Mostrando postagens de novembro 13, 2012Mostrar tudo

IBIRATAIA: Professores protestam contra sequestros em suas contas e vão ao Ministério Público


Foto: Tesouras Notícias
Professores com faixas e cartazes demonstraram sua indignação
Os professores da Rede Municipal de Educação na manhã desta terça-feira (13) se reuniram em frente ao Fórum Geminiano José da Conceição com faixas e cartazes protestando pelos violentos sequestros feitos em suas contas de modo irregular, causando sérios transtornos à classe de educadores que estão indignados com a situação. Ver Fotos

O presidente da APLB Sindicato, o professor Elson Cajado e demais dirigentes em audiência com o Promotor de Justiça informou o descaso que a gestão pública municipal está tendo não só com os professores, mas também com outras categorias: Saúde, administração, pessoal de apoio que tem mais de 30 dias sem receber seus pagamentos.

 O representante do Parquet irá analisar toda documentação e por certo solicitar o pedido de afastamento do gestor, pois são muitas as irregularidades desde descontos consignados em folhas de pagamento que não estão sendo feitos os repasses aos bancos credores, a contribuição sindical que já somam quase R$ 30.000,00, configurando apropriação indébita, atrasos de salários, dentre outros.

Segundo Elson, os professores tiveram desfalque em seus contracheques no valor de R$ 300, 400, 500 reais, mas garantiu que os alunos não serão prejudicados, pois apesar de tudo que está acontecendo, os professores são responsáveis e continuarão lecionando, mas as manifestações, protestos e estratégias, isso com certeza a classe não abrirá mão.

Tesouras Notícias

IBIRATAIA: Conselho Municipal de Educação tem nova diretoria


Imagem ilustrativa Google


Na tarde desta terça-feira (13), os conselheiros do COMEC – Conselho Municipal de Educação se reuniram para eleger a nova diretoria do órgão que tem como finalidade garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município.

Os conselheiros se reuniram na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, onde foram discutidos assuntos referente as atribuições do referido Conselho, bem como sobre os procedimentos para o Processo Eletivo Gestão – 2013 à 2015 do COMEC.

Por 16 (dezesseis) votos contra 2 (dois) foram eleitos a seguinte chapa:

Presidente: Antonio Clébio Cavalcante
Vice-presidente: Jan Muniz Ferreira
Secretário Geral: Humberto Nascimento
2º Secretário: Aurizete Novaes

Lagoa seca e milhares de peixes morrem em Paramirim, na Bahia


Centenas de peixes foram encontrados mortos na Lagoa de Paramirim, situada na cidade de Paramirim, localizada a cerca de 742 km de Salvador. As mortes acontecem desde a semana passada na região. A cidade passa por situação de emergência ocasionada por conta da seca que afeta a região desde 2008 e de acordo com informações do prefeito do município, Júlio Bernardo Bitencourt, a seca é o motivo da mortandade dos animais. "Os peixes sofrem porque a lagoa é abastecida quase que em sua totalidade por um riacho, que está vazio por causa da seca. Neste ano as chuvas foram escassas e a lagoa secou. Os peixes morreram por falta de água e oxigenação", afirmou o gestor.
Em entrevista ao G1 o prefeito contou que a lagoa fica localizada na sede do município, em uma área utilizada pela população para prática de exercícios e lazer. "A população ficou bastante assustada com a quantidade de peixes, além de ficar descontente com o cheiro causado pela morte dos animais", disse. Ele informou ainda que a prefeitura vem fazendo o aterramento dos bichos. "Estamos removendo os peixes mortos e fazendo um aterramento. O único meio para poder salvar a lagoa é através da água da chuva", disse. De acordo com informações de Bitencourt, a Barragem do Zabumbão, localizada na região, está apenas com água para alimentar o consumo humano no municípios, em mais 60 comunidades rural e nas cidades de Tanque Novo, Caturama e Botuporã. "Não podemos desviar a água utilizada para o recurso humano para enchermos a lagoa", relatou. A Coordenação Estadual de Defesa Civil (CORDEC) informou ao G1 que atuamente, dos 417 municípios baianos, 259 encontram-se em situação de emergência por conta da seca.

