Mostrando postagens de maio 16, 2012Mostrar tudo

IBIRATAIA: Palestra previdenciária marca o Encontro dos Trabalhadores em Educação


A APLB/ Núcleo Sindical de Ibirataia, aproveitando o Dia Municipal de Valorização dos Profissionais da Educação, promoveu nesta quarta feira (16) o Encontro dos Trabalhadores em Educação no Auditório do Colégio José Firmino com a presença de diretores, professores, vice-diretores, secretários escolares e demais profissionais da área de educação. O Encontro foi bastante proveitoso, onde o Gerente da Agência da Previdência Social em Ipiaú Christian da Silva Brito proferiu uma brilhante palestra sobre o tema “Aspectos Gerais da Previdência Social”. Simulações, cálculos, perguntas, dúvidas e tudo mais foram esclarecidas a respeito de aposentadorias e assuntos correlatos. Ver Fotos

Joel Câmara, Neila Mendonça e Christian Brito
Presente também no Encontro o Dr. Noildo Gomes, Diretor de Organização da APLB – Salvador-Ba, alertando os servidores principalmente aqueles que já estão próximo de se aposentar certificar as informações de seu cadastro no CNIS da previdência Social.

Logo após o Encontro houve uma Assembleia onde foi apresentada à categoria a proposta do gestor municipal sobre o cumprimento do Piso Salarial dos Professores que será a partir do mês de maio. A proposta foi votada apesar dos educadores terem demonstrado bastante indignação, pois não foi negociado o pagamento retroativo aos meses de janeiro a março.

A presidente da APLB/ Núcleo Sindical de Ibirataia Neila Mendonça agradeceu a presença do Assessor Técnico da APLB Joel Câmara, a Diretora Regional Dilma Miranda, do Diretor de Organização da APLB Noildo Gomes, do palestrante Christian Brito e a todos os profissionais da educação presente no evento.

Tesouras Notícias

TRE baiano divulga prazos para candidatos se desincompatibilizarem dos seus cargos nas Eleições 2012


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou no seu novo portal a tabela com os prazos de desincompatibilização para os futuros candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais deste ano. Os interessados podem baixar o arquivo na página do TRE, no menu “Eleições”. O acesso é feito pelo item “Eleições 2012”, na opção “Registro de candidaturas”.
Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o usuário pode conhecer os prazos de afastamento por meio de sistema interativo que permite conhecer o períodos equivalentes a cada cargo.
Os prazos seguem as determinações da Lei Complementar nº 64/90, que trata dos casos de inelegibilidade.
Prefeitos que queiram se candidatar nestas eleições como vereador ou como vice-prefeito de outro candidato, por exemplo, devem se afastar do cargo atual seis meses antes do pleito. Já os empregados de empresa pública que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador devem se desincompatibilizar com três meses de antecedência.
De acordo com Jonas de Oliveira, chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE-BA, “no meio eleitoral, desincompatibilizar significa afastar, interromper o exercício de um cargo ou função para se tornar elegível”. O futuro candidato precisa se afastar de quaisquer cargos que ocupe na administração pública, direta ou indireta, de forma temporária ou definitiva, em virtude da disputa eleitoral.
A medida tem como propósito “promover o equilíbrio da disputa, de forma a impedir que o candidato utilize de seu cargo ou função que exerce em benefício da própria campanha”, explica Josênoel Bastos, coordenador da Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (CORIP) do Tribunal.
De acordo com resolução publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é necessário que o servidor público se afaste de seu cargo no caso de candidatura em um município diferente daquele em que exerce sua função.
Com base nisso e preocupado com os possíveis reflexos na área de segurança, o procurador Regional Eleitoral da Bahia, Sidney Madruga, expediu ofícios recomendando que o secretário de Segurança Pública, o comandante geral da Polícia Militar e o delegado geral da Polícia Civil da Bahia analisem com cuidado os pedidos de afastamento dos servidores sob seus comandos.

BARRA DO ROCHA: Jônatas Ventura representa região na XV Marcha pela redistribuição dos Royalties


Foto: Roberto Filho
Jônatas Ventura e a Presidenta Dilma Roussef
O presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura (PMDB), esteve em Brasília nesta terça-feira (14) para representar a região na XV Marcha em defesa dos Municípios. A marcha reivindicava a redistribuição dos royalties de petróleo.
“Fizemos parte de uma comitiva que foi à capital federal reivindicar condições para que os pequenos municípios possam arcar com os crescentes gastos gerados por aumentos nos salários do funcionalismo, em meio a frequente diminuição da arrecadação”, disse Jônatas Ventura ao Ubatã Notícias.
“A distribuição igualitária dos royalties do Petróleo representará uma nova fase de desenvolvimento para os municípios brasileiros, que terão dinheiro em caixa para implementar ações em saúde e educação”, finalizou. O CNM pressiona o Congresso a concluir a votação do projeto de Lei 2565/2011, que redistribui os royalties do petróleo para todos os municípios do país. A disputa promete.
Do Ubatã Notícias

