Mostrando postagens de maio 31, 2012Mostrar tudo

IPIAÚ: Só os vereadores da bancada governista foram à sessão

Foto: Giro em Ipiaú
Apenas quatro vereadores presentes na sessão desta quinta-feira (31)
Centenas de pessoas estiveram presentes para assistirem a sessão legislativa na noite desta quinta-feira (31) na Câmara de Vereadores. A multidão ficou aglomerado na Praça Alberto Pinto e nas dependências da Câmara Municipal aguardando a chegada dos vereadores, mas infelizmente só compareceram os edis da bancada governista. A expectativa do público presente era muito grande, muito embora o mais esperado não aconteceu: a tão sonhada suplementação orçamentária.

O chefe do Executivo encaminhou o projeto de Lei solicitando abertura de crédito adicional no percentual de 60%, mas segundo comentários dos bastidores os edis contrários à gestão do "Governo de Mãos Dadas com o Povo" só querem suplementar apenas 15%, percentual insignificante segundo o prefeito Deraldino.

Mesmo com a presença de quatro vereadores (Gaso Brandão, Cabral, Aloisio e Ubiratan) foi aberto os trabalhos e o grande público presente em sua maioria por funcionários públicos bastante insatisfeitos com a atitude dos vereadores faltosos. Agora é aguardar a próxima sessão e esperar pra ver o que vai acontecer.

Foto: Giro em Ipiaú
Tesouras Notícias

Enem tem mais de 1,6 milhão de inscritos, diz Inep


Mais de 1,6 milhão de pessoas se inscreveram na edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até esta quarta-feira (30), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação. As inscrições começaram na segunda e vão até o dia 15 de junho pelo site do Inep (órgão responsável pelo exame). A região do país com o maior número de inscrições é o Sudeste, com 598 mil. Em seguida aparecem o Nordeste (529 mil), Sul (186 mil), Centro-Oeste (143 mil) e Norte (139 mil).
Do total de inscritos até o momento, 388 mil são alunos que estão concluindo o ensino médio em 2012 e 985 mil já terminaram a educação básica.Ontem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) disse esperar um "crescimento bem importante no número de inscritos". No ano passado mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa, confirmando a participação. Hoje, Mercadante disse que a expectativa é que a prova tenha 6 milhões de inscritos confirmados neste ano. Segundo ele, o sistema de inscrições não registrou irregularidade desde a abertura do processo. (Folha)

Coité: Equipe do 'CQC' invade prefeitura e servidora acaba no hospital

Fotos: Informe Bahia

A visita de uma equipe do Programa CQC, da TV Band, na cidade de Conceição do Coité, no centro-norte baiano, terminou em com uma servidora municipal na unidade médica nesta quinta-feira (31). Segundo informações do site InformeBahia, durante a realização da reportagem na prefeitura do município, por volta das 12h30, o grupo formado por cerca de oito pessoas acompanhado da engenheira ambientalista Juliana Boaventura causou tumulto ao negar a atender o pedido das funcionárias que orientaram a equipe a aguardar o retorno do expediente que aconteceria às 14 horas. Os integrantes teriam subido a escada de acesso ao gabinete do prefeito aos empurrões, mas frustrados por não encontrarem o gestor da cidade, começaram a gritar com as funcionárias que, aos prantos e tomadas de choque, estariam com dificuldade em compreendê-los. Durante a confusão, a funcionária identificada como Ilka, veio a ser empurrada por Juliana Boaventura e desmaiou ao cair sobre uma mesa do gabinete. A servidora foi internada no Hospital Almir Passos, mas liberada no final da tarde. Segundo o site, Ilka prestou queixa na Delegacia de Polícia da cidade contra o grupo por invasão e contra a engenheira Juliana por invasão e agressão. Ao sair do gabinete, o grupo teria deixado sobre a mesa do prefeito uma cabeça bovina em avançado estado de decomposição.


