Mostrando postagens de setembro 30, 2013Mostrar tudo

Muritiba: Doze bandas iniciaram a disputa pelo título de melhor fanfarra do Estado


Doze bandas e um objetivo; O título de campeã Intermunicipal de Fanfarras.  Na tarde deste domingo (29) cada agremiação passou em desfile e se apresentou ao corpo de jurados formados por diretores musicais, jornalista e músicos, que avaliaram os quesitos evolução, técnica e qualidade das peças musicais apresentadas.  As fanfarras tiveram o prazo de 20 minutos, para mostrarem porque merecem compor a grande final do  X Torneio de Bandas Musicais da Bahia,  que  definirá o campeão de 2013,  no último evento na cidade de Conceição da Feira,  na Região Metropolitana de Feira de Santana, nos dias 23 e 24 do próximo mês de novembro.  A competição passará por mais sete cidade do Estado. Na tarde deste domingo, bandas de varias cidades estiveram na cidade de Muritiba, onde integraram  o torneio. De acordo com o diretor Liga de Bandas Musicais da Bahia – LICABAMBA -  Edmilson Dórea,  o campeonato é cultural e visa resgatar a tradição de bandas marciais; - Na atualidade, os jovens tem esquecidos desse importante movimento social e cultural, que são os desfiles desses conjuntos – pontuou. As melhores classificadas na primeira etapa realizada na cidade serrana,  somaram ponto para a decisão em novembro. Qustionado sobre os metódos de premiações, o direitor  sinalizou  - A LICBAMBA, não premia os vencedores com dinheiro, apenas com troféus e diploma de campeão do concurso - finalizou Edmilson. 

Voz da Bahia

Ubatã: Bandidos amarram pai de comerciante e levam R$ 30 mil


Na noite deste domingo (29), por volta das 19:00h, dois meliantes armados amarraram e assaltaram  o pai de um conhecido comerciante de Ubatã que atua no ramo de supermercado. De acordo com informações da Policia Civil, os bandidos abordaram a vítima na porta de casa, localizada no Bairro Marinalva, e o conduziram até o interior da residência, onde lhe exigiram o dinheiro. Os bandidos levaram cerca de 30 mil reais em espécie. A vítima, que já é de idade avançada, foi encontrada na manhã desta segunda feira (30) por familiares, amordaçada e amarrada em um dos cômodos da residência. O homem prestou queixa no Complexo Policial de Ubatã. Nos últimos dois anos o município registrou pelo menos três casos semelhantes, em que bandidos amordaçam e levam grande quantia em dinheiro das vítima. A Polícia Civil investiga o caso. 

Do Ubatã Notícias

Defensor público é preso por porte ilegal de armas em Santo Antônio de Jesus


O Defensor Público da Bahia Hamilton Gomes foi preso pela Polícia Rodoviária Federal no último final de semana acusado por porte ilegal de armas. Sobre este assunto, Dr. Maurício Martins Moitinho que também é Defensor Público, cedeu uma entrevista ao repórter Joselito Fróes da Rádio Recôncavo FM. Segundo ele foi encontrada em poder do seu colega uma arma sem registro.  Dr. Maurício que esteve com o acusado relatou que o mesmo alegou que parou em uma das barracas próximo a Santo Antônio de Jesus para comprar coco e a arma teria vindo dentro do saco da compra e que a mesma não era dele. Questionado o que pode acontecer, Moitinho informou que quando um defensor é preso em flagrante a Defensoria Pública em geral é informada para que haja a presença de outro Defensor durante as investigações, “como ele lida com a defesa criminal na cidade e no estado ele tem uma vulnerabilidade de sofrer algum tipo de  coação”, relatou.   Interrogado se um defensor pode andar armado, Dr. Maurício avisou: “qualquer pessoa só pode andar com uma arma se for concedido o registro pela PF”, sinalizou. Ainda de acordo com o entrevistado, o acusado poderá responder um processo administrativo que após do término das investigações que será feita em Salvador, o suspeito  poderá retornar ao trabalho normalmente. Segundo informações da emissora logo depois de prestar depoimento na delegacia o mesmo pagou uma fiança e foi liberado. 

Do Voz da Bahia

798 pessoas esperam doação de córnea na Bahia e 1100 precisam de novo rim


O Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que serve para alertar a população baiana sobre a necessidade de aumentar o número de doações no estado foi celebrado nessa sexta-feira (27/9).
Na Bahia, existe uma fila de 56 pacientes aguardando uma doação de fígado, 1.100 esperam por um rim e 798 por uma córnea. Mas, de acordo com informações do Banco de Olhos do Estado da Bahia (BTOC), este último número poderia sem bem menor, o que não ocorre principalmente por falta de informação das pessoas.
“Muitas pessoas não sabem que a córnea pode ser doada até seis horas após a parada do coração”, explica a oftalmologista e coordenadora do BTOC, Milla Sampaio. Segundo ela, o pouco conhecimento da população sobre o assunto faz com que a Bahia ainda esteja com enormes filas de espera, sendo que alguns estados do país já estão com a fila zerada. “As maiores doações no estado, hoje, vêm de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, que já estão avançando nas campanhas de conscientização”, acrescenta.
Para tentar corresponder às esperanças de quem espera um dia restabelecer a visão, o BTOC promove a campanha “Doe Luz para Quem Sonha em Enxergar. Doe Córneas”.

Tribuna

Presídios baianos devem ganhar alas LGBTs para reduzir violência contra homossexuais

A Bahia deve ser o próximo estado a implantar alas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros (LGBTs) como forma de reduzir a violência dentro de presídios.
A mudança deve acontecer em unidades que ainda estão em construção e serão entregues em 2014. O modelo já existe em complexos penitenciários de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso.
“A ideia é tirar essas pessoas do convívio dos presos, porque havia denúncias de maus tratos, além da necessidade de oferecer a elas um tratamento apropriado”, explicou o subsecretário de Administração Prisional de Minas, Murilo Andrade. A ala LGBTs no Presídio de São Joaquim de Bicas, em Minas, existe desde 2009.
A chefe da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual do estado, Walkíria La Roche, afirma que trata-se também de uma questão de saúde. Segundo ela, os homossexuais e travestis abusados sexualmente nas prisões acabam contraindo doenças sexualmente transmissíveis (DST) e, consequentemente, transmitindo a outros homens no ambiente carcerário. “É muito comum no nosso país que essas pessoas sejam usadas como moeda de troca nos presídios.
Não há preocupação com a transmissão de DST. E como os homens, depois, recebem visita íntima, pode causar uma epidemia”, declarou.
Agência Brasil