Mostrando postagens de abril 10, 2012Mostrar tudo

Soteropolitanas lideram ranking do consumo de bebida alcoólica no Brasil


As soteropolitanas são destaque no ranking das biriteiras do país. Dentre as mulheres das 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, as soteropolitanas são as primeiras em relação ao consumo abusivo de bebida alcoólica. É o que revela os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgados nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, 17,2% das mulheres da capital baiana ingeriram em uma mesma ocasião de quatro ou mais doses de bebida alcoólica, ocupando assim o topo do ranking. Este percentual, inclusive, está distante do segundo lugar, ocupado por Recife, onde 14,3% das recifences apresentam consumo abusivo de álcool. Já as vitorienses são as terceiras do ranking nacional, com 13,3%. As menos biriteiras, segundo a pesquisa, são as mulheres da capital amazonense, na qual apenas 4,9% participam da lista de consumo excessivo. 
SoteropolitanosNão é à toa que a capital baiana também é a primeira dentre as capitais brasileiras e o Distrito Federal com consumo abusivo de bebida alcoólica. Afinal, os homens de Salvador estão no segundo lugar do ranking nacional, com 31,3% que ingeriram cinco ou mais doses em uma única ocasião, atrás apenas dos homens da capital piauiense, que apresenta 37,6% com consumo excessivo. A capital baiana, com 23,6% da população que consome bebida alcoólica de forma abusiva, está na frente de Teresina (22,9%) e Cuiabá (21,1%). Rio Branco, capital do Acre, ocupa a última posição, com 11,9%. O levantamento entrevistou 54 mil adultos em todas as capitais e no Distrito Federal, no período entre janeiro e dezembro de 2011.
Correio

Continuação - Artigo Pec das Domésticas


A jornada máxima estabelecida pela PEC é de 8 horas diárias de 44 horas semanais. A remuneração prevista por hora é de, no mínimo, 50% a mais da hora normal. Sugere-se que seja feita uma folha de controle de ponto para que o patrão tenha o cuidado para com o empregado, bem como a garantia do empregado dos seus direitos. É importante ressaltar que essas 8 horas semanais não está incluído a hora de almoço.
- Quais os direitos terão os empregados que já trabalham a muitos anos em uma residência  e foram mandados embora?
Com relação aos novos direitos dos empregados domésticos previstos pela PEC, eles só terão validade a partir da promulgação, então, como já entrou em vigor, está valendo a partir de agora. As novas mudanças aprovadas não são retroativas ao tempo trabalhado anteriormente à PEC. Contudo, mesmo antes da PEC já eram previstos aos domésticos alguns direitos.
- Quais são as providências que as empregadas domésticas podem adotar caso o patrão não siga essa regras?
É importante que o emprego fique atento no que diz o sindicato e no caso de descumprimento por parte do empregador das novas leis e direitos que estão sendo oferecidos aos empregados domésticos, é importante estar procurando também o Ministério do Trabalho para que possa ser observado alguma irregularidade e no caso de detectado sem empregado a penalidade para os infratores.
Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

AL-BA APROVA GRATUIDADE EM TRANSPORTES INTERMUNICIPAIS PARA DEFICIENTES

Foto divulgação
Gratuidade para deficientes em transportes intermunicipais é aprovada por AL-BA
Deputados comemoram votação ao lado de deficientes 
A gratuidade do transporte intermunicipal para deficientes, último projeto do Executivo baiano enviado em 2011 para a Assembleia Legislativa da Bahia ainda sem votação, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (10), após acordo entre as bancadas de governo e oposição. Em contato com o Bahia Notícias, o líder governista Zé Neto (PT) afirmou que a apreciação da proposta de seu “de forma muito emocionante pela Casa”. Ano passado, no entanto, a matéria foi alvo de jogo de trocas entre as duas alas de deputados no momento do pleito que facilitou a liberação de licenças ambientais. Segundo o petista, para esta votação, “a oposição colaborou com uma demonstração de total compreensão sobre o projeto”. "O próprio governador Jaques Wagner havia comentado, nesta terça, sobre a necessidade de pôr a medida em plenário", afirmou. O projeto considera pessoas com deficiência física “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”. Em cada ônibus intermunicipal serão reservados dois assentos para os beneficiados com a mudança. Agora, o texto vai para sanção do governador Jaques Wagner e será regulamentada em até 120 dias após a sua publicação. Os parlamentares, em seguida, aprovaram a doação de um terreno de 1,3 m² do Poder Executivo na cidade de Cruz das Almas, para a construção de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Bahia Notícias

