Mostrando postagens de novembro 9, 2011Mostrar tudo

Julgamento de Lei da Ficha Limpa atrai poucos manifestantes ao Supremo



O julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF), que começou por volta das 16h50 desta quarta-feira (9), atraiu poucos manifestantes. Cerca de 20 pessoas, vestidas com camisetas pretas, se reuniram na Praça dos Três Poderes, em frente à Corte, para pedir que a lei seja considerada constitucional.
Os manifestantes são do Movimento Brasil Contra a Corrupção, o mesmo que organizou uma passeata na capital do país no dia 7 de setembro, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal. A manifestação de hoje foi convocada pelas redes sociais na internet, mas a chuva e o horário do julgamento não colaboraram para que a presença fosse maior.
Os manifestantes estão acompanhando o julgamento debaixo de um toldo, ao lado de uma caixa de som que transmite o áudio da sessão. Várias vassouras foram fixadas na cerca de metal instalada para evitar a aproximação dos manifestantes. As vassouras são iguais às que foram fincadas no gramado do Congresso Nacional recentemente.
Quem realmente fez barulho na frente da Corte no início da tarde foram os servidores do Judiciário, em um protesto pela aprovação do projeto de lei que trata do plano de cargos e salários da categoria. O protesto, com buzinas e cornetas, acabou bem antes do início do julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa.
Da Agência Brasil

Casamento homossexual é 'ameaça' à humanidade, diz papa


Declarações são as mais fortes proferidas por Bento XVI contra união gay.
Segundo ele, educação das crianças precisa de 'ambientes' adequados.

 Papa recebe diplomatas em audiência no Vaticano nesta segunda (9) (Foto: Reuters/Pier Paolo Cito)



O papa Bento XVI disse nesta segunda-feira (9) que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque "o próprio futuro da humanidade".
Foram as declarações mais fortes já proferidas pelo pontífice contra o casamento homossexual, durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países acreditados no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.
Segundo Bento XVI, a educação das crianças precisa de "ambientes" adequados, e "o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher".
"Essa não é uma simples convenção social", disse o papa, "e sim a célula fundamental de cada sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade".
Em vários países -principalmente no mundo desenvolvido-, autoridades eclesiásticas católicas protestam contra iniciativas voltadas para a legalização do casamento gay. Nos EUA, um dos principais paladinos dessa causa é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será sagrado cardeal pelo papa em fevereiro.
Numa recente carta, Dolan criticou o presidente Barack Obama por sua decisão de não apoiar uma proibição federal ao casamento homossexual, e alertou que essa política pode "precipitar um conflito nacional de enormes proporções entre a Igreja e o Estado".
A Igreja Católica, que tem 1,3 bilhão de seguidores no mundo, prega que as tendências homossexuais não são pecado, mas que os atos homossexuais são, e que as crianças devem crescer em uma família tradicional, com um pai e uma mãe.
"A unidade familiar é fundamental para o processo educacional e para o desenvolvimento dos indivíduos e Estados; daí a necessidade de políticas que promovam a família e auxiliem na coesão social e no diálogo", disse Bento 16 a diplomatas.
O casamento gay já é legal em vários países europeus, como Espanha e Holanda. Algumas religiões que autorizam o casamento gay e a ordenação de mulheres e homossexuais como clérigos têm perdido fiéis para o catolicismo, e o Vaticano já tomou medidas para facilitar tais conversões.
Em 2009, Bento XVI decretou que os anglicanos que se converterem ao catolicismo podem manter uma hierarquia paralela, preservando parte das suas tradições. Grande parte dessa migração do anglicanismo para o catolicismo envolve fiéis que consideram a Igreja Anglicana liberal demais.
Do G1 

Ministro Lupi desafia até Jesus a provar as denúncias de fraude




O ministro de Trabalho, Carlos Lupi, disse que nem ele, nem o PDT estão envolvidos em corrupção. Ele desafiou os autores das denúncias a apresentar as provas e enfatizou que não pretende deixar o cargo.
Ao ser entrevistado no programa Show do Antonio Carlos (rádio Globo/RJ), Lupi voltou a negar envolvimento nas supostas irregularidades e desafiou alguém a provar as denúncias de corrupção: 'Não tem Jesus Cristo em Terra que possa fazer isso'.



