Mostrando postagens de dezembro 10, 2012Mostrar tudo

Camamu: Maioria dos eleitores vota nulo e Justiça cancela eleições



As eleições municipais realizadas em Camamu foram canceladas pelo juiz da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães Neto, nesta segunda-feira (10), já que mais de 50% dos votos foram nulos. Com isso, a prefeita eleita Emiliana Assunção (PP), que substituiu o então candidato Zequinha da Mata (PP), que teve o registro indeferido. Ela teve 5.993 votos, 32,56% do total. Em segundo lugar ficou Francisco Vasconcelos (PMDB), com 911 votos, um total 31,13%. Os outros candidatos, Ioná Queiroz (PT), Américo da Silva (PSD) e Idalina Miranda (DEM), não tiveram os registros deferidos. “Em que pese a excepcionalidade em tais casos, tendo a nulidade atingido mais da metade dos votos dos eleitores que foram às urnas, o pleito em análise não se mostra capaz de legitimar um gestor público municipal com respeito à vontade dos eleitores”, disse o juiz. O município passará por novas eleições. Até lá, será o novo presidente da Câmara de Vereadores a administrar a cidade. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). 

Política Livre

IPIAÚ: Jogo dos Astros acontecerá neste domingo no estádio Pedro Caetano



Evento promovido com intuito beneficente,o Jogo dos Astros trará a Ipiaú neste domingo (17) grandes nomes do futebol nacional em uma partida que será disputada no estádio Pedro Caetano a partir das 15h com jogo preliminar disputado por equipes de veteranos da cidade. O evento está sendo organizado pelo contabilista e amante do esporte José Carlos da Silva Santos, em participação voluntária de um profissional que já foi associado da AUIPE.

O jogo principal Seleção de Ipiaú X Time dos Astros, reunirá em campo a equipe que fez bonito no Campeonato Intermunicipal deste ano contra um selecionado formado por expoentes do esporte brasileiro a exemplo Vladimir (goleiro do Santos); Maurício (ex Internacional e Botafogo); Tarantine (campeão brasileiro em 88 pelo Bahia); Tanta (ipiauense craque do futebol português), Paulo Almeida (Santos), o ubatense Gilmar (Criciúma) entre outros.

A partida histórica visa arrecadar recursos para ajudar a Associação dos Estudantes Universitários de Ipiaú (AUIPE) O objetivo é angariar fundos para adquirir um novo ônibus para transporte dos alunos, uma vez que o anterior ficou inutilizado após tombar numa ribanceira às margens da BR 101.

Do Ipiaú Online

Bahia pode perder parte do território na quinta-feira



O prazo para que os estados do Tocantins, Piauí, Goiás e Minas Gerais, ponham fim a uma disputa de terras que atualmente pertencem à Bahia termina na próxima quinta-feira (13). O Supremo Tribunal Federal (STF) pretende por um ponto final na disputa territorial que envolve áreas localizadas nos municípios do oeste baiano, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto. Os estados disputam a terra produtora de soja, milho e de gado de corte. A situação envolve uma forte disputa econômica na região, o hectare de terra chega a valer cerca de R$ 15 mil, sendo uma das áreas de cultivo mais valorizadas do estado. A disputa pelos territórios vem desde 1986. Até então, o critério da divisa Oeste do estado da Bahia era baseada nos limites da Serra Geral. Mas a pedido da Justiça, o Exército realizou uma nova demarcação onde a Serra Geral deixou de ser o demarcador utilizado e o critério adotado foi o limite marinho. Desta forma, os três municípios baianos perderiam 108 mil hectares de terras. Desde então, o caso passou a ser alvo de uma disputa judicial. (Bocão News)

TCM-BA: Contas da Prefeitura de Ipiaú e Câmara de Itamari serão julgadas nesta terça-feira (11)


Deraldino Araújo - Prefeito de Ipiaú e Genivaldo Andrade
Presidente da Câmara de Itamari

O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM em sua 127ª Sessão Ordinária julgará as contas das Câmaras e Prefeitura dos diversos municípios nesta terça-feira (11).

