Mostrando postagens de setembro 8, 2012Mostrar tudo

Leia a Entrevista - Publicado em 08/11/2012


ENTREVISTA

Justiça em Foco (Editor/Ronaldo Nóbrega Medeiros): O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Henrique Lins, manifestou apoio à exigência de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia. Qual sua opinião sobre o assunto?

Cristovam Buarque: Há duas coisas diferentes. Primeiro é saber se um aluno formado deve ou não se submeter ao Exame de Proficiência, em casos separados.  Segundo é quem deve aplicar o exame. Não sou contra exame de proficiência. Agora o nível de ensino que temos hoje em nossas faculdades é preciso criar um conceito de bacharel no Brasil, ao ponto que o mercado começa a exigir as especializações para qualquer pessoa. Eu defendo o exame de proficiência para todas as profissões, sobretudo para Medicina e Enfermagem.

Justiça em Foco: Então quem deve aplicar o exame?

Cristovam Buarque: Não pode ser uma entidade privada ou uma ONG. Exame de proficiência deve ser feito pelo Estado. Quem até aqui imaginou deixar a OAB fazer o Enem. Ora, a responsabilidade é do Estado Brasileiro a sua aplicação.

Justiça em Foco: Mas, a OAB aplica o exame para seleção de advogados. Como vê isso?

Cristovam Buarque: Sou totalmente contra, que a OAB seja encarregada da aplicação do Exame de Ordem. Até porque agente sabe que uma entidade de classe, tem interesses ou não de controlar o número possível de concorrentes. Um exemplo é a reação das entidades médicas na entrada no mercado de trabalho de médicos de outros países mesmo que alguns sejam mais competentes.

Justiça em Foco: Então instituir no país, o Exame de Proficiência para todas as profissões?

Cristovam Buarque: Sim, para todas as profissões que exigem algum cuidado, mas para as que não exigem o mercado resolve.

Justiça em Foco: Voltando para a questão mercado de trabalho, quer dizer que a OAB está realizando reserva de mercado?

Cristovam Buarque: Não estou dizendo que está, mas poderá vir a fazer. É uma entidade ”um Clube” que tem alguns associados. É uma entidade respeitabilíssima, o Brasil deve muito à OAB. O papel dela na sociedade brasileira é imenso. Mas, não é uma entidade capaz de dizer quem vai exercer ou não a profissão. Quem diz quem vai ou não exercer uma profissão, é o Estado e o Mercado.

Justiça em Foco: Então exame de proficiência para os operadores de direito?

Cristovam Buarque: Os operadores de direito acho que deveriam fazer um exame de proficiência pelo Estado. O exame é tão importante que não pode ser realizado pela própria entidade de classe.

Justiça em Foco: Mas, os bacharéis em direito são aprovados pelo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, com supervisão de professores. Não seria o caso de uma autorização do Estado para exercer profissão?

Cristovam Buarque: Pronto, o Estado pode dizer que o exame de proficiência é a tese aprovada na conclusão do curso. Porém, avaliado pelo Ministério da Educação. Veja o exame de proficiência, não precisa ser uma prova, quem vai decidir isso é o Estado. Estamos num Estado de direito, que representa a população. Na Idade Média você só teria uma profissão se o sindicato aceitasse mais um. Essas associações se chamavam “guildas”. Eu não vejo necessidade para entidade alguma fazer esse papel. Hoje, existe o Estado capaz de fazer esse papel, via uma entidade pública, prova disso é a realização do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.

Justiça em Foco: O professor Luiz Flávio Gomes em entrevista ao site Justiça em Foco defende o exame de ordem periódico para todos os Advogados, como garantia de que os profissionais estariam atualizados.

Cristovam Buarque: Eu defendo para todas as profissões. Acabou o tempo que você coloca só o diploma na parede. Eu defendo que o diploma tenha prazo de validade.  Ninguém é doutor, você está doutor, ninguém é professor, você está professor, ou seja, quem estudou na faculdade se não continuar estudando, em breve deixará de ser doutor, já não é mais advogado, já não é mais engenheiro.

Justiça em Foco: Por falar em engenharia, o senhor é formado em engenharia.