IPIAÚ: LADRÕES ARROMBAM SÍTIO E FURTAM OBJETOS DO BLOGUEIRO MARVEM MEDRADO

Residência onde foi arrombada, Localizada no Bairro Irmã Dulce
Na manhã desta terça-feira (10) por volta das 10:30h, a residência do Blogueiro e Repórter MARVEM MEDRADO do Ipiaú Realidade, localizada no Bairro Irmã Dulce foi arrombada. Marvem se encontrava em sua residência e estava dormindo. De acordo com o cenário que foi encontrado no interior da residência, fica a suspeita de que não era apenas uma pessoa envolvida na ação. 

O referido imóvel encontrava-se com a porta violada, onde foi subtraído um aparelho NOTEBOOK, celulares, e um botijão de gás, além de deixarem a casa totalmente revirada com cadeados quebrados e objetos espalhados pela casa; uma ação típica de vândalos.

O sinistro só foi percebido na manhã de hoje, quando o morador que reside na Zona Urbana chegou ao local, sem pistas do (s) envolvido(s), apenas afirmando que um indivíduo moreno, vestido de Camisa vermelha e bermuda estampada, havia saído da residência correndo. Ainda, segundo informações o morador teria acionado a Polícia local para investigar o caso.

''Fotos do Notebook da Redação do IR que foi roubado' 
O blogueiro Marvem faz um pedido encarecido à comunidade ipiauense e toda região que se por acaso alguém ver seus objetos por ai entrar em contato urgente através do celular 73-9140-2450. O Notebook é da marca Positivo, com 3D e contem GPS e senha do usuário. O proprietário garante manter acordo amigável e uma recompensa sem envolvimento judicial.

“Preciso muito de meu Notebook pois ele é a minha ferramenta de trabalho”, diz Marvem.

IPIAÚ: ACIDENTE NA BR-330 DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS


Foto: Giro em Ipiaú
Um caminhão carregado de argamassa que seria entregue em casas de materiais de construção em Ipiaú, capotou na curva do engenho, na BR-330, por volta das 16:40h desta terça-feira (10), causando a morte do motorista conhecido por Manoel Jr. (30) e outras três pessoas ficaram feridas.
De acordo com informações de testemunhas, o caminhão Mercedes, placa JLG 2760, licença de Jequié, capotou após desviar de uma caminhonete que vinha em sentido contrário. Os corpos do motorista e de mais dois ajudantes ficaram presos nas ferragens. Um terceiro ajudante teve apenas arranhões e escoriações no braço e foi socorrido para o HGI.
O samu e o corpo de Bombeiros de Jequié foram acionados e resgataram os ajudantes, Fabiano e Pedro, que não correm risco de morte. Todas as vítimas residem em Jequié e estavam a serviço da empresa Argasol. O corpo do motorista foi o último a ser retirado das ferragens por volta das 18h. 
Com informações do Giro em Ipiaú

Motorista perde controle de veículo e invade casa em Itamaraju


Um carro de uma empresa que prsta serviço à Embasa invadiu e destruiu parte de uma casa de dois andares, no bairro Cristo Redentor, em Itamaraju, a 733 km de Salvador. O motorista de uma caminhonete S10 estava tentando estacionar o veículo quando perdeu o controle da direção e atingiu a casa, onde havia um homem e uma mulher grávida. Segundo informações do site Itamaraju Notícias, o motorista do veículo Gledson Joaquim Leite, de 32 anos, afirmou que o freio do carro não funcionou e acabou descendo a ladeira de ré, atingindo a casa. Ele estava a serviço da empresa Seleta, prestadora de serviços para a Embasa.  Parte do andar superior da casa  e da fachada despencaram sobre o veículo. O dono do imóvel  Marcos Muniz de Souza, 32, e sua mulher, grávida de seis meses, conseguiram deixar a casa rapidamente e não ficaram feridos. A Polícia Militar isolou o local por conta do risco de desabamento.

