Mostrando postagens de outubro 31, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Escola Mariana Andrade Meira realiza o X Projeto "De Fio a Pavio"


A direção da Escola Municipal Mariana Andrade Meira (E.M.M.A.M), demais professores, servidores e alunos dessa conceituada escola, tem o prazer de convidar todos aqueles que contribuíram para a construção desta história, à participarem do X Projeto “De Fio a Pavio”, em homenagem ao 26º aniversário desta Unidade Escolar, que será realizado às 09:00h do dia 08 de novembro do corrente ano.


Mulher fica deformada após tratamento para câncer inexistente


Por dez anos a ucraniana Lessya Kotelevskaya pensou que era paciente terminal de câncer. Ela havia sido diagnosticada por conta de um tumor em sua mandíbula. Fez radioterapia e ficou com uma abertura em seu rosto, que expõe dentes e ossos. Não tinha dinheiro para pagar o tratamento de correção. Foi deixada pelo marido e teve que criar seu filho sozinha. Passou a viver isolada em um porão de uma lavadora de carros do Cazaquistão. Hoje ela está nos Estados Unidos e espera para realizar uma cirurgia de reconstituição do rosto deformado. No ano passado, Lessya foi encontrada por um primo com o qual não tinha mais contato. Ele a levou a médicos da Ucrânia. Após uma bateria de exames, concluíram que o tumor que mudou a sua vida não era maligno. Então seu primo a levou aos EUA para buscar ajuda. Jarrod Little, cirurgião plástico norte-americano, e a Universidade de Louisville decidiram ajudar Lessya com o processo de reconstituição de seu rosto. Com doação de mais de US$ 1 milhão, o tratamento inclui diversos meses de cirurgia para reconstruir parte de sua mandíbula, boca e bochecha.Primeiro, Jarrod Little pretende colocar um balão sob a pele do pescoço de Lessya, para expandi-la e mais tarde cobrir o buraco de seu rosto. Em janeiro do ano que vem, Lessya deve ser submetida a cirurgia que removerá quase metade de sua mandíbula e a substituirá com um pedaço de osso de sua perna. “Esse é o meu maior desejo de todos esses anos, que eu tenha um rosto normal, coma e viva como qualquer pessoa”, disse a ucraniana ao "The Courier-Journal". Com dificuldade para abrir a mandíbula, Lessya mal consegue comer, beber e falar. Aos 30 anos, ela pesa apenas 36 quilos. Depois de curada, Lessya quer estudar enfermagem e se tornar cidadã dos Estados Unidos, onde seu primo mora, para recomeçar sua vida. (G1)

Ibitiara: Homens assaltam banco, sequestram gerente e levam clientes como reféns


Homens fortemente armados assaltaram o Banco do Brasil em Ibitiara, cidade localizada a cerca de 400 km de Salvador, por volta das 10h desta quinta-feira (31). De acordo com informações da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sete homens chegaram na cidade atirando. Uma viatura da PM que estava no local, centro do município, foi alvejada por vários tiros. Um policial que estava na cidade no momento do ocorrido, e prefere não se identificar, disse que apenas dois PMs fazem a segurança na cidade e estavam no local no momento da ação.

Ainda segundo a 29ª CIPM, os assaltantes pegaram dinheiro do banco e levaram o gerente da agência e outras quatro pessoas como reféns. Todos foram liberados sem ferimentos em um povoado de Ibitiara, logo depois do assalto. Os assaltantes, que chegaram à cidade em uma caminhonete L 200 de cor branca, queimaram o veículo no caminho e tomaran outro, uma Hilux preta, de assalto. Eles fugiram. Até as 13h30 nenhum suspeito de participar da ação havia sido preso.

OAB divulga lista de aprovados no Exame de Ordem


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quinta-feira (31) o resultado preliminar com a lista dos aprovados no XI Exame de Ordem (veja no link ao lado). Quem fez a segunda fase e não foi aprovado poderá entrar com recurso no site da OAB contestando a correção de sua prova prático-profissional. Se o recurso foi aceito, o nome poderá constar no resultado final, a ser divulgado no dia 19 de novembro. Mais de 101 mil bacharéis se inscreveram para a primeira fase do exame e pouco mais de 19 mil passaram para a fase final. Cerca de 12 mil candidatos foram aprovados na segunda fase e tiveram os nomes divulgados neste resultado preliminar, o que dá um índice preliminar de aprovação inferior a 12%. No exame anterior, o índice de aprovados foi de 28,07% . Segundo o edital, o candidato que não foi aprovado terá três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar, das 12h desta sexta-feira (1º) até as 12h do dia 4 de novembro. Para recorrer, os bacharéis devem utilizar exclusivamente o sistema eletrônico de interposição de recursos disponíveis nas páginas listadas acima.
Na segunda etapa (prova prático-profissional), os bacharéis responderam quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
O edital do próximo Exame da OAB, o XII Exame de Ordem Unificado, será divulgado na segunda-feira (4). A prova objetiva, correspondente à primeira fase, será no dia 15 de dezembro. A prova prático-profissional (segunda fase) será dia 9 de fevereiro de 2014.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharéis em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Barra do Rocha: Contas do ex-prefeito Jônatas são rejeitadas pela Câmara

