Mostrando postagens de novembro 14, 2012Mostrar tudo

CCJ da Câmara aprova regulamentação da profissão de comerciário



Projeto de lei que regulamenta a profissão de comerciário foi aprovado nesta quarta-feira (14), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. De origem do Senado, o texto estabelece a jornada de trabalho de oito horas por dia e 44 horas semanais. Como a proposta foi emendada, o projeto retornará ao Senado para nova apreciação. Embora fixe a jornada diária em oito horas, o projeto admite que nos casos de trabalho em turnos de revezamento, a jornada poderá ser seis horas, desde que não haja redução na remuneração e que o empregado não trabalhe em mais de um turno. O projeto também oficializa o dia 30 de outubro como o Dia do Comerciário. O texto aprovado pelos deputados obriga, ainda, as empresas a contribuir para entidades sindicais, independentemente de filiação, número de empregados e tamanho da empresa. Também é obrigatório a todos os comerciários pagar a contribuição sindical, que não poderá ultrapassar a 1% do salário.


Carro bate em caminhão e motorista morre próximo à Jequié


Foto: Marcos Frahm

Um homem de 36 anos morreu depois de bater o carro que ele conduzia com um caminhão Mercedes Benz, na tarde desta quarta-feira (14), na BR-116. O acidente entre uma pick up e um caminhão aconteceu próximo a Jequié por volta das 13h desta quarta-feira,14. O motorista da pick-up, Fábio da Silva Gonçalves, ficou preso as ferragens e morreu no local. Já o caminhoneiro, de identidade não revelada, sofreu ferimentos e foi socorrido ao Hospital Geral  Prado Valadares.



De acordo com a Polícia Rodoviária, Fábio era morador na cidade de Feira de Santana e prestava serviços para a Concessionária Via Bahia, realizando serviço de dedetização, através de pulverização, nas bases da Concessionária, instaladas em vários pontos da BR-116. O corpo da vítima foi retirado das ferragens e encaminhado ao Instituto Médico Legal, por peritos do Departamento de Polícia Técnica. 

Informações do blog do Marcos Frahm.




Corpo de Alex Alves será sepultado nesta quinta-feira em Salvador



Vítima de leucemia, o atacante Alex Alves faleceu nesta quarta-feira (14), pela manhã, em Jaú, cidade do interior de São Paulo, onde ele se tratava. O corpo do craque revelado no Vitória nos anos 90 chegará a Salvador às 9h desta quinta (15) e o sepultamento será realizado às 16h, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas. O Esporte Clube Vitória assumiu a reponsabilidade pelo sepultamento do jogador que tinha 37 anos. "O presidente Alexi Portela Júnior autorizou ao assistente do departamento de futebol, ex-zagueiro Flávio Tanajura, a entrar em contato com os familiares de Alex, pois o clube se responsabilizará pelo sepultamento", diz nota no site oficial do clube.  Alex Alves chegou ao Vitória aos 12 anos de idade e despontou para o futebol no Campeonato Brasileiro de 1993, quando o Rubro-negro foi vice-campeão. Depois, acumulou passagens por outros grande clubes como Palmeiras, Cruzeiro e Vasco, além de ter atuado fora do país, tendo como principal equipe o Hertha Berlim, da Alemanha. (Ibahia)

5,7% da população baiana têm diabetes, diz Ministério da Saúde


Doença caracterizada pelo aumento anormal do açúcar no sangue, o diabetes é silencioso e, muitas vezes, demora a ser identificado. Este foi o caso de Maria de Lourdes Bispo, que só soube do problema aos 60 anos. “Há quatro anos, soube que tinha a doença e fui parar em uma emergência hospitalar. Meu açúcar estava muito alto e eu não tinha ideia do que fazer. Hoje, faço tratamento no Cedeba, pratico exercícios e tenho uma vida normal”. Para chamar a atenção da população sobre a doença, o Centro de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba) promove a Semana Azul, dentro do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). O centro faz também um alerta para os casos em crianças, pois os sintomas podem se agravar rapidamente. Mais de 75 mil pessoas fazem acompanhamento no Cedeba, que realiza cerca de mil atendimentos por dia. Para a diretora do centro, Reine Chaves, quanto antes a doença for identificada, melhor. “Nas crianças, se manifesta de forma rápida. Elas perdem peso e podem ter o pâncreas destruído, quando precisarão usar insulina para normalizar a situação. Nos adultos, o diabetes vai surgindo devagar, e muitas vezes não temos o diagnóstico de forma imediata. Por isso precisamos alertar a população sobre os problemas de ter uma doença mal controlada”.

