Mostrando postagens de novembro 19, 2013Mostrar tudo

Marco Aurélio Mello toma posse como presidente do TSE


O ministro Marco Aurélio Mello tomou posse nesta terça-feira (19) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É a terceira vez que ele assume a função - as outras foram em 1996-1997 e 2006-2008. Mello é um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e é o segundo com mais tempo de atuação na corte constitucional - foi nomeado em 1990 . Apesar de o mandato ser de dois anos, os ministros do STF só podem permanecer quatro anos na Corte eleitoral. O período de quatro anos de Mello no TSE termina em maio e, por causa disso, ele passará o cargo ao vice-presidente empossado nesta terça, ministro Dias Toffoli. Pelas regras do TSE, das sete vagas titulares do tribunal, três são para ministros do STF - um deles é sempre o presidente. Depois que o ministro conclui os quatro anos, há um rodízio. O ministro Gilmar Mendes entrará no lugar de Cármen Lúcia, atual presidente, cujo mandato se encerra nesta quarta (20). (G1)

Facebook enfrenta falha no chat em dia de mudança no serviço


Os usuários do Facebook enfrentam problemas no chat do serviço nesta terça-feira, mesmo dia em que a rede social implmentou mudanças no bate-papo. Usuários relatam pelo Twitter a instabilidade do serviço e a dificuldade em se conectar na ferramenta. No Twitter, as reclamações são feitas por usuários em português, inglês, espanhol e italiano. O Facebook começou a implementar globalmente hoje uma mudança que mostra de que dispositivo cada usuário está online no chat. Além do sinal verde indicando que o amigo está conectado, a rede social passou a mostrar se o usuário acessa o bate-papo por celular ou computador. Após a instabilidade, o Facebook voltou atrás na mudança e passou a exibir apenas a bolinha verde indicativa de que o usuário está online, sem especificar o dispositivo. (Terra)

Bahia tem 16 cidades em situação de risco de dengue


A Bahia tem 16 dos 157 municípios do país em situação de risco de dengue e 26 dos 525 que estão em alerta, apontam os dados revelados em um mapa divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (19). O estado tem 417 municípios e, dos analisados na pesquisa, 15 estão em situação satisfatória. A campanha "Não dê tempo para a dengue", que foi lançada em Brasília, é encabeçada pelo ex-jogador de futebol e ex-capitão da seleção brasileira Cafu. As cidades em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. Na Bahia, as cidades são CafarnaumCampo FormosoCandeiasIlhéusItabelaItiruçuJacobinaJequié, Mundo Novo, Planaltino, Santo Amaro, Senhor do BonfimSerrinhaSerrolândia, Terra Nova e UibaíOs municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios. As cidades baianas nessa condição são Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Cruz das Almas, Guanambi, Castro Alves, Dias D´Ávila, Eunápolis, Ibipeba, Itagimirim, Itaparica, Itapebi, Lauro de Freitas, Muritiba, Presidente Dutra,  (G1)

Família buscará Peri na próxima semana; filho diz que chorou muito

Recepcionado por baianas, Peri em retorno à Bahia exibe camisa da Seleção Brasileira (Foto A Tarde).

A família do ex-jogador de futebol Perivaldo Lúcio Dantas (Peri) anunciou hoje que o jogador será trazido para o Brasil nos próximos dias. Marcelo Sampaio Dantas viaja a Lisboa, em Portugal, na próxima segunda (25), para buscar o pai. “O desejo dele é morar no Rio [de Janeiro]“, disse o filho em entrevista ao jornalista Diego Adans, d´A Tarde.

Marcelo contou esteve em Portugal há pouco tempo, segundo afirmou ao diário soteropolitano, e a situação do pai não era a mostrada no Fantástico, da Rede Globo. O filho diz ter chorado ao ver as condições de Perivaldo, hoje com 60 anos:
- É triste, é duro. Quando vi a matéria na TV, chorei muito. Eu o tinha encontrado fazia pouco tempo, quando passei por Portugal. Ele não estava daquele jeito – disse.
Peri passou por Itabuna, Bahia, Ferroviário, Botafogo, São Paulo, Palmeiras e Bangu e jogou na Seleção Brasileira de 1982, com Zico, Sócrates e Falcão, levado por Telê Santana.
A reportagem d´A Tarde também revela o curioso apelido do jogador (Peri da Pituba). O ex-jogador e técnico Sapatão, que jogou com Peri no Bahia, na década de 70, é quem conta: – Na época, quem morava na Pituba (Salvador) era a elite. O Peri sempre gostava de ostentar. Aí, dizia isso: sou da Pituba.

