Mostrando postagens de novembro 16, 2011Mostrar tudo

Da região sisaleira sairá um dos finalistas



Da região sisaleira  sairá um dos finalistas do 37º Campeonato Intermunicipal de Futebol. Santa Luz e Valente iniciam domingo, no estádio municipal de Santa Luz, os  jogos da fase semi-final  com o escrete de Valente tendo a vantagem  de jogar por dois resultados iguais devido a melhor campanha. 
 
 Domingo Valente derrotou Itamaraju por 2 x 0 com gols de Marcos Nery a um minuto de jogo e Tony Galego aos 11 da etapa final. Pelo mesmo placar Santa Luz derrotou Ibicaraí. O escrete de Valente  nunca foi campeão do Intermunicipal, mas o seu técnico Zé Gambirra  já foi quatro vezes campeão do certame pela seleção de Conceição do Coite que este ano não disputa devido as reformas no estádio municipal. Em 1983 Valente ficou em terceiro sua melhor colocação até agora.
 
No atual certame Santa Luz fez 16 jogos, com  10 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Marcou 47 gols e sofreu 17.  Marcelo é o artilheiro da seleção e do Intermunicipal com 21 gols. A seleção de Valente ganhou 12 jogos, empatou três e perdeu um para a seleção de Crisópolis que é uma das semi-finalistas, por 1x0. Marcos Nery e Tony Galego, ambos com nove gols são os artilheiros de Valente. O segundo jogo entre as duas seleções será no dia 27 no estádio Evandro Mota, em Valente que foi recentemente reformado e modernizado pelo prefeito Ubaldino Amaral.
 
Fonte: Tribuna da Bahia

Vocalista de banda de forró é baleada em tentativa de assalto na Paraíba


Jordânia Silva, da banda Encantu's, foi atingida por tiro de raspão na nuca.
Segundo assessoria, ela não vai participar de shows em São Paulo.




A vocalista de uma banda de forró da Paraíba foi baleada durante uma tentativa de assalto na madrugada da terça-feira (15) em João Pessoa. Em nota, a assessoria de imprensa da Banda Encantu's divulgou nesta quarta-feira (16) que Jordânia Silva foi atingida de raspão na região da nuca, chegou a ser levada a um hospital e medicada, mas agora se recupera em casa.

Conforme a assessoria, a tentativa de assalto aconteceu quando a cantora saía de uma casa de recepções na Zona Sul de João Pessoa. Ela dirigia o carro ao lado do noivo e disse ter sido surpreendida por criminosos quando passava próximo à comunidade do Timbó, localizada no bairro dos Bancários.

Assustada, a vocalista acelerou o carro e conseguiu evitar o assalto, mas foi atingida por um tiro disparado pelos suspeitos. Conforme a assessoria, a bala não chegou a perfurar o crânio. A cantora foi atendida no Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, bairro vizinho ao local onde ocorreu o crime. A assessoria de imprensa informou que foi prestada queixa na 9ª Delegacia Distrital, também em Mangabeira, mas a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre as investigações.

Devido ao ferimento, a cantora não vai cumprir a agenda da banda neste fim de semana. Os outros cantores do grupo, Carlinhos Caiçara e James Sousa, participarão de apresentações em cidades no estado de São Paulo de 18 a 21 de novembro.


Fonte: G1

Lula sem barba e careca



Antecipando-se aos efeitos colaterais da quimioterapia, o ex-presidente Lula raspou a barba e o cabelo nesta quarta-feira. Ele se trata de um câncer na laringue. Clicada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, a própria ex-primeira-dama Marisa Letícia fez as vezes de "barbeiro" e mudou o característico visual do marido. Lula cultivava a barba, ao estilo líder sindical, desde a década de 1970, quando ainda capitaneava greves no ABC paulista. As imagens foram divulgadas pelo Instituto Lula no final da tarde.


Mulheres sorridentes e homens sérios são mais sexy



Homens se sentem atraídos por sorrisos, ao contrário das mulheres




De acordo com uma pesquisa canadense publicada no jornal Emotion da Associação Psicológica Americana, as mulheres acham que homens felizes são menos sexualmente atraentes do que aqueles que parecem pensativos, ou deixam transparecer que erraram e têm consciência do fato. Já entre os homens, a relação é oposta: eles se sentem mais sexualmente atraídos por mulheres que dão mais sorrisos. 

Os pesquisadores reuniram grupos de homens e mulheres e mostraram a eles fotos de pessoas do sexo oposto. Pediu-se aos participantes que citassem suas reações iniciais com base nas expressões que viram e se sentiram algum tipo de atração sexual. 

