Mostrando postagens de setembro 27, 2011Mostrar tudo

CÂMARA MUNICIPAL APROVA AUMENTO DE 41 PARA 43 VEREADORES

Sem nenhum tipo de alarde ou antecipação à imprensa, os vereadores da Câmara Municipal de Salvador decidiram por unanimidade aprovar o projeto que aumenta o número de cadeiras no Legislativo de 41 para 43, na tarde desta terça-feira (27). Como determina a Lei Orgânica Municipal, um segundo turno de votação deverá acontecer daqui a dez dias para que a mudança seja oficializada. De acordo com o líder do governo, Téo Senna (PTC), a medida foi posta de forma urgente para atender ao prazo eleitoral e, com isso, consolidar o aumento já na próxima legislatura. “Acompanhamos a Lei Orgânica e só fizemos validar isso. Como tem o prazo até o dia 7 [de outubro], da Lei Eleitoral, tem que aprovar agora para valer para as próximas eleições”, explicou. A norma já havia sido aprovada no Congresso em 2009, quando foi autorizado o acréscimo nas câmaras municipais, de acordo com o tamanho da população. Senna explicou que havia uma divergência dentro da Casa sobre a necessidade ou não de a matéria ser colocada em votação. “Havia algumas leituras. Uma, que não precisava ser aprovado pela Câmara por conta da jurisprudência lá de Brasília. Mas chegou-se à conclusão de que precisava votar. Votamos logo hoje para atender ao prazo das próximas eleições”, reiterou.

Fonte: Bahia Notícias

POR SEIS VOTOS A UM, TSE APROVA CRIAÇÃO DO PSD


BRASÍLIA - O PSD, partido do prefeito paulistano, Gilberto Kassab, acaba de obter autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para funcionar e disputar as eleições municipais do ano que vem. A decisão foi tomada por seis votos a um. Para a maioria dos ministros, o PSD obteve o mínimo necessário de 491 mil assinaturas de eleitores apoiando a sua criação em pelo menos nove Estados.

O julgamento teve início na noite de quinta-feira (22), quando os ministros se dividiram entre aceitar certidões de apoio ao PSD emitidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou pelos cartórios, nos quais as assinaturas de apoio podem ser conferidas com maior rigor.
Hoje, prevaleceu o entendimento de que as certidões dos TREs devem ser aceitas, pois estão previstas na legislação eleitoral.

A apresentação de apoios de cartórios está determinada por resolução do TSE, mas, segundo a maioria dos ministros, as certidões devem ser aceitas e elas comprovam o mínimo necessário de 491 mil eleitores apoiando a criação do PSD. O primeiro a votar nesta terça-feira foi o ministro Marcelo Ribeiro, que tinha pedido vista no julgamento da semana passada.

Hoje, Ribeiro concluiu que o TSE deve aceitar as certidões que foram apresentadas pelo partido do prefeito paulistano, Gilberto Kassab, em Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados. “Indaga-se: pode um tribunal, diante de situação inédita, deixar de considerar as certidões obtidas junto aos cartórios eleitorais? Parece-me que não”, afirmou.

Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio Mello foi o único que votou contra.

Com o aval da Justiça Eleitoral, o PSD nasce com 40 deputados na Câmara, sendo ao lado do PP, a sexta maior bancada da Casa. Além disso, o partido conta com três titulares e quatro suplentes que ocupam cargos em secretarias estaduais e municipais. Com a criação do PSD, a política nacional conta agora com 28 partidos políticos registrados no TSE.

