Mostrando postagens de março 25, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Casos de Dengue têm redução no município

Gráfico demonstra que houve diminuição de Infestação Predial
Indice de infestação do mosquito da dengue diminue 
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirataia, em parceria com a 13ª Dires, realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido do Ano, que constatou o bom resultado das ações realizadas pela pasta até o momento. Os dados coletados e apresentados em gráfico demonstram redução no Índice de Infestação Predial.

O levantamento demonstra que houve redução de 8,97% para 3,35% no Índice de Infestação Predial do município, considerando o mesmo período de 2012 e 2013. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o levantamento foi realizado nos diversos bairros da cidade, a exemplo do Mirassol, AABB, Alto do Mirante e centro.

De acordo com o titular da pasta, o enfermeiro Alexandro Miranda, os dados do gráfico demonstram que é possível melhorar os indicadores do município, “mas ainda há muito trabalho a ser feito”, garante Miranda, que ainda ressalta que ações estão sendo intensificadas nos bairros para diminuir a Infestação Predial.

Do Ubatã Notícias

Câmara Territorial de Juventude do TIMRC é instalada

TIMRC( Território Médio Rio das Contas).
O encontro foi na cidade de Jequié-Ba

Na manhã de sábado, 23 de março do corrente ano, Jequié sediou a primeira reunião para a implantação da Câmara Territorial de Juventude no Médio Rio das Contas da Bahia, que fará parte do Colegiado Territorial de Identidade. Na reunião foi eleita a comissão provisória composta por 11 entidades de atuação social de seis cidades da região. A Câmara Temática tem por objetivo  garantir a participação dos jovens de cada município na elaboração e implantação das políticas públicas para a juventude. ”Este processo da Câmara Temática de Juventude em nossa região é o início de um novo sistema de participação, onde os jovens poderão apresentar suas pautas de acordo com a realidade social, econômica e cultural de cada município que compõe o Território de Identidade, estimulando, assim, o protagonismo da juventude, a participação política e auxiliando na identificação das prioridades a serem apresentadas nas próximas conferências de juventude e para a execução do plano nacional de juventude”. Destacou Marcelo Alves (articulador da Câmara Temática de Juventude do TIMRC).

Passageiros acima do peso devem pagar mais para viajar, defende especialista

 

Quer pagar menos pela viagem de avião? Então é melhor apelar para uma boa dieta. Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas o especialista em aviação Bharat P. Bhatta, da Universidade Fjordane, na Noruega, garante que a forma mais justa de determinar os preços das passagens aéreas é cobrando mais aos passageiros com alguns quilinhos extras, regra que deveria valer também para aqueles que abusam no peso das malas. “Como peso e espaço são muito mais importantes na aviação do que em outros modais de transporte, as companhias tinham que levar esses fatores em conta ao precificar seus tickets” acredita. Bhatta sugere três opções para implementar a ideia. Na primeira, o preço poderia variar de acordo com o peso do passageiro e sua mala; Outra alternativa seria cobrar uma taxa extra por quem excedesse o peso-limite, o que já acontece apenas com as bagagens; As empresas poderiam ainda criar faixas para a cobrança das taxas, algo como “pesado”, “normal” e “leve”.

“Acho que a forma mais simples de materializar isso seria os passageiros declararem o quanto pesam ao comprar a passagem. Isso economizaria tempo e reduziria custos. Nos aeroportos, as companhias poderiam selecionar aleatoriamente passageiros e, se eles mentissem sobre o peso, pagariam a taxa para gordos e uma penalidade”, disse à publicação britânica “The Journal of Revenue and Pricing Management”. Algumas empresas aéreas já adotam medidas para combater a epidemia de obesidade e, assim, diminuir os gastos com combustível. A British Airways e a United Airlines, por exemplo, obrigam que passageiros muito acima do peso, que não conseguem afivelar os cintos de segurança, paguem por dois assentos em seus aviões. (BN)

IBIRATAIA: Mais uma conquista do Governo do atual prefeito Marcos Aurélio!



