Mostrando postagens de novembro 8, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Escola Mariana comemora o 26º aniversário com o “X Projeto de Fio a Pavio"


A Escola Municipal Mariana Andrade Meira comemorou nesta sexta-feira (08) o 26º aniversário com a apresentação do X Projeto de Fio a Pavio. Dezenas de alunos, professores, pais de alunos, dentre outros compareceram para prestigiar as apresentações, tais como coral de alunos, paródias, pinturas, poesias, além de um grande acervo cultural preparado com muito amor, carinho e dedicação pelos professores, alunos e corpo diretivo. Ver Fotos


 "De Fio a Pavio” é um Projeto cultural, educativo e artístico onde retrata a história da Escola desenvolvida em seu 10º ano consecutivo. Uma belíssima apresentação na linha do tempo, com exposições de cartazes, folder, etc, retratando histórias desde a fundação da entidade educacional até os dias atuais. O tema deste ano foi: ESCOLA MARIANA: Resgatando a sua história 2013 – 26 ANOS – Uma vida, várias histórias e muitas emoções...

Prefeito Marcos Aurélio presente no 26º aniversário da Escola Mariana
A Secretária de Educação Lenise Luedy, parabenizou toda a equipe da escola pelo brilhante projeto. Já o Prefeito Marcos Aurélio, também elogiou todos os alunos e corpo diretivo da escola e disse que a educação de qualidade é um dever do município, pois a educação é a mola mestra de tudo. A diretora Tania Teles agradeceu aos alunos, aos pais e demais presentes e por fim, a sua equipe que procura cada dia trabalhar com mais dedicação e responsabilidade.

Tesouras Notícias

'Quanto mais municípios forem criados, menor a fatia do bolo', alerta Dilma


A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta sexta-feira (8) que é preciso ter cuidado na criação de novos municípios brasileiros, já que não há aumento de receitas, e sim a divisão. "Quanto mais municípios forem criados, menor a fatia do bolo que fica para outros municípios", afirmou, em entrevista simultânea a rádios do Rio Grande do Sul pela manhã. O Projeto de Lei Complementar (PLC) que define novas regras para a criação de municípios já foi aprovado na Câmara e no Senado e aguarda a sanção da mandatária brasileira. A proposta abre a possibilidade para a criação de 180 novas estruturas administrativas municipais, que poderão se juntar às 5.578 existentes no Brasil. Na entrevista, a petista afirmou também que não concorda com a afirmação de que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenha sido reduzido. "O Fundo cresceu, inclusive acima da inflação. Foi 7,4% o crescimento do FPM (...) O governo vem fazendo grande esforço para garantir recursos que não sejam do Fundo", disse a petista, ao ressaltat que há no país um grande esforço para viabilizar pequenos municípios. A líder nacional voltou também a defender a necessidade da reforma tributária, "desde que ela seja abrangente". Com informações do jornal O Estado de São Paulo.

Com crescimento de 28,13%, Enem para apenados terá 30 mil participantes


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e para aquelas que cumprem medidas socioeducativas terá 30 mil participantes em 2013 — crescimento de 28,13% em relação a 2012. No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou 23,6 mil inscritos. Em 2011, 14.118; em 2010, 14.473.​ As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro próximo, nas unidades prisionais e socioeducativas. No primeiro dia, as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.Participarão do exame homens e mulheres cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com o Inep. “O Enem é um exame altamente inclusivo e possibilitará que esses participantes concorram a vagas na educação superior e obtenham certificação do ensino médio”, disse o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa. As inscrições foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também estarão encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior. (Terra/Portal de Notícias do MEC)

IBIRATAIA: Município sediará evento de implantação do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – Leite Bahia.


A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, através da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário realizará em Ibirataia dia 13/11/2013, na Câmara de Vereadores, o evento para implantação do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – Leite Bahia, com a presença do Srº Eduardo Sales, Secretário de Agricultura do Estado da Bahia.

O Secretário Municipal de Agricultura de Ibirataia, Luciano Guimarães, em nome dos organizadores, tem a honra de convidar a todos para participar deste grande evento de fortalecimento da cadeia produtiva do leite na Bahia.

Programação:

09:00h – Reunião Técnica.

Local: Câmara Municipal de Vereadores

15:00h – Instalação da Unidade Demonstrativa

Local: Zona Rural

IBIRATAIA: Projeto Saberes e Fazeres da Educação Infantil

 

Acontece desde o mês de Agosto do ano corrente, no auditório do Colégio José Firmino as oficinas “Saberes e Fazeres da Educação Infantil “ Sob a coordenação da professora Rita Bidú e Maria da Glória Leal. Essas oficinas visam contribuir para instrumentalizar o professor da Educação Infantil do nosso município na sua prática cotidiana, além de promover a integração e a troca de experiências desses profissionais. A oficina encerrará suas atividades em dezembro com entrega de certificado de conclusão do curso.