As contas serão analisadas pelos Relatores-Conselheiros Paolo Marconi, Francisco de Souza Andrade Neto, Raimundo Moreira, José Alfredo Rocha Dias e Fernando Vita.

Uma prefeitura e uma Câmara Municipal da região do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas serão julgadas nesta terça-feira (11): Prefeitura Municipal de Ipiaú – Prefeito Deraldino Araújo, a cargo do Relator-Conselheiro Fernando Vita e Câmara Municipal de Itamari – Gestor responsável – Genivaldo Andrade Silva – a cargo do Relator-Conselheiro José Alfredo Rocha dias.



Tesouras Notícias 

Jitaúna: Jovem morre após cair de moto e ser atropelado por carro



Ravaneli Silva Santos, 18, morreu na madrugada de domingo (09), por volta da 00h25, vítima de atropelamento na estrada que liga Jitaúna ao distrito de Barra Avenida. O jovem estava na garupa de uma moto com um amigo, quando, segundo informações de testemunhas um  veículo modelo Strada, atropelou o rapaz. Ainda segundo informações, após jovem se desequilibrar da motocicleta caiu e o veiculo passou por cima da região do pescoço causando-lhe a morte instantânea. Agentes da Polícia Militar de Jitaúna estiveram no local para averiguar o fato. O enterro aconteceu nesta manhã de segunda no cemitério Monte Santo. O caso está sendo investigado. 


Jitaúna em Dia

Apenas cinco Câmaras têm contas aprovadas na íntegra




Ao longo desta semana, o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou na íntegra as contas das Câmaras de Condeúba, Cravolândia, Érico Cardoso, Ipecaetá e Ipirá, relativas ao exercício de 2011, da responsabilidade de Silvan Baleeiro de Souza, Manoelito Rebouças Ribeiro, Klinger Wanderley Silva Cardoso, João Batista Rodrigues da Rocha e Edigar Batista da Silva, respectivamente. Desta forma, já são 21 Legislativos com quitação plena, superando as 16 prestações referentes ao exercício de 2010.

Isso comprova que o empenho do TCM-BA em promover encontros de orientação com gestores e técnicos municipais, na tentativa de minimizar o cometimento de irregularidades, já começou a produzir efeitos.

Com informações do TCM-BA

Royalties: Congresso pode votar urgência para veto presidencial nesta terça

Royalties: Congresso pode votar urgência para veto presidencial nesta terça

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, disse nesta segunda-feira (10) que foi marcada sessão conjunta (Câmara e Senado) para esta terça-feira (11), às 12h30, quando poderá ser analisado o pedido de urgência para a análise do veto da presidente Dilma Rousseff à lei que redistribui os royalties do petróleo (Lei 12.734/12), informa a Agência Câmara. Lideranças de diversos partidos que defendem a derrubada do veto estão colhendo assinaturas para o requerimento de urgência. São necessárias 257 assinaturas de deputados e 41 de senadores. “Amanhã (11) vamos ter sessão do Congresso e o que tenho notícias é que os líderes vão apresentar um pedido de urgência. Uma vez que ele seja aprovado, evidentemente que o veto vai ter que ser colocado em votação”, afirmou Sarney. A lei aprovada no Congresso previa uma distribuição dos royalties entre todos os estados e municípios do País. Hoje, a maior parte desses recursos fica com os chamados estados produtores. Após o veto, a presidente Dilma Rousseff enviou uma medida provisória (592/12) à Câmara, que mantém as regras atuais de distribuição para os contratos antigos. A MP destina 100% dos royalties das futuras concessões de petróleo para investimentos na área de educação. 

Bahia Notícias

Itiruçu: Detento foge de delegacia com moto de agente

Foto: Cidade Repórter
Itiruçu: Detento foge de delegacia com moto de agente

A polícia de Itiruçú realiza buscas nesta segunda-feira (10) a um assaltante, preso na noite de sábado (8), que escapou no domingo do complexo policial do município do baiano. De acordo com o delegado titular Carlos Humberto, em entrevista ao site Cidade Repórter, na fuga, Juliano Saia Apolinario rendeu o agente de plantão e fugiu com a sua motocicleta. A polícia instaurou inquérito para investigar o caso. Até o final da manhã desta segunda, nem o fugitivo, nem a moto do policial foram localizados.

