Mostrando postagens de novembro 13, 2013Mostrar tudo

Ex-prefeito de Barra do Rocha Jônatas Ventura é o novo Coordenador do NTE da Direc


Foi empossado, nesta terça-feira (12), como Coordenador Regional do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Jequié, que representa 25 municípios, a maioria deles pertencentes ao Território Médio do Rio de Contas, o Sociólogo e ex-prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura. A portaria já havia sido publicada no DOE. “Quero agradecer primeiramente a Deus, todo poderoso, que me permitiu atender a todas as exigências das avaliações propostas pela IAT, pela Secretaria Estadual de Educação e ao governador Jaques Wagner (PT), pela aprovação final. Sem dúvida, temos, com a nossa experiência em gestão pública, muito a contribuir com o NTE”, destacou Jônatas Ventura. Caberá a Ventura coordenar toda a equipe técnica do NTE e difundir a cultura da tecnologia, da informação e da comunicação na rede estadual de educação. O trabalho será em parceria com a Direc e tem também o objetivo de capacitar os docentes para operar com as novas ferramentas tecnológicas. 

Do Ubatã Notícias

Comissão da Câmara aprova a exigência de diploma para exercício do jornalismo


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, do Senado, que torna obrigatória a exigência de diploma de curso  superior para o exercício da profissão de jornalista. O texto, por outro lado, dispensa o diploma para o colaborador – aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado à sua especialização. Além disso, conforme a proposta, o diploma não é exigido para quem comprovar o efetivo exercício do ofício de jornalista antes da data da promulgação da futura emenda constitucional nem para o jornalista provisionado que já tenha obtido registro profissional. O relator na CCJ, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), defendeu a admissibilidade do texto. Apesar de não ter de examinar o mérito da matéria, ele argumentou que a exigência do diploma não vislumbra ofensa às liberdades de pensamento, de expressão ou de comunicação, previstas na Constituição. Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de diploma para jornalistas.

Tribuna

Ipiaú: OAB lança projeto nas escolas


A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através da subseção de Ipiaú, deu inicio no último mês ao projeto OAB NAS ESCOLAS, que consiste em encontros/palestras com os estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares do município de Ipiaú e região. Sob a coordenação do advogado Dr. José Roberto G. Dias, o Projeto tem como finalidade aproximar a OAB da comunidade local, em especial dos estudantes e professores, para a promoção do exercício da cidadania, propondo e discutindo questões de interesse dos jovens estudantes, professores e toda comunidade.

Segundo o Dr. José Roberto, durante esses encontros foi constatada uma enorme demanda e interesse desses estudantes por orientação e informação acerca de questões jurídicas que fazem parte do seu dia a dia que envolvem família, trabalho, consumo de produtos e serviços, entre outros. Com esse Projeto a OAB espera contribuir com a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e obrigações, do seu papel na sociedade, além de despertar os jovens para o seu potencial humano, profissional e social, e orientá-los para uma vida normal sob o prisma da cidadania, da responsabilidade e do trabalho. Os encontros dependem da adesão das escolas ao Projeto numa forma de parceria com a OAB que disponibiliza os profissionais para atuarem voluntariamente no Projeto.

Do Giro em Ipiaú

Morre ator da novela "Sangue Bom" aos 34 anos


O ator Antônio Firmino, de 34 anos, foi encontrado morto em sua casa na zona norte do Rio de Janeiro nesta terça-feira (12). Equipe médica do Corpo de Bombeiros, chamada ao local pela namorada, ainda tentou reanimá-lo, sem sucesso. Seu corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML)
A irmã do ator, Neide, veio de Belo Horizonte (MG) para providenciar o enterro. A polícia aguarda laudo cadavérico, mas há suspeita de que uma overdose tenha provocado a morte do artista.
A assessoria de imprensa da Globo confirmou o falecimento nesta terça-feira (12), mas não soube divulgar mais detalhes já que o ator não faz mais parte do elenco da emissora.
A última participação do ator na Globo foi na novela “Sangue Bom”, em que fazia o papel de Evandro, motorista da personagem de Fafy Siqueira.. Ele fez parte do elenco de oito novelas da Globo, incluindo “Malhação”, e também atuou no filme “Meu Nome Não É Johnny” (2008).
Firmino fez parte de um piloto de um programa que teve origem com a peça “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo”. O resultado será exibido nesta quarta-feira (13) durante o Festival Internacional de Televisão, que segue no Rio de Janeiro até amanhã no Oi Futuro, em Ipanema. Durante a transmissão haverá uma homenagem ao ator.
*Com informações do jornal O Dia