CÂMARA FEDERAL MANTÉM SESSÃO QUE APROVOU 118 PROJETOS EM TRÊS MINUTOS

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT- RS), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), anunciaram nesta terça-feira (27) que será mantida a sessão que aprovou 118 projetos em três minutos com apenas dois deputados nesta quinta-feira (22), de acordo com informações do O Globo. Marco Maia argumentou que, se fosse anular a sessão, teriam que ser desconsideradas também todas as outras sessões dos últimos dez anos que, em votação em bloco, aprovaram concessões e renovações de rádio e televisão. “Essa é a razão pela qual não será anulada”, disse. Já o presidente da CCJ anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho, formado por integrantes da comissão, para estabelecer possíveis mudanças no regimento ou na Constituição para dar agilidade à votação interna desses projetos. O regimento interno exige, para início da sessão da comissão, que, pelo menos, 31 parlamentares assinem a lista de presença. Depois, a reunião pode começar com qualquer número de presentes no plenário. Na quinta, 35 assinaram, mas apenas dois compareceram. Para justificar o baixo quórum, João Paulo Cunha justifica que eram matérias de consenso e que não havia polêmica. "O deputado, que marcou presença, não foi porque a pauta é tranquila", opinou. 

Fonte: Bahia Notícias 

NORA É ASSASSINADA PELO SOGRO


Já está preso na carceragem da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Juazeiro, o lavrador Cícero Alvino Costa, que matou a pauladas, a nora Uislândia Feitosa de Lima, de 17 anos, no bairro Alto da Aliança, na zona rural do município. O homicida fugiu após o crime, sendo localizado, algumas horas depois, na localidade do Tabuleiro. A polícia apurou que o criminoso havia bebido durante todo o dia na companhia de Uislândia, Leonardo, marido dela, e da mãe de Leonardo, que é sua companheira. Em meio a bebedeira, a garota brigou com o marido e foi dormir. Cícero tomou partido do enteado na briga e esperou que a vítima adormecesse para atacá-la com um pedaço de madeira, desferindo vários golpes na cabeça. Autuado em flagrante por homicídio, ele ficará custodiado à disposição da Justiça.

CORREIOS RENEGOCIAM COM GREVISTAS

A direção dos Correios chamou o comando de greve dos funcionários da empresa para uma reunião ainda nesta terça-feira (27), em Brasília. Em nota, a estatal assegura que busca "a melhor alternativa para concluir as negociações" com a categoria e, assim, encerrar a paralisação iniciada no último dia 14. Na reunião, a proposta apresentada na semana passada – que previa reajuste salarial de 6,87%, aumento real linear de R$ 50 (que representa, segundo a diretoria, aumento de 13% para 60% dos trabalhadores) e abono de R$ 800 – deve ser renegociada.

Fonte: Bahia Notícias

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE JUVENTUDE DO MÉDIO RIO DE CONTAS ACONTECERÁ NESTE DOMINGO, 02


Jovens de todas as idades do Território Médio Rio de Contas estarão reunidos neste domingo (02/10), em Jequié, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, às 08h, para discutirem políticas públicas para a juventude, durante a etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude. Nesta etapa, serão aprofundadas as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade. O plano é resultado da primeira conferência estadual, realizada em 2009. Este documento tem cinco eixos: Da emancipação e autonomia juvenil; Do bem estar juvenil; Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil; Do apoio a criatividade e Do reconhecimento das diversidades.

Segundo o Coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, será discutido a implementação das diretrizes e prioridades, definidas no documento, em cada um dos Territórios de Identidade. Após os debates, será elaborado um conjunto de proposições, que serão encaminhadas ao poder público em suas três esferas.

O Secretário Estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, afirmou que a Bahia é o estado mais avançado em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, que está em tramitação na Assembléia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens.

Para Tiago Henrique, representante da Comissão Pró-Conselho Municipal de Juventude de Jequié-BA, é importante os debates para a consolidação das políticas públicas para a juventude. “A democracia se faz ouvindo os segmentos. E o da juventude sempre foi criticado e desvalorizado. Mas agora com estas conferências estamos dando um passo muito grande nas discussões de políticas publicas para os jovens”.

As Conferências Territoriais são preparatórias para a 2º Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em Salvador nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar o governo estadual e federal na elaboração de políticas públicas. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.