Do Correio

Itiruçu: Radialista tem contratos com prefeitura no valor de R$ 65.549,00


Segundo dados da prefeitura municipal de Itiruçu, informados ao diário oficial dos municípios, revelando mais contratos de publicidade com o Sr Paulinho Ribeiro, no valor de R$ 65.549,00 (Sessenta e cinco mil quinhentos e quarenta e nove reais). Ninguém entende o porquê o radialista vem celebrando contratos com valores altíssimos, apenas para fazer marketing. Tendo em vista os gatos dos últimos anos da prefeitura na área de publicidade, que em apenas três anos, já superou os gatos na area da publicidade dos últimos 30 anos de administração publica e também na contratação de consultorias e licitações com valores maiores que em cidade com mais de cem mil habitantes para áreas de transportes.

Fonte/Foto: Itiruçuoline

IBIRATAIA: ACIDENTE NA BA-120 DEIXA MOTORISTA FERIDO


Ailton Soares Costa - Motorista caminhão baú

Na tarde desta terça-feira (10) por volta das 13:30h um caminhão baú (Iveco), placa policial HNG 8744, licença de Teofilo Otoni da empresa Aladim colidiu com uma C-10 de placa policial JMF 7536, no Km 5 da BA-120, rodovia Ibirataia/Algodão, numa curva depois do antigo alambique.

Segundo Romário Carneiro (24), motorista da C-10 que ia transportando uma vaca para a Fazenda Água Branca (Serraria) próximo a Algodão, o caminhão Baú vinha numa velocidade razoável, colidindo na lateral de sua C-10. “Tentei tirar o carro para não bater, mas não teve mais jeito” disse Romário. A C-10 seguia sentido Ibirataia/Algodão e o caminhão baú em sentido contrário.

O Motorista do caminhão baú, o senhor Ailton Soares Costa (52), residente em Feira de Santana, disse que vinha na faixa de 70/80 Km, a velocidade permitida pela empresa. Na colisão, Ailton sofreu corte e escoriações leves em seu corpo, sendo encaminhado para a Fundação Hospitalar Antonio Firmo Leal em Ibirataia. Ailton que já dirige há quase trinta anos disse que foi a primeira vez que aconteceu um acidente com ele. “Foi muito rápido e quando vi já tinha acontecido”, concluiu Ailton.

Ambos os veículos ficaram destruídos, principalmente o caminhão baú que com a colisão boa parte dos produtos que estavam sendo transportados para Ipiaú/Jequié cairam na pista. Populares saquearam parte da mercadoria, mas a guarnição da Polícia Militar de Ibirataia chegou a tempo onde permanece no local, impedindo o saque do restante dos produtos e, aguardando a chegada da PRE para lavrar o termo de ocorrência.


Tesouras Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA


O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (10/04) os aniversariantes Matheus Cavalcante, Juliana Santos, Aquiles Júnior, Cleber Ramos e Ivan Santana Del Rei desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja ricamente todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. 
Clique Aqui e veja foto de todos os aniversariantes.


Matheus Cavalcante
Juliana Santos

IPIAÚ: I SIMPÓSIO BAIANO DA GRAVIOLA

Foto: google

O I Simpósio Baiano da Graviola (I Simgrav) ocorrerá na cidade de Ipiaú, Bahia, no dia 26 de abril de 2012, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. O evento está sendo organizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), em parceria com o Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, contando com o apoio das Prefeituras Municipais de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Itamari, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ligadas à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional da Bahia (SENAR), do Sindicato Rural de Barra do Rocha, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), da Associação dos Produtores de Polpa de Frutas do Vale do Rio das Contas (APROFRUTA), do Banco do Nordeste, do Consórcio de Polpa de Frutas do Médio Rio das Contas (BAHIA FRUTIS), da Polpa de Frutas Doce Mel e da Polpas Sempre Viva. O Simpósio deverá congregar profissionais ligados à cadeia produtiva da graviola, como empresários agroindustriais, produtores rurais, extensionistas, agentes de assistência técnica, estudantes e outros interessados na atividade. Estima-se a presença de 300 participantes, que terão oportunidade de assistir mesas redondas com palestras e debates que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento da cadeia produtiva da graviola. Em razão da maioria das plantações de graviola estar localizada em propriedades produtoras de cacau, espera-se que o I Simgrav possa contribuir para o fortalecimento do agronegócio da graviola e para a sustentabilidade da cacauicultura no Estado da Bahia.

