Mostrando postagens de outubro 31, 2012Mostrar tudo

Polícia Civil recebe mais 95 viaturas


A Polícia Civil entregou nesta quarta-feira (31) 95 novas viaturas aos delegados coordenadores das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e aos titulares das Delegacias Territoriais (DTs) instaladas em Salvador e região metropolitana. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do delegado-geral Hélio Jorge Paixão, e integra as ações do Programa Pacto pela Vida. Os veículos são equipados com rádio comunicadores, giroflex e outros equipamentos necessários à atividade policial. Segundo o delegado-geral, a iniciativa tem o propósito de renovar a frota utilizada no combate à criminalidade, proporcionado mais agilidade e eficiência às ações policiais. Todo o lote entregue é de carros velados. Nos últimos seis anos o Governo do Estado incorporou às forças policiais 2.928 viaturas e renovou o contrato de locação de mais 700 veículos. Ainda como parte do Pacto pela Vida, que tem o objetivo de reduzir os índices de violência e ampliar a sensação de segurança junto à população, também foram lançadas, ao longo do ano, dez novas bases comunitárias na capital e interior.

Do Política Livre

AOS ELEITOS



Agora que a festa acabou, os ânimos serenaram, as estrelas voltaram a tremular em suas respectivas bandeiras, é hora de voltarmos a atenção para as peças do tabuleiro: qual rei vai comer a rainha? Qual cavalo será montado? Quem é aquele que vem ajoelhar-se aos pés deste? Quais alianças serão ‘benzidas’ e quais elos serão partidos? Um olhar permanente sobre a cidade, afinal governar é a arte de planejar, arquitetar, construir... mas sob a vigilância de toda a gente. Nenhum governo há de pensar sozinho, apenas com os seus botões, voltado para o seu umbigo. Não. Há que ouvir aqueles que o elegeram e os que não o elegeram também, sob pena de não chegar ao segundo mandato desde já. 

Achel Tinôco

Comissão da Câmara aprova criação da Universidade Federal do Sul da Bahia



O colegiado da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31) o projeto do Executivo para criar a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).  O deputado federal, Afonso Florence (PT-BA), apresentou requerimento pedindo a apreciação imediata da matéria. Serão criados 36 novos cursos de graduação, com o objetivo de de atender 11.110 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.
A universidade inicialmente contará com dois campi, nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede no município de Itabuna. A Ufesba deve ser entregue em quatro anos. A Bahia conta atualmente com três universidades federais - Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Correio

IBIRATAIA: HOMEM INVADE CASA, TENTA ROUBAR SUPERMERCADO E É PRESO PELA PM

Fábio Bonfim de Jesus

Por volta das 13h45 desta quarta-feira (31), Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia foram solicitados pela senhora Maria de Jesus (56), moradora da Praça Agnelo Calixto, nº 02, Bairro Barro Vermelho, que informou que um rapaz havia adentrado em sua residência na sua ausência e, quando chegou em casa, deparou-se com o indivíduo, que saiu correndo. 

Ao realizarem rondas e abordagens nas proximidades, os milicianos foram acionados por populares que informaram que um rapaz havia tentado roubar o Supermercado Bom Preço, localizado na Avenida Aurelino Coelho Lima. De imediato os PM's se deslocaram até o local e conseguiram prender o suspeito que resistiu à prisão. Fábio Bonfim de Jesus (27) informou que é morador de Itamarati, mas que estava em Ibirataia sem dinheiro para retornar pra casa. O mesmo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Ibirataia.

Do OPB

ITABUNA: A FAVOR DOS DIREITOS E CONTRA A DESIGUALDADE

Profª Valéria Ettinger



"Vamos permitir que as pessoas sejam felizes, 
vamos pensar que a nossa forma de ser e de 
viver não é a melhor e a mais saudável".

No dia 25 de outubro de 2012, foi realizado o primeiro casamento coletivo homoafetivo da Bahia, idealizado e realizado por estudantes de Direito. Esse casamento representa um marco histórico, por tornar realidade uma luta da comunidade LGBT e afirmar uma conquista de direito. Direito que nasce da reinterpretação de um preceito constitucional com base na dignidade da pessoa humana e no principio da igualdade substancial pelo critério da diferença de condição.