Cristovam Buarque: Eu me formei em engenharia faz 40 anos. Eu não mereço ser chamado de engenheiro ou pelo menos exercer a profissão, diante da velocidade do avanço tecnológico e da inovação da engenharia. Teria que fazer um desafio para saber se estou preparado.

Justiça em Foco: Mas, o atual Presidente do Conselho Federal da OAB, não passou no desafio de realizar uma prova do Exame de Ordem para ser Advogado. O que o senhor acha?

Cristovam Buarque: Isso eu não sabia. Não gostaria de tocar nesse assunto agora.


Notas:

“O ensino jurídico tem um papel de alta relevância na sociedade. Os Cursos de Direito atraem o maior número de alunos no país, além de ser a área que oferece maior campo de trabalho, pela diversidade e amplitude das atividades que gera, abrangendo todos os setores, em se tratando do exercício da Advocacia. Um Estado democrático de Direito, por definição, pressupõe uma base legal que o sustente, e, portanto, deve esse Estado manter-se constantemente preocupado com o ensino de qualidade comprometido com a democracia e com a justiça social, num sentido mais amplo. Um ensino jurídico não qualificado compromete a formação dos operadores do Direito e um advogado preparado é sinônimo de uma Justiça melhor. Atualmente, há mais de mil Cursos de Direito no Brasil, e devemos reconhecer que o descompasso entre a qualidade do ensino contribui para desmerecimento das profissões jurídicas como um todo. Aqui reside a responsabilidade da Ordem dos Advogados do Brasil e a importância do Exame de Ordem”. Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB.


“Temos apenas uma forma de lutar. Essa forma hoje é o projeto do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que em breve será aprovado revogando o inciso IV e § 1º do art. 8º da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, - Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se depois, o Estado decidir aplicar exame aos bacharéis em direito, isso será outra luta. Para o fim do exame de ordem é necessário estar pronto para encarar qualquer desafio. E nós estamos”.  Gisa Moura – Presidente nacional da UNBA (@BachareisemAcao).

“A OAB não pode usar arbitrariamente as suas próprias razões e desqualificar faculdades autorizadas a funcionar pelo MEC. Isso fere o Direito, a ética, e diversos pilares da democracia. Profissionais ruins, aprovados ou não no Exame da OAB, serão identificados no mercado.  Parece claro que a OAB não tem uma proposta de melhoria do ensino a ser apresentada ao MEC. Até porque, se tivesse, já teria implementado no que concerne a melhor seleção de advogados. O exame atualmente, além de não aferir várias qualidades relevantes de um bom advogado, possui grau de dificuldade e modelo que serve para cercear o ingresso de profissionais no mercado, o que é uma violência ao direito fundamental ao trabalho. É como se para cantar em um coral, precisasse saber tocar violino. É de se supor que o modelo apresentado pelo Exame da OAB é o que se conseguiu de melhor, embora não avalie habilidades relevantes de um advogado. Supor que nem mesmo as melhores faculdades do país, com alunos aprovados em seleções disputadíssimas e com professores do mais alto nível,  conseguem ser boas o suficiente para formar próximo a totalidade de seus alunos profissionais minimamente preparados para a advocacia é uma mostra de que a prova, além de não testar requisitos importantes,   está em desacordo com a razoabilidade, em especial porque muitos advogados militantes hoje não seriam aprovados nela. O Brasil precisa de melhorias em várias áreas, mas as instituições precisam ser respeitadas. Na área da educação, a responsabilidade é do MEC, todas as demais instituições são coadjuvantes. Se tem de haver um crivo das formações para o exercício das profissões, isto deve ser feito pelo MEC, e para todas as profissões. O Exame da OAB, por inúmeras razões apontadas na carta que escrevi ao Congresso Nacional, não tem conserto: é um natimorto”. Dr. Rubens Teixeira – Autor da Carta Aberta ao Congresso Nacional contra o Exame da OAB.