Apuarema: Trabalhador rural colhe pepino gigante


O trabalhador rural Antero Silva Oliveira, comprovou o poder de fertilidade das terras oriundas de Apuarema. O lavrador colheu um pepino gigante, pesando aproximadamente 2.226kg. A façanha se deu na Fazenda Jussara, localizada na Região do Belo Horizonte. A descoberta da hortaliça fez lembrar uma gigantesca graviola, pesando mais de 13 kg, que foi colhida recentemente no mesmo município de Apuarema pelo produtor rural José Araujo de Aguiar.
Apuarema em foco

BA-493: DIRETOR DE COLÉGIO MORRE EM ACIDENTE


Foto: Voz da Bahia
Moisés Almeida Ribeiro
O blog Tesouras Notícias e a comunidade ibirataense através desta vem externar os mais profundos sentimentos ao Dr. Jeferson Almeida Ribeiro, Delegado de Polícia de Ibirataia e aos seus familiares pela perda de modo trágico do seu irmão Moisés Almeida Ribeiro (38) na tarde desta segunda-feira (9) em acidente automobilístico na BA-493, trecho Sapeaçu/Castro Alves.

Moisés Almeida, capotou sua ranger vermelha (foto) numa curva fechada no Km 8 da BA 493 em uma localidade conhecida como Petim. Segundo informações da Polícia Militar, Moisés morreu no local do acidente, ficando o seu corpo preso nas ferragens. Segundo informações da Delegacia de Sapeaçu, o acidente aconteceu por volta das 18 horas.

Moisés trabalhava na direção do Colégio Imaculada Conceição em Castro Alves e era casado com a fisioterapeuta Soane Passos, da cidade de Santo Antonio de Jesus.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Castro Alves para os procedimentos legais.
Moisés perdeu o controle de sua ranger numa curva
 Foto Portal do Clériston
RedaçãoTesouras Notícias (informações do Voz da Bahia e Portal do Clériston)

Cidadãos têm até 9 de maio para resolver pendências com a Justiça Eleitoral e solicitar 1ª via do título

Cidadãos têm até 9 de maio para resolver pendências com a Justiça Eleitoral e solicitar 1ª via do título

As pessoas que ainda não tiraram a primeira via do título de eleitor, querem alterar dados cadastrais ou fazer a regularização de títulos cancelados têm até o dia 9 de maio para solicitar à Justiça Eleitoral a resolução das questões. O prazo é o mesmo para que eleitores com deficiência física peçam transferência para seção adaptada. A data limite segue a regra da Lei das Eleições (Lei 9.504/97, art. 91) que determina, nos anos eleitorais, o fechamento do Cadastro Eleitoral com 151 dias de antecedência da realização do pleito. Após 9 de maio, permanecerá disponível pela Justiça Eleitoral apenas a emissão da segunda via do título. Para a retirada do documento não é necessário o pagamento de taxa. Basta o cidadão procurar qualquer cartório eleitoral ou a Central de Atendimento ao Público (CAP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com um documento de identidade com foto (RG ou carteira profissional) e comprovante de residência. O atendimento também pode ser solicitado nos postos da Justiça Eleitoral na Casa de Justiça e Cidadania (CJC), no Shopping Baixa dos Sapateiros e nos SACs.

Do Bahia Notícias

Ibirataia: Presidente do PT nega aliança com a gestão Jorge Fair


Hideraldo Lima e o governador Jaques Wagner

O Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ibirataia, Hideraldo Lima, entrou em contato com o Ubatã Notícias na última sexta-feira (06) para refutar qualquer aproximação da legenda com a gestão Jorge Fair (DEM). Segundo Lima, o compromisso do partido é com a oposição.

“O PT em Ibirataia sempre foi oposição e agora não será diferente. Não há qualquer possibilidade, repito, qualquer possibilidade de o partido apoiar a gestão Jorge Fair. O nosso compromisso é com os partidos de oposição. Os boatos de adesão à atual gestão são mentirosos”, assegurou Hideraldo Lima.

Recentemente, o PT de Ibirataia escolheu, durante um Encontro Municipal com os filiados do partido, o empresário Luiz Machado como o pré-candidato da legenda ao executivo municipal. “Os nomes da oposição são ótimos e em julho será escolhida a chapa do grupo”, finalizou Hideraldo.

Do Ubatã Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA 10/05/2012

Ana Cléia
Midian Francisco
Nilson Souza
Paulo Washington
Urbano Reis