Foi aprovado na última reunião do dia 22/03/2013 da Comissão Intergestora Bipartite e COSEMS/BA (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde) no qual o Secretário Municipal de Saúde Alexandro Miranda, faz parte da Diretoria Executiva, o projeto de implantação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Tipo I. Este projeto irá beneficiar a nossa população com os seguintes atendimentos:  Fisiotepeuta, Assistente Social, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Psicólogo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo e Médico Veterinário. Todos atendendo na atenção Básica. É o Governo Trabalhando com Todas as Forças.

Aniversariantes do dia

O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (25/03), os aniversariantes Pr Eli Alexandre de Oliveira e Pr Adalberto de Souza Santos, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Jesus Cristo continue abençoando, protegendo e dando-lhes inteligência sempre. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.


Pr. Eli Alexandre e sua esposa Edna André
Pr. Adalberto (Beto) e sua esposa Joana Darc

Prazo para solicitar vistoria que garante recebimento do Garantia Safra termina em 31 de março


Imagem ilustrativa

Os municípios baianos que estão em emergência por causa da longa estiagem têm até o próximo dia 31 para solicitar vistoria de perda de safra e, assim, garantir o recebimento do auxílio do Garantia Safra aos seus agricultores. Também neste dia se encerra o prazo para indicação do técnico vistoriador, que determina se houve ou não perda.

A responsabilidade, tanto sobre a solicitação quanto a indicação do técnico, é da prefeitura municipal. Caso o prazo determinado não seja cumprido, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será entendido que o município não sofreu perda de produção e, portanto, não poderá receber o recurso.

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, Rui Costa, alerta sobre a necessidade de as prefeituras estarem atentas, para garantir o auxílio aos agricultores. “O Garantia Safra é uma importante ação emergencial, que dá mais conforto e segurança ao pequeno agricultor. É essencial que as prefeituras municipais não percam o prazo, para assegurar que o recurso chegue a quem realmente precisa”.

Fonte: ASCOM/Casa Civil


Secretário da Casa Civil defende aprovação da MP dos Portos

Rui Costa defendeu a aprovação da Medida Provisória 595/12

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, defendeu nesta segunda-feira (25) a importância da aprovação da Medida Provisória 595/2012, no Congresso Nacional, para a consolidação jurídica do Porto Sul, que será construído no município de Ilhéus (BA).
Durante seminário realizado na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, ele defendeu ainda que, assim que a chamada MP dos Portos for aprovada, o setor portuário ganhará investimentos expressivos, atendendo demandas do crescimento de importação e exportação do país.
“Não há qualquer dúvida sobre a importância deste projeto para a Bahia e para o Brasil. Já temos a aprovação da lei que regulamenta a Sociedade de Propósito Específico (SPE), que dará base legal ao Porto Sul”, disse Rui Costa. Trata-se da lei estadual número 12.623, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em dezembro de 2012. De acordo com a lei, o Estado será sócio da SPE do Porto Sul, garantindo que o interesse público seja cumprido.
Edital - O secretário da Casa Civil disse ainda que o governo estadual lançará edital seleção pública para oficializar a atração de investimentos privados no complexo portuário. Hoje a Bahia Mineração (Bamin) já é investidora do Porto Sul. O objetivo do governo baiano é que outros empresários também participem deste projeto, sendo donos ou não de cargas. O edital deve ser lançado em abril deste ano.
“Assim que tivermos todo o processo legal do Porto Sul finalizado e a concessão da Licença de Implantação (LI), iniciaremos as obras”, afirmou o secretário ao explicar que o governo está realizando as condicionantes para que seja dada a LI.
Em relação à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Rui Costa ressaltou que os lotes um ao quatro possuem LI. E que esta licença deve ser estendida aos próximos lotes, permitindo início de obras em todo o traçado da Fiol.
A reunião realizada nesta segunda, sob coordenação da presidente da UPB, Maria Quitéria, contou com a participação de prefeitos, deputados federais, deputados estaduais. De acordo com a coordenação, a reunião foi preparatória para o evento “1º Seminário Fiol”, que ocorrerá no dia 26 de abril, em Barreiras. O Seminário terá a participação do governador Jaques Wagner, dos ministros Miriam Belchior (Planejamento), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Leônidas Cristino (Portos) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), e de outras autoridades. 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Casa Civil

