Mostrando postagens de abril 3, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Programa Nossa Sopa beneficiará cerca de 150 famílias


Foto: Ascom Secretaria Social
Cerca de 600 pessoas serão beneficiadas
A partir do mês de maio, cerca de 150 famílias serão beneficiadas pelo Programa Social Nossa Sopa, programa este desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o governo local. Levando-se em conta a média de quatro integrantes por família, o programa beneficiará cerca de seiscentas pessoas. Ver Fotos

Uma equipe representando as Voluntárias Sociais da Bahia esteve inspecionando o município nesta quarta-feira, dando o aval positivo e, para alegria do Prefeito Marcos Aurélio, da Secretária do Bem Estar Social e Cidadania, Marli Pereira e sua equipe que acompanhou de perto todo o processo de inspeção, inclusive, assinatura do Termo de Convênio.

O Programa Nossa Sopa tem como objetivo complementar a alimentação das famílias carentes que por não se alimentarem bem apresentam necessidades nutricionais. De acordo com a Secretária Marli, a sopa será preparada no CRAS. Os dias de distribuição serão às 4ªs e 6ªs feiras. O critério de distribuição posteriormente será definido. A secretaria fará também um acompanhamento em 30% dos beneficiados para ver o grau de desenvolvimento durante o período.

A partir de maio as famílias serão beneficiadas com o programa

Tesouras Notícias

Em uma pequena área ibirataense produz diversos tipos de hortaliças

Eduardo Nascimento e Luciano Guimarães - Sec. de Agricultura
O jovem ibirataense Eduardo Nascimento de Oliveira (30), solteiro, filho do Sr Calmerindo Teodoro, (conhecido na cidade como Sr. “Rôla da Bica”), tem se dedicado à preparação e cuidado da terra para produzir hortaliças através do cultivo de uma horta em um pequeno terreno cedido pelo Escritório local da Ceplac há quase um ano. Ver Fotos

Eduardo iniciou este trabalho como uma mera ocupação por falta de emprego e desde os dez anos de idade trabalha com plantio de hortaliças. Portanto são vinte anos de experiência. Segundo Eduardo, quando o tempo está quente, o rendimento é menor, mas no período chuvoso, a produção é bem maior e consequentemente as vendas são maiores. A comunidade compra bastante os produtos em sua mão devido inexistir a aplicação de agrotóxicos ou produtos químicos.

A nossa reportagem viu no pequeno espaço o plantio de tomate, pimentão, couve, jiló, favaca fina, favaca grossa, berinjela, quentrinho, salsa, pimenta, eva doce, dentre outros. O próprio Eduardo que em sua bicicleta sai pelas ruas da cidade vendendo seus produtos: “Vai passando aqui o tempero da mamãe, quem tem dinheiro compra, quem não tem espia – é o tempeiro da economia”, disse Eduardo.

Eduardo preparando o plantio das hortaliças

Tesouras Notícias

Ipiaú: Presos são transferidos para Presídios de Jequié e Conquista

Familiares dos detentos estiveram no local.(foto:Giro em Ipiaú)
Populares e familiares acompanharam a rebelião no Complexo Policial
de Ipiaú

Com as celas destruídas pelos presos durante a rebelião no Complexo Policial de Ipiaú, em protestos pela falta de alimentação, vinte e oito custodiados foram transferidos da unidade na noite desta quarta-feira. Apenas cinco continuaram no local aguardando a determinação da Juíza da Vara Crime, Drª Carla Rodrigues. Os detentos foram assim divididos; Dez no Conjunto Penal de Jequié, Dez no Presídio de Vitória da Conquista, quatro na delegacia de Jitaúna e outros quatro na delegacia de Itagi. O Coordenador da 9ª Coorpin, Drº Fabiano Aurich, disse à reportagem do Giro, que a transferência foi possível graças ao emprenho das polícias(Civil e Militar), da Juíza e da Prefeitura Municipal (cedendo um micro-ônibus para o translado dos presos).

Além do transporte, o município irá reparar os danos causados nas dependências internas da delegacia. Por enquanto o Complexo está interditado. O Coordenador ainda informou que a situação com a fornecedora das refeições está sendo regularizada. Dona Maria de Lurdes, proprietária da empresa Nan Restaurante, disse à nossa redação que desde novembro do ano passado, ela não recebia o pagamento do governo do estado, que por sua vez informou que a empresa não se enquadrou com a forma de pagamento através de nota eletrônica. Nesta quinta-feira a delegacia irá informar os destinos de todos transferidos. Familiares dos presos estavam inconformados com a falta de informação e preocupados com a iminente dificuldade para visitar os seus parentes. 

Do Giro em Ipiaú

O São João de Gandú 2013 promete


Borges terá time ‘muito mais afinado’ nos Transportes, diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff deu posse nesta quarta-feira ao novo ministro dos Transportes, o ex-governador da Bahia, César Borges (PR). Na cerimônia, que ocorreu no Palácio do Planalto, Dilma disse que César Borges terá um “time muito mais afinado” na pasta do que no início do governo dela. “Acredito que ele [César Borges] contará hoje com um time muito mais afinado dentro do Ministério dos Transportes, no Dnit, também na Valec, do que no início do meu governo”, afirmou a presidente. O primeiro ministro dos Transportes do governo Dilma foi Alfredo Nascimento, também do PR, que deixou o cargo em julho de 2011 após envolvimento do seu nome em suposto esquema de corrupção no órgão. No discurso, Dilma disse ainda que conhece a “competência de César Borges”, que, segundo a presidente, realizou um trabalho “qualificado e eficiente” na vice-presidência do Banco do Brasil, cargo que ocupava antes de ser indicado para o ministério. Ele foi também ex-senador pela Bahia. Leia mais no G1.

