Mostrando postagens de novembro 20, 2012Mostrar tudo

Projeto que assegura promoção para professores é encaminhado à Assembleia

Foto Google

O governador Jaques Wagner encaminhou nesta terça-feira (20) à Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei que possibilita a progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por meio de curso de atualização. Para isso, a Secretaria da Educação institui o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas para professores e coordenadores pedagógicos da rede, por meio da portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012. O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. O curso será realizado pela Universidade de Brasília (UNB), na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração total de 120 horas, dividido em duas etapas. As inscrições estarão abertas no período de 23 de novembro a 6 de dezembro, pela internet.

Do Bahia Notícias

Filho mata o pai a facadas em Ilhéus


Imagem ilustrativa Google

Um crime chocou a cidade de Ilhéus no sul da Bahia no início da tarde desta terça-feira (20). Elias Profiro de Souza, 62 anos, foi morto depois de ser esfaqueado pelo próprio filho, o menor de 17 anos, que não teve a identidade revelada. Segundo as informações divulgadas no site Vermelhinho da Bahia, pai e filho entraram em luta corporal debaixo da escada da casa onde moravam na Av. Esperança, em frente a rodoviária, de Ilhéus, quando o jovem terminou esfaqueando o pai que não resistiu aos ferimentos e faleceu. O motivo da briga entre os dois é desconhecido. Policias do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) efetuaram a prisão do jovem.

Do Voz da Bahia

Ceplac promove IX Festa do Cacau Clonado em Florestal



A Ceplac, através do Escritório Local de Jequié, realizará no próximo dia 25, no distrito de Florestal, em Jequié a IX Festa do Cacau Clonado. A programação, que se desenvolverá durante todo o dia, tem início às 10 horas, com a solenidade de abertura. A programação prevê, em seguida, a palestra “Modernização da Cacauicultura e Manejo de cacau Clonado”, pelo Agrônomo do Centro de Extensão da Ceplac, Milton José da Conceição. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a programação tem sequência com a realização do Concurso de Quebra de Cacau, que prevê premiações para os vencedores. Para realização do tradicional evento, que há vários anos mobiliza a comunidade produtora daquele distrito, a Ceplac conta com a parceria da Secretaria de Agricultura de Jequié e da Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal, além do apoio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e de diversas empresas da região.

José Carlos Peixoto
Assessoria de Imprensa

Jaques Wagner recebe prefeito eleito ACM Neto na Governadoria



O governador Jaques Wagner e o prefeito eleito de Salvador ACM Neto se reuniram na manhã desta terça-feira (20) na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No encontro, os dois discutiram projetos para Salvador para os próximos dois anos. Este foi o primeiro encontro oficial entre Wagner e Neto - os dois já estiveram juntos em evento promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em Guarajuba logo após as eleições. Na ocasião, Wagner afirmou que iria ligar para Neto para confirmar a data de uma audiência solicitada pelo democrata. Também durante o encontro da UPB, Neto disse que só iria solicitar um encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) após a conversa com o governador, por uma questão de hierarquia e procedimento. "Espero, inclusive, que o governador faça essa ponte com a presidente", acrescentou.

Correio

Serrinha: Mãe de jovem obeso pede ajuda para transferir filho para Feira ou Salvador


O jovem Francisco Araújo Silva, de 23 anos e com 280 quilos, está internado no Hospital Regional de Serrinha desde o último dia 18 por decorrência de uma obesidade mórbida que compromete a sua vida. A mãe dele, Maria Aurizete de Araújo, resolveu pedir ajuda para que o filho tenha um tratamento adequado e que consiga emagrecer. Ela pede que Francisco seja transferido para uma unidade médica de Feira de Santana ou de Salvador. Segundo Maria Aurizete, o rapaz já sofreu seis paradas cardíacas seguidas de convulsões. Atualmente Francisco sofre com a falta de ar e precisa de ajuda de aparelhos para respirar.
Por conta do quadro, que a cada dia se agrava, a genitora teme pela vida do filho. A primeira ajuda que teve Francisco teve foi para retirá-lo de sua residência. Por conta do excesso de peso, Francisco não consegue tomar banho sozinho. Além disso, como não consegue se levantar, precisa usar fralda descartável. "Meu filho está internado aqui em Serrinha, mas não tem como ter um tratamento direito, porque falta até mesmo aparelho que possa medir a pressão dele. Não tem nem mesmo cama adequada", lamentou.
Do Bahia Notícias