MEC fechará vestibulares de mais de 200 cursos com avaliação ruim

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (19) que ainda esta semana o Ministério da Educação vai anunciar o fechamento de mais de 200 novos vestibulares de cursos de instituições superiores de educação que obtiveram um índice insuficiente no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O conceito será divulgado nos próximos dias e utiliza, entre outros critérios, o desempenho do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Mercadante não revelou quantos cursos serão afetados pela medida administrativa, mas destacou que "será um número expressivo, maior do que o do ano passado". Em 2012, MEC fechou os vestibulares de 207 cursos, o que provocou o congelamento de 38.794 vagas no ensino superior. Além do Enade, o CPC avalia infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Os cursos recebem conceitos de 1 a 5. Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos. "É preciso ter rigor na oferta de um ensino superior de qualidade", afirmou Mercadante durante a entrega do Prêmio Santander Universidades, na tarde desta segunda-feira (19), em São Paulo. "No ano passado já fechamos vários vestibulares e agora vamos fechar ainda mais. Não adianta expandir, tem que expandir com qualidade", afirmou o ministro.Mercadante explicou que cursos que mostrarem uma tendência de queda no CPC em relação à avaliação anterior, e estiverem abaixo da média (conceito 3), serão submetidos a avaliação mais profunda do MEC e podem ter os vestibulares fechados.
A edição de 2012 do Enade teve a participação de 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior em 17 áreas: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, turismo.
Segundo nota técnica do MEC, "cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país".
Espanhol sem fronteiras
O ministro disse ainda que o governo vai lançar o programa Espanhol sem Fronteiras, que vai oferecer cursos on-line de aprendizado em espanhol para estudantes interessados em participar das bolsas de intercâmbio do Ciência sem Fronteiras. Ha um ano o governo lançou o inglês sem fronteiras para cursos on-line com o mesmo propósito. "Vamos lançar também o Francês sem Fronteiras, e futuramente investir em alemão e mandarim", disse o ministro.

PT pedirá ao Senado impeachment de Joaquim Barbosa


O PT estuda pedir ao Senado para entrar com representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, por crime de responsabilidade. Conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo, os petistas avaliam que o chefe da mais alta instância do Judiciário brasileiro feriu a Constituição ao permitir que parte dos réus do mensalão começasse a cumprir as penas em regime fechado, mesmo condenados ao semiaberto – como é o caso do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino. Além desse argumento, a legenda aponta o fato de os condenados não cumprirem as penas em seus domicílios e a falta de tratamento médico adequado para José Genoino no Complexo Penitenciário da Papuda. Pela Constituição, o Senado é a instituição que tem poderes para investigar ações do STF em casos de crimes de responsabilidade. Se o processo for aberto, pode resultar no impeachment de Barbosa, entre outras sanções ao presidente da Suprema Corte brasileira.

IBIRATAIA: Prefeito Municipal assina Convênio com o Ministério da Saúde no Programa Mais Médicos


O Prefeito Marcos Aurélio (PP) e o Secretário Municipal de Saúde, Alexandro Miranda, assinaram nesta segunda-feira (18), a confirmação do município de Ibirataia no Programa do Governo Federal, Mais Médicos Para o Brasil. O Convênio foi assinado no evento realizado pelo Ministério da Saúde, SESAB e COSEMS/Bahia, na cidade de Salvador-Ba. De acordo Alessandro, titular da pasta da saúde, a partir de dezembro do corrente ano o município estará recebendo um Médico do Programa, num total de quatro.