Por Tiago Henrique
         Jornalista

SANDRO REGIS QUER UPA EM IBIRATAIA


O deputado estadual e líder do bloco parlamentar PR/PSDB, Sandro Régis, considerando a necessidade de aprimorar as condições para que o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal procedam à implementação de todos os componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências, e entendendo a necessidade de investimentos, por parte do Governo Federal, na Saúde Pública do município de Ibirataia, apresentou uma Indicação ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando a implantação de uma Unidade de Pronto atendimento - UPA e Sala de Estabilização no município de Ibirataia, vinculado ao SAMU 192 implantado no município de Ipiaú e em consonância com as orientações gerais do Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria do Parlamentar

VEREADOR CAIO PINA FAZ DENÚNCIAS NA SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA

Vereador Caio Pina (PP)

O Vereador Caio Pina denunciou na Tribuna da Câmara na Sessão desta segunda-feira (26), irregularidades na administração atual em Ibirataia, dentre elas o atraso nos pagamentos do Prédio onde funciona a Biblioteca Municipal Jorge Amado a mais de 3 meses; o atraso no pagamento do aluguel onde funciona o Conselho Tutelar, completando 4 meses de atraso, sem contar com um grande número de funcionários que no final deste mês completa 60 dias sem receber seus salários.
O Edil também não deixou passar despercebido em seu discurso a denúncia de um fato super desagradável, referente aos atletas que foram contratados para disputar o Campeonato Intermunicipal pela Seleção de Ibirataia que até a presente data não receberam os seus salários.
A Seleção foi desclassificada do Campeonato e os atletas continuam na cidade a quase um mês pois não receberam seus pagamentos e não tem como retornar para suas cidades de origem pois estão sem dinheiro por conta do atraso no repasse da cota da Prefeitura.
Fonte: Assessoria do Vereador Caio Pina

ANIVERSARIANTE DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje, 27/09, a amiga Núbia, desejando-lhe muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus lhe proteja sempre e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.
 
Núbia

TSE RETOMA JULGAMENTO SOBRE REGISTRO DO PSD

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na noite desta terça-feira (27) o julgamento sobre o pedido de registro nacional do Partido Social Democrático (PSD). Na última quinta-feira (22), a decisão foi adiada por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. Apesar do voto favorável da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, ainda há um impasse entre os membros da corte quanto à autenticidade das assinaturas de apoio, exigidas por lei. Segundo matéria do G1, a Lei dos Partidos determina a comprovação do apoio por meio dos cartórios eleitorais, mas uma resolução, editada pelo TSE no ano passado, determina que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) devem emitir documentos para comprovar que o partido obteve o apoio necessário. O ministro Marcelo Ribeiro estima que o resultado do julgamento pode surpreender. “Antes de o julgamento terminar todos os ministros podem se pronunciar quantas vezes quiserem e até rever seus votos ou alterar parcialmente”, disse Ribeiro.

Fonte: Bahia Notícias

JOSIAS GOMES PARTICIPA DE ENCONTRO COM O MINISTRO DA AGRICULTURA E A FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA


O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve na última terça-feira, 20, participando de um encontro entre os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária, presidida pelo deputado federal Moreira Mendes, com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Segundo o parlamentar, “o evento serviu, antes de tudo, para aproximar o novo titular da Agricultura da bancada parlamentar preocupada com os temas agropecuários nacionais”.

Entre os temas debatidos entre deputados e ministro destacaram-se os do endividamento agrícola, da regularização fundiária, criação de reservas indígenas e de unidades de conservação, e, especialmente, do Código Florestal que se encontra tramitando no Congresso Nacional. “Estivemos conversando, na verdade, sobre tudo o que interessa ao setor agropecuário nacional, melhorando o relacionamento entre Parlamento e Executivo, e, mais detalhadamente, entre os parlamentares que militam na Frente Parlamentar da Agropecuária e o Ministério da Agricultura”.

A Frente Parlamentar da Agropecuária tem como objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional, sendo composta por 268 membros, entre deputados federais e senadores, maioria das correntes de opinião política do Congresso Nacional. Trabalhando proficuamente, a FPA pretende continuar a pautar nossas ações em prol do desenvolvimento, questões que decidirão o futuro do Brasil.