Deputados Josias Gomes e Fátima Nunes vão ao Incra, em Brasília, pedir agilização no processo desapropriação da Fazenda Cajuba



Fátima Nunes, primeira à esquerda, Luis Gugé, diretor do Incra, vereador
José Carlos, de Caxias e Dep. Josias Gomes, primeiro à Direita


O deputado federal Josias Gomes, e a deputada estadual Fátima Nunes, ambos do PT da Bahia, estiveram na tarde desta terça-feira, 08, com o diretor de Desenvolvimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o baiano Luiz Gugé Fernandes, em Brasília, pedindo a agilização dos procedimentos para desapropriação da Fazenda Cajuba, a exemplo da emissão dos Títulos da Dívida Agrária para viabilizar a posse.

O imóvel rural está situado a 32 quilômetros de Nova Soure, na região do Semiárido Nordeste II e tem potencialidades para a bovinicultura, ovinicultura, plantio de feijão, milho e mandioca. A Cajuba tem 17,6 mil hectares e com capacidade estimada para assentar 368 famílias. O decreto que declara a propriedade como de interesse social para fins de reforma agrária foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), ainda no dia 20 de novembro de 2009.

A deputada Fátima Nunes considera que “a luta desenvolvida pela Pastoral Rural da Diocese de Paulo Afonso, que durante anos se empenhou no processo de desapropriação da Fazenda Cajuba, e que, apesar do decreto de interesse social, continua empacado, necessita ser finalizada”. Para o deputado federal Josias Gomes, “garantir a posse dos agricultores na Fazenda Cajuba é contribuir para a melhoria da produção agrícola nacional, especialmente na agricultura familiar”.

Fonte: www.josiasgomes.com.br

PESQUISA APONTA SANTA LUZIA COMO A PIOR CIDADE DO BRASIL PARA SE MORAR

Foto: Google
Santa Luzia - Bahia


O Sistema FIRJAN divulgou este mês, o ranking das melhores e piores cidades do Brasil relativo aos dados oficiais de 2006. O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, tem essa defasagem temporal de três anos devido ao fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais com efeito, somente em 2009.

A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade. Confira as dez melhores e piores cidades do Brasil.

.



As 10 Melhores:

1º. São Caetano do Sul – SP: 0,9524
2º. São José do Rio Preto – SP: 0,9182
3º. Indaiatuba – SP: 0,9177
4º. Araraquara – SP: 0,9173
5º. Jaguariúna – SP: 0,9111
6º. Barueri – SP: 0,9106
7º. Sertãozinho – SP: 0,9085
8º. Marília – SP: 0,9052
9º. Santana de Parnaíba – SP: 0,9043
10º. Louveira – SP: 0,9030

.

As 10 Piores:

1º. Santa Luzia – BA: 0,2928
2º. Uiramutã – RR: 0,3141
3º. Sebastião Barros – PI: 0,3178
4º. Nova Esperança do Piriá – PA: 0,3277
5º. Guaribas – PI: 0,3323
6º. Santa Brígida – BA: 0,3335
7º. Lamarão – BA: 0,3351
8º. Tonantins – AM: 0,3357
9º. Serrano do Maranhão – MA: 0,3364
10º. São João do Soter – MA: 0,3483

.

A relação completa você pode baixar neste link.
Fonte: Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

UNEB - VI SEMANA DE LETRAS (SELETI)



A Universidade do Estado da Bahia realizará no Campus XXI de Ipiaú a VI Semana de Letras (SELETI). O evento acontecerá de 28 de novembro a 01 de dezembro, com a temática: O Curso de Letras: Formação e Possíveis Diálogos. A semana pretende promover o diálogo com os profissionais que atuam em diferentes áreas.
A SELETI de 2011 terá uma programação diversificada que prevê mesas-redondas, palestras, minicursos, comunicações, lançamento de livros e apresentações culturais.

As inscrições deverão ser realizadas:

Local: Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Data: Ouvinte: 23/10 à 18/11/2011
          Comunicação: 23/10 à 13/11/2011

Horário: Segunda e quarta-feira: das 16:00 às 20:00h.
              Terça, quinta e sexta-feira: das 14:00 às 18:00h.

Desde já agradecemos a atenção.
Equipe de divulgação do VI SELETI.  
Cláudia Mota
Elizângela Almeida
Micaela Almeida
Suzane Reis
Thamires Oliveira
Zenildo Santos

CLASSIFICAÇÃO e ESTATÍSTICAS – Intermunicipal 2011 – 15ª RODADA



Chegamos às quartas de final do Intermunicipal de 2011 e, seguindo a lógica de Charles Darwin, os que de pé ainda ficam prometem aprimorar mais ainda suas armas. Tomemos como exemplo o confronto entre Ibicaraí e Santaluz, que aconteceu ontem às 16h, no Estádio Municipal de Ibicaraí.


