Mostrando postagens de março 5, 2013Mostrar tudo

Vereador morre após sofrer acidente em Itapebi

O vereador morreu após sofrer um capotamento na BA-275, no trecho que liga Itapebi a Belmonte.
O vereador sofreu traumatismo craniano

Um vereador do município de Itapebi, no Sul baiano, morreu na madrugada desta terça-feira (5). José Roberto Santos Gomes, 31 anos, estava internado no Hospital de Base de Itabuna após sofrer um capotamento na BA-275, no trecho que liga Itapebi a Belmonte, no último domingo (3). A rodovia, que não é asfaltada, pode ter contribuído para que o acidente acontecesse. De acordo com informações da polícia da cidade em que “Zé Roberto” era edil, ele teve um traumatismo craniano e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Eunápolis. Por causa da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido no mesmo dia para a unidade hospitalar em que morreu, em Itabuna. “Zé Roberto” estava em seu primeiro mandato como vereador e também era o primeiro-secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Itapebi. 

Do Correio

Produtores queimam cacau em manifestação no Porto de Ilhéus


O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira.

O protesto contra a importação de cacau teve queima simbólica de amêndoas do produto que antes era “fruto de ouro” e tem arroba hoje cotada a meros R$ 58,00. A baixa cotação ocorre num momento de retomada da lavoura cacaueira baiana e perspectiva de produção para atender a demanda da indústria nacional. Com a importação de amêndoas, o mercado interno sofre consequente desvalorização com o aumento de estoque. Não à toa, produtores e trabalhadores, estes ligados ao MST, conseguiram atrair a atenção de prefeitos, vereadores e deputados baianos, a exemplo de Augusto Castro (PSDB), Leur Lomanto (PMDB) e Sandro Régis (PR). Os riscos da importação de cacau também foram lembrados no pronunciamento de autoridades e em cartazes afixados na área da manifestação. As últimas importações trouxeram carga infectadas por insetos alados, mas acabaram liberadas pelo Ministério da Agricultura. 

Seu Pimenta

Morre o presidente da Venezuela Hugo Chávez

Morre o presidente da Venezuela Hugo Chávez
Hugo Chávez morreu aos 58 anos de idade
O governo venezuelano anunciou, no final desta tarde, aos 58 anos, a morte do presidente Hugo Chávez. A informação foi dada pelo vice-presidente Nicolás Maduro, em exibição na TV estatal ao vivo, no Palácio Presidencial de Miraflores. Chávez não havia sido visto em público nem ouvido desde que foi submetido a uma cirurgia em Cuba em 11 de dezembro. O governo venezuelano havia anunciado na noite de segunda-feira (4) que os problemas respiratórios do mandatário pioraram e ele sofria nova infecção respiratória "grave" em um hospital militar de Caracas.  Ele de há muito lutava contra um câncer avassalador, embora sendo tratado em Havana, onde se submeteu a várias cirurgias. O câncer espalhou-se em metástase. Neste final, atacou o seu pulmão esquerdo. O vice-presidente que o substituiu, Nicolas Maduro, anunciou a sua morte tomado pela emoção. A morte de Chávez era aguardada pelo povo venezuelano. O vice-presidente fez um discurso colocando-o na condição de herói da pátria, fazendo uma chamada à paz e dizendo que “estava proibido chorar.” Pediu respeito ao povo e disse mais que nas próximas horas anunciará as medidas que serão tomadas para a cerimônia do velório de Chávez. Terminou o discurso com um grito, emocionado, com um “viva a Hugo Chávez”. O presidente morto era filho de uma família de classe média baixa e aos 17 anos entrou na academia militar. O povo venezuelano está de luto. O líder venezuelano, que fundou o que chamou de república bolivariana, morreu em Caracas.

