Mostrando postagens de dezembro 3, 2012Mostrar tudo

Lei que assegura promoção para professores da rede estadual é sancionada por Wagner



A lei que estabelece progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino do estado da Bahia, por intermédio do curso de atualização em práticas pedagógicas instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e destinado também a coordenadores pedagógicos foi sancionado nesta segunda-feira (3) pelo governador Jaques Wagner. O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, com a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Para ter direito às promoções será preciso frequência mínima nas duas etapas do curso, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade a Distância (EAD), com duração de 120 horas.

Do Bahia Notícias

Ibirataia: Otto parabeniza Marcos Aurélio e promete recuperação da BA-120



O vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), parabenizou o prefeito eleito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), e reiterou o compromisso de refazer a BA-120, que liga Ibirataia a Gandu. O compromisso foi firmado durante o encontro dos gestores realizado na última sexta-feira (30) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

“Além dos parabéns pela nossa vitória, ouvir do vice-governador a promessa de que teremos apoio incondicional do governo do estado. Otto nos disse ainda que não medirá esforços para que a recuperação da rodovia que liga Ibirataia a Gandu seja iniciada. O sentimento é o melhor possível”, disse Marcos Aurélio.

O prefeito eleito ainda destacou a realização desde já de um dos compromissos de campanha. “Estamos levando integrantes da transição de governo bem como pessoas que assumirão cargos na nossa gestão para participar de cursos de qualificação na capital do estado”, enfatizou. Em tempo, a diplomação de Marcos Aurélio e dos vereadores eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro.

Do Ubatã Notícias

Gongogi é uma das piores cidades da Bahia, afirma pesquisa

O município está entre os 15 piores doo Brasil


Tremedal, na Chapada Diamantina, é a cidade com pior desenvolvimento econômico de todos os 5.565 municípios existentes no país, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um estudo anual da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Além de Tremedal, outros cinco municípios baianos  estão entre os 15 piores do Brasil: Gongogi, Mansidão, Pilão Arcado, Arataca e Tabocas do Brejo Velho (ordenados do pior para o melhor colocado). Para determinar o índice de desenvolvimento dos municípios, a Firjan considerou três indicadores: emprego e renda, educação e saúde, atribuindo notas de 0 a 1 a cada um deles. Os dados se referem ao ano de 2010.

No caso de Tremedal, por exemplo, o índice mais crítico foi o de emprego e renda, que obteve nota 0,1. “Aqui não tem investimento privado nenhum. Dos 17,7 mil habitantes, 1,5 mil trabalham na prefeitura e outros 4 mil vivem do Bolsa Família. A maioria vai embora para São Paulo, sempre foi assim” , relata O prefeito de Tremedal, José Bahia (PP).

Fonte: Correio da Bahia

INSS inicia pagamento da 2ª parcela do 13º a segurados



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira a segunda parcela do 13º salário dos segurados que recebem acima de 1 salário mínimo. Hoje recebem segurados com cartão finais 1 e 6 (excluindo o dígito). Amanhã, recebem a gratificação os segurados com cartão finais 2 e 7; na quarta os com finis 3 e 8; na quinta, os com finais 4 e 9; e na sexta os com finais 5 e 0. Também nessas datas serão pagos os benefícios mensais regulares dos segurados.

Globo tem pior audiência de sua história em São Paulo


Enfrentando a má fase de suas novelas no horário nobre, a Globo encerrou novembro com a pior audiência de sua história em São Paulo. A emissora registrou até o dia 29 média diária (das 7h à meia-noite) de 13,5 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP. Em outubro, a emissora alcançou média diária de 14,6 pontos. Enquanto a Globo perdeu público, Record, SBT e Band cresceram em audiência em novembro. A Record foi de 5,4 pontos (outubro) para 6,3 pontos em novembro. Empatou com o SBT, que passou de 5,7 (outubro) para 6,3 pontos. A Band subiu de 2,4 pontos para 2,9 pontos (novembro). A RedeTV! caiu de 0,9 ponto para 0,8 ponto. O número de televisores ligados manteve-se o mesmo nos dois últimos meses: 40%.
Com esse índice de novembro, a Globo caminha para fechar o ano com a sua pior audiência em São Paulo. De janeiro a novembro, a emissora marcou média diária de 14,9 pontos. Em 2011, a rede registrou de janeiro a dezembro média de 16,3 pontos. Record e SBT também perderam público com relação ao ano passado.A Record registrou em 2011 média de 7,2 pontos e deve encerrar 2012 com 6,2 pontos. O SBT foi de 5,7 pontos (2011) para 5,6. Em 2002, a média da Globo era de 20,3 pontos. (F5)

Eleitor que não votou no 1º turno tem até quinta para justificar a ausência



O eleitor que por algum motivo deixou de votar no primeiro turno das Eleições municipais 2012 e não justificou no dia do pleito, poderá apresentar a justificativa até a próxima quinta-feira (6). O requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor ou no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Após preencher o formulário, o eleitor deve apresentá-lo ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. Segundo Márcio Jorsito, Chefe da 15ª Zona Eleitoral, a justificativa tem que ser comprovada via documentação. “Vale ressaltar, que todas as petições serão ainda submetidas à análise do Juiz Eleitoral”, afirma.
Jorsito ainda comenta que os eleitores que não apresentarem a justificativa ficam impedidos, dentre outras consequências, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino. Para justificar a ausência no dia do pleito é necessário que o eleitor tenha em mãos o número do título e um documento de identificação com foto. Caso o eleitor não tenha votado também no segundo turno da eleição, terá que justificar novamente, obedecendo aos mesmos requisitos. Dia 27 de dezembro é o prazo para os que deixaram de votar no segundo turno, apresentem o formulário de Justificativa Eleitoral. (TRE)

Moção - Dep. J. Carlos