Ao final do estudo, percebeu-se que os homens que sorriam nas fotos foram considerados pouco atraentes pelas mulheres, enquanto para os homens o sorriso foi de longe o fator que mais chamou a atenção. 

Os pesquisadores admitem não saber por que homens e mulheres reagem de maneira diferente ao sorriso. Porém, acreditam que, em um homem, o sorriso aberto pode fazer com que ele pareça feminino ou muito desesperado por sexo. 

Eles também ressaltam que analisaram apenas as reações iniciais de atratividade sexual. Por isso, não recomendam em hipótese alguma que os homens adotem uma política de não sorrir em relacionamentos de longo prazo. 

Diferenças entre homens e mulheres causam brigas entre casais 



De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo, entender e respeitar as diferenças entre o sexo masculino e feminino pode ser a chave para melhorar a relação entre os casais e evitar conflitos. 

Confira alguns exemplos: 

1) "Nunca" e "sempre" são palavras que as mulheres costumam usar em suas discussões que o homem não recebe com bons ouvidos, porque as interpretam ao pé da letra e sentem-se ofendidos. Que tal trocá-las por "dificilmente" ou "raramente", "frequentemente" ou "muitas vezes"?

Supremo julga nesta quarta-feira se defesa de drogas é crime




O Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar nesta quarta-feira uma ação que pede a liberação de passeatas e manifestações públicas em prol da legalização de qualquer tipo de droga. A ação foi movida pela Procuradoria Geral da República (PGR), pedindo que seja excluída da Lei dos Tóxicos, de 2009, a criminalização da defesa pública da legalização das drogas.
 
A PGR entende a proibição da livre manifestação como uma afronta aos direitos fundamentais. Já a Advocacia Geral da União (AGU) alega em um parecer enviado ao Supremo, que seria preciso analisar cada caso antes de liberar a manifestação a favor da liberação do uso de qualquer tipo de droga para concluir se é crime ou não.
 
Mas a tendência é que a Corte conceda ao pedido. Em junho, o Supremo decidiu que não se pode proibir a realização da Marcha da Maconha. A decisão foi unânime dos oito ministros presente, que deixaram claro que a Marcha da Maconha e outros tipos de manifestação são uma forma de liberdade de expressão e não apologia ao crime.
O mesmo entendimento poderá ser aplicado para outros entorpecentes.


Informações Bahia Notícias

200 anos de imprensa na Bahia é tema de encontro de comunicação em Juazeiro




De 16 a 19 de novembro o Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai sediar o II Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (EcoVale). O evento, organizado pelo colegiado do curso de comunicação social do campus, reserva uma extensa programação, que inclui oficinas, minicursos, palestras, comunicações científicas, mesas-redondas e lançamento de livros.

A conferência de abertura do evento, intitulada Os caminhos da pesquisa em comunicação, será ministrada pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Immacolata, no dia 16, às 20h30.

No dia seguinte, o poeta e jornalista Florisvaldo Mattos, membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), irá participar da mesa-redonda 200 anos de imprensa na Bahia, tema central do evento, às 17h.

O pesquisador James Gorgen, assessor da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações (MiniCom) e coordenador do site Donos da Mídia, também participa do encontro, debatendo a relação entre mídia e poder, no dia 18, às 16h30.

A expectativa é de que o EcoVale reúna 600 participantes, entre profissionais da área, pesquisadores e estudantes.

Os próximos passos da PF no caso Ricardo Teixeira





Depois de ouvir Ricardo Teixeira, a Policia Federal agora está se dedicando a analisar dados enviados recentemente pelo Coaf. O dinheiro movimentado pelo presidente da CBF é alto mas até agora não foi considerado incompatível com os seus rendimentos mensais.

No fim do mês, termina o período de 30 dias dado pelo Ministério Público Federal para a conclusão do inquérito. A PF vai pedir a prorrogação do prazo.


Por Lauro Jardim

Paulo Afonso: PRF apreende 40 kg de maconha na BR-110


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu em Paulo Afonso, no norte baiano, cerca de 40 kg de maconha, em um veículo que saiu de Belém de São Francisco (PE) com destino a Maceió (AL). Os agentes chegaram à localização da droga após denúncia anônima. O acusado de portar o material, um motorista de 48 anos que não teve a identidade revelada, foi interceptado no Km 01 da BR-110. Ao perceber a operação, o condutor tentou fugir, mas não obteve êxito. Além da erva, os policiais constataram que o homem já havia cumprido dois anos de prisão e é acusado de matar um militar em Alagoas. A PRF encaminhou a ocorrência para a Polícia Judiciária local.

