Mostrando postagens de novembro 27, 2013Mostrar tudo

Tomar refrigerante aumenta em 78% as chances de câncer de útero, diz estudo com 25 mil mulheres durante 14 anos


Um novo estudo está demonstrando o potencial maléfico dos refrigerantes em mulheres. De acordo com pesquisas, mulheres que tomam bebidas açucaradas têm mais de 78% de chances de desenvolver um tipo de câncer de útero. A doença atinge mulheres, em média, com 50 anos de idade, e é o quarto tipo de câncer mais comum no Reino Unido, matando mais de 2.000 mulheres todos os anos. O estudo, que levou 14 anos para ser concluído, teve a participação de 25.000 mulheres entre 50 e 60 anos com câncer endometrial, que afeta o revestimento interno do útero. Os participantes deram informações detalhadas sobre o que comeram e beberam. Mais de 50% das mulheres tomavam bebidas gaseificadas (refrigerantes) com açúcar. Quase 600 desenvolveram câncer de endométrio, a forma mais comum da doença, afetando gravemente o útero. No entanto, os pesquisadores não encontraram nenhum indício na versão diet (sem açúcar). A Universidade de Minnesota disse que seus pesquisadores não podem descartar a possibilidade de que as mulheres que tomavam refrigerantes açucarados tivessem péssimos hábitos de saúde. No entanto, os cientistas acreditam que o açúcar nos refrigerantes pode ser a chave, uma vez que pode fazer as mulheres aumentarem de peso. Isto é importante porque uma mulher obesa produz muito mais estrogênio que uma magra. Este hormônio induz a proliferação de várias células. As mulheres com sobrepeso também tendem a produzir mais insulina, um hormônio ligado à doença. De acordo com o pesquisador Dr. Maki Inoue-Choi:“A investigação tem documentado a contribuição de bebidas adoçadas com açúcar na epidemia de obesidade”. Ele prossegue: “Muito açúcar pode aumentar a ingestão total de calorias de uma pessoa e pode aumentar o risco de problemas de saúde como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer”.  Estudos anteriores ligaram o açúcar a uma série de problemas como ataques cardíacos, diabetes, obesidade, fragilidade óssea, câncer de pâncreas e próstata, fraqueza muscular e paralisia.O estudo, que foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, é o mais recente a levantar a ingestão de refrigerantes sobre os efeitos da saúde. No entanto, de acordo com o portalDailyMail, a indústria de refrigerantes rebatem a pesquisa e afirmam que seus produtos são responsáveis por uma pequena quantidade da ingestão diária de calorias de uma pessoa. as informações são do Site Sua Saúde.

Morre Neto "Fala Fina", ex-vereador de Ipiaú

Morreu na manhã desta quarta-feira(27) o ex-vereador de Ipiaú, Mário Santos Salles, 45, o Neto "Fala Fina". Segundo informações obtidas pela reportagem do Giro, Neto recebeu alta ontem do Hospital Prado Valadares, onde se recuperava de um acidente automobilístico nas proximidades de Palmerinha, distrito de Aiquara. O ex-vereador estava na casa de um amigo em Palmerinha quando passou mal no inicio da manhã de hoje(27). O samu foi acionado, no entanto, Neto foi encontrado sem os sinais vitais. Ainda não foi confirmada a causa da morte. O ex-vereador se recuperava do acidente ocorrido no dia 04 de novembro, quando duas mulheres que ocupavam o outro veículo morreram. A esposa de Neto sofreu fratura na perna e também foi internada no Prado Valadares(ver matéria). O corpo do ex-vereador será velado na Câmara de Ipiaú. Mário Santos Salles atuou no legislativo municipal no período de 2000 à 2004.
Em contato com um irmão de Neto, a nossa reportagem foi informada que o ex-vereador já havia recebido alta do hospital no domingo (17/11), e logo após sofreu uma queda que causou a fratura de três costelas. Mário Santos Salles retornou mais uma vez à unidade hospitalar e ficou internado por mais dez dias. Em decorrência do acidente automobilístico, Neto foi submetido a uma cirurgia que retirou parte do fígado. O ex-vereador também sofreu complicações no pulmão, informou o irmão dele à reportagem do Giro em Ipiaú. Ainda não foi informado o horário do sepultamento. (Giro em Ipiaú)

