Mostrando postagens de novembro 26, 2013Mostrar tudo

Bahia está entre estados contemplados em pacote de obras do Dnit


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai lançar nos próximos dias um pacote bilionário de obras rodoviárias nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, além da publicação de editais para a licitação de quatro pontes em Rondônia, Pará e Paraná. O órgão vai reformar ainda o Arco Metropolitano de Recife, contorno rodoviário de quase 80 quilômetros. "Vamos encurtar prazos e acelerar a entrega das obras", disse o diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe ao jornal O Estado de S.Paulo.

SAJ: Câmara aprova PL que cria Código de Ética e Decoro para vereadores


A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira (25), o Projeto de Lei que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar. A  proposta, de autoria do vereador Uberdan Cardoso, foi apresentada na sessão d eontem e está à espera de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).O presidente da Câmara, Marcos Có, explicou que é imprescindível criar parâmetros para coibir comportamentos alterados na Câmara. "Quando os ânimos se alteram, de vem em quando, é preciso colocar limitações para que não haja um enfrentamento maior entre os vereadores na Câmara Municipal. Embora esse ano a condução na Câmara é diferente, os vereadores tem se respeitado. É imprescindível criar parâmetros no Código de Ética para que tudo o que venha a ser destratado, como os vereadores tratam a Mesa Diretora ou outro colega, a gente possa coibir e encaminhar para a Comissão de Ética, para analisar e dar seu parecer", salientou. A Comissão de Ética será criada após a aprovação do Código de Ética e Decoro Parlamentar. "Será estabelecida a quantidade de vereadores para a Comissão após a aprovação do Projeto de Lei. Iremos colocar tudo o que for aprovado no Código em prática para que a Casa continue tendo ordem e decência porque é uma Casa de Lei e do povo. O povo e os vereadores merecem respeito. A intenção é manter a ordem dentro da Câmara Municipal", garantiu Marcos Có.

Do Voz da Bahia

Ubatã: Autoridades visitam obras de patrolamento na região do Coculo

Prefeita e autoridades visitam patrolamento de estradas (Foto: Valdir Santos/Ascom PMU)

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), acompanhada do vice-prefeito Wesley Faustino (PDT), dos vereadores Fernando Fernandes (PR), Nino Maragon (PDT), Carlinhos Diplomata (PR) e Zé Silva (PTB), e do Secretário de Administração, Expedito Rigaud, visitou, neste domingo (24), as obras de patrolamento das estradas rurais da região do Coculo. Cerca de 10km de estrada foram patroladas.

“As políticas públicas têm chegado ao homem do campo e estes são objetivos e compromissos de nossa gestão. Distribuímos sementes, implantamos programa de habitação rural e o patrolamento das estradas rurais além de facilitar o acesso ao Coculo, auxiliará o escoamento da produção agrícola de nosso município. Uma grande conquista”, destacou a prefeita Siméia Queiroz.

A gestora ainda destacou o apoio da Câmara. “Uma administração forte se faz com grandes vereadores e Ubatã tem ganhado muito com as ações do legislativo”, finalizou Siméia, emendando que sua gestão já fez o mapeamento de toda a zona rural e que o patrolamento chegará a outras comunidades rurais do município.

Fonte: Ascom PMU

Encontro de Prefeitos discute situação da Educação Pública

Prefeitos sul baianos posam para foto com Ministro da Educação (Foto: Divulgação)
Prefeitos sul baianos posam para foto com Ministro da Educação
 (Foto: Divulgação) >
Debates voltados para o panorama da educação pública brasileira em âmbito municipal, estadual e nacional marcaram o 2º Encontro de Prefeitos realizado em Camaçari. O evento foi promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e reuniu grandes nomes para debater o tema e apresentar diagnóstico da rede.

O governador Jaques Wagner falou do esforço do Estado para continuar melhorando a educação na Bahia. “Temos orgulho de ter tirado a Bahia de uma condição ruim, alfabetizando mais de 1,1 milhão de pessoas, com o maior programa de educação do país. Nada disso funcionaria sem parceria”, defendeu Wagner.

“Os municípios vivem uma queda acentuada de receita e muitos gestores municipais têm sido penalizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal mesmo sem ter causado dolo ao erário. A situação tem de se repensada e a educação nacional, mesmo com muitos avanços nos últimos anos, ainda tem um longo caminho pela frente”, disse a prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco (PSC), que participou do encontro.

