Mostrando postagens de janeiro 27, 2012Mostrar tudo

Juiz se recusa a entregar pente de arma e atrasa voo em Salvador


A aeronave se preparava para a decolagem quando o problema começou



Um juiz causou confusão dentro de uma avião da Gol na noite da quinta-feira (27) - a aeronave seguia de Salvador para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Foram duas horas de atraso porque o juiz Vitor Bezera se recusou a entregar um dos pentes com munição da pistola que ele carregava. As informações são da TV Bahia.
A aeronave se preparava para a decolagem quando o problema começou - o juiz pode embarcar com a arma e até duas pistolas de munição, mas se recusou a entregar o terceiro pente. A Polícia Federal foi chamada para resolver a questão, mas mesmo assim o juiz insistia que podia transportar aquela quantidade de munição.
Somente depois de mais de 1h de conversa ele concordou em entregar o pente. A situação deixou muitos dos passageiros nervosos e muitos desistiram de seguir viagem. O juiz já teria causado o mesmo problema em um voo do Rio de Janeiro.
Correio da Bahia

PM da Bahia pode entrar em greve a partir da próxima terça.


Quem não presenciou os momentos de pânico e terror ocorridos no ano de 2001, na greve da Polícia Militar da Bahia (PMBA), deverá viver em 2012. É o que afirma o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), soldado Marco Prisco. “Não é o nosso objetivo implantar o terror no estado, mas, como qualquer categoria, estamos cobrando o que nos é de direito. E, por não estarmos sendo recebidos, temos que ir até as últimas consequências”, disse o presidente. 
Prisco, que também é diretor da Associação Nacional dos Praças (Anaspra), estabeleceu a assembleia geral da categoria, marcada para o próximo dia 31 de janeiro, às 15h, no Ginásio dos Bancários, como prazo limite para o Governo do Estado se manifestar em relação as pautas de reivindicações da categoria. “Durante a concentração com os policiais, iremos colocar para a categoria a postura do governo, e decidiremos o que deverá ser feito. Mas, posso adiantar que, pelo andar da carruagem, a situação não está boa”. 
A Anaspra espera repetir na Bahia as mesmas ações, consideradas vitoriosas, de outros estados. A PM cearense paralisou as atividades no dia 29 de dezembro, e após uma semana – 4 de janeiro – encerrou a ação. A categoria conseguiu negociar com o governo. A mesma metodologia foi adotada A Polícia Militar do Estado do Pará que suspendeu na noite do último dia 19 de janeiro, em assembleia, a ameaça de paralisação. A categoria negociou com o governo melhorias salariais e alcançou ainda a criação de um decreto, que oficializa uma permanente mesa de negociações entre o Estado e os militares. 
“O desejo de todos nós é que não ocorra a paralisação, com indicativo de greve. Mas, infelizmente, o governo brasileiro só resolve negociar quando fazemos ameaças e concretizamos estas ameaças”, disse Prisco. Quando questionado das chances reais de paralisação o diretor da Aspra foi enfático: “99% de chances de paralisação, 1% de chances do governo nos atender”.
(Radar Notícias)

UFBA divulga lista de aprovados no vestibular



A Universidade Federal da Bahia acaba de divulgar a lista final de aprovados do seu vestibular 2012. As provas da primeira fase foram realizadas em novembro e as da segunda em dezembro do ano passado. Na lista de convocados constam os aprovados para o primeiro e segundo semestre deste ano.  A lista de documentos exigidos, o dia e hora da matrícula, de acordo com o curso, pode ser consultado na página www.vestibular.ufba.br. Confira o resultado aqui (Victor Pinto)

Política Livre

Defesa Civil diz que não acredita em sobreviventes nos escombros no Rio


Defesa Civil diz que não acredita em sobreviventes nos escombros no Rio

Após a localização do corpo da 12ª vítima do desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, afirmou na tarde desta sexta-feira (26) que não crê que possa retirar pessoas com vida dos escombros. "Lamentavelmente, não acreditamos em sobreviventes. Eu preciso dizer que a gente não trabalha mais com a possibilidade de sobreviventes", lamentou. "Todos os corpos estavam muito machucados. Esse cenário mostra para gente que houve um impacto muito forte da estrutura. Não retiramos nenhum corpo que não tivesse com algum tipo de trauma", explicou Simões. Ainda de acordo com o coronel, a localização dos corpos indica que as vítimas tentavam sair do prédio quando houve o desmoronamento. "Finalmente, entramos na parte onde nós acreditávamos que houvesse o maior número de corpos. O que nos faz pensar que as pessoas tentaram sair em razão da proximidade com a caixa de escada. Esses últimos estão próximos da escada e do corredor, tentaram sair. A gente começa a imaginar que o prédio deu sinais de desabamento e houve um momento que as pessoas tentaram sair dele", explicou o secretário.