Ibirataia: Secretaria de Saúde realiza Caminhada Novembro Azul


Depois de mobilizar a população com o Outubro Rosa, que visa a conscientização e o combate ao câncer de mama, a prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Postos de Saúde, realizou a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo o combate e a prevenção ao câncer de próstata e diabetes. Na noite desta terça-feira (26), foi realizada uma caminhada pelas principais ruas e avenidas dos Bairros Mirassol e Ibirataia de baixo com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diabetes. O evento foi organizado pelos funcionários do Posto de Saúde Doutor Aristóteles Dias da Fonseca, localizado ao lado da rodoviária e contou com a participação da Fanfarra Musical de Ibirataia – FAMUIBI. Durante a caminhada, os profissionais de saúde distribuíram panfletos com informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diabetes. “Os homens fazem exames preventivos com menor regularidade que as mulheres, têm mais resistência a procurar ajuda médica, por isso, aderimos à campanha para conscientizar o público masculino do nosso município”. Destacou o Secretário de Saúde, Alex Miranda, presente na caminhada.

Congresso Nacional promulgará PEC do Voto Aberto nesta quinta-feira


A Secretaria-Geral do Senado informou nesta quarta-feira (27) que o Congresso Nacional promulgará na quinta (28), às 11h, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que põe fim ao voto secreto nos processos de cassação de mandato e na análise de vetos presidenciais. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que acumula o comando do Congresso, irá promulgar separadamente os trechos que determinam o fim do voto secreto nas sessões de cassação de mandato parlamentar e de análise de vetos presidenciais. Nesta terça (26), o Senado aprovou o texto da PEC que determina voto aberto nessas duas situações. Mas os senadores alteraram a proposta aprovada pela Câmara no trecho que previa o fim do voto secreto para eleição de membros da mesa diretora de Câmara e Senado e para indicações de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República. Com isso, a proposta terá que retornar para análise dos deputados. Para Alves, é possível promulgar logo a parte da PEC que prevê voto aberto em cassação e veto, já que o mesmo texto foi aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado. “Espero chegar a um entendimento para promulgar pelo menos esses dois aspectos enquanto os outros temas voltariam a esta Casa para continuar o debate. Vou conversar hoje [quarta] com Renan sobre a promulgação desse texto que foi aprovado aqui e lá. E aquilo que foi aprovado aqui e não foi lá, volta a esta Casa”, afirmou. Com a promulgação da PEC, os deputados condenados no processo do mensalão deverão ter a cassação analisada em votação aberta. Os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP),João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry(PDT-MT) e o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) deverão enfrentar processos de perda de mandato na Câmara, já que foram condenados à prisão por participação no esquema do mensalão. Pela proposta aprovada pelos senadores, a abertura dos votos para cassação e vetos valerá apenas para Câmara, Senado e sessões conjuntas do Congresso. O texto original, aprovado pelos deputados federais em setembro, estendia o fim do voto secreto também para assembleias legislativas dos estados e câmaras municipais, mas esse trecho foi excluído pelos senadores. A abertura total dos votos no Congresso ganhou força após a votação secreta, em agosto, quemanteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Depois desse episódio, Henrique Alves afirmou que não voltaria a colocar processo de cassação em votação no plenário enquanto não fosse aprovado o fim do voto secreto para processos de perda de mandato. (G1)

Cidadão reclama das más condições da estrada que liga Santo Antônio a Amargosa


Um cidadão de prenome Luiz, residente em Varzedo,  entrou em contato com a Rádio Andaiá FM para fazer uma reclamação sobre a estrada que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa. Segundo ele, a rodovia está esburacadas transformando o tráfego muito perigoso, “o DERBA tem trabalhado a cada 8 meses aqui na via, tapa um buraco, cresce outros, com essa quantidade de crateras fica difícil trafegar”, desabafa. O cidadão também comentou que com essas dificuldades, meliantes aproveitam para praticar assaltos e questiona a ação das administrações públicas em relação a essa situação, “agora vem as eleições, será que vão olhar e resolver esse problema?”, questiona.

