Mostrando postagens de maio 12, 2012Mostrar tudo

Prolongamento de greve dos professores põe em risco o ano letivo


Depois de mais de um mês de greve dos professores estaduais, aumenta o risco de comprometimento do ano letivo e prejuízo aos mais de um milhão de alunos que continuam sem aulas na Bahia. “Quanto mais a greve se alonga, pior. Chega um momento que a defasagem é tal que não há sequer como repor. O tempo [perdido] não se repara. Não tem como dizer que não há perda, sempre sofre algum impacto”, analisa a educadora Iracy Picanço, professora de sociologia da educação da Ufba.
A educadora não soube precisar quantos dias parados inviabilizariam o retorno às aulas. Mas com mais de 30 dias parados já não é possível cumprir os 200 dias de ano letivo exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), seguindo o calendário estipulado pela Secretaria de Educação, que prevê recesso junino entre 22 de junho e 2 de julho e fim das aulas no dia 13 de dezembro.
(A tarde)

JEQUIÉ: Homem mata casal que lhe cobrava divida de R$ 75 e esconde corpo em casa


Policiais militares de Jequié efetuaram na manhã deste sábado (12), por volta das 8h, a prisão do elemento Carlos Henrique dos Santos Ramos, conhecido vulgarmente por ”Carlinhos”, de 32 anos, acusado de ter assassinado durante a madruga de hoje, um casal identificado pelos pré-nomes de Danilo e Gabriela, que teria ido lhe cobrar uma dívida de drogas, no valor de R$ 75. O crime ocorreu dentro da própria casa do elemento, que de acordo com a polícia é viciado em drogas e arrombador, com várias entradas registrados da unidade prisional local. Carlinhos contou para os investigadores da Polícia Civil que estava em casa quando bateram na porta. Quando ele abriu era o casal, com o homem cobrando a dívida. Ele afirma que agiu em legítima defesa, tendo se  apoderado de um pedaço de madeira para desferir o primeiro golpe  na cabeça de Danilo que foi ao chão. A parceira de pré-nome Gabriela ao tentar investir contra ele, também foi golpeada na cabeça. Em seguida ele consumou o assassinato  da dupla com  pedradas na cabeça. Os corpos das vitimas foram levados para o IML do Departamento de Polícia Técnica de Jequié, para identificações e as formalidades legais. O duplo homicídio revela o alto índice de violência em jequié, onde mais de 10 pessoas já morreram assassinadas neste ano de 2012.

STJ isenta Globo de indenizar mágicos que se sentiram prejudicados por quadro "Mister M"

Foto ilustrativa google
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) isentou a TV Globo do pagamento de indenização a um grupo de mágicos que alegaram ter sido prejudicados pelo quadro “Mister M – O Mágico Mascarado” exibido no “Fantástico” em 2009, informou o site Na Telinha. Vitor Hugo Cárdia e outros mágicos entraram com ação na Justiça contra a Globo alegando danos morais e materiais. O prejuízo foi causado porque a emissora revelou diversos truques dos profissionais. Em um primeiro momento, o Juízo de Direito da 11ª Vara da Comarca de Porto Alegre e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já haviam determinado o ganho de causa à emissora. No entanto, os mágicos recorreram ao STJ para que a ação fosse revista. Na decisão do STJ, o relator Luis Felipe Salomão afirmou que não há norma jurídica que impeça que os truques de mágica sejam revelados e, por isso, a Globo não pode ser considerada responsável. (Portal Imprensa)

Brasil terá em 2012, 2,4 milhões de eleitores a mais em relação a 2010


O Brasil terá nas eleições municipais de 2012 pelo menos 2,4 milhões de eleitores aptos a votar a mais do que nas eleições presidenciais de 2010. Até o dia 30 de abril deste ano, o TSE(Tribunal Superior Eleitoral) havia contabilizado 138.242.323 eleiores aptos a votar. No pleito de 2010, eram 135.804.433 pessoas, uma diferença de 2.437.890 eleitores. Na estatística não estão contabilizados os eleitores que foram habilitados no mês de maio. Apenas do dia 7 ao dia 9 deste mês, quando terminou o prazo para novas emissões, transferências ou regularizações dos títulos de eleitor para votar em 2012, a Justiça Eleitoral registrou pelo menos 1,5 milhão de atendimentos por todo o país. Deste total, ainda não é possível saber quantos são os pedidos de regularizaração ou de novos títulos. Logo, a diferença do número total de eleitores em relação a 2010 deve crescer. Em 2008, o país tinha 130.604.430 eleitores aptos, uma diferença de 5,2 milhões de eleitores em relação às eleições de 2010. (Uol)

Pena máxima no País poderá chegar a 40 anos



Para punir detentos que cometem novos crimes na prisão, a Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Penal aprovou ontem uma proposta que aumenta em dez anos o limite de cumprimento das penas de prisão. Pela regra proposta, a pena será de até 40 anos. O Código Penal atual prevê que o cumprimento máximo de pena não pode ser superior a 30 anos. Isso significa, por exemplo, que um condenado a 30 anos que cometer uma tentativa de homicídio na cadeia não tem sua pena aumentada. “Com a mudança, a pessoa poderá cumprir até dez anos pelo novo crime, ou seja, o cumprimento máximo se estenderia para 40 anos”, resumiu o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, integrante da comissão criada pelo Senado para discutir o assunto. (Estadão)

ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza neste dia (12/05) os aniversariantes Drª Camila Caroline, Michelle Slompo, Rafael Gonçalves, Núbia Carvalho e Augusto César desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus conceda tudo de melhor à todos vocês. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. Ver Todos Aniversariantes

Drª Camila Caroline
Rafael Gonçalves

Valença: Estudante mata outro com um tiro no olho


Na noite de ontem 10, ocorreu mais uma morte por arma de fogo em Valença. Segundo a ocorrência policial, dois jovens estavam em casa estudando, quando um , deixou o livro e foi até o quarto e pegou uma arma que estava sobre o guarda roupas, e segundo populares ele passou a manusear a arma que disparou, atingindo o olho esquerdo de Alex Jesus dos Santos. de 19 anos, transpassando o cranio.
A vitima chegou a ser socorrida até o pronto socorro de Valença, mais não resistiu aos ferimentos indo a óbito.A policia civil esteve no local realizando perícia mais a arma não foi encontrada. O menor acusado da autoria também evadiu-se do local  e a policia está investigando o caso. (Reporterurgente)

Lista de “fichas sujas” está sendo feita pela Procuradoria Eleitoral da Bahia


A Procuradoria Eleitoral da Bahia já está elaborando a lista dos candidatos “ficha suja”, que não poderão concorrer às eleições deste ano. Ao longo desta semana o Ministério Público Eleitoral enviou ofício aos tribunais de contas.
O pedido de informações foi encaminhado também aos conselhos de classe, Câmaras e à Assembleia Legislativa.
Os dados devem compor um cadastro único, para subsidiar a fiscalização da candidatura de inelegíveis pela Procuradoria Eleitoral e pelos promotores eleitorais na Bahia.
O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga pediu urgência no envio das relações nominais e outros dados de condenados pelos crimes previstos na “Lei da Ficha Limpa”.
Ele quer atenção especial para os políticos condenados pela Justiça, que tiveram suspenso os direitos políticos por ato de improbidade administrativa ou as contas relativas a cargos e funções públicas rejeitadas.
A formação do cadastro de inelegíveis para fiscalização de candidatos é uma estratégia nacional, definida por procuradores Regionais Eleitorais de todo o país.
(A região)