Com informações G1.

TRAGÉDIA: Continuação


"A gente saiu mal, no meio da fumaça, tive dor no peito. Fiquei aguardando para podermos nos achar, para ver quem tinha saído. Fomos nos encontrando aos poucos e ficamos na expectativa de achar o Danilo, mas ele não apareceu", relata.
Eliel só ficou sabendo da morte do amigo no início da tarde deste domingo, pois mora na cidade de Rosário e foi para casa depois do acidente.
Segundo o baterista, Danilo "era uma pessoa maravilhosa, parceira, com um jeito alegre e divertido". Ele conta que tentou ligar para a família da vítima, mas não conseguiu contato e decidiu não insistir para não atrapalhar os parentes nessa hora difícil.
Início do incêndio
Eliel lembra que a banda estava tocando há cerca de meia hora, depois das 3h da manhã, quando o fogo começou – as faíscas do show pirotécnico que o grupo usava atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
Os integrantes da banda foram as primeiras pessoas a perceber o incidente, por isso conseguiram escapar rápido, "superapertados". Para chegar até a saída, tiveram que atravessar toda a boate Kiss, pois o palco ficava no lado oposto ao da porta externa.
"Um segurança chegou com um extintor de incêndio, tentou apagar o fogo, mas o extintor não funcionou", revela o baterista.
O músico diz que não se machucou, apenas se esfolou. Ele conta que ficou em frente à boate por cerca de uma hora, até os bombeiros isolarem a área para pôr os corpos das vítimas na rua. Eliel deixou o local por volta das 4h da manhã.
Show pirotécnico
A banda Gurizada Fandangueira tocava na boate Kiss pelo menos uma vez por mês, de acordo com o baterista. Nas apresentações, o grupo costumava usar efeitos de pirotecnia, que duravam apenas alguns segundos, segundo Eliel.
"Nunca deu problema, e não são os músicos que controlam isso, mas um rapaz da equipe técnica. A gente usava aqueles negócios no chão, que levantam e se apagam sozinhos. Acho que aciona por controle remoto", diz.
Segundo o baterista, os companheiros ainda não conversaram sobre o acidente nem sobre o futuro da banda. Eliel toca na na Gurizada Fandangueira há apenas nove meses, mas o grupo existe há quase dez anos e fazia show do CD "O som que o povo gosta".
Em um dos perfis da banda no Facebook, há um texto de apresentação que diz: "Com a grande experiência comprovada em bailes e shows, demonstra além de todo seu talento, muita inovação em estrutura, efeitos visuais e pirotécnicos, os quais fazem toda a diferença na identidade exclusiva da banda".
Integrantes de outra banda desaparecidos
Valderson Wottrich, líder da banda Pimenta e seus Comparsas, que tocava na boate Kiss antes do incêndio, disse que dois dos quatro membros do grupo ainda estão desaparecidos.
A banda se apresentou entre 1h e 2h10, antes da entrada do grupo Gurizada Fandangueira, que usou efeitos pirotécnicos durante o show. O vocalista conta que foi difícil enxergar quando abriu a porta para sair do camarim. Ele e o outro integrante conseguiram sair a tempo, logo no início do incêndio, mas os outros dois integrantes estão desaparecidos.
"Conseguimos sair logo no início pela porta que tinha um metro e meio de largura. Só conseguíamos enxergar 5 centímetros à frente por causa da fumaça preta", relata.

ILHÉUS: VÍDEO - MORTE DO ACUSADO DE TER MATADO O POLICIAL DA CAERC



Radar Notícias

LADRÃO DE CARRO PRESO PELO NOE



EUNÁPOLIS - O NOE, Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, realizou, nesta quinta-feira , em Eunápolis, a prisão de um foragido da justiça que seria integrante da quadrilha de roubo de veículos em que o líder, um soldado da PM, fora preso no último dia 06 de janeiro na capital baiana.


Adalto Santos Costa, 36 anos, residente no bairro do Bom Juá, em Salvador, foi abordado, primeiramente na noite de terça, mas foi liberado por falha nos sistemas de consulta naquele momento.



Desconfiados, os policiais identificaram o local aonde ele estava e iniciaram a investigação, juntamente com o Núcleo de Inteligência da PRF, na qual descobriu que o suspeito fazia parte de uma quadrilha de roubo de veículos que atuava em Salvador, cujo o líder e mais três integrantes foram presos no início deste mês.