Governador Jaques Wagner minimiza atraso no Porto Sul


O governador Jaques Wagner minimizou o atraso na liberação da licença prévia (LP) para o Porto Sul, em Ilhéus, cuja primeira etapa – o terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin) – só deverá ficar pronta a partir de 2015. Após receber uma série de questionamentos ambientais, a localização do empreendimento – que deve receber R$ 3,5 bilhões em investimentos públicos e privados – foi alterada da localidade da Ponta da Tulha para Aritaguá. “É óbvio que todos nós queríamos que fosse construído o mais rápido possível, com mais celeridade”, reconheceu Wagner, destacando, no entanto, acreditar que o atraso não tenha trazido nenhum tipo de prejuízo para o Estado da Bahia ou para os investidores privados. “Não é prejuízo, você vai lucrar depois”, ponderou. De acordo com o governador, projetos do tipo estão sujeitos a questionamentos. “Veja o caso da Usina de Belo Monte, que é discutida há muito tempo, mas está sempre em discussão, se vai parar, se vai continuar”, destacou. Leia mais em A Tarde.

Nem no carnaval: Festa no interior de Goiás tem sexo explícito e atos libidinosos no meio da rua

Fotos tiradas no meio da rua foram postadas no Facebook

Um dos maiores eventos de música sertaneja de Goiás, o “Caldas Country Show”, realizado em Caldas Novas, cidade da região sul do estado, tem dado o que falar nas redes sociais. O evento foi realizado neste sábado (17) e domingo (18). Imagens de sexo explícito e atos libidinosos nas ruas da cidade goiana durante a festa ainda causa polêmica na internet nesta segunda (19). Uma das pessoas que compartilhou as imagens na página mundial de computadores, o corretor de imóveis Júlio César Franco Sousa, de 25 anos, disse em entrevista ao G1 que não é o autor das fotos, mas que, durante os dias da festa presenciou diversos abusos de comportamento nas ruas da cidade. Morador de Goiânia, Sousa participa do Caldas Country há e seis anos e conta que "tem piorado muito" nos últimos três anos". "Mas esse foi o mais avacalhado", contou. Ele relatou que antes dos shows, ficava na praça central da cidade e presenciou sexo nas ruas, strip-tease na varanda de um hotel e até um homem ser baleado na perna. Mas o que mais chamou a atenção do corretor foi um grupo de turistas que dançava em cima de uma cabine policial. "Você fica pensando, que controle que a polícia tem?", questiona. No Facebook, as cenas de sexo e violência dividiram as opiniões. Enquanto algumas pessoas condenam e dizem ser um "absurdo", outras afirmam que há esse tipo de comportamento em todos os locais de grande concentração de público, como por exemplo o carnaval.

Leia mais Bahia Notícias

Aniversariantes do dia

O Blog Tesouras Noticias parabeniza no dia de hoje (20/11) os aniversariantes Drª Calila Pinheiro, Lana Salvatore e Gilmar Macedo, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos você e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Drª Calila Pinheiro
Lana Salvatore
Gilmar Macedo Lima

Professores da rede estadual paralisam atividades nesta terça-feira (20)


Imagem ilustrativa google

Os professores da rede estadual de ensino realizam uma paralisação nesta terça-feira (20) em todo o estado em razão de um novo impasse com a Secretaria de Educação. No último dia 14, a categoria rejeitou em assembleia a proposta do governo do estado de dois calendários letivos e prometem uma nova paralisação no próximo dia 27.
De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o ano letivo de 2013 terá dois inícios. As aulas começam em março para as 1.076 escolas que vão concluir o ano letivo entre 13 de dezembro e 31 de janeiro. No restante das escolas, o ano letivo começará em abril. Neste grupo estão as instituições que vão concluir o ano letivo no período entre fevereiro e março.
O finais em datas diferentes e o novo calendário com dois inícios  em 2013 é fruto da greve de 115 dias que os professores promoveram entre abril e agosto deste ano. Segundo a SEC, os calendários foram aprovados pelos colegiados escolares, que contam com participação de professores, servidores, pais e estudantes.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado  (APLB) alega que o calendário duplo pode aumentar a evasão escolar, esvaziar as escolas que começam em abril (já que os estudantes optariam por se matricular nas que começam em março) e afetar as férias dos docentes que trabalham em duas escolas.

Do Correio