Mostrando postagens de outubro 17, 2012Mostrar tudo

IBIRATAIA: Professores reivindicam pagamento de salários

Professores na sede da Prefeitura M. de Ibirataia
Professores da rede municipal de educação, secretários escolar, serventes e demais pessoal de apoio estiveram na manhã desta quarta-feira (17) na sede da Prefeitura Municipal de Ibirataia para reivindicar o pagamento dos salários atrasados referente ao mês de setembro/2012. Ver Fotos

Segundo informações, parte dos professores já receberam seus pagamentos. “Não entendemos o motivo do pagamento estar sendo selecionado, uma vez que os recursos do FUNDEB não vêm discriminados”, disse um professor.

A direção da APLB Sindicato Núcleo de Ibirataia acompanhou a manifestação, dando suporte e acompanhando a reivindicação, na tentativa de um diálogo para sanar a situação. A Prefeitura recebeu entre os dias 01/09/2012 a 17/10/2012 um montante de R$ 3.517.427,44.




Matéria Atualizada

Dilma demite presidente do INSS por fazer campanha

Foto: Valter Campanato /ABR
Dilma demite presidente do INSS por fazer campanha

O presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, foi demitido pela presidente Dilma Rousseff por ter tirado licença de 20 dias para participar de campanhas políticas no Rio Grande do Sul, seu estado. De acordo com o Blog do Josias, do UOL, já havia uma insatisfação com o presidente do INSS devido a uma piora nos indicadores de desempenho do INSS, detectada por avaliações do governo. Hauschild ocupava o cargo pela cota do PMDB do Senado, sob apadrinhamento do líder Renan Calheiros (RN). Segundo o blog, Dilma já chamou o vice-presidente Michel Temer para dizer ao peemedebista que espera uma nova indicação do partido. Ela também negou rumores que circulavam em Brasília, de que o petista Carlos Gabas, atual secretário-executivo da Previdência, assumiria o posto.

Bahia Notícias

Novo anel intravaginal impede transmissão do vírus da Aids


Cientistas americanos desenvolveram um novo anel intravaginal capaz de impedir a transmissão do vírus HIV de forma eficaz. O dispositivo, apresentado na American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS) Annual Meeting and Exposition, consiste em um anel reservatório que deve ser instalado dentro da vagina. O aparelho composto por tubos plásticos que absorvem água libera doses de tenofovir (TFV), uma droga que impede que o HIV se instale no corpo. Os anéis precisam ser trocados a cada 90 dias e possuem uma nova tecnologia que permite que uma grande reserva de medicamento fique disponível no corpo durante esse período. As quantidades são liberadas diariamente, evitando assim o contágio pelo vírus.
"Prevemos que este anel será capaz de lançar um espectro de drogas que atualmente não podem ser aplicadas devido a limitações da tecnologia. A abordagem é altamente adaptável para quase qualquer droga, a quantidade de fármaco distribuída a cada dia e a velocidade de liberação pode ser modificada facilmente, se necessário", afirma o líder da pesquisa Patrick Kiser. Segundo Kiser, a proteção garantida pela liberação constante de TFV pelo anel é semelhante ou superior a do gel vaginal de curta-duração, que se mostrou eficaz na redução do risco de infecção pelo HIV em mulheres. O próximo passo da equipe é pesquisar anéis que possam liberar tanto o TFV quanto hormônios contraceptivos, como o levonorgestrel. (Isaude.net)

Criação de novos municípios - Continue lendo

De acordo com o substitutivo aprovado, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, tanto no caso da criação ou desmembramento quanto nas situações em que houver fusão ou incorporação de cidades.
Após o pedido, a assembleia legislativa deverá coordenar um "estudo de viabilidade" do novo município. Se houver viabilidade financeira e populacional, com base nos critérios estabelecidos na lei, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município.
Os senadores retomaram o projeto inicial do Senado e retiraram do texto aprovado na Câmara a possibilidade de se criar novos municípios em áreas de reserva indígena, de proteção ambiental ou pertencentes à União.
De acordo com relator da proposta, não há estimativa de custo da criação dos municípios, com a criação de cargos e instalação de prédios públicos, como os das câmaras de vereadores, por exemplo.
Segundo Valdir Raupp, os novos municípios receberão recursos que seriam aplicados em outras regiões do mesmo estado. “Não vai aumentar um centavo nem para União nem para os estados. Vai sair (recurso) dos municípios de cada estado. Vai ser desmembrado um pequeno percentual das cotas do fundo de participação [...] e de arrecadação com ICMS. O 'município-mãe' vai perder percentual, isso é natural”, disse Raupp. Confira abaixo quais são os requisitos para a criação de um município, segundo o que estabelece o projeto.

ITABUNA: Desembargador Nega Recurso de Vane e Wenceslau


Nesta terça-feira o Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco, negou o pedido de Habeas Corpus dos vereadores afastados de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), e Wenceslau (PC do B).

Veja abaixo parte da decisão do desembargador Nilson Castelo Branco:

“Ante o exposto, indefiro o pedido de reconsideração e mantenho a decisão objurgada por seus próprios fundamentos, ao tempo em que determino a solicitação das informações de praxe à apontada autoridade coatora, em caráter de urgência, a serem prestadas no prazo de lei. Cumprida a diligência, encaminhem-se os autos ao Parquet, para fins de elaboração do opinativo, voltando-me, após, conclusos. Publique-se. Intime-se.”.

Vale lembrar que no último sábado (13), o juiz plantonista do Tribunal de Justiça da Bahia, João Bosco de Oliveira Seixas, negou o Habeas Corpus dos dois vereadores.

A defesa dos dois vereadores tem que obter a copia integral dos autos e impetrar com um mandado de segurança e um agravo de instrumento. A expectativa é que provavelmente até a próxima semana esse recurso será apreciado.

Políticos do Sul da Bahia