Prefeita Vera Franco e Mária Quitéria – presidente da UPB (Foto: Divulgação)
Prefeita Vera Franco e Mária Quitéria – presidente da UPB (Foto: Divulgação)

PRESENÇA MACIÇA DE AUTORIDADES ESTADUAIS E NACIONAIS

O 2º Encontro de Prefeitos realizado em Camaçari reuniu diversas autoridades, a exemplo do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Ministra das Relações Institucionais, Idelli Salvati, o governador Jaques Wagner (PT), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelo Nilo (PDT), o Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto e prefeitos de diversos municípios baianos. Em tempo, os gestores municipais aprovaram a Carta da Educação, que sugere uma série de implementações de políticas educacionais. (Ubatã Notícias)

Homem arranca e come pedaço da orelha da mulher em Itabela


A polícia de Itabela investiga o caso de uma mulher que teve parte da orelha arrancada a mordidas pelo marido.Depois da agressão, na noite de domingo (24), o homem ingeriu a parte arrancada, segundo informaram os policiais Alexandre Pinto e Van Carlos, do 4º Pelotão da PM. A mulher, identificada como Eliana Guaresma de Jesus Almeida, 24 anos, chegou a ser hospitalizada, mas já foi liberada. O agressor, Genilson de Jesus Rocha, 35 anos, o 'Darcão', foi preso e autuado em flagrante com  base na Lei Maria da Penha. A Polícia Militar teve muito trabalho para colocar fim a briga do casal, ocorrida no bairro Irmã Dulce. No local, o acusado, que de acordo com a PM estava totalmente drogado, quebrava tudo na rua e jogava  pedra nas casas. 'Ele também estava com uma foice. Deu muito trabalho pra gente desarmá-lo e algemá-lo', contou o policial Alexandre. Os policiais declararam ainda que o casal é viciado em crack e que o homem já tinha diversas passagens pela delegacia da cidade, quatro delas somente por agressão à companheira. (Radar64)

Deputados votam mudanças no ensino médio


Membros da comissão especial que avalia a reformulação do ensino médio na Câmara Federal votam nesta terça-feira (26) o relatório do deputado Wilson Filho (PTB-PB), apresentado na semana passada. O texto reorganiza o currículo do ensino médio por áreas - linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas - e inclui temas transversais, como prevenção ao uso de drogas e álcool, educação sexual e noções básicas da Constituição e do Código de Defesa do Consumidor. “A opinião quase unânime dos palestrantes [ouvidos pelo colegiado] foi de que o atual currículo do ensino médio é ultrapassado, extremamente carregado com excesso de conteúdos, com muitas disciplinas obrigatórias, em uma dinâmica que não reconhece as diferenças individuais e geográficas dos alunos”, argumentou o parlamentar à Agência Câmara. O parecer também traz a obrigatoriedade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com validade de três anos e a participação do aluno registrada no histórico escolar. O relator também sugere mudanças na educação profissional técnica de nível médio. (Bahia Notícias)

MG: mulher é presa após oferecer o próprio filho pela internet


A mãe de um bebê de 2 meses confessou à Polícia Civil de Minas Gerais que entregou o próprio filho para um casal de adolescentes após uma negociação pela internet. Renata Soares da Costa, 19 anos, que havia dito que a criança havia sito raptada no último sábado, em uma das ruas mais movimentadas do centro de Belo Horizonte, resolveu contar a verdade após entrar em contradição em seus depoimentos. Segundo a primeira versão da jovem, ela estaria caminhando pelas ruas da capital mineira quando uma pessoa arrancou o bebê, à força, de seus braços. Após assumir que não havia sido vítima de um sequestro,  ela foi autuada em flagrante e presa. Com a informação obtida pelos policiais, uma equipe viajou até o Rio de Janeiro, acompanhada pelo pai do bebê, o vigilante e Jhoney Lima Santos Nulhia, em busca do casal que teria levado a criança. Na segunda-feira, a polícia fluminense já havia encontrado a dupla, que também foi detida. A investigação continua nos dois Estados para apurar as circunstâncias e a motivação do crime, além de apurar se há outros envolvidos, já que o pai da criança também é considerado vítima no caso. O bebê retornou à capital mineira na madrugada desta terça-feira, nos braços do pai, que ficará com a guarda da criança.

Santo Antonio de Jesus: Carro capota durante perseguição policial


Na madrugada desta terça-feira, 26, houve uma perseguição policial nas proximidades do Posto Central, em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista à Recôncavo FM, o coronel Luziel Andrade informou que ficou sabendo que havia um veículo suspeito com 3 passageiros e, assim, resolveu fazer rondas no posto. Ao perceber a presença da viatura policial, o motorista do veículo fugiu. A viatura chegou a perseguir o veículo, mas este desapareceu. Minutos depois, a viatura encontrou novamente o veículo, que estava com farol apagado e, assim, capotou. As vítimas do acidente foram encaminhadas para o Hospital. A Polícia constatou que as pessoas que estavam no referido veículo foram coletar pneus para usá-los como barreira em manifestação que seria realizada no início da manhã de hoje na BA 046. “A gente só tem a lamentar com este tipo de comportamento. Não é assim que vai resolver problemas”, disse o coronel. A manifestação é referente ao acidente que ceifou a vida de uma jovem que morava na Urbis III, Débora Melo, ocorrido na noite de ontem. 