Ministro da Justiça diz que prefere a morte a cumprir pena no sistema brasileiro


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na tarde de hoje (13), na capital paulista, que prefere a morte a uma longa pena no sistema prisional brasileiro, porque as condições nos presídios nacionais são medievais. “Se fosse para cumprir muitos anos em uma prisão nossa, eu preferiria morrer”, disse Cardozo durante um encontro com empresários paulistas. Cardozo salientou que o sistema prisional do país precisa melhorar muito. “Não é porque eu tenho um sistema [prisional] debilitado, que não oferece condições de reinserção, que eu vou negar o princípio que eu tenho que seguir. Eu tenho é que melhorar o meu sistema, cumprir o meu papel”, disse. 
O ministro respondia a perguntas feitas pelos empresários na reunião do Grupo de Líderes Empresarias (Lide). Ele foi questionado a respeito de prisão perpétua, pena de morte e castração química a estupradores e pedófilos. Cardozo mostrou-se contrário à aplicação desses tipos de penas no país.  (Agenciabrasil)

TCM realizará evento para prefeitos eleitos


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-Ba), realizará no próximo dia 30 deste mês, das 09 às 18 horas, no Salão Yemanjá do Centro de Convenções, na cidade de Salvador, um encontro com os prefeitos recém-eleitos com o objetivo de orientar gestores municipais a um modelo de gestão legal e transparente,
O evento é intitulado “Orientação por uma Gestão Legal e Transparente”, quando novos gestores e os reeleitos poderão tirar dúvidas a respeito de suas ações à frente das 417 Prefeituras Municipais da Bahia.
As inscrições já podem ser feitas através deste site www.tcm.ba.gov.br e clicar no banner do evento (Encontro Orientação do TCM com os Prefeitos Eleitos e Reeleitos).
Este encontro, conforme explica o presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, “é uma sequência das atividades que iniciamos desde o ano passado, quando realizamos 13 Encontros de Capacitação e Orientação aos Gestores Municipais, no interior e na Capital e que pretendemos dar sequência ao longo do exercício de 2013”.
Além do presidente da Instituição, participam do encontro os Conselheiros do TCM, o presidente da UPB – União dos Municípios da Bahia -, prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano, e várias outras autoridades, inclusive o Governador do Estado, Jaques Wagner.

Mais de 70% das cidades brasileiras não tem política de saneamento, diz IBGE

Imagem ilustrativa Google

Somente um terço das cidades do país tinha programa, projeto ou ação de coleta seletiva de lixo em atividade no ano passado, segundo o Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os municípios ainda não estão estruturados com ênfase na questão do saneamento. Em relação à PNSB 2008, os dados são semelhantes. Poderia ter havido um movimento melhor na questão da coleta seletiva”, afirma Daniela Santos Barreto, pesquisadora da coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, ao comparar as informações do instituto com os dados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB). O levantamento do IBGE também revelou que 60,5% dos municípios brasileiros não executa qualquer acompanhamento em relação ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e/ou drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Ainda de acordo com a pesquisa, não há órgão responsável pela fiscalização da qualidade da água em 47,8% das cidades e apenas 28% dos municípios tem política de saneamento. Informações do Estadão.

Secretário da Agricultura propõe ações para dar sustentabilidade do cacau cabruca



“O cacau cabruca foi e é o grande responsável pela conservação do que resta da Mata Atlântica na Bahia, mas precisamos de ações para alcançar a sustentabilidade econômica das fazendas que utilizam esse sistema”. Este foi um dos pontos defendidos pelo secretário estadual da Agricultura, (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao abrir oficialmente, representando o governador Jaques Wagner, na noite deste domingo (11), no Centro de Convenções de Ilhéus, o III Congresso Brasileiro do Cacau (III CBC), evento que reúne cerca de mil pesquisadores, produtores, políticos e estudantes.

