Mostrando postagens de julho 19, 2012Mostrar tudo

IBIRATAIA: Colégio José Firmino realiza a Caminhada da PAZ - FOTOS









































Fotos: Juca Muniz

Contando jornada doméstica, mulher trabalha mais do que homem, diz OIT


Estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quinta-feira (19) mostra que as mulheres trabalham mais do que os homens no Brasil quando se calcula o tempo total de trabalho, o que inclui os afazeres domésticos e a jornada formal no mercado de trabalho. Os números, relativos ao ano de 2009, mostram que as mulheres têm uma jornada de cerca de cinco horas a mais por semana do que os homens. A OIT informou que os homens trabalham, em média, 43,4 horas por semana no mercado de trabalho e outras 9,5 horas em casa, perfazendo uma jornada semanal de 52,9 horas. Ao mesmo tempo, as mulheres têm uma jornada total de 58 horas semanais, sendo 36 horas no mercado formal de trabalho e 22 horas em casa. 
"Entre o conjunto das mulheres brasileiras inseridas no mercado de trabalho, uma expressiva proporção de 90,7% também realizava afazeres domésticos, enquanto que entre os homens tal proporção era significativamente inferior: 49,7%. Essas trabalhadoras, além da sua jornada semanal de 36 horas, em média, no mercado de trabalho, dedicavam cerca de 22 horas semanais aos afazeres domésticos, ao passo em que entre os homens tal dedicação era de 9,5 horas semanais, ou seja, 12,5 horas a menos", informou a OIT no levantamento. (G1)

Lei torna gratuita emissão da primeira via da carteira de identidade no país


Uma lei publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19) torna obrigatória a emissão gratuita da primeira via da carteira de identidade em todo o país. O texto da Lei número 12.687, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, altera a lei 7.116 de 29 de agosto de 1983, que estipula como devem ser emitidos os Registros Gerais (RG) pelos órgãos estaduais e quais os documentos obrigatórios que devem ser apresentados para a emissão do documento.Na lei original não consta a informação de que a primeira via do documento deve ser gratuita. A secretaria de Direitos Humanos informou que a mudança na lei ocorreu porque, até então, ficava a critério de cada estado decidir pela cobrança ou não de taxa para a emissão.
No Rio de Janeiro, segundo o site da Secretaria da Casa civil, o documento é entregue de forma gratuita “a cidadãos que nunca possuíram carteira de identidade emitida pelo estado do Rio de Janeiro, através do Detran-RJ ou Instituto Félix Pacheco”. No site do Poupatempo do Estado de São Paulo não há nenhuma informação sobre se o documento é emitido de forma gratuita ou não. A secretaria de Gestão informou que a emissão é gratuita. No site oficial do governo dois estados consultados - Rio Grande do Sul e Espírito Santo - há a informação ao cidadão de que há cobrança de taxas para a emissão da primeira via do RG. No Rio Grande do Sul, porém, a taxa de emissão da primeira via da identidade é isenta para menores de 16 anos, conforme o portão de informações do Departamento de Identificação. (G1)

Réu é morto após atirar contra ex-mulher e advogado em fórum de SP

Defensor também morreu ao ser atingido no fórum de São José dos Campos
Foto: blog Assis Ramalho
Duas pessoas morreram em um tiroteio dentro do fórum de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior paulista, na tarde desta quarta-feira. Uma das vítimas, Sérgio Marcondes dos Santos, de 50 anos, era réu em um processo de violência doméstica, cuja audiência ocorreria na 1ª Vara Criminal da cidade. A outra é o advogado José Aparecido Ferraz Barbosa, de 62, que defendia a ex-mulher de Sérgio, também atingida no tiroteio. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), antes da audiência, no saguão do fórum, o réu atirou na ex-mulher, no advogado dela e ainda, à queima-roupa, durante a tentativa de fuga, em um policial militar, que estava de colete à prova de balas e revidou o disparo.
De acordo com as primeiras informações, os detectores de metal do fórum não funcionam. Em nota, o presidente em exercício da secção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa, criticou a falta de segurança do local e pediu, além de policiamento, equipamentos de vigilância nos fóruns. “Ao exercer sua atividade, o advogado contraria interesses, mas não se pode tolerar que, no exercício profissional, seja exposto a esse nível de insegurança dentro de um próprio do Judiciário, onde foi franqueada a entrada de indivíduo armado e que colocou em latente risco todos os que circulavam no prédio”, diz um trecho da nota. Leia Mais