Do Voz da Bahia

Pronatec oferece 760 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes na BA


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com a prefeitura de Salvador oferece 760 vagas gratuitas para 10 cursos profissionalizantes voltados para beneficiários do Bolsa Família e dependentes. As inscrições podem ser feitas nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), das 8h às 17h, em Salvador. Para se candidatar, os interessados devem ter a partir de 15 anos, apresentar documentos originais do CPF, carteira de identidade, comprovantes de residência e escolaridade, além do cartão do Bolsa Família ou Número de Informação Social (NIS). A pré-inscrição deve ser feita em um postos do Simm nos bairros do Comércio, Cabula, Boca do Rio e Itapuã. Serão 19 turmas formadas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas unidades da Lapinha, Mouraria e Bonocô, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos oferecidos são para operador de telemarketing, eletricista instalador predial de baixa tensão, agente de observação de segurança, almoxarife, operador de editoração eletrônica, assistente de planejamento e controle de produção, encanador instalador predial, auxiliar de transporte, movimentação e distribuição de cargas, operador de retroescavadeira e agente de inspeção de qualidade.(G1)

Banda Love Hits - A Nova Pegada!


Mastigar e engolir corretamente previnem linhas de expressão

Mastigar e engolir são atos tão automáticos que podem não receber a atenção que merecem. Ocorre que os movimentos errados podem prejudicar a saúde bucal. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o ideal é praticar a mastigação bilateral para haver um equilíbrio de desgaste e tonificação muscular dos dois lados da face.  Quando a pessoa mastiga mais de um lado do que do outro pode haver alteração na arcada dentária, e a região mais afetada é a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio. Depois de algum tempo sofrendo com a sobrecarga, pode ocorrer inflamação e, consequentemente, dor durante a mastigação e na cabeça. A mastigação correta também é peça-chave na digestão, já que a produção de saliva é mais eficiente. Dentre os motivos que levam a uma mastigação incorreta estão problemas odontológicos, como má oclusão e mordida cruzada, disfunção da articulação temporomandibular (D-ATM), problemas respiratórios, como rinite e desvio de septo, entre outros. A cirurgiã-dentista, Rosileine Uliana, explica que para ver se há algum problema, basta fazer o autoexame. É só ficar na frente de um espelho e observar atentamente dois pontos: se um ombro é mais alto do que o outro e se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo. “Caso haja alteração, é hora de procurar um especialista”, diz. 
Engolir para rejuvenescer
Os problemas que causam a mastigação incorreta também podem influenciar a deglutição. Para compensar desequilíbrios e a movimentação errada da língua, a maioria das pessoas contrai os lábios. 
Esses movimentos podem ser responsáveis pelas indesejáveis pregas e sulcos na face. As fonoaudiólogas, Silvia Manzi e Yasmin Frazão, afirmam que ao trabalhar os músculos envolvidos nas funções de mastigação, deglutição, fala e mímica facial, é possível atenuar rugas e sinais de expressão. 

Ipiaú: Igreja Batista de Ponto Novo realiza Projeto de Evangelismo e Ação Social


A Igreja Batista de Ponto Novo realiza neste domingo(01/12) na fazenda Felicidade, região das Três Barras, o IV Projeto de Evangelismo e Ação do Social. No referido dia, além do evangelismo, haverá prestação de serviços gratuitos à comunidade local, a exemplo de atendimento oftalmológico, aferição de pressão, palestras informativas, manicure, corte de cabelo, escova e prancha, bazar e outros. A programação começa às 08h da manhã.