PRF divulga nomes das pessoas envolvidas no acidente da “Serra do Mutum”

A van colidiu com o caminhão na BR 116

A Polícia Rodoviária Federal-PRF, delegacia 10/3 divulgou por volta das 11h30 desta quinta-feira (7/11) a relação com os nomes das vítimas do acidente ocorrido por volta das 4h envolvendo uma van que viajava da cidade de Louveira (SP) com destino a Santana do Ipanema (AL) e colidiu com um caminhão-baú VW licença de São Paulo, à altura do KM 646 da BR 116, trecho da Serra do Mutum, entre os municípios de Jequié e Jaguaquara. O motorista da van, José Roberto da Conceição Bezerra, 24 anos, morreu no local do acidente juntamente com os passageiros Adivan Rodrigues dos Santos, 24 anos, Gerusa Correia da Silva, 60 anos e Luiz Gonçalves, 60 anos. A passageira Karen Cristina Escobar, 50 anos,  morreu a  caminho do Hospital Prado Valadares, em Jequié,  a exemplo do motorista do caminhão, Júlio Mineo Nagaoka, 50 anos, que não resistiu ao traumas na região da cabeça. Em estado grave estão internados no HGPV, Rodrigo Sena da Silva, 50 anos e uma criança ainda sem identificação de aproximadamente 8 anos de idade. Internados sob observação médica permanecem os passageiros da van, Valdenice Soares Silva, 19 anos, Isaias Francisco do Nascimento, 32 anos, Danilo Conceição Melo, 22 anos, José Valmir Correio da Silva, 39 anos, Marcelo Silva dos Santos, 23 anos, Tiago da Silva de idade não divulgada e uma menor de pré-nome Bianca. A PRF não informou se a van estava com autorização para fazer o transporte interestadual de passageiros. Jequié Repórter

Comissão aprova destinação de produtos falsificados à cooperativas comunitárias

Dep. Amauri Teixeira - PT-BA>
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 4139/12) que permite que produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal ou abandonados nas aduanas sejam doados a cooperativas comunitárias ou oficinas de customização.
Customizar significa transformar uma peça, com o objetivo de deixá-la nova e única. No mundo da moda, por exemplo, a customização é utilizada para deixar roupas, sapatos e acessórios diferentes e exclusivos.
De acordo com o projeto, de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a doação só vai ser permitida se for possível descaracterizar a marca falsificada, preservando a mercadoria. Atualmente, os produtos falsificados apreendidos são incinerados.
Diminuir o desperdício
O relator na Comissão de Finanças, deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA), recomendou a aprovação do texto. Segundo o parlamentar, o projeto contribui para diminuir o desperdício, ajuda a gerar emprego e renda, além de reduzir a poluição ambiental.
Amauri Teixeira destaca que, no Brasil, já existem experiências de reaproveitamento de mercadorias apreendidas: “O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], quando, algumas vezes, apreende madeira comercializada ilegalmente, destina a algumas entidades com fim filantrópico. Quando apreende pescado também, às vezes é destinado a entidades com fim filantrópico. É o mesmo sentido: ao invés de destruir a mercadoria, se destina a oficinas de customização, se destina a uma cooperativa e dá um fim social a essa mercadoria apreendida.”
Relatórios
As cooperativas ou entidades que receberem a doação da mercadoria apreendida vão ter que catalogar os produtos em relatórios de entrada e saída e de estoque. Os relatórios deverão ser encaminhados à Secretaria da Receita Federal do Brasil, ao Ministério Público Federal e aos representantes das marcas a cada três meses.

Combate à pirataria

O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e Proteção da Propriedade Intelectual, deputado Guilherme Campos, do PSD de São Paulo, votou contra o projeto.
“Nós temos uma posição contrária ao reaproveitamento desses materiais frutos de contrabando, de falsificação, de origem duvidosa, que, uma vez sendo reaproveitados, mesmo nas melhores das intenções, estabelecem um mercado paralelo que desequilibra o mercado e compromete a atividade daqueles que trabalham dentro da lei”, explicou o parlamentar.
Tramitação
O projeto já foi aprovado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Ibirataia: V CONFABI - FANESC - Camaçari - Fotos

Clique na Imagem para ampliar
Fotos: Tesouras Notícias