PREFEITO DE JITAÚNA É ACUSADO DE PAGAR R$ 14 MIL PARA MULHER PINTAR PANOS DE PRATO


Em entrevista ao programa Hora da Verdade (FM IPIAÚ), desta terça-feira (27), os vereadores Neres Costa (PDT), Leide Santana (PP) e Edson (PT) todos do grupo de oposição ao Prefeito Edízio Cerqueira Alves (PMDB), fizeram várias denúncias contra a atual administração do município.

Segundo a vereadora Leide, o prefeito recentemente contratou uma senhora do município de Gongogí, de prenome Balbina, para pintar panos de prato, e para esse serviço o município desembolsou cerca de R$ 14 mil.

O prefeito também é acusado de pagar cerca de R$ 180 mil para a realização da Semana Pedagógica no ano de 2010, e contratar um professor de história para realizar uma palestra de uma hora de duração, no valor de R$ 7.800(sete mil e oitocentos reais).

Ainda há outra denuncia em que a Prefeitura estaria pagando mensalmente R$ 9.100,00(nove mil e cem reais) ao serviço de um carro de som da pequena empresa da cidade (IG comunicação), que segundo os vereadores seria de pessoas ligadas ao prefeito Edízio.

Todas as denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual e Federal.

Fonte: Giro em Ipiaú

ILHÉUS SEDIA SEMINÁRIO SOBRE IDOSOS

A Faculdade de Ilhéus realiza, no dia 29, o I Seminário de Atenção à Saúde do Idoso, com o tema "Direitos e deveres: uma questão de cidadania”. O evento é coordenado pela enfermeira e professora Maria Amélia Farias, do curso de Enfermagem da instituição.
Ele faz parte das atividades da Semana do Idoso, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, CADH II e demais grupos de convivência do idoso no município de Ilhéus.
O Seminário começa às 13h30, no campus da Faculdade de Ilhéus, na zona sul da cidade, com o diretor geral, Almir Milanesi, a diretora acadêmica Sandra Milanesi, o coordenador do curso de Enfermagem Robson Vidal, e a coordenadora dos idosos, Ednagila Pinheiro.
Depois da abertura do evento, que é aberto à comunidade, as palestras e debates ocorrerão em dois blocos. No primeiro, serão abordados “Direito à Vida”, “Direito a Educação, Lazer e Cultura”, “Crimes contra o Idoso” e “Medidas de Proteção ao Idoso”.
Em seguida, haverá intervalo e logo depois o segundo bloco, com os temas “Direito à Saúde”, “Direito a Profissionalização e ao Trabalho”, “Direito a Habitação” e “Previdência Social.”
http://www2.uol.com.br/aregiao/

FIFA AMEAÇA TIRAR COPA DO MUNDO DO BRASIL


A Federação Internacional de Futebol (Fifa) tem até o dia 1º de junho de 2012 para rescindir o contrato que prevê a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil sem que pague qualquer tipo de multa ao país sede do mundial, conforme prevê cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar).
Segundo matéria do jornal O Globo, a insatisfação da entidade é com a Lei Geral da Copa-2014, que foi enviada pelo Planalto para ser votada no Congresso Nacional na semana passada. Segundo o jornal, se cogita na Fifa anunciar no próximo dia 5 o cancelamento do evento marcado para de 20 de outubro, quando o Comitê Executivo da entidade planeja divulgar o calendário de jogos nas cidades-sedes tanto da Copa das Confederações-2013 quanto do Mundial-2014.
Segundo o contrato para sediar, a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização da Copa do Mundo-2014 não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam cumprindo as garantias governamentais exigidas. Itens como ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e até transmissão de TV foram editados em desacordo com o que foi discutido. Um dos pontos que irritou a Fifa é a exigência do governo federal de que todas as emissoras de TV do país tenham direito a exibir trechos da Copa do Mundo em noticiários. Além disso, a Fifa gostaria que o Estatuto do Idoso - que entre outros direitos concede meia entrada em eventos esportivos para os maiores de 60 anos - não valesse para o período do Mundial, assim como o direito a meia entrada para estudantes.
A Fifa, segundo o O Globo, já estaria estudando quais países teriam condições de substituir o Brasil a tempo para sediar o evento.
Fonte: O Globo

ELEIÇÕES 2012: O PERIGO DA ESCOLHA

O blog Tesouras Notícias atendendo a inúmeros pedidos de nossos internautas traz de volta a matéria esclarecedora para os que pretendem se candidatar para a próxima eleição.


