Mostrando postagens de dezembro 14, 2012Mostrar tudo

MP solicita interdição de carceragem da delegacia de Valença



Umidade intensa, paredes infiltradas e cobertas de limo, lixo por todos os cantos. Um ambiente em que a insalubridade “impera”. Esse é o retrato da carceragem da Delegacia Regional de Polícia de Valença, um local que, segundo o promotor de Justiça Tiago Quadros, não reúne condições mínimas para abrigar com segurança e dignidade os custodiados que aguardam julgamento. A situação levou o membro do Ministério Público estadual a solicitar ontem, dia 13, a interdição da carceragem. Segundo o promotor de Justiça, atualmente, 32 presos provisórios estão abrigados na delegacia. Dois deles, relata Tiago Quadros, apresentam problemas de saúde e ficam no pátio, local onde são atingidos diretamente pela chuva. Os demais estão distribuídos nas cinco celas que existem na delegacia, que sequer tem vasos sanitários e conta com iluminação precária. A caótica condição de abrigamento foi verificada pelo promotor de Justiça no início deste mês de dezembro, durante inspeção realizada no local.

Do Voz da Bahia

Ipiaú poderá ter laticínio cooperativo sediado no CETEP



Em contato com o programa Fala Ipiaú, um dos coordenadores do Território Médio Rio das Contas, Edvard Bastos, trouxe a informação de que a cidade já tem o empenho da Companhia de Ação Regional (CAR) para a ativação de um laticínio cooperativo. 

O empreendimento deverá ficar sediado no Centro Técnico Profissionalizante (CETEP) de Ipiaú, localizado na BR 330, entre Ipiaú e Barra do Rocha, funcionando através de convênio entre o Território, APROLEITE, ADAB e CETEP.

Segundo o ex vereador Edvard Bastos, a iniciativa poderia viabilizar geração de emprego e renda, incentivar a pecuária leiteira e ainda contribuir para o barateamento dos produtos lácteos ao grande público regional, através da produção local de derivados do leite, a exemplo de iogurte, queijo, requeijão, além de leite pasteurizado.

Ipiau Online

Bahia tem o município com maior taxa de homicídios de jovens do país


Segundos os dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), a cada grupo de mil adolescentes três morrem antes de completar 19 anos. Referentes aos municípios com mais de 100 mil habitantes, Itabuna foi apontada com maior taxa de homicídios no país e ainda mais três cidades na Bahia.
Com isso, a Bahia ficou na segunda posição com cidades que tem o IHA mais alto com uma média de 7,86 a cada 100 mil. O município mais violento é Itabuna (BA), que registra 10,59 homicídios em cada grupo de mil jovens. Em seguida no estado, fica a capital Salvador, com uma taxa de 8,76, seguida pela cidade de Feira de Santana (8,39) e Vitória da Conquista (8.13).
A estimativa, se não houver queda no índice nos próximos anos, é que 36.735 jovens de 12 a 18 anos sejam mortos, possivelmente por arma de fogo, até 2016. A maioria das vítimas é homem e negro*. Em relação a estimativa, Salvador registra o maior número, com um esperado de 2.613 adolescentes mortos entre 12 e 18 anos.
O estado que registrou maior taxa com cidades com índices maiores foi Alagoas, média de 9,07. Na terceira colocação ficou o Espírito Santo (6,54), que também estavam no topo do ranking em 2009. O menor índice foi identificado em São Paulo (0,94), cuja capital também é a menos letal para adolescentes.
Calculado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o IHA passou de 2,61 mortes por grupo de mil jovens para 2,98. Os dados, referentes a municípios com mais de 100 mil habitantes, foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e pela organização não governamental Observatório de Favelas, no Rio.

IBIRATAIA: CETEP realiza a I Feira de Saúde Itinerante - FOTOS