Prefeita de Coaraci será investigada pela Câmara de Vereadores


A Câmara de Vereadores de Coaraci aprovou, na noite desta terça-feira (15), a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias do Ministério Público Federal (MPF) contra a prefeita do município do sul baiano, Josefina Castro (PT). A gestora é acusada de fraudes em licitações e utilização irregular de verbas públicas no exercício de 2009. Apenas oito edis compareceram à sessão desta terça. Cinco deles, inclusive o chefe do Legislativo municipal, votaram a favor da implantação do colegiado.
De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, a alcaide já teria acionado seus advogados, por considerar que a comissão foi formada de forma irregular. Para a CEI ser instalada é necessário o voto de cinco vereadores. Quatro votaram a favor e três foram contrários. O "voto de minerva" veio do presidente da Câmara, Neto da Colina (PR), que deu o prazo de cinco dias para a indicação dos três edis que comandarão os trabalhos na Casa. A defesa da petista alega que o presidente só poderia votar em caso de empate e, por conta disso, questionará juridicamente a decisão da Mesa.
Do Voz da Bahia

Ubatã: Após cancelamento, estrutura da micareta continua a ser montada


Mesmo após a Justiça determinar o cancelamento da micareta de Ubatã, marcada para começar na próxima sexta-feira (18), a prefeitura decidiu dar continuidade à montagem de toda estrutura da festa. De acordo com o site Ubatã Notícias, os trabalhos de preparação para o carnaval fora de época do município do sul baiano continuaram no centro da cidade nesta quarta (16). Segundo o portal, a Procuradoria Jurídica do Município já ingressou com um pedido de concessão de liminar junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a realização do evento.
O prefeito Edson Neves (PSD) afirmou que a decisão, que deverá sair ainda nesta quarta, é aguardada com expectativa por todos. Nesta terça (15), o juiz titular local, Antônio Carlos Maldonado Bertacco, acatou a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a regularização do pagamento de débitos com a Coelba e a Embasa, além de melhorias no hospital da cidade, que estaria sem médico plantonista, e a quitação de salários atrasados de servidores contratados. O custo total da micareta, que duraria três dias e contaria com a apresentação de grupos musicais como Parangolé, Saiddy de Bamba, Trio da Huanna, É Xeque e Jammil custaria aos cofres públicos cerca de R$ 700 mil. Com pouco mais de 21 mil habitantes, Ubatã arrecada cerca de 1,2 milhão por mês, segundo dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

Prefeito de Barra do Rocha e presidente do CIMURC representa a região na 15ª Marcha dos Prefeitos


Prefeito Jônatas com o Senador Walter Pinheiro

O prefeito de Barra do Rocha e presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas (CIMURC), Jônatas Ventura, se encontra em Brasília participando da 15ª edição da Marcha dos Prefeitos.
Representando a região do médio Rio das Contas, Jônatas integra uma comitiva que foi à capital federal reivindicar condições para que os pequenos municípios possam arcar com crescentes gastos gerados por aumentos nos salários do funcionalismo em meio a frequente diminuição da arrecadação.
Na pauta, o destaque para a reivindicação ainda muito forte quanto a redistribuição dos royalties sobre a produção de petróleo no país, atualmente restrito a três estados produtores.
Do Ipiaú Online

O QUE SE COMEMORA HOJE?


Foto ilustrativa google

Dia do Gari

Impera atualmente em nosso meio a errônea convicção de que somente as profissões consideradas nobres merecem o reconhecimento da comunidade. Assim temos que somente médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, juizes, dentistas, promotores, administradores de empresa dentre outros, recebem da sociedade o reconhecimento pelo empenho profissional.

IBIRATAIA: ENCONTRO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO



APLB/Núcleo Sindical de Ibirataia convida diretores, vice-diretores, professores, secretários escolares, serventes, merendeiras, porteiros e demais trabalhadores em educação para participar de um encontro no Auditório do Colégio José Firmino da Silva na próxima quarta-feira (16), às 09:00h. na oportunidade será proferida uma palestra com o gerente da Agência da Previdência Social em Ipiaú - Christian da Silva Brito a respeito dos Aspectos Gerais da Previdência Social (fator previdenciário, cálculos de aposentadorias e outras informações. Será de extrema importância a sua presença.

