Mostrando postagens de março 28, 2012Mostrar tudo

Cartórios extrajudiciais voltam a usar selos de papel após problema em sistema digital


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou, nesta quarta-feira (28), que manterá os selos de papel para autenticação dos documentos nos cartórios extrajudiciais. Segundo nota do órgão, a decisão foi tomada após “problemas apresentados no novo sistema digital, fornecido pela empresa Escriba”. “Esta atitude [a volta aos selos de papel] permite manter o respeito à população que necessita dos serviços cartorários”, diz o informativo. Quando divulgou o sistema de selagem digital, o TJ-BA afirmou que a medida possuía um sistema avançado de criptografia que praticamente zerava a possibilidade de fraude.(BN)

Câmara aprova projeto da Lei Geral da Copa de 2014


Os deputados aprovaram nesta quarta-feira a Lei Geral da Copa, sem a liberação explícita da venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial e a Copa das Confederações. Destaques que pediam a inclusão no texto, de forma explícita, a proibição da venda de bebidas, foram rejeitados pelos deputados.O projeto agora segue para análise do Senado. Se a redação for mantida, a Fifa poderá ter que negociar diretamente com os 7 dos 12 Estados-sede da Copa que vedam o consumo em suas arenas.
Conforme a Folha revelou na semana passada, uma outra alternativa analisada pelo governo é a edição, a poucos dias do início da Copa, de uma medida provisória liberando a venda das bebidas. A Lei Geral da Copa foi um dos principais pontos de impasse na crise na base aliada na semana passada. Na ocasião, o governo tentou votar a proposta, mas foi impedido por partidos da própria base aliada, que exigiam a votação do Código Florestal. A votação hoje foi possível porque, ao prever que não teria outra alternativa, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), garantiu a análise da nova legislação ambiental em abril. 

PRF apreende cocaína, crack e munições na BR 116


A Polícia Rodoviária Federal está realizando Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas. Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, na última segunda-feira (26), realizada pelas equipes Táticas Operacionais de Vitória da Conquista foram apreendidas em um ônibus interestadual na Divisa BA x MG 11,5 de pasta base de cocaína, dois quilos de crack, 25 cartuchos de munição intactas cal.12 e 9 munições intactas cal. 44. O ônibus seguia da capital paulista para as cidades do interior pernambucano e cearense.
Em um dos ônibus, o responsável pela droga foi identificado e confessou que receberia a quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais) para transportar o entorpecente e as munições. O meliante foi conduzido à Polícia Judiciária da respectiva localidade.
Reportagem e Foto Voz da Bahia

Senado aprova criação de fundo de previdência para servidores


Os senadores aprovaram em plenário na tarde desta quarta-feira (28) o projeto que cria o fundo de previdência complementar para os servidores civis da União. Com isso, os funcionários que entrarem no serviço público daqui para a frente não terão mais a garantia de aposentadoria integral. Para ganhar acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será necessário contribuir à parte. A regra não muda para os atuais servidores. O projeto foi aprovado de forma simbólica pelos senadores presentes em plenário. A proposta será agora encaminhada para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. Pelo projeto, o valor máximo da aposentadoria dos novos servidores será o teto do INSS, atualmente em R$ 3,9 mil. Pela legislação atual, o servidor pode se aposentar até com salário integral. Pela proposta, se quiserem uma aposentaria maior, os funcionários públicos federais deverão contribuir para um fundo complementar, que pagará um valor extra a partir de 35 anos de contribuição. 
O texto cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) e permite a criação de três fundos: um para o Legislativo, um para o Executivo e outro para o Judiciário. Servidores do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público da União também poderão contribuir para o fundo. O líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), que foi o relator da matéria nas comissões do Senado, afirmou que as mudanças propostas pelos senadores por meio de emendas seriam analisados em outro projeto, a fim de que a proposta que cria o fundo conseguisse ser votada em plenário ainda nesta quarta. "Este relator está assumindo o compromisso que este conjunto de propostas que melhoram o projeto sejam assumidos em outro projeto de lei". 