Bahia Notícias

Ubatã: Milhares de pessoas se despedem de Niron Cine Foto e sua esposa


Ubatã parou e se comoveu nesta quinta-feira (31) para prestar a última homenagem ao fotógrafo ubatense Nivaldo de Jesus Mendes, o Niron, e sua esposa Suely Brandão Mendes, que sucumbiram num grave acidente na BR-101. O casal de comerciantes deixa dois filhos, Dhannielle e Daniel Brandão Mendes.
Os corpos de Niron e Suely chegaram à cidade já no início da tarde, quando muitas pessoas já aguardavam no Colégio Estadual de Ubatã para o início do velório. A cerimônia foi rápida e os familiares tiveram um momento de privacidade com seus entes queridos.
Milhares de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre do casal em direção ao cemitério local, que fica no centro da cidade. Além de pessoas, dezenas de motos e carros seguiram o cortejo. Autoridades locais e pessoas de toda a região vieram a Ubatã para chorar, se emocionar, se comover, e abraçar calorosamente a família de Niron e Suely, vítimas de um trágico acidente.
Ubatã Notícias

Iguaí: Operação da Polícia Civil e Militar prende 18 pessoas


Uma operação da Polícia Civil e Militar cumpriu 18 mandados de prisão temporária, além de diversos mandados busca e apreensão, no município de Iguaí, no Sul baiano, na manhã desta quinta-feira. De acordo com o titular da Delegacia de Iguaí, Roberto Leal, 18 pessoas foram conduzidas pela polícia sob a acusação de associação com o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e envolvimento com homicídios na cidade. Além do cumprimento de 18 mandados de prisão, duas armas de fogo e 50 gramas de cocaína foram apreendidas pela polícia. Ainda conforme o titular Roberto Leal, a operação Alforria deve ser encerrada na noite desta quinta-feira, e a previsão é de que pelo menos 21 pessoas sejam presas.

Política Livre

Dilma sanciona lei que proíbe exigência de cheque caução para atendimento em emergência

Foto ilustrativa google

A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que torna crime a exigência de cheque caução, nota promissória ou mesmo preenchimento de formulário prévio para atendimento em emergências de hospitais particulares. O texto, encaminhado pelos ministérios da Saúde e da Justiça, Alexandre Padilha e José Eduardo Cardozo, modifica o Código Penal e tipifica as situações descritas como crime de omissão de socorro. A prática de exigir qualquer tipo de garantia já era considerada omissão ou negligência, mas não havia uma referência direta sobre o não atendimento. Com a lei em vigor, quem descumprir a norma está sujeito a detenção de 3 meses a 1 ano, além da aplicação de multa. “A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte”, diz a publicação no Diário Oficial da União. O projeto foi apresentado pelo governo federal um mês depois do falecimento do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que sofreu um infarto após ter atendimento negado em dois hospitais privados que exigiam cheque caução.

Do Bahia Notícias

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira


A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe termina nesta sexta-feira (1º). Devem procurar os postos de vacinação pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas.  A imunização contra a doença teve início no dia 5 de maio e terminaria no dia 25 de maio, mas foi prorrogada até 1º de junho. 
Até a manhã desta quinta-feira (31), na Bahia, 1.417.721 pessoas foram vacinadas, o que representa 65% do público-alvo. As gestantes são as que até agora comparecerem menos nos postos, 56,18% do público-alvo, ao todo 93.368 grávidas. A vacinação tem como objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela Influenza (gripe). Em Salvador, além das unidades básicas de saúde, os idosos podem ir ao Centro de Referência do Idoso (Creasi), na região do Iguatemi. 
Além disso, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacina e os cuidados necessários para prevenir a gripe, está ocorrendo, diariamente, nas praças do Creasi, educação para o cidadão com palestras e distribuição de material educativo com esclarecimentos sobre o vírus Influenza, a vacina, reações adversas e medidas de prevenção contra a gripe. (Correio)

Ipiaú: Multidão em protesto pede suplementação de orçamento



Uma multidão na manhã desta quinta-feira (31), com cartazes e faixas se reuniu na Praça Alberto Pinto para protestar contra os atos do legislativo municipal que tem dificultado a administração do “Governo de mãos dadas com o povo” em não conceder a suplementação orçamentária, com isso, tem inviabilizado a administração, impossibilitando pagamento de funcionários e a gestão da máquina pública.

