Mostrando postagens de maio 11, 2012Mostrar tudo

Deputados querem que Gurgel apresente explicações fora da CPI

Deputados querem que Gurgel apresente explicações fora da CPI

Integrantes da bancada do PSDB na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira querem que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, dê explicações sobre as razões que o levaram a não abrir inquérito contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) após a receber informações da Operação Vegas, da Poícia Federal, mas sem passar pelo colegiado investigativo. De acordo com o Congresso em Foco, os deputados federais Francisco Francischini (PR) e Carlos Sampaio (SP) apresentaram requerimento, nesta quinta-feira (10), em que cobram esclarecimentos a Gurgel. Os tucanos consideram que, se o procurador der explicações por outro meio, torna-se desnecessária a sua convocação. “Temos que obter informações sobre o motivo pelo qual a Operação Vegas ficou na Procuradoria por dois anos, mas por outro lado resguardar o procurador, que tem uma função ímpar no nosso país, no julgamento do mensalão daqui a alguns meses”, afirmou Francishini.

Do Bahia Notícias

Novo Código Penal pode punir criminalmente empresas corruptas

Foto ilustrativa google

A comissão do Senado que prepara a proposta de um novo Código Penal aprovou a inclusão da criminalização de empresas que participam de casos de corrupção contra a administração pública. Se aprovado, o anteprojeto poderá permitir o fechamento ou a imposição de penas como multas ou prestação de serviços à comunidade contra as empresas. De acordo com a Folha, segundo o relator do colegiado, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, nos delitos contra o patrimônio público é insuficiente punir apenas os executivos ou funcionários de pessoas jurídicas diretamente envolvidos nos crimes. "A ideia é surpreender esse fenômeno infelizmente comum no Brasil no qual a pessoa jurídica se vale de funcionários como se fossem laranjas, e quando chega a hora da responsabilização criminal, só os funcionários são responsabilizados e a empresa continua com sua atividade perniciosa e nociva. Pela nossa proposta isso acabou", afirmou. Os anteprojetos que reformam o código deverão ser entregues para votação em plenário até o fim de maio. Se aprovados, ainda terão que passar pela Câmara dos Deputados.

Bahia Notícias

Marido da prefeita de Pojuca é acusado de atirar em vizinha


O marido da prefeita de Pojuca, Kennedy Barbosa, é o principal suspeito de atirar em uma mulher que mora próximo da casa do casal, na Rua Dalva Ferreira Pinto, Número 1, no município. 
As primeiras informações dão conta de que o marido de Gerusa Laudano (PSD) estaria embriagado e atirava a ermo na noite de terça-feira (8), quando Cristiane Alves Souza foi atingida por disparos de uma espingarda de pressão e teve um dos dedos de sua mão direita atingido. A mulher procurou a delegacia do município e o boletim de ocorrência foi registrado pelo delegado Giovani Paranhos.  De acordo com o delegado, a mulher chegou à unidade com um ferimento na mão e foi encaminhada para exames de corpo e delito. “Ela esteve na delegacia para prestar a queixa contra o marido da prefeita e o acusou dos disparos. A ocorrência foi registrada e os dois serão convocados para prestar esclarecimentos sobre o caso na próxima semana”.  
Questionado sobre a denúncia de que o marido da prefeita estaria bêbado e em posse da arma, o delegado preferiu ser cauteloso e afirmou que está apurando as informações. “Ainda não posso falar sobre esta situação, já que só ouvi um dos envolvidos na situação. Mas o boletim foi registrado e estamos apurando”. (Bocão News)

Quem dorme mais emagrece mais



Em um novo estudo, pesquisadores americanos apontam que não basta apenas dormir bem, mas dormir mais, pelo menos quando o assunto é emagrecer. Segundo a pesquisa, dormir mais de nove horas por noite pode neutralizar a influência de fatores genéticos relacionados ao ganho de peso. O estudo envolveu mais de mil irmãos gêmeos, para examinar se a duração do sono modifica as influências genéticas e ambientais sobre o índice de massa corporal (IMC). Os resultados, divulgados no periódico Sleep, mostraram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite tinham uma influência genética de 70% na variação do IMC. As influências genéticas estão relacionadas diretamente com o metabolismo da glicose, o consumo de energia, armazenamento de ácidos graxos e sensação de saciedade. Já entre os irmãos que dormiam mais de nove horas, esse número não ultrapassou 32%.
“Os resultados sugerem que um sono mais curto fornece um ambiente mais permissivo para os genes da obesidade”, afirma Nathaniel Watson, da Universidade de Washington e principal autor do estudo. Para Watson, os resultados preliminares ainda necessitam de maior aprofundamento, mas para aqueles que estão precisando perder peso, deve ser uma boa ideia começar a adotar a rotina de sono prolongado. (Band)

Mãe morre depois de ser esfaqueada por filho em São Paulo


Imagem ilustrativa


A mãe que teria sido esfaqueada pelo filho morreu, de acordo com a Polícia Civil. O crime aconteceu na rua Doutor Neto de Araújo, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. De acordo com a Polícia Milita, logo depois do crime, ele se jogou do prédio de uma altura de 20 m, mas sobreviveu. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Vergueiro. Não havia informações sobre seu estado de saúde até a publicação desta notícia.  (r7)