Do Política Livre

Para acudir prefeitos, governo traz pacote R$ 3,5 bilhões



Como previsto, prefeitos que deixam os cargos em dezembro desembarcaram em Brasília. De pires na mão, desfiaram suas angústias num encontro realizado no Senado. Depois, concentraram-se defronte do Planalto. Coordenadora política de Dilma Rousseff, a ministra Ideli Sanvatti recebeu representantes do grupo. Ideli anunciou que o governo embrulha um pacote com providências que somam R$ 3,5 bilhões. Junto com o socorro, virá uma medida provisória com regras para a rolagem das dívidas previdenciárias das prefeituras.
Serão perdoados: 60% das multas, 25% dos juros e 100% dos encargos. Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski diz que o pacote de Dilma “não vai solucionar” a encrenca das prefeituras. Mas aliviará o drama dos prefeitos que saem em dezembro. Servirá para “tirar muitos prefeitos do enquadramento de ficha-suja.” Como assim? “Tem prefeitos que vão ser condenados por causa de cinco, vinte mil reais de restos a pagar [de convênios não honrados pela União].” Segundo Ziulkoski, os gestores municipais “não tiveram suficientes aportes de caixa para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.” 
(Blogdojosias)

IBIRATAIA: Garis paralisam suas atividades por falta de pagamento

Atividade só voltará normal com o pagamento do salário

Insatisfeitos por não receberem os seus salários, os garis resolveram paralisar na manhã desta quarta-feira (14) suas atividades. “Somos a classe funcional mais humilde do município e infelizmente ainda somos humilhados, pois a essa altura não recebemos os nossos pagamentos referente ao mês de outubro e tem outros colegas que estão com dois meses sem receber salários” disse um gari. Ver Fotos

Segundo um gari que não quis se identificar, disse que a classe está unida e só pretende varrer e recolher o lixo da cidade se a administração pagar os seus salários, caso contrário, a cidade vai ficar suja. A comunidade tem que entender que somos humanos e necessitamos de nossos salários para sobreviver.

Segundo informações do setor de recursos humanos, o pagamento será feito no próximo dia 20. Enquanto isso, caso não seja sanado a situação, a comunidade sofrerá horrores e, por certo os urubus, cachorros, ratos, mal cheiro tomarão conta da cidade.

Os cães já estão beirando o lixo

Tesouras Notícias 

Técnica desenvolvida por cacauicultor de Ibirataia promete aumento na produção


Alta produtividade, plantas resistentes à incidência de pragas e doenças, baixo custo operacional, são alguns resultados obtidos, em curto espaço de tempo, pelo técnico em Agricultura e cacauicultor Ednaldo José Pinheiro, 53 anos, na Fazenda Oxalá, município de Ibirataia, através  da técnica de poda seletiva e colheita programada desenvolvida por ele  há cerca de 10 anos. Os resultados indicam uma produtividade de 50 até 200 arrobas por hectares, sem irrigação. O experimento vislumbra uma alternativa viável para a continuidade da lavoura na Bahia. Alguns técnicos da Ceplac consideram a experiência positiva, mas o órgão ainda não se pronunciou a este respeito.
Foi através da implantação de um jardim clonal destinado à produção de material para a realização de enxertia na roça que Ednaldo Pinheiro, o popular  “Dado”,  notou que a planta mesmo baixa (pequena) e estressada com o recolhimento do material, continuava produzindo bem. A partir de então manteve a altura do pé de cacau em torno de dois metros e começou a poda entre os meses de setembro e janeiro. Os resultados não demoraram de aparecer. Com a renovação da copa o cacaueiro adquiriu grande resistência às doenças e pragas, sobretudo à vassoura de bruxa, e assim a cada ano a produtividade tem aumentado.

Ednaldo realiza a poda nas arvores com frutos maduros e mantém uma adubação adequada. Em seu experimento é descartada a safra temporã, fato que impõe o sacrifício da birração, e a colheita é programada para a safra principal. O sacrifício vale a pena porque na colheita é farta. Tem pé de cacau com nove anos de idade produzindo quase dois quilos de amêndoas. Ednaldo Pinheiro recomenda que se deve utilizar o material certo na produção de mudas ou clones. Leia Mais

Do Giro em Ipiaú