Do Bahia Notícias

PSD vira partido estratégico para 2014

Gilberto Kassab (PSD)
O recém-criado PSD do prefeito Gilberto Kassab tornou-se um partido estratégico para os três potenciais candidatos principais à Presidência em 2014: a presidente Dilma Rousseff, do PT, que vai disputar a reeleição, o senador Aécio Neves, do PSDB, já lançado à disputa pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que estuda a possibilidade de brigar também pelo posto. O PSD – que, segundo o próprio Kassab, não é “nem de esquerda, direita ou centro” – tem vínculos com todos os principais partidos que vão para a disputa daqui a dois anos. Kassab mantém-se próximo da presidente Dilma Rousseff, de Aécio Neves e de Eduardo Campos. Mas, por ter oferecido um ministério ao partido – por enquanto a ainda não criada Secretaria das Micro e Pequenas Empresas -, a presidente Dilma ganhou a dianteira na disputa. “Eu diria que, nesse momento, a tendência é ficarmos com a presidente Dilma”, disse o líder do partido na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP). Leia mais no Estadão.

Preso lavrador que engravidou menina de 12 anos em Tanhaçu


Acusado de estuprar e engravidar uma garota de 12 anos, o lavrador Edimilson Rodrigues Souza, o “Baiano”, de 56 anos, foi preso, no sábado (8), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Tanhaçu, em sua residência, na Fazenda Lontra, zona rural daquele município. O crime aconteceu há oito meses, quando os pais da garota não estavam em casa. “Baiano” mora a poucos metros da casa da vítima. Segundo o titular da DT/Tanhaçu, delegado Fábio da Silva Lago, o caso só chegou ao conhecimento da polícia no dia 3 de dezembro deste ano, depois que a garota contou aos pais que fora estuprada por Edimilson. A vítima se recusava a dizer quem era o pai do bebê, atualmente com 33 semanas de gestação, porque fora ameaçada de morte pelo lavrador, que é casado com a irmã do pai dela. 
Na delegacia, “Baiano” confessou o crime e disse que esperou pelo momento em que a garota e os irmãos menores, que dormiam em um dos quartos do imóvel, estariam sozinhos. Com mandado de prisão preventiva em aberto, Edimilson foi autuado por estupro de vulnerável, ameaça e corrupção de menores. Ele encontra-se custodiado na carceragem da DT/Tanhaçu, à disposição da Justiça. (Ascom/PC)

Corrupção: Desvios no setor público geram 10 mil inquéritos em 2012


Mais de 10 mil inquéritos foram abertos para apurar irregularidades envolvendo dinheiro público em 2012, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Ministério Público Federal.
Até o dia 31 de outubro, foram abertos 5.113 inquéritos policiais envolvendo corrupção, peculato, tráfico de influência e nepotismo.
Para os mesmos crimes foram abertos 168 autos extrajudiciais (inquéritos civis públicos, procedimentos administrativos e procedimentos de investigação criminal).
Entre os casos destacados pelo Ministério Público de combate à corrupção está o mensalão, que está em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) desde agosto e já levou à condenação de 25 réus.
O caso foi o maior escândalo de corrupção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e foi denunciado em 2007. A divulgação do balanço acontece em ocasião do Dia Mundial de Combate à Corrupção, neste domingo (9).
Folha

Receita libera hoje consultas ao último lote do IR 2012



Receita Federal libera nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011. Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 17 de dezembro.  Neste lote multiexercício, que engloba valores residuais de anos anteriores, serão pagos R$ 362 milhões para 120.524 contribuintes, informou a Receita Federal, sendo R$ 59 milhões para o último lote do IR 2012 (englobando 101.924 contribuintes).

IBIRATAIA: Academia Roozevelt promoveu o 1º Regional de Jiu-Jitsu - VIVO