Tesouras Notícias

Aurelino Leal: Ônibus capota na BR-101

Um ônibus de turismo, pertencente à empresa Fertur, caiu de uma ribanceira com mais de 20 metros de altura. O acidente ocorreu por volta das 16h30, desta segunda-feira (18), na BR-101, próximo ao Posto Brasil 500, na entrada da cidade de Aurelino Leal. O ônibus, que era procedente da cidade de Gandu e seguia com destino à Ilhéus, era ocupado por duas pessoas.
De acordo com informações, o condutor do veículo, de prenome Raimundo, e o carona identificado como José Antônio, conhecido como “Nova York”, sofreram ferimentos graves e receberam os primeiros socorros no hospital local e em seguida foram conduzidos ao Hospital de Base, em Itabuna.
Do Ubaitaba Urgente

Eleição da nova diretoria do TJ-BA será na próxima quarta-feira


Na próxima quarta-feira (20), serão realizadas as eleições que vão definir os membros da nova diretoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A votação vai ocorrer, às 8h30, na sala de sessões do Tribunal Pleno. Hoje (18), os desembargadores estão reunidos para escolher  quem serão os candidatos que disputarão o cargo de presidente da Corte. O TJ-BA está interinamente sob o comando do desembargador Eserval Rocha. Ele assumiu o cargo, no último dia 6 de novembro, após o afastamento do desembargador Mário Alberto Hirs, por determinação do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. Hirs e a desembargadora Telma Brito, também afastada, são acusados de liberar indenizações superfaturadas. O pleito desta quarta-feira (20) está previsto pelo calendário bienal de eleições da Corte e não tem relação com os acontecimentos recentes. A diretoria eleita será empossada no mês de fevereiro de 2014 e atuará na gestão dos próximos dois anos.

João Dourado: Ambulância pega fogo quando levava paciente para Irecê


  1. Uma ambulância da Prefeitura de João Dourado, no centro norte da Bahia, que transportava pacientes para a cidade de Irecê ficou totalmente destruída após pegar na tarde desta segunda-feira (18), na altura do Km 388 da BA-052. Segundo o motorista, que ainda não teve seu nome divulgado, o motor apresentou um barulho estranho e, ao parar na estrada para averiguar o problema, deparou-se com as chamas que já tomavam conta do veículo. Ele agiu rapidamente e conseguiu tirar todos os pacientes da ambulância. Ninguém ficou ferido.  Com informações do Irecê Repórter.

Aniversariantes do dia

Beto Brito - Radialista da Rádio Globo RJ >
O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (19/11), os aniversariantes Beto Brito (Radialista da Rádio Globo) e Rutt Santana, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Rutt Santana

Políticos do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas poderão perder seus mandatos

Lene também poderá perder o mandato
por infidelidade partidária >
Diversos políticos da região do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas poderão perder seus mandatos. O procurador regional eleitoral da Bahia, Sidney Madruga em seu último dia como Procurador, ajuizou nesta segunda-feira (18), 59 ações requerendo a perda de mandato contra políticos do interior da Bahia, que de acordo a Procuradoria, os políticos se desfiliaram dos seus partidos sem apresentar nenhum dos critérios de justa causa previstos na legislação eleitoral em vigor.

Dentre os políticos com seus mandatos requeridos pela Procuradoria Eleitoral, estão a atual prefeita de Apuarema, Jozilene Barreto Ribeiro, a vice-prefeita de Nova Ibiá, Marinilce Souza Santos, os Vereadores Carpegiane Santana dos Santos (Nova Ibiá); Evandro Calheira da Silva Júnior e Jorge Rogério Costa Souza (Apuarema); Evaristo Gomes Santos Brito (Aiquara) e Sueli Carneiro da Silva Carvalho (Ubaitaba), todos das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas.

Somente neste mês de novembro, 73 políticos já foram acionados pela Procuradoria Regional eleitoral no Estado da Bahia por infidelidade partidária. 

A vice-prefeita Nil de Nova Ibiá poderá perder o mandato
 por infidelidade partidária
Vereador Carpegiane teve seu mandato requerido pelo
Procurador Regional Eleitoral por  infidelidade
partidária


Tesouras Notícias