STJ mantém exigência de bafômetro para casos de embriaguez ao volante


A terceira seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (28), por cinco votos a quatro, manter a obrigatoriedade do teste do bafômetro ou do exame de sangue e rejeitar outros tipos de prova (como exame clínico e depoimento de testemunhas) para se comprovar a embriaguez de motoristas ao volante em processo criminal.
A seção do STJ analisou um recurso do Ministério Público contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) em benefício de um motorista que não fez o teste do bafômetro. Em março de 2008, três meses antes de a Lei Seca entrar em vigor, esse motorista se envolveu em um acidente de trânsito. Ele foi submetido a um teste clínico no Instituto Médico Legal que constatou embriaguez. Processado criminalmente, o motorista argumentou à Justiça que não ficou comprovada a concentração de álcool que a nova lei passou a estipular para caracterizar embriaguez (seis decigramas por litro de sangue). A decisão da terceira seção do STJ vale apenas para esse processo, mas pode ser usada como precedente para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). (G1)

Datena seria sequestrado nesta quarta, diz colunista

Datena seria sequestrado nesta quarta, diz colunista

José Luis Datena seria sequestrado na noite desta quarta-feira (28), de acordo com a Policia Militar de São Paulo, que descobriu por meio das redes sociais. Bandidos planejavam ir ao encontro do apresentador entre 20h30 e 21h, na rodovia Castelo Branco, entre os municípios de São Paulo e Osasco.
 
Datena costuma fazer esse caminho todas as noites, quando deixa o seu trabalho na Rádio e TV Bandeirantes e parte em direção a sua casa. Após alertar o apresentador sobre os planos de sequestro, a polícia descobriu o veículo que seria utilizado para o crime; um carro roubado, com placas de Belém do Pará. Informações da Coluna de Flávio Ricco.

Do Bahia Notícias

Marcell Moraes promove campanha "Hora do Planeta" Contra o Aquecimento Global



Com o objetivo de lutar contra o aquecimento Global, o ambientalista, Marcell Moraes, promoveu uma campanha de conscientização dos baianos para apagar as luzes de sua residência por 1 hora em prol um mundo melhor!

Entrevista ao ATARDE online.

ANIVERSARIANTE DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (28/03) o aniversariante Dr. Wellington Santana desejando-lhe muitos anos de vida, saúde, paz e sucesso. Que Deus lhe proteja sempre e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Dr. Wellington Santana

Tronco de árvore cai e mata funcionário da Coelba em Candeias


Um funcionário da Coelba morreu na tarde desta terça-feira (27), após ter sido atingido por uma árvore, na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Atemildo Soares da Silva, de 54 anos, estava realizando um serviço para a empresa, tentando podar uma árvore que estava atrapalhando a rede elétrica, em uma localidade conhecida como Fazenda Canta Galo, quando o tronco caiu sobre ele. Atemildo morreu na hora. O caso está sendo investigado pela 20ª Delegacia Territorial de Candeias. (Aratuonline)

Para emagrecer, escolha alimentos de cheiro forte


Estudos mostram que o tamanho da nossa mordida depende da nossa familiaridade com o alimento que estamos prestes a comer e sua textura. Damos garfadas menores nos alimentos que sabemos precisar mastigar mais – e o tamanho dos pedaços são geralmente relacionamentos à sensação de saciedade mais rápida. Um novo estudo, publicado no periódico Flavour, mostra que os aromas fortes podem nos induzir a escolher pedaços ou mordidas menores e sugere que o cheiro pode ser usado como uma forma de controlar o tamanho das porções e, desta forma, nos ajudar a emagrecer.
O estudo envolveu um grupo de voluntários que deveriam controlar o tamanho das porções de sobremesa que iriam saborear por meio de um botão. Segundo o autor do estudo, Rene Wijk, o tamanho da porção foi associado com o aroma apresentado. “As mordidas menores são relacionados com uma menor liberação de sabor, o que pode explicar porque levamos menos comida a boca quando ingerimos alimentos com cheiros fortes ou quando não gostamos de determinada comida”. O estudo mostrou que, através da manipulação do odor dos alimentos, é possível reduzir em 10% a quantidade de ingestão. O autor sugere que esta poderia ser uma estratégia no combate à obesidade, por exemplo. “Combinar alimentos de odores fortes com alimentos que gostamos pode enganar o corpo, fazendo-o pensar que já estamos saciados”. (Band)

Prefeito propõe novo modelo para escolha de sucessor em Barra do Rocha


O prefeito de Barra do Rocha,  Jônatas Ventura, revelou que está ampliando o debate democrático no seu município visando a sucessão municipal deste ano. Segundo o gestor,uma consulta prévia através de instituto de pesquisa credenciado deverá acontecer em junho, visando definir qual seria o nome que, com o seu apoio, venceria a disputa para o comando do Executivo municipal.
A atitude é mais uma jogada inédita do gestor, que é dado a inovações no seu estilo de fazer política. ‘ Estou deixando o povo escolher nas duas fases o candidato a prefeito ou vice. Ous seja: antes da convenção sinalizar através da pesquisa e após a convenção, quando acontece o sufrágio do voto”, disse ele. 
Normalmente o candidato é escolhido por lideranças e dirigentes partidários, o povo só é consultado nas urnas.  Pela lógica de Jônatas, o candidato que se sair melhor na pesquisa com seu apoio deverá ser oficializado o candidato da chapa. O segundo lugar ficará com a vice candidatura.
” Não quero dizer com isso que, ao propôr uma chapa de consenso esteja impedido o processo democrático. Este chamado ao consenso está sendo feito apenas à base aliada, buscando unidade ao grupo político. Quanto aos adversários, que fiquem a vontade’, acrescentou o prefeito.
Do Ipiaú Online