Do Justiça em Foco

ANIVERSARIANTES DO DIA

O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (08/09), os aniversariantes Renato Guimarães Filho, Tâmara Souza, Gorete Magalhães e Sandra Silva, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades.Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. Ver Todos Aniversariantes

Renato Guimarães Filho
Tâmara Souza

IBIRATAIA: Após visita na Nova Ibirataia de Cima, o Maracanã ficou superlotado

Com apenas uma visita a maior Praça de Ibirataia ficou completamente lotada
A Coligação Leal à Ibirataia fez mais uma visita ao Bairro Nova Ibirataia de Cima nesta sexta-feira, data em que se comemora a Independência do Brasil. Os candidatos Marcos Aurélio (PP) e Ana de Júlio (PSD) fizeram o corpo a corpo e uma multidão lotou completamente todo o Bairro. Quem esteve lá pôde ver a superlotação naquela localidade. Ver Fotos

Com muita animação e a presença de mais de dois mil jovens animados com os jingles da campanha política era visível a alegria no rosto de cada participante. A cada dia aumenta mais o número de pessoas que participam da grande visita que sempre acaba em uma gigantesca passeata pela ruas da cidade. "É impressionante o número de pessoas que tem participado no corpo a corpo dos candidatos oposicionistas", disse um eleitor.

Após a grande visita, a multidão saiu pelas ruas da cidade, indo em direção à Rua Bom Jesus (Rua do Colégio ACM), Avenida Ilton Lopes Leal encerrando na Praça 7 de Setembro (Maracanã). A Praça ficou completamente lotada. Uma gigantesca Bandeira do Brasil presenteada por Sissi Tinôco foi estendida na Praça, momento que emocionou a todos os presentes.  Marcos Aurélio agradeceu carinhosamente à grande multidão e convidou para neste sábado (08) a realização de um grande evento político no Distrito de Algodão.

"Hoje é o dia em que comemoramos a Independência do Brasil e conclamo a todos vocês para no dia 7 de outubro votar em Marcos Aurélio e Ana de Júlio e dia 1º de janeiro de 2013, comemoraremos a Independência de Ibirataia, muito obrigado", concluiu o pepista Marcos Aurélio.

Tesouras Notícias

Ipiaú: Juíza proíbe carreatas e fogos de artifícios até o dia da eleição



A Drª Carla Rodrigues de Araújo, Juíza da 24ª Zona Eleitoral determinou a proibição de carreatas durante o período eleitoral em Ipiaú. Através de uma reunião entre a Juíza e os representantes das coligações ficou estabelecido que, não será mais permitida a realização de carreatas e nem a utilização de fogos de artifício por quaisquer das coligações, a partir desta quinta-feira (06) até o dia do pleito.

Ainda ficou estabelecido que os eventos eleitorais serão realizados em dias alternados por cada coligação com exclusividade na sede de Ipiaú, à exceção das visitas diárias, as quais poderão ser realizadas por todas as coligações, desde que por roteiros não conflitantes. A coligação que não cumprir as determinações será obrigada a pagar uma multa de R$ 40 mil, que será destinada as entidades beneficentes, ADAS e Abrigo dos Velhos.

(Giro em Ipiaú)

Juventude 11 promoveu o 1º Passeio ciclístico de Ibirataia

Centenas de jovens presentes no Passeio Ciclístico

O dia 7 de Setembro em Ibirataia foi comemorado com um grande Passeio Ciclístico com a Juventude, Adolescentes, Crianças, enfim com uma grande multidão que saíram pelas principais ruas e avenidas da cidade. O excelente evento foi programado pela Juventude 11, saindo da Praça 7 de Setembro (Maracanã) por volta das 16:00h. Ver Fotos

A alegria foi realmente contagiante e podia notar no semblante de cada participante que com sua bicicleta seguia pelas avenidas sob grande empolgação dos locutores da Coligação Leal à Ibirataia. O passeio ciclístico além de marcar uma comemoração histórica da Independência do Brasil, alegrou os moradores das ruas que aprovou a atitude dos jovens ibirataenses.

O trajeto foi o seguinte: Saída da Praça 7 de Setembro, Avenida Ilton Lopes Leal, Avenida Lauro de Freitas, Dendê, Massaranduba (Corta Jegue), Rua Bom Jesus, AABB, Rua da Fundação Hospitalar, Nova Ibirataia de Baixo, Mirassol, Nova Ibirataia de Cima, Mirante, BA-120, Mataripe, finalizando na Praça 7 de Setembro. Foi sensacional! Parabéns Juventude 11.

IBIRATAIA: População em gesto solidário apaga fogo no Alto do Mirante

 Fotos: Bijói