Mostrando postagens de janeiro 8, 2013Mostrar tudo

Nota do Prefeito de Ibirataia - Marcos Aurélio

Débitos da gestão anterior inviabiliza município

Em relação à matéria intitulada “Ibirataia: Primeiro Projeto de Lei do prefeito Marcos Aurélio criará mais de 100 cabides de emprego na prefeitura”, publicada no site Notícias de Ipiaú, gostaríamos de fazer algumas considerações.

O Projeto de Lei 001/2013, enviado à Câmara pelo executivo, versa sobre a estrutura de cargos comissionados da Prefeitura de Ibirataia, cujo objetivo não é o de criar cabides de emprego, como afirmou matéria publicada por este site, mas dinamizar a administração pública Ibirataiense. Vale salientar ainda que esse mesmo projeto foi amplamente discutido com os atuais vereadores do município e nesta segunda-feira (07) foi aprovado por unanimidade. Isso significa, dentre outras coisas, que todos os vereadores, independentemente de questões político-partidárias, reconheceram a importância do Projeto para o município e o aprovaram.

Além de a quantidade de cargos criados ser bem inferior ao número divulgado, mais de 90% dos cargos presentes no Projeto de Lei já existiam no antigo quadro da administração. A reforma, portanto, serviu para direcionar funções e novas atribuições dos servidores comissionados. 


Pensionista que casar de novo poderá manter pensão de relação anterior

 Pensionista que casar de novo poderá manter pensão de relação anterior

O projeto de lei 4429/12, em análise na Câmara Federal, estabelece que o pensionista que contrair novo matrimônio ou nova união estável não perderá o direito ao benefício da pensão por morte do cônjuge ou do companheiro anterior. Segundo a Agência Câmara, a proposta veda a acumulação do mesmo benefício em caso de morte do novo cônjuge ou do novo companheiro. Nesse caso, o pensionista poderá optar pela pensão de maior valor. Segundo o autor da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), a lei é omissa em relação à manutenção da pensão por morte de cônjuge quando o pensionista vier a contrair novo casamento ou nova união estável. “Em razão dessa omissão, milhares de cidadãos pensionistas, ao contraírem novo casamento no gozo do benefício, são forçados a buscar no Poder Judiciário a manutenção do direito anteriormente adquirido – no que obtêm êxito”, afirmou o deputado. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Do Bahia Notícias

Garotas de programa terão aulas de inglês como preparação para Copa

 Garotas de programa terão aulas de inglês como preparação para Copa

Cerca de 20 garotas de programa se inscreveram para participar de um curso de inglês em Belo Horizonte. O objetivo é ensinar o idioma básico, como o uso de vocabulário simples. Palavras como "fruits" (frutas), mas também termos da realidade delas, como "condom" (preservativo), estarão presentes nas aulas que têm o objetivo de prepará-las para receber turistas na Copa do Mundo, em 2014. "Elas vão aprender frutas, verduras, legumes. Mas algumas palavras a gente pode trabalhar mais, no sexo, no fetiche", informou Cida Vieira, 46 anos, que ocupa a presidência da Associação de Prostitutas de Minas Gerais. A expectativa da presidente é que 300 mulheres frequentem o curso. A entidade conta com quatro mil associadas no estado. O curso deve durar em torno de seis e oito meses e a previsão é que as primeiras turmas comecem os estudos antes de março. No planejamento, ainda há aulas de francês e italiano. Segundo Pollyana Temponi, que tem 27 anos e é "profissional do sexo” há três, o inglês vai servir para negociar preço e combinar o programa com o cliente. "Hoje em dia em qualquer profissão você tem que saber inglês", disse. Já C., com 54 anos, que não quis revelar o nome à matéria da Folha, idealiza o resultado das aulas: "Vou fazer o curso porque a única coisa que sei falar hoje é 'I love you'. É inglês, né? Te amo? Isso fica difícil falar. Mas talvez, quem sabe? Posso me apaixonar". 

Do Bahia Notícias

Ipiaú: Mulher sofre acidente ao tentar beber água enquanto dirigia

Franciele é moradora de Jequié.(Foto:Giro/Dig Moral)
Franciele é moradora de Jequié.(Foto:Giro/Dig Moral
Um veículo modelo Fiesta, licença de Jequié, capotou na BR 330, próximo ao Matadouro Municipal de Ipiaú, na manhã desta terça-feira, 8. De acordo com informações policiais, a condutora do carro, Franciele Cardoso Ribeiro, perdeu a direção do automóvel após abaixar para pegar uma garrafinha de água. O fiesta que seguia sentido Ubatã, colidiu na lateral da roda de uma caçamba que seguia sentido contrário.  Com a batida o carro desceu uma ribanceira e capotou diversas vezes. A motorista, que usava cinto de segurança, sofreu ferimentos leves e foi socorrida por populares. Profissionais do Samu estiveram no local e prestaram os primeiros atendimentos médicos. (Giro em Ipiaú)

O carro colidiu na lateral de uma caçamba(Foto:Giro/Dig Moral)
O carro colidiu na lateral de uma caçamba(Foto:Giro/Dig Moral)

Prefeitos se queixam de “herança maldita”

Em Ibirataia a situação da Prefeitura é complicada
Alguns prefeitos baianos que tomaram posse no dia 1º de janeiro se depararam com um cenário de “terra arrasada” nas prefeituras: caixa vazio, patrimônio sucateado e pendências financeiras deixadas pelos antecessores. Para não parar o município, muitos estão tendo que imprimir um ajuste fiscal, cortar gastos, e recorrer a ajuda estadual e federal. A situação é tão crítica que alguns gestores tiveram que decretar estado de emergência no município – caso de Itabuna e Ilhéus – para adquirir bens sem licitação, enquanto aguardam o resultado de auditorias em contratos. Prefeitos de municípios da região, a exemplo de Ibirataia, Jitaúna, Dário Meira, Ubatã e outros também encontraram as prefeituras num verdadeiro caos. 

Do A Tarde

IBIRATAIA: População do Mirante ajuda a apagar incêndio


Foto: Bijoi
As chamas estavam fortes
Na tarde deste domingo (06), por volta das 17:00h a comunidade do Bairro Mirante foi surpreendida por um forte incêndio na área que fica acima do Reservatório da Caixa D’Água da Embasa. O susto e o pavor deixaram os moradores assustados em ver uma enorme labareda se alastrando próximo às suas residências. Ver Fotos

As chamas estavam fortes que de longe percebia o fogaréu e o fumaceiro de diversos pontos da cidade. Em ato de solidariedade os próprios moradores se deslocaram para o local do incêndio sob o auxílio de uma Guarnição da Polícia Militar e uma equipe da Prefeitura que ao saber do acontecimento se deslocou para dar apoio e apagar as chamas. A Empresa Côres da Terra também ajudou a apagar o incêndio.

Até o momento não se sabe o motivo do incêndio que por pouco não causou uma grande tragédia ambiental. Todo cuidado é pouco e nesse calor forte que está fazendo , o cuidado deve ser redobrado, pois os pastos estão secos e qualquer chama poderá causar um incêndio. Na foto abaixo, o incêndio por pouco não destruiu o sistema de transmissão de TV.

Com ajuda dos moradores do Bairro o incêndio foi contido

Tesouras Notícias