Do Voz da Bahia

Menino de 12 anos estupra irmã mais nova depois de assistir filme adulto na escola


Um menino de 12 anos de idade tentou reencenar um filme adulto que assistiu na escola estuprando sua irmã mais nova. Ele viu alguns vídeos junto de um colega, antes de ir para casa realizar o ato.  A criança foi ao tribunal junto de seus pais. A irmã também foi ouvida. Os pais souberem do caso após a menina de 10 anos confidenciar a um parente que o irmão a havia tocado. O menino foi interrogado por outro membro da família e admitiu os impulsos que, segundo ele não podia controlar. Ele ainda contou que sabia que o que estava fazendo era errado. O menino vai passar por um programa de reabilitação de jovens num prazo de um a três anos. Ele continuará vivendo na casa da família. A escola está sendo investigada por permissão de acesso a conteúdo adulto em seu interior. (R7)

Jovem morre após tirar foto dirigindo a 170 km/h em Itanhaém, SP


Uma jovem de 19 anos morreu após bater o carro em uma pilastra de uma passarela, no fim da tarde desta segunda-feira (25), na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura da cidade deItanhaémx, no litoral de São Paulo. A jovem tirou uma foto do velocímetro em alta velocidade segundos antes do acidente. Giovanna Dias de Souza Alves, de 19 anos, trabalhava em um banco em Praia GrandeSegundo a polícia, antes de morrer Giovana tirou uma foto com o celular que prova que o veículo estava em alta velocidade. De acordo com a polícia, a jovem dirigia a 170 km/h e essa pode ter sido a causa do acidente. O celular da jovem foi recolhido pelo Instituto de Criminalística de Itanhaém e passará por análise. Giovana morreu no local. O carro foi retirado depois de duas horas do acidente e ficou totalmente destruído. O corpo de Giovana foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande. Ainda não há previsão do horário do velório e enterro do corpo da jovem. (G1)

Pedágio é assaltado por quatro homens na BR-116, diz polícia

Um pedágio foi assaltado na noite de segunda-feira (25), na BR-116, nas proximidades do município de Feira de Santana, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro homens armados realizaram o roubo e fugiram para uma área de matagal. A PRF afirma que chegou a cercar a área em busca dos suspeitos, mas encontrou apenas as motocicletas utilizadas por eles durante o assalto. Os veículos foram levados para o Complexo Policial de Feira de Santana. Até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso. G1 entrou em contato com a ViaBahia, concessionária que administra o pedágio, mas a empresa informou que não há informações sobre o crime. A polícia não soube dizer o valor do quantia que foi levada pelos bandidos. Ninguém ficou ferido.

Aniversariante do dia



O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (26/11) a aniversariante Eriomar Cavalcante desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus lhe proteja sempre e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

IBIRATAIA: Homem é preso com maconha na Patrício Teixeira



Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia prenderam na noite desta segunda-feira (25) JOILSON DOS SANTOS (50), vulgo "Tonhe Preto". Os milicianos chegaram até o homem após denúncia anônima. Joilson estava na porta de casa, localizada na Rua Patrício Teixeira e, ao avistar a presença dos policiais, tentou fugir. 



Com "Tonhe Preto" foram apreendidos aproximadamente 100g de maconha divididos em duas buchas grandes. Ele e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia de Ibirataia, ficando sob a responsabilidade da autoridade competente. 

Do Ocorrência Policial

Quadrilha que roubava carros em Salvador é presa em Jequié

Cinco pessoas de uma quadrilha que praticava assaltos de carros em Salvador foram presas na madrugada desta segunda-feira (25), em Jequié,  por policiais  militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que realizava rondas no local. Os suspeitos, Márcio Oliveira Carvalho, Roberta Kelly da Paixão, Sidney Aparecido Silva, Adailson de Assis das Neves e Johansson Pereira de Almeida, estavam com um Renault Clio e um gol com placas de Salvador. Segundo informações do Setor de Missões Especiais de Jequié (SME), os criminosos chegaram a dizer, durante depoimentos, que utilizariam os carros para realizar assaltos na cidade. Os assaltantes foram encaminhados para a  9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e estão a disposição da Justiça.