Mostrando postagens de março 12, 2012Mostrar tudo

Ricardo Teixeira renuncia a CBF após 23 anos

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), a cerca de dois anos para o Mundial.
Em carta lida na manhã desta segunda-feira no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, um de seus cinco vices, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se colocou à disposição para continuar “colaborando com o futebol brasileiro”.
Marin cumprirá o restante do mandato, até 2015. E também herderá o cargo no COL. “Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário”, disse Marin, para em seguida corrigir e dizer Ronaldo, que já era integrante do comitê da Copa.
“Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhava, era graças ao talento, quando perdia, imperava a desorganização”, afirmava a carta.
“Fiz o que estava a meu alcance, sacrificando a saúde e renunciando ao insubstituível convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias”, completou.
Do Jornal Folha

Confira 10 piores profissões para os pulmões


Fábricas
Os trabalhadores de fábrica podem ficar expostos à poeira, produtos químicos e gases, colocando-os em risco para a ocorrência de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O diacetil, aromatizante presente em fábricas de fast-food pode causar bronquiolite obliterante, doença semelhante à DPOC. De acordo com o especialista, usar uma máscara no momento da filtragem deste aromatizante pode ajudar.
Área da saúde
O pó encontrado em luvas de látex pode causar um tipo de asma grave. O mais indicado é limitar a exposição do produto, já que não dá para deixar de usá-lo. Outra alternativa é adotar luvas sem látex sintéticos.
Têxtil 
Um estreitamento das vias respiratórias, chamado bissinose, é comum em profissionais que atuam no ramo têxtil, já que o algodão quando rasgado libera partículas de poeira e pode causar uma obstrução. Medidas como evitar fumar, usar uma máscara e melhorar a ventilação do ambiente podem prevenir o problema.
Bartender
Felizmente diversos lugares no Brasil já proíbem fumar em locais fechados. A profissão de bartender é uma das mais arriscadas neste sentido, pois o profissional inala fumaça de forma passiva. Estudos mostram que a saúde pulmonar dos bartenders melhorou após entrar em vigor a lei que proíbe fumar em locais fechados.
Panificação
Padeiros expostos ao pó da farinha podem sofrer com asma futuramente, já que este produto tem grandes chances de causar uma sensibilidade alérgica, principalmente em virtude de enzimas utilizadas para alterar a consistência da massa. Boa ventilação e o uso de uma máscara de proteção podem ajudar a prevenir.
Indústria automobilística
O isocianato, produto presente em tintas em spray, pode causar alergias e trazer um desconforto respiratório, com uma espécie de aperto no peito. O uso de respiradores, luvas e óculos, além de ventilação podem ajudar.
Transporte
Caminhoneiros, profissionais que trabalham com transporte de carga e os que atuam em estradas de ferro podem ter mais risco de sofrer com DPOC, em virtude do escape de óleo diesel. Um estudo de 2004 mostrou que as taxas de câncer eram mais altas em trabalhadores ferroviários. Ficar fora da linha direta de escape dos motores a diesel e vestir máscaras de proteção ajudam a reduzir os riscos de desenvolver uma doença pulmonar.
Mineração
Mineiros apresentam alto risco de sofrer doenças pulmonares, principalmente em virtude da poeira. A sílica presente nas minas pode causar uma doença chamada silicose, que deixa cicatrizes no pulmão. Outra patologia comum em mineiros é a pneumoconiose, também chamada de pulmões preto, em razão do pó do carvão. Não fumar e usar máscaras de filtragem ajudam a amenizar o problema.
Bombeiros
Bombeiros podem inalar fumaça e uma vasta quantidade de produtos químicos que emanam de um edifício em chamas. Embora a máscara de respiração proteja bastante, alguns profissionais deixam de usá-la no momento pós-incêndio. Por isso proteção respiratória é recomendada em todas as situações. (Terra)

Habeas corpus para ex-empresário de Ricardo Chaves é negado pela Justiça

Habeas corpus para ex-empresário de Ricardo Chaves é negado pela Justiça

O empresário Maurizzio Cersósimo Mattos e sua mulher Cláudia Patrícia Accioly, presos na última sexta-feira (9) no condomínio Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, tiveram o pedido de habeas corpus negado neste fim de semana, como informou a titular da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). O casal é acusado de estelionato. Segundo a polícia, a dupla pretendia vender uma ilha na Baía de Todos-os-Santos, pertencente a um morto, por um valor equivalente a R$ 35 milhões. Outras pessoas também foram vítimas do casal, entre eles o cantor Ricardo Chaves. Ainda de acordo com a delegada, a quebra de sigilo bancário do casal será solicitada, mas ainda não há previsão de acontecer.