A quadrilha que atuava roubando os carros, adulterando a documentação e placas, revendia os veículos, após “esquentá-los”, no interior do estado. Além disso, Adalto possui mandado de prisão em aberto por formação de quadrilha, roubo e receptação de veículos.

Radar64

Lei proíbe cobrança de taxas de religação


Prefeito de Guaratinga, Ademar Pinto, do PMBD

Desde o final de dezembro passado, está proibida, no território do município de Guaratinga, a cobrança de taxas de religação dos serviços de água e energia elétrica. A proibição se dá pela lei nº 607/2011, sancionada pelo prefeito Ademar Pinto.

De acordo com texto da lei, a proibição se dá nos casos de corte temporário, em razão da falta de pagamento, não se aplicando, entretanto, no caso de interrupção do fornecimento dos mesmos serviços quando requerida pelo consumidor.

Para o prefeito Ademar Pinto, a lei pretende proteger famílias de baixa renda que eventualmente têm dificuldades em pagar essas contas e são penalizadas com o corte no fornecimento.

“A água e energia elétrica são artigos de primeira necessidade; muitas vezes, famílias pobres mal conseguem o dinheiro para quitar os débitos, e exigir o pagamento da taxa de religação, se torna um impedimento para que elas voltem a ter o serviço”, justificou o prefeito.

BEBEDOUROS E BANHEIROS

Outra importante lei sancionada pelo prefeito foi a que exige a instalação de sanitários e bebedouros nas agências bancárias e repartições públicas localizadas em todo o território do município.

A lei tem por objetivo oferecer mais conforto aos usuários dos serviços nesses locais.

Novos vereadores deverão ser empossados hoje



A presidência da Câmara de Itabuna deve empossar ainda hoje, no final da tarde, os suplentes dos vereadores afastados, Clóvis Loiola (PSDC), Roberto de Souza (PR) e Ricardo Bacelar (PSB) no processo que investiga o esquema de desvio de 3 milhões de reais. Os suplentes são Nadson Monteiro (PPS), Glaby Carvalho de Andrade, o Glebão (PV) e Júnior Brandão (PT).

RBN

Encontrado o sétimo corpo no Rio


Corpo de Bombeiros intensificou buscas por desaparecidos
Corpo de Bombeiros intensificou buscas por desaparecidos

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (27) que localizou mais um corpo nos escombros dos prédios que desabaram na Avenida 13 de Maio, no centro da cidade. Com isso, chega a sete o número de corpos encontrados no local. Além disso, há pelo menos 20 pessoas desaparecidas.
O  Instituto Médico-Legal (IML) informou que já foram identificados Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos, porteiro do Edifício Liberdade, onde morava com a mulher, Margarida Vieira de Carvalho, que está desaparecida, e Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos – cujo enterro ocorrerá hoje (27) em Niterói, região metropolitana do Rio.
As equipes de socorro, comandadas pelo Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, intensificarão hoje o trabalho de busca por mais vítimas. Cães farejadores ajudam nos resgates. As dificuldades, segundo os bombeiros, são geradas principalmente pela nuvem de poeira que ainda é intensa na área.

As investigações sobre as causas do acidente ainda não foram concluídas. Mas a suspeita mais provável, segundo os investigadores, é que houve colapso na estrutura do prédio mais alto, devido a falhas em uma reforma feita em um dos andares, onde funcionava uma empresa de informática.

Os desabamentos ocorreram terça-feira (25), por volta das 20h30, e atingiram três prédios antigos da região central do Rio. Um grupo de 80 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, trabalha na área.

A Tarde Online

Deputado propõe que atividade de flanelinha venha a ser criminalizada



Projeto de Lei 2.701/2011, de autoria do deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), que tramita na Câmara propõe que os guardadores de carros estacionados em vias públicas sejam enquadrados no Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de detenção em caso de constrangimento ou solicitação de dinheiro para guardar ou vigiar o veículo. 
O projeto também agrava a pena quando o condutor constatar dano ao veículo e torna típica qualquer vantagem exigida pelo flanelinha. O autor do projeto justifica que os flanelinhas causam insegurança aos cidadãos que precisam utilizar as vias públicas e afirma que a ausência do poder público em inibir, inclusive a disputa entre eles pelo domínio do local, aumenta a violência e gera insegurança. 
Outro ponto do projeto é que muitas vezes a disponibilidade de vagas é condicionada pelo flanelinha, que reserva a vaga para quem se dispõe a pagar o valor do serviço de vigilância. Ele salienta que não é pela vigilância que se paga e sim pela garantia de não ter o veículo danificado e quem não paga a taxa antecipadamente sofre o risco de ter o bem furtado, danificado ou até mesmo sofrer agressões físicas.