Exame da OAB registra o pior resultado desde a unificação da prova

 
O Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve o pior resultado desde que passou a ser aplicado no formato unificado, em 2010. De acordo com o resultado preliminar do 9º Exame de Ordem Unificado divulgado na última sexta-feira (22) pelo Conselho Federal da OAB, 10,3% dos candidatos foram aprovados.

Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado. Isso significa que 89,7% não obtiveram nota suficiente. Em 2012, no exame anterior, de acordo com a OAB, do total de 118.217 inscritos para a primeira fase, 114.763 estiveram presentes e, destes, 19.134 foram aprovados na prova, ou seja, 16,67%. De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho Federal, "historicamente o exame da Ordem tem apontado a qualidade das faculdades. O exame não foi mais difícil que o anterior. Isso reflete a baixa qualidade do ensino jurídico do país". O resultado desta edição pode ser conferido pelo link da OAB. Os candidatos que constam na lista obtiveram a nota mínima 6 na prova prático-profissional, aplicada no dia 24 de fevereiro deste ano em todo o país. Os candidatos que desejarem interpor recurso do resultado preliminar podem fazê-lo até as 12h desta terça-feira (26), conforme previsto no edital. Nesta sexta-feira, OAB e Ministério da Educação firmaram acordo para a realização de trabalho conjunto visando a estabelecer um marco regulatório para os cursos de direito. (O Globo).

Ipiaú: Começa a reforma do Ginásio de Esportes Clériston Andrade

 A obra foi uma reivindicação do Vereador Orlando Santos.

Deu início na manhã desta segunda-feira(25) as obras de reforma do Ginásio de Esportes Clériston Andrade. O investimento do governo do Estado será de aproximadamente 500 mil reais. A empresa responsável pela revitalização é de Guanambi. A previsão é de 120 a 180 dias para o termino das obras, já que a edificação se encontra muito danificada. A efetivação do serviço acontece graças a uma reivindicação do vereador do PT, Orlando Santos, junto ao deputado Marcelino Galo. Há vários anos o Ginásio está fechado devido as irregularidades físicas no local.

Do Giro em Ipiaú

IBIRATAIA: Primeira Igreja Batista comemora o seu 79º aniversário

PIB - 79 anos de existência 

A Primeira Igreja Batista de Ibirataia – PIB comemorou no último final de semana 22,23 e 24/03 o seu 79º aniversário de existência no município. O Tema deste ano foi: 79 anos de Desafios e Vitórias a conquistar e a Divisa: "De nós se tem lembrado o Senhor", Salmos 115:1. Ver Fotos

O pastor Gildson Araújo Matos, membros e convidados comemoraram com muita alegria e com uma programação rica em mensagens, cânticos de louvor a Deus, além da participação do Coral da Igreja local e uma brilhante dramatização pelos membros da igreja. Membros de outras igrejas da cidade e região se fizeram presentes.

O Pastor Edson Santos, da Igreja Batista Independente de Ipiaú, proferiu a mensagem deste domingo levando os membros e convidados a fazerem uma introspecção em suas vidas. “A igreja precisa ser reconhecida pela vida de oração. A igreja é um lugar de amor e esperança de dias melhores”, pontuou o Pr Edson. O Pr. Gelson Carvalho, da Primeira Igreja Batista de Gandú foi também um dos conferencistas no evento.



Tesouras Notícias