CCJ do Senado aprova minirreforma eleitoral


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira, 13, o projeto de lei que promove uma minirreforma eleitoral. Embora as novas regras não tenham sido aprovadas até 5 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode considerá-las válidas para as eleições do próximo ano. Isso porque as modificações promovidas pela proposta são de procedimento, o que permite desconsiderar a regra da anualidade - mudanças profundas na legislação eleitoral só podem ser promovidas até um ano antes do pleito. Isso ainda será analisado pelo TSE. A reforma proposta, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), tem sido chamada de "perfumaria" desde o início de sua tramitação. Apesar de tratar essencialmente do formato das propagandas durante o período de campanha - proíbe, por exemplo, o uso de cavaletes nas ruas ou a pintura de muros - o texto abre uma brecha para doações de empresas concessionárias de serviços públicos. O projeto veda a permissionários a transferência de dinheiro para campanhas apenas "quando forem os responsáveis diretos pela doação". Com essa redação, o projeto vai permitir que empresas acionistas, sócias, ou ainda as com razão social diferente do concessionário façam doações já nas próximas eleições. Atualmente, o governo federal é o principal "sócio" de empresas concessionárias no País - recentemente, lançou o maior pacote de concessões da história, estimado em R$ 500 bilhões. O texto inicial aprovado no Senado limitava a contratação de cabos eleitorais, mas os deputados retiraram essa previsão do projeto. Quando for apreciada no plenário, o que pode ocorrer ainda nesta quarta, esse será um dos itens destacados para votação em separado. Alguns senadores defendem a limitação, mas a oposição tem reagido contra, afirmando que a proibição ou até a limitação na quantidade de cabos eleitorais permitidos por candidato beneficia os mais conhecidos, em detrimento dos candidatos que ainda não firmaram seu nome junto à população. Em sua defesa, o PT afirma que a contratação de cabos eleitorais favorece a compra de votos. A proposta, que também chegou a ser apelidada de "nanorreforma", prevê itens que reduzirão, segundo o autor, Romero Jucá, os custos de campanha. O texto modifica a atual legislação vigente e libera a pré-campanha na internet, mas acrescenta a possibilidade de prisão de quem contratar ou for contratado "com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação". No caso de quem contrata, a pena varia de dois a quatro anos. Quem prestar o serviço, fica sujeito a detenção de seis meses a um ano. Além disso, candidatos ficha suja passam a ter um prazo de 20 dias para serem substituídos. Hoje, a legislação permite que a subscrição ocorre na véspera do pleito. (Agência Estado)

Uneb oferece 44 vagas no curso de especialização em controladoria


O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Senhor do Bonfim, está com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro para a pós-graduação lato sensu em controladoria. A oferta é de 44 vagas destinadas a portadores de diploma de nível superior em contabilidade, administração e áreas afins. Os interessados devem fazer a inscrição mediante apresentação da documentação exigida no edital, no colegiado da pós-graduação, no campus. Há ainda a opção de se inscrever via Correios (Sedex). O resultado final da seleção será divulgado nos dias 16 de dezembro (alunos bolsistas) e 10 de março de 2014 (alunos regulares). Mais informações estão disponíveis no site www.uneb.br.

IBIRATAIA: Escola Municipal Eraldo Tinôco apresenta o Projeto "Palavra Cantada"




Alunos da Escola Municipal Eraldo Tinôco fizeram a apresentação na tarde desta terça-feira (12) do Projeto Palavra Cantada com o objetivo de celebrar o centenário de Vinícius de Moraes resgatando a arte que pode ser expressado por meio da música e da poesia. O importante evento contou com a participação de dezenas de crianças da escola, além de pais de alunos, professores e toda equipe da escola  liderada pela Diretora Helen Roberta. A Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Lenise Luedy compareceu para prestigiar o projeto. Ver Fotos
Tesouras Notícias/Fotos: Gilmar Souza