATAIA. O Atleta disputou na categoria absoluto. Ao Tesouras Notícias, o vencedor do certame disse que o campeonato foi muito bem organizado por Roozevelt. Muito difícil de vencer pois teve participantes de qualidade. "Estou muito feliz em participar deste evento, foi difícil pois disputei na categoria pesado com 75 quilos. Aproveito a oportunidade para mandar um abraço para toda a galera da Academia Ricardo Tannus, disse o vencedor Beijoino. O ipiauense recebeu um lindo kimono pela sua vitória no evento.
 
 

Números de mortos chegam a 16 em Lajedinho; uma pessoa continua desaparecida

 

O temporal que destruiu a cidade de Lajedinho, na Chapada Diamantina, já é tratado como “o maior desastre natural na história da Bahia”, proporcional ao número de habitantes, segundo a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Na tarde desta segunda-feira (9), o número de mortos chegou a 16, entre eles, oito pessoas da mesma família. “Falta uma pessoa, segundo os vizinhos. Estamos trabalhando com 28 bombeiros, mais voluntários e os proprietários das fazendas, já que alguns corpos foram encontrados até 30 ou 40 quilômetros da sede, já na cidade de Ruy Barbosa. Eles foram arrastados pela água”, contou o coordenador adjunto da Cordec, Paulo Sérgio Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias. Entre os mortos estão duas crianças, uma de quatro e outra de dois anos. A segunda morreu junto com o pai. “Ele estava com o pai em cima do telhado, fugindo da chuva, quando tudo desabou”, lamentou o coordenador. Por causa da tragédia, a prefeitura de Lajedinho decretou estado de calamidade pública, já reconhecido pela Defesa Civil Nacional, o que pode facilitar e agilizar a chegada de verbas emergenciais e ações prioritárias. (Bahia Notícias)

IPIAÚ: Grande encontro de gigantes do MMA


No próximo dia 21 de dezembro Ipiaú será palco de um dos maiores eventos de MMA já visto na região. Atletas consagrados no UFC a exemplo de Lucas Mineiro, Felipe Sertanejo, Marcos Babuíno e Diego Lima estarão marcando presença vip no evento e ainda a estreia de Rogério Sapo no MMA enfrentando o homem considerado mão de Ferro Danillo Rodrigues, que promete fazer o Sapo voltar a ser "Girino". O evento será realizado pela Gold Fight - Eventos de São Paulo. O combate está marcado para acontecer na área esportiva do Colégio Academus, na Avenida João Durval Carneiro, próximo ao Hospital do Estado.

IBIRATAIA: Município recebe médico cubano pelo programa “Mais Médicos”


O Município de Ibirataia recebeu na última sexta-feira (06), o médico cubano Dr. Vicente Sarria Pablo, do programa “Mais Médicos” criado pelo governo federal. A apresentação oficial do médico foi feita na manhã desta segunda-feira (09), pelo Secretário de Saúde Alex Miranda, em um simpósio sobre saúde realizado na câmara de vereadores pela Secretaria Municipal de Saúde e CAPS.

O Médico residirá no município e fará atendimento à população de segunda a sexta-feira no posto de saúde da família do Distrito de Algodão.  O Dr. Vicente Sarria Pablo está em processo de adaptação e segundo Ele, com o passar dos dias irá se familiarizar com a língua portuguesa e com a nova realidade.

Dr. Vicente Sarria Pablo é natural da província de Cienfuegos, região central de Cuba, com 10 anos de profissão em medicina geral já trabalhou também na Venezuela por um período de quatro anos (2007-2011).

O prefeito Marcos Aurélio (PP), ao falar sobre a importância do programa “Mais Médicos”, ressaltou: “Estamos lutando para melhorar o serviço de saúde em nosso município, Dr. Vicente Sarria Pablo ao somar-se com os outros médicos que já atendem no município estará contribuindo para melhorar a vida do povo ibirataense. Dois mil e quatorze promete ser um ano promissor e teremos muito mais conquistas”. Finalizou o prefeito.

(Informações da ASCOM-PMI)