Mostrando postagens de abril 20, 2013Mostrar tudo

IPIAÚ: Integrantes da BAMUC e vereadores estiveram reunidos com a deputada Maria Del Carmem

A deputada Maria Del Carmen prometeu ajudar a BAMUC em suas ações
Visitando a região por ocasião da Conferência das Cidades, ocorrida em Ubatã, a deputada estadual Maria Del Carmen (PT) recebeu em audiência informal membros da fanfarra BAMUC de Ipiaú, representados pelo coordenador Everton Alexandrino.

O encontro também contou com a participação dos vereadores ipiauenses Simone Coutinho ( PDT) e Jô da AABB (PP) que reiteraram, dentre outras reivindicações da comunidade, o pedido por um reforço em investimento na área cultural para o município de Ipiaú, em especial quanto ao já antigo sonho dos bamuqueiros de retornarem às suas atividades.

Fanfarra que já conquistou diversos títulos representando Ipiaú em campeonatos estaduais e até fora da Bahia, a BAMUC hoje se encontra práticamente desativada, sem instrumentos e local de ensaios. 

A deputada recebeu as reivindicações e prometeu empenho no sentido de buscar ações do Governo do Estado no sentido de dotar novamente a Banda Musical Comunitária de Ipiaú de condições para voltar a se apresentar.

Do Ipiaú Online

Duas agências bancárias têm caixas eletrônicos explodidos em Jaguaquara

Duas agências bancárias têm caixas eletrônicos explodidos em Jaguaquara

Uma quadrilha formada por cerca de 20 homens armados explodiu caixas eletrônicos de duas agências bancárias da cidade de Jaguaquara, centro-sul baiano, na madrugada deste sábado (20). Segundo informações da polícia, a ação começou por volta das 3h, quando um capitão e uma delegada da Polícia Militar foram rendidos pelos bandidos, que utilizaram dinamites para explodir terminais do Bradesco, localizado na Praça dos Imigrantes. Em seguida, foi a vez do Banco do Brasil, na Praça JJ-Seabra. Todo o dinheiro das duas agências foi levado e os suspeitos fugiram em quatro veículos. Parte da estrutura dos bancos foi danificada com as explosões. Ninguém ficou ferido. Bahia Notícias

Terremoto mata 113 pessoas e fere mais de 3 mil na China


Um forte terremoto matou pelo menos 113 pessoas e feriu mais de 3 mil, em uma área remota da província de Sichuan, no sudoeste da China, na manhã deste sábado (20). O abalo sísmico, de 6,6 graus de magnitude, ocorreu no condado de Lushan, perto da cidade de Ya'an e o epicentro teve uma profundidade de 12 quilômetros, afirmou o Serviço Geológico dos EUA. Segundo a agência de notícias Xinhua, uma equipe de 6 mil soldados já se deslocou até o local para ajudar nos esforços de resgate. O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro Li Keqiang Premier também estavam a caminho, por volta das 8h, e disseram que todos os esforços serão feitos para limitar o número de mortos. A maioria das vítimas fatais se concentra em Lushan, onde a água e a eletricidade foram cortadas. Lá, foram resgatados apenas 32 sobreviventes nos escombros, de acordo com a Xinhua. Nas aldeias mais próximas do epicentro, quase todas as casas e prédios desabaram, segundo mostrou a transmissão de imagens pela televisão estatal. Ya'an é uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, considerada um dos berços da cultura do chá chinês. 

Embasa terá que deixar de cobrar ICMS nas contas de água

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.(Embasa) terá que deixar de cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de água dos usuários do serviço, conforme decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 607056, no dia 10 de abril. A determinação vale para todos os estados, embora apenas a Bahia e o Mato Grosso do Sul ainda realizem a cobrança do imposto.
Nas cidades baianas, o valor da cobrança é de 17%, que segundo a Embasa, que se pronunciou através de sua assessoria de comunicação, é destinado à realização de obras de saneamento no Estado. A cobrança foi autorizada no decreto estadual 6.734, assinado em 1997. Ainda segundo a Embasa, o ICMS só é cobrado em contas com consumo acima de 30 mil litros por mês. A empresa ressalta que o consumo de até 10 mil litros representa cerca de 60% das ligações de água da concessionária em todo o Estado.

Arraial D'Ajuda: Enteado de empresário foi morto por dívida com drogas


O assassinato na quarta-feira (17) de Lincoln de Azevedo Hilário, de 18 anos, enteado de um empresário dos ramos moveleiro e hoteleiro, em Arraial D’Ajuda, na região de Trancoso, no extremo-sul baiano, foi elucidado nesta sexta-feira (19) pela Polícia Civil. Lucas Santos Luz, o “Esticadão”, 19, foi preso e mais dois adolescentes de 17 anos apreendidos, todos acusados pelo crime que, segundo a polícia, foi motivado por dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. Lucas e os dois adolescentes revendiam entorpecentes para Lincoln, um dos principais distribuidores de drogas sintéticas da região, como LSD e ecstasy. Segundo os investigadores, o enteado do empresário, que não teve o nome divulgado, foi morto por ameaçar os comparsas, que não estariam entregando o dinheiro das vendas. Um dos adolescentes ligou para o celular dele na quarta, marcando um encontro no centro da cidade, com a garantia de que quitariam a dívida. Segundo relato de familiares do traficante, ouvidos pela polícia, depois de receber a ligação, Lincoln saiu de casa dirigindo um Mitsubishi Outlander pertencente ao seu padrasto. Ao encontrarem o traficante, os três homicidas o convenceram a seguir, no automóvel, até a residência de um deles, onde estaria o dinheiro. Em um local ermo do trajeto, um dos criminosos sacou um revólver calibre 32 e o obrigou a estacionar e descer do veículo. Quatro disparos atingiram a vítima, que não morreu em consequência dos tiros, mas após ter recebido várias pauladas.

Comissão aprova fim de cobrança de taxas de pós-graduação nas universidades públicas


A Comissão de Educação da Câmara Federal aprovou esta semana projeto que susta a cobrança de matrículas e mensalidades em cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) oferecidos por instituições públicas. O relatório, do deputado baiano Waldenor Pereira (PT), fundamentou o parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), no princípio da gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais, inscrito no art. 206, IV, da Constituição Federal. “A cobrança de taxas nas universidades públicas fere o princípio da gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais assegurado na Constituição Federal”, reforçou o petista, que já foi reitor de por duas vezes de instituições de ensino superior e atualmente responde pela presidência da Comissão Especial da Lei de Responsabilidade Educacional e pelas  relatorias de importantes projetos, dentre os quais o que propõe a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).