Do Bahia Notícias

Mulher do goleiro Bruno diz que ele "vai contar tudo" em depoimento


A dentista Ingrid Oliveira, 27, mulher de Bruno Fernandes de Souza, disse na manhã desta terça-feira (50, pouco antes de começar o julgamento no fórum de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, que o goleiro “vai contar tudo, desde o início”. “O Bruno vai falar a verdade. Agora, se a verdade doer...”, afirmou a dentista, que diz ter casado com o goleiro dentro do presídio. Ingrid não detalhou o que Bruno poderá dizer no seu interrogatório, apenas que contará o que sabe. Segundo ela, o goleiro também ficou decepcionado com a confissão de Luiz Henrique Romão, o Macarrão. 
O ex-secretário do goleiro confessou em novembro, no seu julgamento, que Eliza Samudio está morta e responsabilizou Bruno pelo crime. Ela disse que a fala de Macarrão o abalou. “É uma decepção muito grande. Uma pessoa falar uma coisa tão séria da outra para se beneficiar. Acho muito triste. O Bruno está muito decepcionado, não esperava”, disse. A mulher do goleiro também negou que possa haver algum tipo de acordo com a promotoria. Ela disse que
quer um “julgamento justo”. (Folhapress)

Dilma volta a defender redistribuição igualitária dos royalties do petróleo


Em entrevista a rádios da Paraíba, a presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta terça-feira, 5, que deve haver “redistribuição igualitária” dos royalties do petróleo, mas justificou os vetos feitos à proposta do Congresso. Os vetos de Dilma devem ser apreciados hoje à noite pelos parlamentares. “Eu não tenho de gostar das leis, muito menos da Constituição. Eu tenho de respeitá-la e cumpri-la. E quando tiver a convicção de que está incorreto, tomar as devidas providências, no caso, o veto. A questão era: tudo o que ocorrer daqui para a frente, eu acho que tem que haver a redistribuição igualitária. Quanto mais igualitária, melhor. E foi isso que eu fiz”, disse Dilma. “Vetei o que era alterar os contratos daqui para trás. Porque eram contratos feitos. O Brasil é um país que deu um grande passo na sua maturidade institucional, qual seja, respeitar contratos. Contrato feito é contrato respeitado. Não é da minha alçada interpretar. Eu concordo que tenha de fazer uma redistribuição melhor dos royalties, principalmente porque os recursos do pré-sal são muito significativos”, prosseguiu. Leia mais no Estadão.

IBIRATAIA: Seminário de vereadores abordará importantes temas


Acontecerá em Ibirataia Sul da Bahia o Seminário para Vereadores, Servidores e Municipalistas que abordará os temas "Subsídio do Vereador, Prática Legislativa e Rejeição de Contas. O evento acontecerá no dia 15/03/2013 e tem a organização da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirataia em parceria com a UVB-Ba - União dos Vereadores do Brasil Estadual Bahia.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Congresso Nacional e visa acabar com o subsídio do Vereador para cidades com população abaixo de 50 mil habitantes, é um dos temas mais polêmicos do encontro. 

O Presidente da UVB Bahia Elmar Lopes, disse que esta proposta fere a democracia, e se for aprovada, incentivará a prática de corrupção, já que, a independência financeira de muitos Vereadores é que os permite promover oposição nos seus municípios e assim o exercício da democracia.


Dia da Mulher!

 
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESC /CRAS, convida todas as mulheres do nosso Município para participarem da programação da Semana da Mulher que será realizado entre os dias 04 a 08 de Março do corrente ano.

Segue a programação a baixo:


04.03.2013- Inicio das atividade do dia da Mulher – Roda de Conversa com as Mulheres, dinâmica de Grupo, Mensagem e entrega de lembrança;

05.03.2013 – Centro de Saúde.Palestra com a Psicóloga do CRAS – Mulher na atualidade;

06.03.2013 - Na sede administrativa de Algodão;

• 08.03.13 - Evento Dia da Mulher na Câmara de Vereadores, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o CRAS.

Dinâmica do Evento: a partir das 9 horas 

- Dinâmica inicial
- Vídeo sobre Mulher 
- Mesa Redonda:
Violência doméstica contra Mulher 
Saúde da Mulher 
Não Percam! Você é nossa Convidada