Estudantes, profissionais da educação, funcionários e vários segmentos da sociedade estiveram presentes apoiando o protesto, clamando aos vereadores da bancada oposicionista para aprovar a suplementação do orçamento público para que a comunidade não venha a sofrer maiores prejuízos.

Segundo o prefeito Deraldino Araújo, se não houver a aprovação da suplementação várias atividades do município terão que parar. “Dinheiro nas contas nós temos, mas infelizmente sem a autorização do legislativo não temos como pagar as despesas”, disse o alcaide.


Tesouras Notícias 

Prefeito de Itaberaba é acusado de contabilizar diárias falsas

Foto google

Integrante da Comissão Provisória Municipal do PSOL em Itaberaba, Renival Sampaio França protocolou no último dia 24 de maio no Ministério Público Estadual (MPE) uma representação para que o órgão investigue o prefeito da cidade, João Almeida Mascarenhas Filho (PP). Mais conhecido como Pinto, o socialista acusa o gestor de contabilizar diárias falsas. “Temos em mãos uma certidão do próprio Ministério Público, que atesta que, no dia 26 de abril de 2012, o prefeito João Filho, no período da tarde, estava na sede do escritório regional do órgão, com sede em Itaberaba, para tratar do lançamento do programa O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos. Entretanto, encontramos no Portal da Transparência Municipal recibos de emissão de diárias para o prefeito em viagens para tratar do interesse do município junto à Secretaria de Governo do Estado de 23 a 28 de abril de 2012, no valor de R$ 2,2 mil. Como ele poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo?”, questiona Renival. Segundo o denunciante, outra diária falsa teria sido emitida no dia 25 de abril, quando Mascarenhas estaria em sua residência em uma comemoração do aniversário da primeira-dama, Maira Mascarenhas. Na representação, Renival sugere que sejam ouvidos os vereadores Ricardo Pimentel, Zé Ontônio e João do Filé para comprovação da última denúncia. Informações do Jornal da Chapada.

Bahia Notícias

Ipiaú: São Pedro 2012 pode ser cancelado


Diante do impasse da Suplementação Orçamentária, a qual a maioria dos vereadores da Câmara (cinco no total) sinaliza a não aprovação, o gestor municipal já pensa em cancelar a tradicional festa de São Pedro em Ipiaú. De acordo com informações, algumas atrações já estão pré-confirmadas; Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró e Cangaia de Jegue seriam algumas delas. A comunidade espera que os vereadores da bancada oposicionista aprovem a Suplementação na sessão desta quinta-feira, não apenas pela festa de São Pedro, mas principalmente em prol da continuação de serviços como; distribuição de cestas básicas, recuperação de estradas vicinais, continuação do SAMU e outros. 
(Giro em Ipiaú)

Fica na história a menor suplementação orçamentária já vista em Ipiaú


Foto Google

Servidores públicos municipais juntamente com a população ipiauense irão parar suas atividades nesta quinta-feira (31) para participar de uma manifestação na praça dos três poderes às 08:30h seguindo pelas ruas da cidade.

O município de Ipiaú corre um sério risco jamais visto por falta de dotação orçamentária, inviabilizando a administração do governo “De Mãos Dadas Com o Povo” a realizar despesas com os setores tais: educação, saúde, social, folha de pagamento, etc.

A Câmara concedeu uma suplementação orçamentária de 1% (hum por cento), percentual que entra para a história do legislativo ipiauense. Com isso, travou o andamento da máquina administrativa.

A população está revoltada com o procedimento dos edis que não querem resolver a situação, colocando empecilho para sanar este grave problema. “Sinceramente, eu nunca vi uma situação dessa aqui em Ipiaú”, disse um ex-vereador.

Tesouras Notícias

ANIVERSARIANTE DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (31/05) os aniversariante Elvis Souza e Mariana Brito Costa Silva, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Jesus Cristo o Todo Poderoso conceda a todos vocês muitas bênçãos. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Elvis Souza
Mariana Brito C. Silva

Vídeo do acidente que vitimou o fotógrafo Niron e sua esposa Suely