Mostrando postagens de dezembro 7, 2011Mostrar tudo

CURIOSIDADE

Foto: Google
Minerva - deusa da sabedoria



Explicações de expressões que usamos e nem sempre sabemos de onde originou-se:


De onde vem a expressão?


 VOTO DE MINERVA


Na Mitologia Grega, Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado de tê-la assassinado.

No julgamento havia empate entre os jurados, cabendo à deusa Minerva, da Sabedoria, o voto decisivo.

O réu foi absolvido, e Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.


O blog Tesouras Notícias é Informação e Cultura

MPF pede construção de presídio para corruptos



O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal, nesta quarta-feira (07), que solicita a construção, pela União, de um Presídio Federal para Corruptos, de acordo com informaçõs do Blog do Fred, da Folha de S. Paulo. A medida marca a semana em que é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, nesta sexta-feira (09). Para o MPF-MS, a ação busca uma resposta concreta do Poder Judiciário à sociedade brasileira, que tem manifestado, nas ruas de todo o país, insatisfação com os sucessivos casos de desvio de dinheiro público. A construção da penitenciária, além de necessária, seria viável, conforme a ação. Segundo a justificativa, recursos do Fundo Penitenciário Nacional, que deveriam ser empregados no aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro, foram contingenciados irregularmente nos últimos 16 anos e somam mais de R$ 1,8 bilhão. Para a construção do presídio federal, o ministério público solicita a reserva de R$ 12 milhões. 

Fonte: BN

Operação Cruzeiro do Sul: Policial civil baiano e mais 13 pessoas já foram presas


Foto: Teixeira News
Helicóptero da PRF pousou no centro de Teixeira de Freitas

Quatorze pessoas já foram presas na "Operação Cruzeiro do Sul", deflagrada na manhã desta quarta-feira (7), contra a produção, comercialização e transporte ilegais de carvão vegetal em Teixeira de Freitas, Mucuri, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, municípios do extremo sul baiano, além do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Dos detidos até agora, nove foram detidos na Bahia e cinco no Espírito Santo. Entre eles está o policial civil baiano João Gonçalves da Silva. O agente é acusado de extorquir caminhoneiros e realizar escolta de caminhões carregados do produto. A ação, promovida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, também já resultou na destruição de 90% dos cerca de 1,5 mil fornos ilegais identificados na Bahia e na apreensão de diversos veículos, documentos, computadores, munição e uma motosserra.


Informações Bahia Notícias

Ubatã: Na justiça?



Se necessário ingressaremos com ação na justiça para garantir o pagamento

 do 13º, disse edil

O edil Hélder Pimentel (PMDB) convocou para hoje (07), às 17h, na Câmara de Vereadores, uma reunião com todos os servidores públicos municipais. Na pauta da reunião: os atrasos salariais e o pagamento do 13º salário por parte da Prefeitura de Ubatã, que não pagou a metade do benefício até o dia 30 de novembro, como reza a Lei.

“A Prefeitura ainda não pagou os salários dos servidores e tampouco realizou o pagamento do 13º, que por Lei deve ser pago a metade até o dia 30 de novembro. Não está descartado, inclusive, o ingresso na justiça de uma ação conjunta para garantir os direitos dos servidores”, disse o edil.

No final do ano passado, o vereador Hélder Pimentel mobilizou pouco mais de 100 servidores municipais, que ingressaram com uma ação na justiça requerendo, da Prefeitura de Ubatã, o pagamento do 13º. Meses mais tarde, por meio de um mandado de segurança, os servidores tiveram os direitos assegurados. Vários servidores que não procuraram a justiça até hoje não receberam o benefício.

Fonte: Ubatã Notícias

IBIRATAIA: SANDRO REGIS ESCLARECE SOBRE CANDIDATURA




O deputado estadual Sandro Regis (PR), manteve contato come este blogueiro e afirmou que até o momento não definiu sobre a sua possível candidatura a prefeito de Ibirataia em 2012:

“ Devo definir essa questão em 2012, até lá não tenho nenhuma definição. Me sinto honrado em ser lembrado para ser candidato a prefeito de Ibirataia, sou amigo do prefeito Jorge, por isso vou ter um cuidado especial nesta decisão. Mas independente da minha decisão, a sucessão de Ibirataia será tratada por mim como prioridade”.


Entenda clicando aqui.

Fonte: Políticos do Sul da Bahia 

Estado convoca 908 aprovados em concurso para professor


O Estado convocou 908 aprovados no mais recente concurso para professor do ensino fundamental e médio, realizado este ano, para o cargo de professor da rede estadual de ensino. A convocação foi divulgada no Diário Oficial desta terça-feira (6). Segundo a Secretaria de Comunicação, desde julho deste ano 3.261 candidatos já foram chamados. No total, 5 mil docentes foram aprovados para 3,2 mil vagas, além de formação de cadastro de reserva. Os convocados realizarão exames pré-admissionais e deverão apresentar a documentação necessária para a posse no cargo no período entre 14 e 23 deste mês.

Informações do Bahia Notícias

A seis dias do plebiscito, campanha por divisão do Pará perde fôlego


A seis dias do plebiscito que decidirá sobre a divisão do estado do Pará, no próximo domingo (11), a frente favorável à separação enfrenta uma crise gerada pela perda do tempo de campanha no rádio e na TV e pela falta de mobilização nos principais redutos. A tensão entre os grupos a favor e contra a criação dos estados de Carajás e Tapajós se agravou após ataques do governador Simão Jatene (PSDB) ao marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha de divisão. Durante horário eleitoral, Jatene afirmou não aceitar que “vendedores de ilusões sem identidade com o Pará” tratem “nossa gente como galos em uma rinha”. A declaração foi uma referência ao episódio envolvendo Duda, detido em 2004 pela Polícia Federal por participar de rinhas de galo. “Será uma pena para o povo se a força do dinheiro do governo conseguir amedrontar e enganar a população carente. Minha luta não acaba com o plebiscito”, afirmou o marqueteiro. Com os direitos de resposta obtidos pelo governador, a campanha pela cisão pode ficar sem desfecho no rádio e na TV. Pesquisa do Datafolha apontou um aumento na rejeição à partilha do Pará – 62% dos eleitores se opõem à formação do Carajás e 61% são contra a criação do Tapajós. Informações do jornal Folha de São Paulo.

ANIVERSARIANTES DO DIA



O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 07/12, as aniversariantes Daiane Almeida, Kelly e Veronika Mota desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todas vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.