Bahia Notícias

‘Exterminamos um câncer do futebol brasileiro’, diz Romário sobre saída de Teixeira

‘Exterminamos um câncer do futebol brasileiro’, diz Romário sobre saída de Teixeira

Um dos maiores críticos a gestão de Ricardo Teixeira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e no Comitê Organizador Local (COL), Romário, atualmente deputado federal (PSB-RJ) celebrou a saída do dirigente após 23 anos, através de sua página do Facebook.
 
- Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou a presidência da CBF. Espero que o novo presidente, João Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS também – comentou. 
 
Apesar de comemorar a saída de Teixeira, Romário continua desacreditado sobre os rumos que tomarão a entidade daqui para frente.

- Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje (acho muito difícil e quase impossível) a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol – continuou. 
Bahia Notícias


Atenção... Cenas Fortes





















TATUAGEM EM CRIANÇA OU ADOLESCENTE VAI VIRAR CRIME


Foto ilustrativa

Realizar tatuagem em criança ou adolescente pode dar cadeia. Essa a proposta do projeto de lei do Deputado Federal Márcio Marinho, que acrescenta o art. 132-A ao Decreto – lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, tipificando o crime de realização de tatuagem em criança ou adolescente e prevê pena de detenção. 
Marinho explica que a realização de tatuagens em crianças e adolescentes vem se banalizando em nossa sociedade, bastando para a prática a autorização dos pais ou responsáveis. 
E alerta que a tatuagem contém diversos riscos à saúde, desde o contágio por doenças transmissíveis pelo sangue, até a intoxicação por tintas inadequadas, além de se caracterizar em modificação praticamente definitiva ou de dificílima remoção nos corpos de pessoas muito jovens, ainda em formação. “Nesse sentido cremos ser imprescindível impedir completamente essa prática”, afirma. 
O deputado baiano acredita que “se faz necessária a ação do Estado para que, no cumprimento de sua função constitucional, efetive a proteção integral à criança e ao adolescente, criminalizando essa conduta que não respeita a integridade dos corpos desses jovens que, na maioria dos casos, se arrependem profundamente de tatuarem seus corpos após se tornarem adultos”.

ALMADINA: METADE DA POPULAÇÃO É ANALFABETA



Metade da população de Almadina é analfabeta e 65,1% das pessoas com mais de 60 anos não frequentaram uma sala de aula, conforme dados do IBGE. O município de 6.357 habitantes tem nada menos que 3.018 analfabetos, sendo 1.599 com idade entre 15 e 25 anos.

No grupo de 25 a 39 anos são 238 pessoas que não sabem ler nem escrever, o que representa 18,6% da população nesta faixa etária. Entre os de 40 a 59 anos existem 576 analfabetos e no grupo com idade acima de 60 são 605 pessoas, o que corresponde a 65,1% dos idosos de Almadina.

Entre os adolescentes e jovens (15-24) 265 brancos nunca frequentaram uma sala de aula. Na faixa seguinte, de 25 a 39 anos, são 38 sem instrução. Os com idade entre 40 e 59 anos somam 77, chegando a 114 entre as pessoas com idade acima de 60 anos.

Mas a situação é estarrecedora entre aqueles que se declararam negros. Exatamente 37,3% dos adolescentes e jovens nunca sentaram em um banco escolar, ou 437 analfabetos.

Na faixa etária seguinte, de 24 a 39 anos, são 67 pessoas; entre os moradores com idade entre 40 e 59 anos são 163 iletrados. Os idosos formam o maior contingente, com 73,4% de negros sem instrução ou 171 almadinenses.

Jornal A Região

Coligação LEAL À IBIRATAIA faz a Maior Passeata já vista em Ibirataia