Fonte: BN

Cigano será recebido por Wagner e Otto



Lutador receberá título de cidadão baiano

O catarinense radicado na Bahia, Júnior dos Santos, o Cigano, que recentemente conquistou o título de campeão dos pesos pesados do UFC, será recebido na tarde desta quinta-feira (17) pelo governador Jaques Wagner (PT) e pelo vice Otto Alencar (PSD). O evento acontecerá por volta das 16h na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, após o desfile em carro aberto que fará pelas ruas da capital, logo depois de desembarcar no aeroporto, aproximadamente às 15h. “O pedido foi feito por Luiz Dórea [treinador de Cigano], que foi meu cliente há mais de 20 anos”, disse Otto ao Bahia Notícias, ao lembrar da cirurgia que fez no bíceps do ex-boxeador, antes de ele erguer o cinturão de campeão mundial em 1986. Já na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) ingressou nesta quarta (16) com um requerimento para pedir a entrega do título de Cidadão Baiano a Júnior dos Santos.

Informações Bahia Notícias

Planalto e PDT já discutem saída de Lupi



Líderes do PDT já discutiriam a substituição do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do cargo. De acordo com a Folha, emissários da presidente Dilma Rousseff avisaram a dirigentes da legenda que o governo não descarta a saída dele antes da reforma ministerial programada para janeiro de 2012. A situação de Lupi se agravou após o site maranhense Grajaú de Fato divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado pelo dono de Organizações Não Governamentais (ONGs) que mantêm convênios com a pasta (ver aquiaqui e aqui). O presidente interino da legenda do titular, deputado André Figueiredo (CE), disse que existem “fatos contraditórios” na história do uso do avião e que espera que o episódio seja esclarecido, nesta quarta-feira (16), pelo próprio titular. “Precisamos ouvir da boca do ministro e a versão do PDT do Maranhão. Precisamos fechar todas as explicações para que não paire nenhum tipo de dúvida", afirmou.


Informações do Bahia Notícias

Bahia descumpre lei do piso nacional do magistério



Embora tenha sido aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da federação, inclusive a Bahia. A legislação prevê mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais (fora as gratificações), e assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas para atender aos estudantes e preparar aulas. De acordo com a Folha, a Bahia – além de MG, RS e PA – não cumpre nenhum desses quesitos. No estado, o piso é de R$ 1.106 e o tempo extraclasse é estimado em 30%. O ministério da Educação afirma que a lei deve ser aplicada imediatamente, mas que não pode obrigar estados e municípios a isso. A maior parte dos Estados que descumprem a lei disse que vai se adequar à regra.  A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação recomendou a seus sindicatos que entrem na Justiça.

Fonte: Bahia Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA


O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 16/11 os aniversariantes KK Ribeiro e Lourivan Almeida, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja sempre vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.


KK Ribeiro

Lourivan Almeida

Ex-vereador que morreu durante pouso tinha medo de viajar de avião


Assustado com a dificuldade da aterrissagem, Agnaldo teria se jogado da aeronave antes da conclusão

Foto: Reprodução/Facebook
Agnaldo viajava com um primo e um irmão

O ex-vereador do município de Condeúba, no sudoeste da Bahia, que morreu depois de pular de um avião monomotor, tinha medo de viajar de avião, segundo informações dos irmãos da vítima.

Agnaldo José Pereira, 44 anos, viajava em companhia de um primo e de um irmão, que pilotava a aeronave, quando o avião fez um pouso forçado por volta das 21h desta segunda-feira (14).

O avião modelo PR ZCM-RV 10 apresentou uma pane no momento do pouso em uma pista particular, que fica em uma fazenda do ex-vereador. Segundo a 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Cândido Sales), assustado com a dificuldade da aterrissagem, Agnaldo teria se jogado da aeronave antes da conclusão do procedimento de pouso e foi atingido por uma das hélices do monomotor. Ele morreu na hora.

Os outros dois familiares da vítima não sofreram ferimentos durante o pouso. Eles ficaram em choque com a morte do ex-vereador. A aeronave sofreu pequenos danos. Agnaldo era membro da ONG Voluntários do Sertão, que prestava assistência a famílias no interior baiano.

O corpo dele foi velado na Câmara Municipal de Condeúba e sepultado no início da noite desta terça-feira (15) no distrito de Alegre, na zona rural da cidade.