Com a rejeição, o ex-prefeito fica 8 anos inelegível

Por 8X1 as contas do ex-prefeito Jônatas Ventura foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Barra do Rocha, na noite desta quarta-feira(30/10). O ex-gestor participou da sessão e por cerca de duas horas tentou justificar a rejeição do Tribunal de Contas dos Municípios em relação ás referidas contas do exercício de 2011. Mesmo sob forte pressão de aliados do ex-prefeito, que compareceram na Câmara, a maioria dos vereadores manteve o parecer do TCM, que apontou algumas irregularidades nas contas do ex-gestor, a exemplo de gastos acima do permitido com pessoal, quando a Lei de Responsabilidade determina o limite máximo de 54%; emissão de cheques sem fundo; não aplicação total dos recursos do Fundeb para valorização do profissional. Com a decisão, Jônatas Ventura está inelegível por oito anos.  Nos 52 anos de emancipação política do município, essa foi a primeira vez que um prefeito teve as contas reprovadas pela Câmara municipal. 

Do Giro em Ipiaú

IBIRATAIA: Prefeito Marcos Aurélio realiza duas importantes reuniões no Distrito de Algodão


O prefeito Marcos Aurélio realizou duas importantes reuniões na tarde desta quarta-feira (30), no Distrito de Algodão. A primeira foi para tratar de um terreno que fica na Avenida José Muniz Ferreira, pertencente ao Sr. Manoel Rodrigues de Araújo, conhecido como “Peba” e sua esposa Iraci Ramos da Silva que dará acesso ao novo Bairro que será construído, tendo em vista existir muitos anos que não é aberto um novo local para a construção de novas residências e próprios públicos.

Já no segundo encontro, o Prefeito Marcos Aurélio, os vereadores representantes do Distrito, Antonio Santos de Jesus (Peruca), Antonio Carlos dos Santos Gomes (Toin de Berenga), os administradores distritais, autoridades locais, secretários e dezenas de moradores, se reuniram para tratar da questão da segurança, ouvindo os anseios da comunidade e tratar também dos problemas existentes na comunidade local. Um grande diálogo aconteceu, com sugestões e apoio de todos os presentes no intuito de melhor para os moradores e cidadãos. Ver Fotos


Tesouras Notícias

IBIRATAIA: Crianças das escolas municipais homenageiam o prefeito Marcos Aurélio



Dezenas de crianças das escolas municipais fizeram uma grande surpresa na manhã desta quarta-feira (30), ao Prefeito municipal Marcos Aurélio (PP), homenageando por mais um aniversário ao gestor ibirataense. Com faixas, mensagens, cartazes e expressando muita alegria as crianças invadiram de forma inesperada o gabinete dizendo a seguinte frase: “Ô Marco Aurélio, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”. Foi um gesto muito lindo e emocionante que levou o prefeito a chorar de emoção. As crianças leram as mensagens e entregaram carinhosamente de lembrança ao prefeito. “Fiquei extremamente feliz com a visita inesperada das crianças e confesso para todos que estão aqui que estou bastante emocionado em receber lindas homenagens neste dia. Muito obrigado à todos vocês!”, disse o prefeito. Ver Fotos


Tesouras Notícias

IBIRATAIA: Formandos em Pedagogia realizam o I Seminário de Conclusão da Turma


Foi realizado na noite desta quarta-feira (30), às 19:30h no Auditório do Colégio Municipal José Firmino da Silva, o I Seminário de conclusão da turma de graduandos em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE de Ibirataia, tendo como Tema: Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: Pontos e Contrapontos, realizado pelos alunos concluintes da turma de Pedagogia para avaliação final da graduação, tendo como disciplina LIBRAS (Língua Portuguesa de Sinais), dirigido pelos mestres de cerimônia – Profº Humberto Nascimento dos Santos e a Profª Ana Maria Farias. A solenidade contou com a presença da Coordenadora Geral da FACE, Maria Conceição Mesquita (Ciça), palestrante Profª Jorgina de Cassia Tannus Souza (Especialista em atendimento à alunos com NEE – Necessidades Educacionais Especiais), da cidade de Jequié, o Presidente da Câmara, Vereador Caio Pina, Rubênia Santana Holenwerger Galvão, Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Especiais de Ibirataia, Profª Joselice Nascimento Fernandes (Jô), professora da disciplina de LIBRAS, dentre outras autoridades ligadas a educação do município. Ver Fotos


Tesouras Notícias