Santaluz, em , com 31 pontos e 68% de aproveitamento, dispõe do melhor ataque: coleciona 45 golsDestes, 20 são só de Marcelo Cardoso, resoluto artilheiro. Nessa partida ele fez seu vigésimo, disparando seu gol de ameaça aos 8 minutos do 1º tempo.

Demorou quase meia-hora para o selecionado ibicaraiense reagir, com Rafael Santananº 9. Não demorou mais que 5 minutos, entretanto, para que seu colega de número 10, o Evanildo Reis, desempatar e assinar com seu gol o placar final:Ibicaraí 2x1 Santaluz.

Ibicaraí não é agora o símbolo de melhor defesa, a sua é a 3ª menos vazadadentre os oito finalistas. Quem levou menos gols mesmo foi aquele que há duas rodadas ocupa o 1º lugar na classificação geralValente, que tem 36 pontos,80% de aproveitamento apenas 6 gols sofridos.

São Francisco do Conde não está tão atrás, só tomou 7mas fica em 3º, com33 pontos36 gols (2º ataque mais positivo) e 10 vitóriasa última delas em casa e por 2 a 0 contra o Coarací.

O povo da Terra Santa, daquele lugar que outrora se chamou de Palestina, que há duas semanas celebrou o aniversário da liga de seu município, ficará cada vez mais apreensivo até dezembro. Por maior que seja o espírito natalino dos oponentes, ninguém a esta altura vai querer presentear os outros com uma vaga fácil para a disputa do título.

Fonte: FBF

PF prende quadrilha que desviava cartões de crédito de centros de triagem dos Correios



A Polícia Federal (PF) faz hoje (9) uma operação para prender uma quadrilha que desviava cartões de crédito de dois centros de triagem dos Correios. Batizada de Operação Crédito Fácil, a ação conta com 250 policiais, que cumprem 42 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão, na região da Grande São Paulo e nas cidades de Itapetininga e Limeira.
Além de usar os cartões desviados, segundo a PF, o grupo também é acusado de clonar cartões e falsificar cheques. A estimativa é que, de janeiro de 2010 até outubro deste ano, o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 4 milhões, somente com o desvio de cartões da Caixa Econômica Federal. Mas, se consideradas as fraudes feitas em outros bancos, esse valor pode triplicar, de acordo com a PF.
As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa, o Ministério Público Federal e a PF, que usa um software especialmente desenvolvido para investigar fraudes bancárias contra a instituição financeira. Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência Brasil

Assunto está superado, diz Lupi sobre denúncias no Ministério do Trabalho




Ao comentar as denúncias de pagamento de propina no Ministério do Trabalho, o ministro Carlos Lupi disse hoje (9) que o assunto está superado e que todos os esclarecimentos já foram prestados ao seu partido, o PDT, e à imprensa.
“A gente já deu as respostas que tinha que dar, apresentou os documentos, o procurador-geral da República já se pronunciou. Agora, estou aqui para trabalhar”, explicou, na abertura do encontro sobre estratégia de inclusão produtiva urbana do Programa Brasil sem Miséria.
Lupi reafirmou que a equipe que trabalha com ele não cobra propina em nome do partido, mas lembrou que o ministério conta com cerca de 10 mil funcionários. “Não posso impedir que alguém do vigésimo escalão, na ponta, tenha feito alguma coisa errada. Se tiver feito, cadeia para o corrupto e para o corruptor”, disse.
O ministro voltou a classificar a denúncia como vazia e irresponsável e pediu que sejam apresentadas provas relacionadas a supostos pagamentos de propina que envolvam o seu nome. “É um instrumento dos covardes, que se escondem atrás do anonimato. Gostaria de desafiá-los a apresentar.”
Sobre o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou a existência de contratos sem fiscalização no ministério, Lupi argumentou que 186 deles, na realidade, não foram disponibilizados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
“O Brasil está dando certo. Muita gente não se conforma com isso e quer inventar muita coisa. Mas estamos com a consciência tranquila”, disse. Perguntado se poderia ser a bola da vez, diante da sucessão de demissões de ministros nos últimos meses, Lupi respondeu: “Só se for a bola sete, que é a bola que dá a vitória”.
Fonte: Agência Brasil