Além da sustentabilidade do cacau cabruca, o secretário destacou a importância da defesa fitossanitária, com ações preventivas com relação à Monilíase do Cacaueiro, um perigo eminente; pregou a união dos produtores da região; a expansão de novas fronteiras, com cacau irrigado; a manutenção do parque industrial baiano, e o avanço na produção de cacau e chocolates de alta qualidade, além da busca de preços diferenciados para as amêndoas de cacau cabruca.


Fonte: Ascom Seagri 

UPB pode ter a primeira mulher presidente; Maria Quitéria busca chapa única


A atual vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita da cidade de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), tem trabalhado para ser a sucessora do atual presidente da entidade, o prefeito Luiz Caetano (PT), gestor de Camaçari.  A concretização da candidatura de Quitéria representa um passo a mais para que a união baiana tenha a primeira mulher no comando. “Estamos alinhados com o contexto nacional. A presidente Dilma chegou ao poder pelo mérito, por capacidade. Temos uma mulher também na presidência da Petrobras, uma representante feminina baiana no Senado que é Lídice da Mata. Então, isso solidifica o trabalho das mulheres que se destacam”, analisa Quitéria. Segundo a prefeita, o seu trabalho realizado no seu município e ao lado de Caetano a credencia para a disputa. Já como atividade de campanha, a postulante terá reunião na próxima semana com prefeitos da região de Ipiaú. De acordo com ela, gestores de municípios como Caetité, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Irará e outros já demonstraram apoio a sua candidatura. “A nossa meta é formar uma chapa única. A chapa não pode ser de partido, mas sim suprapartidária para atender aos interesses dos municípios”, afirmou Mária Quitéria em entrevista ao Bahia Notícias. Em janeiro de 2011, Caetano liderou a única chapa que venceu o pleito com 289 votos dos 388 prefeitos habilitados. A próxima eleição deverá acontecer em 23 de janeiro de 2013.

Do Bahia Notícias

Governos federal e estadual expõem políticas públicas e projetos para prefeitos eleitos



O segundo dia de trabalho do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos – Sustentabilidade e Inovação, Desafios para a Nova Gestão, realizado pela União de Prefeitos da Bahia (UPB), em Camaçari, neste sábado (10), apresentou a mesa “Entes Governamentais”, que expôs políticas públicas, programas e projetos voltados para os municípios baianos.
O governo federal, representado pelo subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, expôs a importância da realização de projetos, para que os investimentos sejam liberados, e da parceria entre os entes. “Você, prefeito, é o presidente da república no seu município, é o líder do desenvolvimento na sua cidade. É preciso construir projetos, avaliando o que tem que ser realizado no município”.
Os representantes do governo baiano, secretários Rui Costa (Casa Civil) e José Sérgio Gabrielli (Planejamento), falaram sobre ações e projetos estratégicos do Governo. Ao apresentar as obras estruturantes para o fornecimento de água à população, Rui Costa adiantou que, na próxima terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff anunciará o programa Mais Irrigação, que contemplará, entre outras realizações na Bahia, o projeto Baixio de Irecê, um investimento de cerca de R$ 220 milhões. Segundo Costa, a presidenta autorizou ainda a realização do projeto da transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco. “Essa é a redenção da Bahia”.
Outra política ressaltada pelo secretário foi a venda subsidiada de milho para alimentação animal, por causa da seca. “O Governo do Estado fez uma forte mobilização, junto ao governo federal, em prol da disponibilização de mais pontos de venda, além dos nove existentes. A presidenta já autorizou a disponibilização de mais cinco polos de distribuição”, disse.
Fonte: Ascom Casa Civil

IBIRATAIA: Veja a composição da Câmara Municipal

Conheça os 11 (onze) vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012, que representarão o legislativo municipal para o quadriênio 2013/2016 no município de IBIRATAIA.

Caio Pina e Edmilson de Zilda - PP
Peruca e Neguinho Osmar - PSD
Poleandro e Marco Enfermeiro  - PT e Antonio Magno - PRTB

Manoel da Ambulância - PTN; Heber e Zinho da Saúde - PSL

Toin de Berenga - PR


IBIRATAIA: Escola Municipal Eraldo Tinôco apresenta o Projeto Palavra Cantada