Acidente na BA-523 mata casal e deixa criança ferida em Madre de Deus



Um casal morreu e uma criança ficou gravemente ferida em um acidente na BA-523, em Simões Filho, na manhã desta quarta-feira (3). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 9h, no km 18, sentido Candeias. Ainda segundo informações da PRE, o caminhão da marca Volvo bateu de frente com uma Corsa Classic, onde estavam a família. O homem e a mulher, que não tiveram a identidade divulgada, não resistiram aos ferimentos e morreram. Já a criança, que estava no banco de trás, ficou ferida e foi socorrida para um hospital na região. Informações do Correio.

IBIRATAIA: I Forró do Jegue



Vem ai a festa mais esperada do ano

O I Forró do Jegue, A FESTA MAIS ESPERADA DO ANO, evento que acontecerá em Ibirataia na Praça 7 de Setembro (circuito fechado), dia 08 de junho, promovida pela Balada Tropical Eventos e contará com a participação das bandas FORROTEKILA, ARRIBA SAIA, MÃO DE PILÃO e NU SWING. Adquira já a sua camisa. O evento contará também com a participação da Feijoada das Meninas.

Contato: 73-9999-0936 (Vivo) e 73-9147-0861 (Tim)

Deputado Negromonte lança novo site e participa de mídias eletrônicas


Entrou no ar, agora a pouco, o site do deputado federal Mário Negromonte. A partir de agora, o site, o facebook e o twitter do deputado estarão em funcionamento e disponibilizarão informações importantes, vídeos e fotos, de forma interativa e permanente.

“Queremos manter um canal de comunicação com nossos eleitores e amigos, aqueles que querem acompanhar o nosso trabalho, dar sugestões e contribuir participando.” afirmou o deputado. Acesse e participe: www.marionegromonte.com

Fonte: Ascom Dep. Mário Negromonte

Ipiaú: Presos do Complexo Policial estão sem alimentação

Os cerca de 40 presos ameaçam fazer uma rebelião.(foto:Giro em Ipiaú)
Presos ameaçam fazer rebelião
Os cerca de 40 presos do Complexo Policial de Ipiaú estão sem alimentação desde segunda-feira, quando a empresa fornecedora suspendeu a comida. Segundo informações da empresa fornecedora (Nan Restaurante), o repasse do pagamento do Governo do Estado não tem sido cumprido. Por enquanto os custodiados tem sido alimentados pelos próprios familiares. A situação começa a adquirir proporções dramáticas, tendo em vista que a população carcerária já ameaça a possibilidade de atos de protestos que podem resultar até em uma rebelião. Preocupado com o problema que se repete em outras cidades da região, a exemplo de Dário Meira, o delegado Cristiano Mangueira tem mantido contato com as autoridades governamentais no sentido de se buscar uma solução urgente.
Paralela às movimentações da autoridade policial, uma entidade não governamental ligada à questão dos direitos humanos também se mobiliza para que a informação da falta de comida chegue até à Corregedoria de Justiça do Estado, tendo em vista que a Constituição em seu artigo 5º XLIX, assegura aos presos o respeito à integridade física e moral, e a Lei de Execuções Penais determina que o Estado tem obrigação  de prestar ao preso Assistência Material, o que implica em  fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.(Giro em Ipiaú)

CBF divulga convocação para amistoso contra a Bolívia


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta terça-feira (2), a relação de convocados para a partida contra a Bolívia, no próximo sábado (6). Parte da arrecadação da partida será doada para a família do garoto Kevin Beltrán, morto na partida entre Corinthians e San José. A relação conta apenas com jogadores que atuam no futebol brasileiro. As maiores surpresas ficaram por conta do atacante Alexandre Pato, do Corinthians, e do lateral Douglas Santos, do Náutico. Confira a lista:

GOLEIROS
Jefferson - Botafogo 
Matheus Vidotto - Corinthians
LATERAIS
André Santos - Grêmio
Douglas Santos - Náutico
ZAGUEIROS
Dedé - Vasco
Dória - Botafogo
Rever - Atlético Mineiro
MEIAS
Ralf - Corinthians
Paulinho - Corinthians
Arouca - Santos
Jean - Fluminense
Jadson - São Paulo
Ronaldinho - Atlético Mineiro
ATACANTES
Alexandre Pato - Corinthians
Leandro - Palmeiras
Leandro Damião - Internacional
Neymar - Santos
Osvaldo - São Paulo

Militante do MST é executado a tiros dentro de carro em Iguaí



Um homem foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (2) em Iguaí, a 497 km de Salvador, segundo informações da delegacia local. Fábio dos Santos Silva, 37 anos, foi executado com mais de 10 tiros dentro de um carro Uno em uma estrada de terra que dá acesso ao distrito de Palmeirinha. Segundo as primeiras informações, Fábio estava no carro indo para Palmeirinha quando começou a ser seguido por homens em uma moto que emparelharam e começaram a atirar. A esposa e a filha da vítima, que estavam no carro, não ficaram feridas. Após o crime, os suspeitos fugiram na moto e ainda não foram identificados ou presos. Fábio, que foi candidato a vereador no ano passado, era dirigente do Movimento Sem Terra na região. Na página do MST, uma nota do deputado Valmir Assunção (PT) lamenta o crime e diz que ele era ameaçado de morte, o que não foi confirmado pela polícia, que ainda investiga a motivação do crime. "Companheiro Fábio, aqui continuaremos tua luta. Solidarizo-me à família. Fábio, presente, presente, presente!  O MST está de luto", finaliza a nota.