Mano perde carteira em blitz da Lei Seca


Uma notícia pegou todos os brasileiros de surpresa nesta manhã. Treinador da Seleção, Mano Menezes perdeu a Carteira de Habilitação em uma blitz da Lei Seca, na madrugada desta quarta-feira (28), na zona sul do Rio de Janeiro. 
O comandante, que se recusou a fazer o teste do bafômetro quando foi abordado em frente a sede do Flamengo, foi multado em R$ 957,70 e levou sete pontos na carteira de habilitação - a infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Mano acionou um condutor habilitado para levar o seu veículo. (Diariosp)

Brasil vai lançar satélite para levar banda larga para todo o país


O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite, cuja construção e lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, tem um custo avaliado de 750 milhões de reais (412 milhões de dólares). Apenas o lançamento custará 80 milhões de dólares. "Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante", disse o ministro. O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.
Brasil, Índia e África do Sul - três integrantes do grupo dos emergentes Brics, ao lado de China e Rússia - também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas". Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde os anos 80 - com o lançamento conjunto de três satélites -, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera "estratégica" a cooperação Sul-Sul. (AFP)

Pessoas com cérebro maior têm mais amigos, diz estudo


O tamanho do cérebro, mais exatamente a região localizada acima dos olhos, pode revelar a habilidade de uma pessoa manter mais amigos ou não no seu círculo social. Segundo um estudo recente, os indivíduos com mais amigos possuem um córtex pré-frontal maior. Para a análise, um grupo com 40 pessoas teve o cérebro medido anatomicamente graças às imagens feitas por um aparelho de ressonância magnética, que indicou as diferenças. Eles também responderam a um questionário sobre seus contatos sociais no período de sete dias. A pesquisa, publicada na revista "Proceedings of the Royal Society B", mostra pela primeira vez a relação entre desenvoltura social e o tamanho do cérebro.
Na interação com o complexo mundo social, um ser humano precisa ser dotado de habilidades cognitivas para entender o outro (o que está pensando) e ser capaz de se comunicar (conversar). Essas qualidades são descritas pelos cientistas da Universidade de Oxford como "leitura da mente", considerada crucial para se adequar socialmente. "Descobrimos que indivíduos que têm mais amigos vão melhor na 'leitura da mente'", diz Robin Dunbar, que coordenou a pesquisa. "Entender a relação entre o tamanho do cérebro e o número de amigos nos ajuda a compreender o mecanismo que levou os humanos a desenvolver cérebros maiores do que outras espécies primatas", acrescentou. (Folha)

Oi não pode mais cobrar por consulta ao serviço 102

Oi não pode mais cobrar por consulta ao serviço 102

A empresa de telefonia Oi não poderá mais cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer lista telefônica para os assinantes. O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a suspensão da cobrança a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), ingressada em 2007, contra a Telemar Norte Leste. A ação pedia uma liminar para que a empresa parasse de cobrar o acesso ao serviço de auxílio à lista. A liminar foi negada em primeira instância. O procurador da República Claudio Gheventer recorreu ao TRF. A Oi está impedida de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.

BN

IBIRATAIA: MENORES DERRUBAM IDOSO PARA ROUBAR SEU DINHEIRO


Imagem ilustrativa

Na noite desta terça-feira (27), por volta das 23:00h, dois menores, sendo um de iniciais M.V.S.C de 12 anos de idade e um outro de 15 anos, ainda não localizado, agrediram o senhor Edivaldo, aposentado, popularmente conhecido por Fai Alfaiate, derrubando-o e tomando-lhe uma quantia de dinheiro. O valor roubado pelos menores infratores ainda não se sabe.

O fato ocorreu nas mediações do Mercado Municipal, no Centro da cidade. Populares conseguiram apreender o adolescente M.V.S.C e encaminharam à Delegacia de Polícia sendo liberado automaticamente. O outro menor fugiu com o dinheiro roubado, não sendo localizado.

O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente deverá tomar conhecimento deste fato e adotar as medidas necessárias.

Tesouras Notícias