Mostrando postagens de dezembro 5, 2013Mostrar tudo

Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial



O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, nesta quinta-feira (5), anunciou o atual presidente, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória.
"Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.” O funeral de Mandela deve durar dez ou 12 dias. O corpo será enterrado, de acordo com seus desejos, na aldeia de Qunu, onde ele cresceu. Os restos mortais de três de seus filhos foram sepultados no mesmo lugar em julho, após ordem judicial.
Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.
Foram quatro internações desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava emoção. Em março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira.

Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado, em decorrência de uma infecção pulmonar. No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.

IBIRATAIA: Músico ibirataense continua DESAPARECIDO




Continua DESAPARECIDO desde a manhã de sábado (02/11/2013), o jovem músico GIBRAN SIMÕES SILVA (30) que foi visto pela última vez na cidade de Ibirataia no dia 02/11/2013. Quaisquer informações entrar em contato através dos telefones: 73-9917-0252 (Vivo), 73-9126-3030 (Tim) e 73-8172-0455 (Claro).

Tesouras Notícias

OAB divulga locais de prova da primeira fase do XII Exame de Ordem


O Conselho Federal da OAB divulgou nesta quinta-feira (5) os locais de prova da primeira fase do XII Exame de Ordem Unificado que será realizado no dia 15, a partir das 13h. A prova objetiva tem 80 questões.  Os aprovados farão a segunda etapa (prova prático-profissional) no dia 9 de fevereiro de 2014. Este será o primeiro a ser realizado com a regra da “repescagem”. A nova regra permite que o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte do exame. Também foram disponibilizados os cartões de informação individuais dos candidatos. O documento contém, além do local de provas, a sala de realização do exame e orientações para chegar à instituição. O cartões podem ser acessados nos sites da FGV Projetos e do Conselho Federal da OABO Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres. (G1)

Aurelino Leal: Carreta da Sadia tomba e populares saqueiam carga


O acidente ocorreu as as 11h40 desta quarta feira (4). Uma multidão de pessoas se arriscaram entre os veículos na BR 101, afim de pegar um pouco dos produtos que estavam na carreta. No local, inúmeras pessoas saqueavam o transporte que se encontrava de pneus para cima. Os produtos da carga eram, frango, calabresa e mortadela, todos da marca Sadia. O motorista, Daniel Mascarenhas, residente de Salvador,  foi socorrido até o Hospital Geral de Aurelino Leal, mas segundo informações, ele não sofreu nenhum tipo de ferimento grave e foi conduzido para um Hospital da cidade de Itabuna. As Polícia Militar chegou rápido ao local e ficou no controle do trânsito, que sofreu em uma certa lentidão.

Do Ubaitaba.com

Homem é executado na frente de esposa e filhos em Feira de Santana


Um homem foi executado com oito tiros na madrugada desta quinta-feira (05) em Feira de Santana, cidade distante 108 quilômetros de Salvador. De acordo com o Acorda Cidade, Marcelo Novais Sena, 28 anos, estava dormindo ao lado da mulher e de dois filhos quando teve a casa invadida pelos assassinos. O crime aconteceu no bairro Aviário e, segundo a polícia, quatro tiros atingiram o braço esquerdo, três as costas e um o abdômen de Marcelo, que morreu no local. Após o crime, o autor dos disparos fugiu. Ainda não há informações sobre a motivação do assassinato. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A mulher e as crianças não foram atingidas. (Bocaonews)

Luciano Hulk e Angélica vão passar o Reveillon na Bahia


O casal de apresentadores Luciano Hulk e Angélica vai passar o Reveillon na Bahia. Eles escolheram a Península de Maraú, no Sul do estado, para curtir a virada do ano. Vão ficar por lá dez dias, com os três filhos: Joaquim (8), Benício (6) e Eva (1). As informações são da coluna VIP, do jornal Correio. 

