Mostrando postagens de agosto 3, 2013Mostrar tudo

PMs são condenados a pena de 624 anos de prisão por 52 mortes no Carandiru

Os sete jurados que compõem o conselho de sentença decidiram, na madrugada de hoje (3) condenar os 25 policiais militares pela ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru.
Eles foram condenados a 624 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado (com pena mínima de 12 anos para cada crime, ou seja, para cada uma das mortes) a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade.

Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. As perguntas se referiam à materialidade, ou seja, questionou se houve crime; autoria (se o réu foi o autor do crime); absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). Apesar dos promotores do caso terem pedido a absolvição dos réus para 21 das 73 mortes, os jurados precisaram responder às perguntas referentes também a essas vítimas.
Esta foi a segunda etapa do julgamento. Na primeira delas, ocorrida em abril, 23 policiais militares, também todos da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foram condenados pela morte de 13 detentos, ocorrida no segundo pavimento. Ainda estão previstos outros dois julgamentos referentes às mortes de detentos ocorridas nos outros dois pavimentos do Pavilhão 9, mas as datas ainda não foram definidas.
O julgamento trata da ação policial destinada a reprimir uma rebelião de presos no dia 2 de outubro de 1992, ocorrida na Casa de Detenção do Carandiru. Nesse dia, 111 detentos foram mortos. O caso ficou conhecido como o maior massacre de presídiários no país.
Antes de anunciar a sentença, O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo disse que "este é certamente o processo mais complexo da Justiça brasileira". Ele elogiou os jurados, destacando "a conduta e o empenho" que demonstraram durante toda a semana de julgamento.
Do Bocão News

Idoso é preso após ejacular em passageira dentro de ônibus

o fato ocorreu na cidade de João Pessoa, na noite desta sexta (2).



Um idoso de 68 anos foi preso em flagrante após acariciar e ejacular na passageira de um ônibus que transitava em um bairro da cidade de João Pessoa, nesta sexta-feira (2). “Ele colocou o pênis para fora das calças e se masturbou, ejaculando nas penas da vítima”, informou uma agente da Polícia Civil. O homem foi enquadrado no Artigo 303, do Código Penal - Estupro.

Do Irecê Repórter

IBIRATAIA: Casas de taipa que foram derrubadas já estão sendo construídas

As casas estão sendo construídas no Bairro Alto do Mirante
O prefeito Marcos Aurélio (PP), através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que há poucos dias atrás prometeu construir de imediato três casas que estavam em situação desumana no Bairro do Alto do Mirante. Pois bem, as casas já se encontram bem adiantadas, com paredes de blocos, com pedreiros trabalhando desde a data anunciada. (Ver Matéria)

“Estou bastante feliz em ver a minha casa que era de taipa, sendo construída. Agradeço a Deus e ao prefeito Marcos Aurélio por este grande benefício” disse um beneficiário. Já o Prefeito Marcos, disse que um dos sonhos dele é ver as pessoas que não tem moradia ou casas em estado sub-humano ter a sua moradia com dignidade.


Tesouras Notícias

Fim de aposentadoria como penalidade para juízes deve voltar à pauta do Senado


Na próxima semana, com o fim do recesso branco, senadores devem retomar os debates sobre o fim da aposentadoria compulsória de juízes afastados por crimes de corrupção. A medida prevista na proposta de emenda à Constituição (PEC) 53/2011 divide posições no Congresso e levou um grupo de magistrados a tentar um acordo com os parlamentares. A mobilização fez com que a PEC fosse retirada de pauta no último dia 11 por um pedido de vista da Mesa Diretora. Os autores da proposta, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE), criticam as brechas deixadas pela atual legislação que permite que juízes que cometeram falhas graves sejam punidos com a aposentadoria, recebendo integralmente os benefícios. De acordo com esse grupo de parlamentares, a punição se transforma em um prêmio.  (EBC)

Gripe suína tem 15 casos na Bahia

Uma grávida com poucos meses de gestação foi internada com Gripe A (Influenza H1N1), na última quarta-feira, no hospital do município de Eunápolis, a cerca de 650 quilômetros de Salvador. A informação é da Secretaria de Saúde de Eunápolis. A doença foi confirmada pelo Laboratório Central, na capital baiana.  Este ano, no estado da Bahia, foram registrados 15 casos de gripe A, sendo nove em Salvador. Duas mortes foram confirmadas. O número de casos da doença  até julho deste ano já representa quase o total de 2012, quando foram registrados 16 casos, sem morte.  Em 2011 houve apenas um caso, sem óbito, enquanto no ano de 2010 foram sete casos, também sem óbito. O auge da doença se deu em 2009, quando a Sesab registrou 504 casos e 22 mortes em todo o estado. Com vacinação em massa os números reduziram.
O secretário de saúde do município de Eunápolis, Mário Gontijo, afirmou que a paciente grávida encontra-se bem, e não corre graves riscos. Segundo ele, os familiares dela estão sendo observados e receberão medicamentos caso apresentem sintomas da doença.  Gontijo informou ainda que o município vacinou 90% do público alvo da Influenza H1N1 este ano, mais do que a meta estabelecida pelo Ministério Público, que é de 80%.

IBIRATAIA: Seleção de Futebol Sub-15 treinou nesta sexta-feira

Os treinos acontecem nas quartas e sextas-feiras
A Diretoria de Esportes realizou mais um treino nesta sexta-feira (02) com a Seleção de Futebol Sub-15 que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirataia e da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. O ex-atleta de futebol Gilmar Souza comandou os preparativos. 

De acordo com Gilmar, os resultados iniciais têm sido bastante proveitoso e tem notado um grande interesse por parte dos jovens atletas. Os treinos são realizados todas as quartas e sextas-feiras no Estádio "O Tesourão". Nossos jovens estão precisando ocupar o seu tempo na prática de esportes e o futebol como sabemos é o esporte mais preferido pela maioria. Pontuou Gilmar Souza.

A diretoria de Esportes informou a equipe do Tesouras Notícias que irá marcar uma grande reunião entre os atletas, seus pais e responsáveis na próxima semana, com o objetivo de pedir o apoio e, estreitar o relacionamento entre ambos. "Temos o apoio do prefeito Marcos Aurélio, da Secretária Lenise, do Coordenador Valmir Araújo e juntos iremos fazer um trabalho no esporte com os jovens que serão o futuro próximo de nosso município", concluiu Gilmar.

Do Tesouras Notícias