Mostrando postagens de dezembro 26, 2012Mostrar tudo

Brasil dobra número de prisões em 2012


Extremamente saturado, o sistema penitenciário brasileiro caminha para o colapso. Apenas no primeiro semestre de 2012, a elevação do número de presos foi de 35 mil em relação a todo o ano de 2011, o que representa o dobro do aumento registrado em todo o ano passado. A elevação fez com que a população carcerária do Brasil chegasse a 550 mil pessoas. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O alto número de prisões pode não estar necessariamente ligado a um aumento da criminalidade, mas a uma “cultura do encarceramento”. “É perceptível que houve um aumento da criminalidade violenta, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas o que causa essa superlotação dos presídios está ligado a uma cultura de prisão que existe no país. A regra não é a da liberdade. Infelizmente, a prisão deveria ser a exceção. E essa cultura é da sociedade e também dos operadores do Direito de um modo geral. Promotores, advogados, enfim, todo mundo que lida com a área”, analisa Luciano Losekann, juiz auxiliar da presidência do CNJ, responsável pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário Nacional. 


Do Congresso em Foco

Missa e cortejo marcam despedida de Dona Canô em Santo Amaro


(Foto: Lílian Marques/G1)

Uma missa de corpo presente marca a manhã de homenagens a Dona Canô em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Por volta das 8h20 (horário local), o corpo saiu do Memorial Caetano Veloso, no centro da cidade, onde foi velado, e seguiu em cortejo para a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, de quem a matriarca era devota. Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Na igreja, amigos e parentes participam da cerimônia religiosa. Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido, o presidente da Rede Bahia, ACM Junior, e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz. O corpo de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, será enterrado nesta manhã, após a missa, no cemitério de Santo Amaro.

 

Prefeitos da região deixam milhares sem salário e 13º



Milhares de trabalhadores do sul da Bahia vão passar Natal e virada de ano sem um centavo no bolso. São funcionários das prefeituras de Itapé, Uruçuca, Ubaitaba, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, Barro Preto, Arataca, Jussari e Ibirapitanga.

A lista de caloteiros inclui os prefeitos de Almadina, Canavieiras, Aurelino Leal, Pau Brasil, Santa Luzia, Una e Ubatã. Em Santa Luzia muitos servidores estão com três meses de salários atrasados. Até os da educação foram prejudicados.

O Ministério Público Estadual teve que ingressar com ação civil na Justiça para assegurar o pagamento de salário dos professores e possibilitar que os alunos de rede de ensino de Santa Luzia consigam concluir o ano letivo.

A mesma medida foi adotada em Ilhéus e Canavieiras, para que os profissionais da educação recebessem salários atrasados e o 13º. Em Itabuna, só uma parte dos funcionários recebeu o 13º salário.

Nos demais municípios os servidores só devem receber salário e 13º a partir de janeiro.

Fonte: A Região

EM IBIRATAIA

Em Ibirataia, os funcionários passaram o Natal de bolso vazio. Até o presente momento, nem metade do décimo de 2012, nem salário de dezembro foi pago aos servidores. Existe comentário que até quinta feira o Prefeito Jorge Fair, pagará os funcionários com o dinheiro que chegou para o município, cerca de R$ 3 milhões. Vamos aguardar.

Projeto exige autorização escrita e com firma reconhecida para dirigir carro emprestado



A Câmara Federal analisa o projeto de lei 4256/12, do deputado Milton Monti (PR-SP), que exige que o dono do veículo dê uma autorização por escrito ao emprestar o carro para outra pessoa dirigir. A autorização deverá ter firma reconhecida e será exigida pela fiscalização de trânsito. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). O parlamentar lembra que medida similar foi instituída por lei complementar, que cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. Hoje, exigência semelhante é válida apenas para veículos comerciais de carga.  Sua proposta, explica, estende a regra para todos os tipos de veículos automotores. De acordo com a Agência Câmara, o argumento do é de que a medida será eficiente no combate ao furto e roubo de veículos.

Adolescente mais alta do mundo encontra o amor ao lado de baixinho no Pará

Elisany tem 2,06 metros de altura

Elisany da Cruz Silva apareceu na imprensa em 2010 demonstrando o seu sonho em se tornar modelo. Tudo normal, não fossem os seus 2,06 metros de altura aos 14 anos de idade, resultado de uma forma de gigantismo causado por um tumor na glândula pituitária. Por causa da anomalia, Elisany, de Salinópolis, no Pará, largou a escola, cansada das gozações dos colegas. A condição também lhe causava muitas dores, e a glândula foi retirada. A menina chegou a "encolher" cerca de 3 centímetros e agora, aos 17 anos de idade, está encontrando a felicidade ao lado do seu primeiro namorado, conforme noticiou o site do jornal The Sun. A cara metade de Elisany, Francinaldo da Silva Carvalho, de 22 anos, tem apenas 1,62 m de altura e tem que se esticar todo para beijar a namorada.


Os amigos estranham um pouco o casal, mas Francinaldo tira de letra as provocações. "Meus amigos perguntam como eu dou um abraço nela. Eu respondo apenas que para tudo há jeito", conta Francinaldo. "A única coisa que realmente nos incomoda é quando andamos de mãos dadas, porque parece que ele é meu irmão mais novo", completa Elisany, que explica que não foi o físico de Francinaldo que a atraiu: "O que me atraiu realmente foi a sua personalidade, a forma como ele trata as pessoas e como me trata". 

Do Jornal Extra

IBIRATAIA: CONTAGEM REGRESSIVA

Foto: Bijoi