Justiça afasta funcionários da prefeitura de Itacaré/BA por desvio de recursos da merenda escolar


Atendendo parcialmente uma liminar requerida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus/BA, a Justiça Federal determinou o afastamento imediato do secretário de Finanças de Itacaré/BA, Breno Hudson Rodrigues Gomes, do tesoureiro do município, Antônio Souza dos Santos, e de Jéferson da Silva Santana e Neila Palafoz Barreto, também funcionários da prefeitura. Os quatro, juntamente com o prefeito da cidade, Antônio Mario Damasceno, e Valdirene Pereira de Souza ME, nome fantasia Supermercado Gigantão, foram acusados pelo MPF de improbidade administrativa por participação em um esquema de superfaturamento de notas fiscais da merenda escolar. A Justiça em Ilhéus não condenou o prefeito por considerar não haver indícios da participação direta dele no esquema, mas os quatro funcionários do município e a empresa tiveram os bens bloqueados em 120,7 mil reais. Na última quarta-feira, 25, o MPF interpôs agravo de instrumento perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Regiao, pedindo o afastamento também do prefeito.
O valor corresponde ao que foi desviado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda das crianças.
Fonte: Blog Agravo

ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 27/01 os aniversariantes Moacir Silva e Jane Galindo, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Moacir Silva - Vocalista do Bondebakana
Jane Galindo

UNEB inicia matrícula de aprovados em 2ª chamada de seleção do MEC



Os candidatos aprovados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do Ministério da Educação (MEC), para os cursos de graduação presencial oferecidos pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) já podem realizar a matrícula na instituição.
A matrícula será realizada na UNEB, no departamento/campus do curso escolhido pelo candidato, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, de acordo com o edital da convocação, entre os dias 30 e 31 de janeiro. O candidato que deseja conferir se o seu nome está entre os convocados deve consultar o boletim individual, no site (sisu.mec.gov.br).
Quem  optou pela reserva de vagas para negros e indígenas deve ficar atento à documentação necessária para comprovar o direito ao benefício.
Os convocados que não comparecerem ao local de matrícula, na data e horário estabelecidos no edital, levando a documentação exigida, perderão o direito à vaga. O edital pode ser consultado no site (www.uneb.br/sisu/edital-de-matricula) da instituição.

Lista de espera - Segundo Jairo Sá, gerente de seleção discente da Prograd, os candidatos que não foram aprovados nas duas primeiras chamadas ainda podem tentar uma vaga na universidade por meio da lista de espera. Para fazer parte dessa lista, é necessário acessar o site do MEC, até o dia 1º de fevereiro, e confirmar o interesse.

A Tarde Online

Bandidos fazem Padre Antonio Maria de refém


padre


O padre Antônio Maria foi feito refém na noite desta quarta-feira (25) junto com um grupo durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, interior de São Paulo. Os criminosos levaram dois carros, dinheiro e eletrônicos.

De acordo com o jornal O Dia, o religioso, que também é cantor e escritor, disse a um dos bandidos que rezaria pelos criminosos após ser desamarrado. Antônio Maria chegou a abraçar o bandido que o soltou. Ninguém foi preso até o fim da manhã desta quinta-feira.

Itaberaba Notícias

Roubo de veículos cresce 11% em toda a Bahia


Roubo de veículos cresce 11% em toda a Bahia
SSP atribui aumento ao combate ao tráfico de drogas
O número de veículos roubados na Bahia aumentou 10,9% em 2011 na comparação com 2010. De acordos com dados divulgados pela Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP), divulgados nesta quinta-feira (26), 9.224 automóveis foram roubados no ano passado em todo o estado. Só Salvador responde pela metade do total de carros roubados de janeiro a dezembro do ano passado em todo o estado. Em 2011, 4.851 proprietários na capital baiana tiveram o seu bem levado pelos criminosos. Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o crescimento desta modalidade criminosa está relacionada ao combate ao tráfico de droga. “Sabemos e temos a convicção de que quando se aperta o tráfico, como foi o caso de desmantelamento de quadrilha este ano, a migração é automática para outra modalidade de crime”, justificou. Ainda segundo informações da SSP, o número de veículos recurados no ano passado chegou a 6.269 automóveis.

Bahia Notícias