Ex-secretária de assentamento é assassinada dentro de casa em Ilhéus

Imagem ilustrativa Google

A ex-secretária do assentamento Frei Vantuí, localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna, no sul da Bahia, foi assassinada com golpes na cabeça dentro da própria casa na noite desta quarta-feira (18). Genilce Pereira dos Santos, 59 anos, havia deixado o cargo em janeiro após ter sido ameaçada de morte. “Eu registrei queixa na polícia, pedi providências ao Incra. O nosso medo, como Genilce era a secretária e eu a presidente, era perder a vida, porque ameaças tinham sido feitas”, conta a presidente do assentamento, Maísa Fontana. O corpo de Genilce foi encontrado por seu filho de 14 anos. No quintal da residência, os policiais acharam uma marreta suja de sangue que pode ter sido usada no crime. Pelo menos três testemunhas serão ouvidas nesta quinta (19). “Tudo depende dessas primeiras declarações para se posicionar nas próximas diligências que serão feitas. Outras pessoas serão chamadas, visto que a vítima já sofria ameaças de morte", explicou a delegada plantonista, Lisdeily Nobre. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que abriu uma sindicância em maio para apurar as ameaças de morte e as denúncias de compra e venda de lotes feitas pela vítima. Informações do G1. 

Vitória da Conquista poderá ter segundo turno pela primeira vez


Foto Google
Vitória da Conquista-Bahia
A cidade de Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. Contando com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, a cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
A Juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral, umas das três zonas que compreendem o município, lembra que esse “é um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, consequentemente, de eleitores”. A cidade de Vitória da Conquista comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.
Do TRE

Greve no ensino completa 100 dias na Bahia e compromete ano letivo



A greve dos professores estaduais da Bahia completa 100 dias nesta quinta-feira (19) e, apesar do tempo, não há perspectiva de resolução do impasse entre grevistas e governo, situação que deixa parte dos um milhão e cem estudantes fora das salas de aulas. O "prejuízo" temido pelos jovens e adultos que dependem da rede de ensino é, principalmente, a perda do ano letivo. Dos 200 dias determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para a formação do ano acadêmico, a Bahia não realizou atividades em 60 deles.

“Só fico dentro de casa, às vezes saio para jogar bola, ou fico no computador, ou às vezes saio para ajudar meu pai no serviço. Ele trabalha com pintura, solda. Na verdade, eu acredito que seja mais um ano perdido", afirma Edvan Silva, 15 anos, que estuda no Colégio Frederico Costa, no bairro Vila Laura, em Salvador. Aluno da 6ª série, ele mora com os pais e uma irmã de 12 anos no bairro de Narandiba. A Secretaria da Educação garante que a greve não compromete o ano letivo. Para isso, trabalha com a alternativa de repor aulas aos sábados e, talvez, em janeiro e fevereiro, o que tem sido planejado em algumas unidades que já retomaram o calendário. "Vamos cumprir o ano. Vai prejudicar, de certa forma, o ano e as férias, mas não trabalhamos com a possibilidade de perda", afirma o secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. Leia Mais

Governo lança hoje programa para melhorar mobilidade em 75 cidades de médio porte



A presidenta Dilma Rousseff lança hoje, no final da manhã, no Palácio do Planalto, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, na presença de ministros e outras autoridades. Serão liberados R$ 7 bilhões, por meio de financiamento público, para atender a 75 municípios, que tenham de 250 mil a 700 mil habitantes. De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades estão distribuídas em 18 estados brasileiros, e 51% estão em regiões metropolitanas. Serão beneficiadas cidades como Joinville, em Santa Catarina, Uberaba e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Sorocaba, em São Paulo, Niterói e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Olinda e Caruaru, em Pernambuco. Cada município pode apresentar até duas propostas.