Embora as eleições sejam apenas no ano que vem, o prazo de filiação para quem quer ser candidato é até o dia 7 outubro deste ano (2011).

Para quem irá concorrer ao cargo de prefeito, a escolha é bem simples, pois a eleição é majoritária, e quem ganha é o mais votado, independentemente do partido ou da coligação.

Já para quem quer concorrer ao cargo de vereador, a escolha é complexa. Uma má escolha pode levar a uma grande decepção.

No caso da eleição para o cargo de vereador a eleição é proporcional e a escolha do partido é determinante, pois o candidato concorre internamente.

Vejam o exemplo da eleição de 2008 no município de Ibirataia: um candidato do partido DEM da coligação do prefeito teve 462 votos e não conseguiu se eleger. Na coligação que ele fez parte, tinham outros candidatos muito mais fortes e se elegeram na sua frente, observem que o mais votado desta coligação teve 637 votos.

No entanto em outra coligação mais leve teve vereador eleito com 248 votos.

Você que pensa em se eleger vereador tenha cuidado para não entrar numa fria e acabar virando candidato lingüiça, que é aquele que é usado como bucha de canhão pelos poderosos para que os “preferidos” continuem sendo eleitos a vida toda.

Redação Tesouras Notícias

BANCÁRIOS INICIAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NESTA TERÇA

Os bancários iniciarão greve nacional, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (27). De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a paralisação tem o objetivo de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e apresentar uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. A greve atingirá bancos públicos e privados. Os bancos ofereceram reajuste a todos os salários, pisos salariais, benefícios e participação nos lucros e resultados (PLR) de 8% a partir de 1º de setembro de 2011. Já os bancários reivindicam 12,8% de reajuste, sendo 5% de ganho real, e aumento do piso para R$ 2.297,51 (segundo os trabalhadores, pela proposta da Fenaban, o piso subiria para R$ 1.350,00). O PLR pedido é de três salários acrescidos de R$ 4,5 mil.

Fonte: BN

MANCHETES DOS JORNAIS

NACIONAIS

A Tarde
Concursos: quatro mil vagas para fiscalização

Correio da Bahia
Concursos: quatro mil vagas para fiscalização

Tribuna da Bahia
Chuvas e ventos provocam apagão em seis regiões

O Globo
Depois dos Correios, bancos também param a partir desta terça-feira

Folha de São Paulo
Número de homicídios cresce pelo terceiro mês seguido em SP

O Estado de São Paulo
Aluno que se matou teria dito que só queria dar susto na professora

Jornal do Brasil
Tortura persiste em prisões do Rio, diz representante da ONU

Correio Braziliense
Dólar não sustenta alta, cai 0,9% e fecha a R$1,82

Jornal do Commercio
Bancários entram em greve por tempo indeterminado em todo o País

Estado de Minas
Governo abrirá sindicância contra designados

Zero Hora
Parados há 13 dias, trabalhadores vão à Justiça tentar barrar corte no ponto

BBC Brasil
Ocidente tenta dividir Síria, diz chanceler

INTERNACIONAIS

The New York Times
Rivalidades impedem a formação de um governo na Líbia

Le Monde
Eleições senatoriais: a derrota anunciada de Nicolas Sarkozy?

El País
O adversário López se candidata para desbancar Chávez

ESPORTIVOS

Placar
Com três gols sobre o Cruzeiro, Diego Souza leva nota 9

Lance
Surpresa! Adriano faz treino em dois períodos no Timão

Gazeta Esportiva
No 1º treino em Belém, Seleção é festejada por 25 mil pessoas

Jornal dos Sports
Jobson aparece e se reúne com cúpula alvinegra

Jornal Marca
Matemático diz há 62% de chance de um carioca levar o Brasileirão