Grato,

APLB Núcleo Sindical de Ibirataia

UBATÃ: Radialista tenta desqualificar um dos maiores sites da região



O âncora do Programa Enfoque Geral, da FM Ubatã, quis hoje (15), durante a apresentação do Programa, desqualificar o Portal Ubatã Notícias, que logo cedo havia noticiado com exclusividade a decisão da Justiça ubatense de cancelar a Micareta da cidade que aconteceria nesta sexta-feira (18).

Questionado por uma ouvinte sobre o fato, o repórter disparou: “Quem é o Ubatã Notícias?”, ironizou. Se o repórter ainda não conhece o Portal, que junto ao Giro em Ipiaú concentra a maior audiência da microrregião, gostaríamos de dizer a ele: “Muito prazer, aqui é Ubatã Notícias.

Do Ubatã Notícias

Boneco de Wagner caracterizado como judas é afixado por professores na Assembleia


A indignação dos professores estaduais, em greve há 35 dias, é tamanha com o governador Jaques Wagner (PT) que ele foi caracterizado pela categoria como um judas. O boneco representando Wagner está afixado num poste na entrada da Assembleia Legislativa, onde os professores permanecem acampados e realizam, neste momento, uma rodada de negociação com a bancada do PT. Para observadores do problema, o processo se assemelha a um nó cada vez mais difícil de ser desatado. (Fonte/Foto: Política Livre)

César Borges fala sobre seu novo cargo no BB e suas ações em Sto Antônio de Jesus


Após saída do vice-presidente do Banco do Brasil, o ex-governador da Bahia, César Borges, foi indicado pela presidenta Dilma para assumir a vice-presidência da Instituição. O repórter Marcus Augusto entrevistou César, nesta terça-feira (15),  no Palácio do Planalto em Brasília.
Em entrevista, Borges informou que o convite é muito especial e que a oportunidade de poder contribuir com o desenvolvimento do Brasil e da Bahia exige de qualquer homem público o máximo de esforços possíveis, pois esse é seu dever, sua obrigação.
Em relação à responsabilidade do cargo, César informou que o Banco do Brasil é uma Instituição bicentenária, de todos os brasileiros e tudo que diz respeito à essa Instituição é de extrema responsabilidade, exige cuidado, pois abrange todo o país. Esclareceu, ainda, que está em todo o interior da Bahia, apoiando o desenvolvimento em todos os setores, privado e público, estabelecendo grande importância, principalmente para o momento atual em que a “presidenta Dilma está numa batalha, numa cruzada para baixar os juros exorbitantes”, explicou. Segundo ele, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são de grande relevância para se dá um alívio na economia, já que o Brasil não se desenvolveu o suficiente no último ano.
Sobre a não concordância de algumas lideranças do PT em relação ao seu nome para assumir esse cargo, César informou que toda política se faz com aliados, amigos e adversários,  importante é abraçar as oportunidades com entusiasmo, competência, orgulho, determinação, seriedade e honestidade.
O ex-governador agradeceu a Deus as oportunidades, lembrando que foi governador do estado, vice-governador, deputado estadual, secretário de estado e afirmou poder dizer todas as ações que realizou em cada município. Dentre essas atividades, destacou o abastecimento de água, com a barragem do Rio da Dona e a ampliação da rede de esgoto em Santo Antônio de Jesus.
Do Voz da Bahia

PE: Suspeitos de canibalismo confessam mais 6 mortes e viram réus


Três suspeitos de canibalismo em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, viraram réus pela morte de duas de suas vítimas, informou nesta terça-feira (15) ao G1 o promotor de Justiça do caso, Itapuan Vasconcelos. Segundo o representante do Ministério Público, o trio confessou mais seis mortes no inquérito, que totalizariam nove vítimas.
De acordo com o MP, o trio responderá pelos crimes de duplo homicídio triplamente qualificado,  falsidade ideológica, estelionato, ocultação de cadáver e falsificação de documentos. A denúncia foi recebida integralmente pelo juiz José Carlos Vasconcelos Filho, da 1ª Vara Criminal do município do Agreste, na quinta-feira (10), que também decretou a preventiva dos réus. O crime foi descoberto em abril deste ano, quando a polícia encontrou os corpos enterrados no quintal dos acusados, que formavam um triângulo amoroso. Um homem e uma mulher de 52 anos, que seriam casados, e uma jovem de 25, estão presos. Ainda segundo a polícia, uma das suspeitas afirmou que vendia salgados com a carne das vítimas na região.

IBIRATAIA: Tesourinhas recebeu a visita dos Candidatos Marcos Aurélio e Ana de Júlio

Fotos: Bijoi