Receita abre consulta ao penúltimo lote de restituições do IR 2011



A Receita Federal libera a partir das 9 horas de hoje (9) a consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011. Todas as pessoas que não tiveram pendências, mas deixaram a entrega para os dois últimos dois dias estarão incluídas nesse lote, garantiu o supervisor nacional  do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O dinheiro relativo às restituições estará disponível no banco no dia 16 de novembro.
A consulta deverá ser feita, a partir das 9h, na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) na internet ou pelo ReceitaFone (146).
O último e sétimo lote regular de restituições do IRPF está previsto para o dia 15 de dezembro e deverão estar incluídos todos os contribuintes que retificaram as declarações.
Segundo a Receita Federal, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-lo mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Informações da Agência Brasil

Dengue: 56 municípios baianos receberão R$ 5,7 mi para combater doença


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o repasse de R$ 5,7 milhões para 56 municípios baianos investirem em ações de combate à dengue. Para garantir os recursos, os gestores têm até 15 de dezembro para apresentar um plano de contingência da doença ao Ministério da Saúde. Entre as metas a serem cumpridas pelas cidades estão a realização de levantamento da infestação de larvas do mosquito, a manutenção do número adequado de agentes de controle de endemias e a adequação da rede de atenção primária para atendimento de casos de dengue. Para a capital baiana, o repasse previsto é de R$ 2.368.464,24. O incentivo deve ser de R$ 395.260 para Feira de Santana, R$ 213.025 para Vitória da Conquista, R$ 185,3 mil para Camaçari, R$ 162.922 para Juazeiro, R$ 146.469 para Ilhéus, R$ 142.722 para Itabuna e R$ 123.979 para Lauro de Freitas. Em todo o país, serão investidos cerca de R$ 90 milhões, o equivalente a um acréscimo de 20% ao Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde.

Fonte: Bahia Notícias

STF decidirá nesta quarta sobre Ficha Limpa para 2012


Está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) para esta quarta-feira (9) três processos que devem decidir sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. A norma que impede a participação de candidatos com condenação judicial em eleições está em vigor desde junho de 2010, mas praticamente não valeu para a disputa daquele ano, devido à decisão do próprio STF. Além de impedir a candidatura de condenados em decisões colegiadas, a Lei da Ficha Limpa torna inelegível também quem renunciou um cargo eletivo para evitar processo de cassação. Agora, o STF deve julgar ações apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) que buscam esclarecer o que valerá em 2012.

Fonte: Bahia Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA


O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 09/11 os aniversariantes Chafick Luedy Neto e Pr. Paulo César, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus abençoe todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Chafick Luedy Neto

Pr. Paulo César

Justiça condena padre a 60 anos de prisão por abuso sexual em Franca


Pároco aguarda decisão de recurso em liberdade.
Seis adolescentes relataram abusos entre 2009 e 2010.


O padre José Afonso Dé foi condenado pela 2 ª Vara Criminal de Franca, no interior de São Paulo, a 60 anos e oito meses de prisão por estupro e atentado violento ao pudor. Em abril de 2010, o pároco foi acusado de pedofilia e indiciado por abusar sexualmente de seis garotos, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010.
As vítimas, com idades entre 12 e 16 anos, eram coroinhas e frequentadores da Paróquia São Vicente de Paulo, em Franca. Segundo o advogado de defesa, Eduardo Maestrelo Caleiro Palma, a decisão foi proferida no meio do ano, mas como o caso corre em segredo de Justiça, não havia sido divulgada.
O advogado entrou com um pedido de habeas corpus e, atualmente, o pároco aguarda a decisão do recurso ao Tribunal de Justiça (TJ) em liberdade.
O caso
Uma denúncia anônima feita no dia 24 de março de 2010 ao Conselho Tutelar de Franca deu origem à investigação da Delegacia de Defesa da Mulher. O denunciante, que não quis se identificar, havia dito que o sacerdote molestava adolescentes na sacristia da igreja onde ele celebrava missas e na própria casa. Os meninos relataram terem sido beijados e acariciados nos órgãos sexuais pelo Afonso Dé.
O padre foi afastado das suas funções pelo bispo de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini, que também entrou em contato com a Nunciatura Apostólica, a ‘embaixada’ do Vaticano no Brasil, para encaminhar formalmente as acusações contra o pároco.
Durante a apuração, 31 pessoas foram ouvidas, entre o acusado, as vítimas, mães dos garotos e testemunhas. Além dos seis garotos molestados entre 2009 e 2010, a polícia identificou outras quatro vítimas, num total de dez. No entanto, como o abuso teria ocorrido entre os anos de 1990 e início de 2000, o crime prescreveu.

Fonte: G1