Servidores da Fundação Hospitalar Ipiaú chegam aos 26 dias de greve


Pré candidato Cezário Costa conversou com lideranças do movimento

Completam-se nesta sexta feira ( 11 ), 26 dias de paralisados os funcionários da Fundação Hospitalar Ipiaú. Os servidores seguem reclamando o pagamento de salários atrasados, em alguns casos de até seis meses.  Também requerem pagamento de férias atrasadas. Não há , até o momento, qualquer indicativo de que o pagamento possa vir a ser efetuado em breve.
Enquanto isso, envolto em gravíssima crise finaceira, o hospital já se encontra há 15 dias sem funcionar. Comenta-se nos bastidores que o risco de que o prédio vá a leilão para que seja garantido o pagamento de ações trabalhistas que atualmente tramitam na Justiça é grande.
Lideranças do município tem se mobilizado em solidariedade aos servidores grevistas, que tem sido vistos constantemente em frente à fundação, acampados em mobilização.
Na tarde de quinta feira ( 10 ), o empresário Cezário Costa, pré candidato a prefeito, esteve dialogando com lideranças do movimento em busca de soluções para o impasse que já dura quase um mês.
Do Ipiaú Online

STF decide que suspeito de tráfico de drogas pode responder em liberdade


Por Fábio Massalli
Imagem ilustrativa google
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (10) que suspeitos de tráfico de drogas têm direito à liberdade provisória, assim como qualquer outro cidadão que responde a processo criminal. Este entendimento permite que o juiz decida se dá a liberdade para o suspeito analisando cada processo. Com a decisão, os ministros anularam parte da Lei de Drogas, de 2006, que impedia a liberdade provisória nesses casos.
A maioria dos ministros entendeu que a obrigatoriedade da prisão preventiva para suspeito de tráfico é ilegal porque viola o princípio da presunção de inocência, que considera todo cidadão inocente até decisão definitiva da Justiça. Os ministros também entenderam que a vedação prévia da lei impede que o juiz verifique as peculiaridades de cada acusado.
O plenário do STF analisou o caso a partir do pedido de liberdade de um suspeito de tráfico preso provisoriamente em 2009. Além de atacar a Lei de Drogas, o advogado do acusado também afirmava que seu cliente estava preso há quase 300 dias aguardando julgamento e que não havia motivo para mantê-lo mais tempo na cadeia.
Para o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, a regra da Lei de Drogas “é incompatível com o princípio constitucional da presunção de inocência e do devido processo legal”. Segundo ele, a lei altera o sistema penal ao tornar a prisão uma regra e a liberdade uma exceção.
Essa é a segunda vez que o STF esvazia a Lei de Drogas. Em setembro de 2010, os ministros anularam trecho da lei que impedia a conversão da prisão em pena alternativa para condenados por tráfico de entorpecentes.
Do Agência Brasil

IPIAÚ: Clima esquenta e vereadores da oposição se retiram do plenário


Foto Ipiaú Realidade
Vereador Marcos Passos deixando a sessão 
A situação política não anda nada bem na Câmara de vereadores de Ipiaú, onde se percebe que um clima de rivalidade se instalou nos bastidores daquela casa de leis, impossibilitando o diálogo, os trabalhos e as matérias de interesse da coletividade e, cada sessão se observa a falta de entendimento da bancada governista e oposicionista, com isso o “Governo de Mãos Dadas Com o Povo” e Câmara de Vereadores não constrói um diálogo para sanar os problemas de urgência do município.

Na noite desta quinta feira (10) os vereadores da oposição se retiraram do plenário estrategicamente para não votar as matérias onde o executivo solicita empréstimo para a cobertura do Centro Comercial José Mota Fernandes. O presidente da Casa, o edil Raimundo Menezes, ou simplesmente Raimundo Paraguai, justificou sua saída dizendo que precisava falar com sua esposa que está em tratamento médico na capital do estado. Deixaram o plenário também os vereadores Marcos Passos (Nena), Francisco Oliveira (Chico do Hospital) e José Carlos Bispo (Carlinhos).

O vice-presidente da casa, o vereador Aloisio Teixeira assumiu o comando dos trabalhos juntamente com os vereadores Gazo Brandão, Magnolito Cabral e Ubiratan Costa, permanecendo até o final da sessão. Os vereadores governistas reclamaram dos parlamentares a falta de postura, responsabilidade e respeito com o cidadão ipiauense.

Cada sessão que acontece mais difícil está o entendimento entre o governo e a bancada oposicionista na Câmara Municipal. 

Tesouras Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA


O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (11/05) os aniversariantes Heber Câncio, Wagner Brito, Ademilson Lima e Ivan Campos desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. Ver Todos Aniversariantes

Heber Câncio
Dr Wagner Brito

Prefeito de Caculé cancela show de Chitãozinho e Xororó e diminui dias do São João


O prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), decidiu cancelar o show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, contratada para se apresentar no São João do município do sudoeste baiano. O gestor seguiu recomendação do Trbunal de Contas do Município (TCM) e publicou um manifesto oficial, nesta quinta-feira (10), com determinações para diminuir os gastos com o “Arraiá de Caculé”, por conta da seca que castiga a região. Além da suspensão da apresentação dos cantores sertanejos, que cobram em torno de R$ 150 mil por cachê, o alcaide ainda reduziu os dias de festa para a sexta e sábado apenas, 22 e 23 de junho. "Diante de tais circunstâncias, resolvemos diminuir os dias de festa para apenas dois dias, cancelando o show, bem como de uma banda regional e outra local, subtraindo assim do custo, algo perto de 30% do seu valor original”, afirmou em entrevista ao Brumado Notícias. O alcaide garantiu ainda que, mesmo com a reprogramação da festa, a tradição junina na cidade será mantida. Nesta quinta, a União dos Municípios da Bahia (UPB) informou que 20 cidades baianas já cancelaram o São João e 17 reduziram a programação dos festejos. Até o momento, 223 dos 417 municípios do estado já decretaram situação de emergência por conta da seca.