Partindo dessa análise de concretização de direito, esse avanço não é um ataque ou uma ofensa a dogmas religiosos, pois como disse a advogada Jurema Cintra estamos falando em casamento civil e não em matrimônio. O casamento civil é uma formalização concedida por um Estado laico, que tem por base regras de convivência, as quais nascem a partir das demandas sociais. E, por existirem demandas sociais, elas precisam ser regulamentadas para que o acesso à justiça se realize.

É cediço que já existiam casais homoafetivos vivendo em uniões estáveis e, por essa razão, foram adquirindo, por leis esparsas, alguns direitos decorrentes da convivência. Mas com o casamento esse rol de direitos se amplia, permitindo que esses casais tenham plena condição a todos os direitos decorrentes de uma união civil, tais como pensão por morte, herança, pensão alimentícia, dentre outros.

Penso que avançamos legalmente. No entanto, ainda, precisamos desconstruir uma cultura que não enxerga que as pessoas precisam ser felizes como elas desejam.  Quando se ama uma pessoa do mesmo sexo e não se tem por ela um desejo sexual não existe preconceito, mas quando se ama alguém do mesmo sexo e se tem desejo por ela, entende-se como aberração. O problema está no sexo porque pessoas do mesmo sexo não podem ter filhos, então, a ideia do crescei e procriai–vos não será concretizada.

Sandy deixa pelo menos 40 mortos em 8 estados americanos

Foto: AFP
Sandy deixa pelo menos 40 mortos em 8 estados americanos

O número de pessoas mortas nos Estados Unidos em decorrência da passagem do ciclone pós-tropical Sandy pelo país já chega a 40 na noite desta terça-feira (30). Desse total, 18 morreram na cidade de Nova York. Uma pessoa morreu no Canadá. Com isso, o total de vítimas pelo Sandy, somada sua passagem pelo Caribe – pelo menos 69 –, chega a 109. Essas estimativas são preliminares, já que outras fontes apresentam números ainda maiores. A agência France Presse menciona pelo menos 43 mortes, enquanto a Associated Press indica ao menos 50. A rede americana CNN, no entanto, ainda aponta uma estimativa bem mais baixa (33) do que as demais. Grande parte das mortes ocorridas nos EUA foram causadas por quedas de árvores. Mais de 1 milhão de pessoas em 12 estados americanos estão desalojadas. Destas, cerca de 11 mil estão em abrigos da Cruz Vermelha, em 16 estados. Outras 6,1 mil estão em 76 abrigos improvisados em prédios públicos da cidade de Nova York. O fenômeno deixou ainda oito milhões de imóveis sem energia elétrica em 18 estados, segundo o Departamento de Energia americano. O sistema teve postes derrubados e até uma explosão em uma estação no East River, na ilha de Manhattan. As autoridades dizem que, em Nova York, as falhas poderão durar dias.

Do Bahia Notícias

Partidos têm até o dia 6 para prestar contas ao Tribunal Regional Eleitoral

Foto:Google

Passado o segundo turno das eleições 2012, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral registra apenas 2.231 contas de campanha prestadas na Bahia, quantidade equivalente a apenas 6% da expectativa total, de 34.994. Segundo o coordenador de auditoria e contas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Geomário Lima, o pequeno número preocupa pela proximidade do prazo final para entrega dos documentos, no próximo dia 06 de novembro. “À exceção dos candidatos da majoritária que disputaram o segundo turno, candidatos, partidos e comitês financeiros têm que apresentar as contas até o dia 06 de novembro”, explica Lima. As sanções para quem não cumprir o prazo iniciado um dia após o primeiro turno das eleições são mais restritivas para prefeitos e vereadores que obtiveram êxito nas urnas, porém todos os candidatos podem ser penalizados caso não seja respeitado a data limite. “As contas têm que estar publicadas até oito dias antes da diplomação dos eleitos, que pode acontecer até o dia 19 de dezembro, a depender do cartório eleitoral”, aponta o coordenador da divisão do TRE-BA. 

Do Política Livre

IBIRATAIA: Prefeito Marcos Aurélio realiza duas importantes reuniões no Distrito de Algodão - Fotos













IBIRATAIA: Formandos em Pedagogia realizam o I Seminário de Conclusão da Turma - FOTOS