Segundo informações da delegacia local, a aeronave passará por avaliação técnica de investigadores da Aeronáutica, que devem chegar ao município ainda nesta terça-feira. O caso também será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Correio da Bahia

O QUE SE COMEMORA HOJE?


 

Dia Internacional da Tolerância

Precisamos mais do que nunca desenvolver diálogos que contenham, de fato, a noção e a vivência da igualdade e da tolerância. Lembrando sempre que não se há de tolerar o intolerável, isto é, tudo aquilo que atente contra a dignidade e a vida humana, contra os direitos humanos em geral.

Magistrados elegem novo presidente do Tribunal de Justiça

Dirigente terá tarefa de privatizar os cartórios e retomar diálogo
com os servidores e o Legislativo

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2012-2013, cujo nome será conhecido nesta quarta-feura (16), terá pela frente o desafio de agilizar o trabalho da Justiça – mesmo com a estimativa de perda de arrecadação por causa da privatização dos cartórios extrajudiciais –, além de buscar restabelecer o diálogo com o Legislativo e com os cerca de 11.700 servidores.
Concorrem ao cargo os  desembargadores Mário Alberto Hirs, hoje presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lícia de Castro Laranjeira Carvalho e Eserval Rocha (ver matéria abaixo).
No campo administrativo-financeiro, o novo presidente do TJ-BA terá que gerenciar uma perda mensal de arrecadação estimada em R$ 12 milhões em função do início do processo de privatização dos cartórios extrajudiciais.
A lei entra em vigor no dia 9 de janeiro, 120 dias após sua sanção pelo governador Jaques Wagner (9 de setembro), e causará impacto direto no orçamento de 2013. Este ano, o Judiciário teve frustrada a estimativa que fez no orçamento para o gasto com pessoal, de R$ 1,116 bilhão.
O governo do Estado repassou para o Judiciário R$ 960 milhões. A frustração da expectativa obrigou o TJ-BA a pedir, em julho, suplementação orçamentária de R$ 156 milhões. Para efeito de comparação, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, pediu R$ 36 milhões de suplementação, e “só” recebeu R$ 22 milhões.
De acordo com o diretor financeiro do TJ-BA, Abimael Dantas, o pedido do Judiciário é diferente do que fez o Legislativo. “O da Assembleia é para pagamento de despesas de custeio. O do tribunal  é para pagamento de salários”, disse ele. Dantas ressaltou ainda que as contas estão em 5,37% da Receita Corrente Líquida, distante do limite prudencial, de 5,7%.
Legislativo - A privatização dos cartórios também causou um estremecimento das relações do Judiciário com o Legislativo. O projeto, de autoria do primeiro poder, foi aprovado pelo segundo com texto divergente do original. Os deputados aprovaram e o governador sancionou a privatização total dos cartórios, com direito de opção aos servidores.
O TJ-BA questionou a legalidade do projeto e defendeu a privatização gradual, sem direito de opção dos servidores. Caberá ao novo chefe do Judiciário baiano a incumbência de buscar a reaproximação com o Legislativo.
No ambiente interno, o problema é ocupar uma lacuna deixada pela atual presidente, desembargadora Telma Britto: restabelecer o contato direto  com os servidores, uma reclamação dos dois sindicatos que representam a categoria (Sinpojud e Sintaj). O Sinpojud adota um tom mais moderado. “Não temos preferência por candidato, só exigimos transparência, democracia e diálogo com o servidor”, afirmou a presidente, Maria José Santos.
Mas o Sintaj chegou a estampar em sua página na internet um relógio que faz a contagem para a saída da presidente. No último dia 9, o sindicato realizou uma simulação de eleição para aferir a preferência da categoria entre os candidatos. Deu Eserval Rocha, com 50,7% dos votos.
“Ele representa a independência”, resume a coordenadora-geral, Elizabete Rangel. Mário Alberto Hirs é apontado como o candidato do grupo liderado pelo desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, do qual faz parte também a presidente Telma Britto, enquanto Lícia de Carvalho seria do grupo da ex-presidente Sílvia Zarif.
A Tarde Online

JOGO SOLIDÁRIO EM BARRA DO ROCHA - 16/12



























Dilma e o revólver do Lupi



Revelada a mentira de Carlos Lupi — o ministro “osso duro de roer” que só largará a boquinha “abatido a bala” – sobre a amizade com o dono da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, e de seu passeio em um avião fretado pela entidade, que mantém contratos suspeitos com o Trabalho, um deputado da base aliada faz galhofa:
– Dilma já deve ter comprado o revólver do Lupi.

Por Lauro Jardim