Pequenos negócios geram 950 mil empregos em 10 meses de 2013


De janeiro até outubro deste ano, os empreendimentos de micro e pequeno porte abriram mais de 950 mil vagas de trabalho em todo país, como mostram os levantamentos mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em outubro, a totalidade dos empregos líquidos - resultado das admissões menos as demissões - do país ultrapassou 101 mil, representando um aumento de aproximadamente 28%, em relação a 2012. As micro e pequenas empresas (MPE) na Bahia geraram 3.987 empregos, colocando o estado na 2ª posição no Nordeste (atrás apenas do Ceará) e o 7º lugar no ranking nacional de novos postos de trabalho. Dentro do universo dos pequenos negócios baianos, que já são 384 mil de MPE e microempreendedores individuais (MEI), o setor da economia que mais contratou em outubro foi o de Serviços, 1.615 pessoas, seguido por Comércio, 1.584. Os dois ramos de atividades, juntos, concentram cerca de 86% das MPE do Estado. A analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia, Dora Parente, explica que são números a serem comemorados, sobretudo pela desaceleração da economia nacional. “Uma das causas está ligada ao crescimento da Bahia, que já há algum tempo vem obtendo melhores resultados do que a média nacional”, pontua Dora, atribuindo o dado positivo também aos empregos temporários gerados neste período. Segundo a analista, no acumulado do ano, foram quase 40 mil empregos gerados por empresas de micro e pequeno porte na Bahia. Por região, os dados do Caged revelam que o Nordeste ocupa o terceiro lugar em novos postos gerados em outubro, com 24.439, que equivalem a 24% do montante nacional. A partir de janeiro de 2013, foram classificadas como MPE as empresas da indústria, construção civil e extrativa mineral com até 99 empregados, e as de comércio, serviços, agropecuária e serviços industriais de utilidade pública, com até 49 empregados. (Tribuna)

Perrone deixa UTI com expectativa de alta médica


O músico Paulo César Perrone, ex-baterista da banda Estakazero, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador, e foi encaminhado a um quarto do centro médico. A transferência ocorreu na noite desta terça-feira (3), mas foi divulgada pela mãe do músico, Lúciz Roriz, nesta quarta (4). De acordo com ela, Perrone pode receber alta na próxima semana. O baterista foi baleado em uma saidinha bancária em julho de 2011 e, desde então, tenta se recuperar de lesões neurológicas. Ele esteve na UTI por 10 dias, após ter uma parada respiratória. Informações do G1.

Auto Escola Rio de Contas - Experiência e Credibilidade


MP-BA recomenda exoneração de 10 servidores da prefeitura de Itajuípe


Dez funcionários da prefeitura de Itajuípe, região sul, têm que ser exonerados por prática de nepotismo até a terça-feira (10), recomenda o Ministério Público da Bahia (MP-BA). O ofício foi encaminhado à prefeita Gilka Borges Badaró e o caso foi divulgado nesta quarta-feira (4). Oito servidores já tinham sido demitidos pelo mesmo motivo. A contratação de novos funcionários deve ser feita mediante declaração escrita por eles de que não há nenhuma relação de parentesco com a prefeita, de acordo com o MP-BA. A orientação é da promotora de Justiça Lívia Luz Farias, que identificou 22 casos de nepotismo no município. O caso foi descoberto após denúncia de uma cidadã à Câmara de Vereadores, que foi enviada ao MP. Até agora, 37 casos foram analisados. O MP aponta que a contratação de parentes é proibida em qualquer esfera da administração pública, configurando ato de improbidade administrativa. A cópia dos atos de exoneração ou a rescisão contratual deve ser remetida à Promotoria no máximo 10 dias após o fim do prazo. G1 entrou em contato com a prefeita, que não pôde falar na ocasião a não retornou a ligação.

Uso obrigatório de colete por motociclista é aprovado


Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram nesta quarta-feira, 4, um projeto de lei que torna obrigatório o uso de coletes infláveis de proteção por motociclistas e obriga a instalação nas motocicletas de limitadores de velocidade. A proposta, aprovada em caráter terminativo na CCJ, seguirá diretamente para a Câmara, caso não haja recurso de senadores para discuti-la no plenário. O projeto, de autoria do senador licenciado e ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, acrescenta ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a exigência de acordo com a qual condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão trafegar nas vias usando roupas de proteção, "inclusive colete inflável com acionamento por inércia (airbag)". As especificações do equipamento serão determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).Em outra modificação ao CTB, a proposta também obriga a instalação de dispositivo que limite a velocidade máxima em 110 quilômetros por hora nas motocicletas e motonetas. "Como se sabe, embora empregada maciçamente, a fiscalização executada por meio de equipamentos eletrônicos instalados nas vias não tem sido capaz de conter excessos praticados pelos pilotos, o que, fatalmente, resulta em acidentes, não raro com perda de vidas humanas", afirmou o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), relator da matéria, no parecer. Mais uma alteração do mesmo projeto foi propor a mudança de uma lei de 2009 que regulamentou a profissão de mototaxista. Ela também torna obrigatório para esses profissionais o uso dos coletes "airbag", dotado de dispositivos retrorreflexivos. Segundo Lopes, a repetição da exigência na lei específica para os mototaxistas visa a "reforçar a aplicação da medida junto ao segmento onde ela se faz mais necessária".Agência Brasil