Mostrando postagens de setembro 19, 2011Mostrar tudo

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SERÁ DEBATIDO POR ESPECIALISTAS

Baiano Sérgio Carneiro é relator 
do projeto

Foi adiado para a próxima terça-feira (20) a votação do cronograma de atividades apresentado na última quarta feira (14) pelo relator do projeto, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Para o petista, o adiamento não comprometerá o cronograma traçado. De acordo com o parlamentar feirense, o roteiro a ser votado na próxima semana agilizará o trabalho da comissão e permitirá a participação de segmentos interessados.

"Estamos propondo sete encontros regionais que serão nas cidades dos sub-relatores, do relator e do presidente da comissão. Sugerimos também a realização de audiências públicas, reuniões com especialistas e instituições que trabalham com o tema. Essas atividades visam estimular o Brasil, inclusive o mundo jurídico, a encaminhar sugestões apontando soluções aos gargalos existentes", explicou o parlamentar.

Sérgio Barradas informou que qualquer sugestão deve ser encaminhada por meio eletrônico para o endereço cpc.decom@camara.gov.br, apontando quais mudanças deveriam ser realizadas no projeto aprovado pelo Senado Federal.

O deputado afirmou que o projeto aprovado tem pontos de consenso, o que facilita o trabalho da comissão especial que avalia o projeto. "O projeto já tem pontos de concordâncias como a unificação dos prazos; incidentes de demandas repetitivas que permite mais agilidade na tramitação das ações judiciais; reforço à jurisprudência, à súmula vinculante, entre outros. São vários os pontos que possuem concordância no mundo jurídico e que nós vamos procurar aperfeiçoar no trabalho da comissão", disse. 

No próximo dia 21 de setembro a comissão vai realizar a primeira audiência pública que contará como a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. O debate será às 9h, no plenário 2.
Fonte: BN

PT DE ARAÇÁS FESTEJA EM GRANDE ESTILO A FILIAÇÃO DE GRACINHA

Público entusiasmado lotou o local do evento
 de filiação de Gracinha ao PT de Araçás

A pré candidata a prefeita de Araçás, Gracinha (Maria das Graças), mostrou, nesta sexta-feira, 16, toda a sua força popular. Presentes o deputado federal Josias Gomes e a deputada estadual Fátima Nunes, ambos do Partido dos Trabalhadores da Bahia, ela filiou-se ao partido, sendo recebida de forma bastante calorosa. O casamento entre Gracinha e o PT, na verdade, consagra um namoro que vem de longas datas, e que passou por uma campanha extraordinária na última eleição municipal, quando Gracinha ficou a apenas 137 votos da vitória, o que significou 48,62% dos votos válidos.


Leia mais:  www.josiasgomes.com.br

SETE BAIANOS INTEGRAM LISTA DOS "CABEÇAS" DO CONGRESSO


                                                  Baianos que integram a lista dos "Cabeças" do Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, na última sexta-feira, a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os “Cabeças” do Parlamento brasileiro. Integram a lista sete parlamentares baianos. Os deputados federais Alice Portugal (PCdoB), ACM Neto (DEM), Daniel Almeida (PCdoB), Jutahy Jr. (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Sérgio Carneiro (PT) e o senador Walter Pinheiro (PT). (Thiago Ferreira)
Fonte: Política Livre

JOBIM E MINISTROS DO STF CRITICAM PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA DO PT


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO É PRORROGADA ATÉ O DIA 30



O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 deste mês a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, prevista para terminar nesta sexta-feira. De acordo com levantamento do ministério, mais de 16 milhões de crianças de até 7 anos de idade foram vacinadas até o momento.
O público atendido até agora corresponde a 94,7% da população nessa faixa etária, superior a 17 milhões de crianças. A meta é imunizar 95% dos pequenos. A campanha começou no dia 13 de agosto. De acordo com o ministério, a campanha foi prorrogada para que Estados possam identificar os municípios com cobertura vacinal e intensificar a mobilização nessas localidades.
Dos oito Estados que iniciaram a campanha antecipadamente, no dia 18 de junho, apenas a Bahia vai continuar a vacinação. Crianças que já foram imunizadas podem tomar a vacina novamente.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala ou respira. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.
Fonte: noticiasterra.com.br

CONSELHEIRO BAIANO DEFENDE ELEIÇÕES DIRETAS NA OAB

Foto: MP-BA/DIVULGAÇÃO

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, Luís Viana Queiroz, juntamente com um grupo de advogados, defende a instituição de eleição direta na entidade, atualmente comandada por Ophir Cavalcanti. Em entrevista ao jornal A Tarde, Queiroz disse ser incoerente a manutenção do modelo de escolha do comando da entidade, feito de maneira indireta – os conselheiros federais se reúnem e decidem o nome do presidente. Para o advogado, a mudança no estatuto da OAB obedecerá o princípio de “legitimidade democrática” pelo qual a entidade luta historicamente. “Propus eleição direta, sobretudo por legitimidade democrática e coerência. Não é possível que a OAB tenha apresentado, no início do ano, uma proposta de reforma política para o Brasil, sendo, portanto, linha de frente das aspirações democráticas, e não tenha isso na entidade”, criticou. Com o slogan “Desde 1986 o Brasil escolhe seu presidente. Por que na OAB tem que ser diferente?”, a campanha, que tem o conselheiro como um dos líderes, propõe a realização de um plebiscito nacional, em dezembro deste ano, entre os advogados e advogadas de todo o país para decidir sobre a adoção das eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da Ordem. Luís Viana Queiroz é pré-candidato à eleição da seccional baiana da OAB.
Fonte: BN

JOGADOR DE FUTEBOL MORRE EM CAMPO EM FEIRA DE SANTANA

Durante uma partida de futebol amador, na tarde deste domingo (18), o jogador Nilmar Oliveira Gonzaga morreu após sofrer um mal súbito em Feira de Santana, no campo do Beira Riacho. O lateral direito do time Ipamerim, que disputava o campeonato de amadores no bairro Rua Nova se sentiu mal, caiu e foi levado para a Policlínica Martins da Silva, porém morreu antes mesmo do atendimento. Segundo informações do site Acorda Cidade, Nilmar já havia atuado em clubes do interior do Estado, como Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Astro, Feirense, Atlético e Juazeiro, mas atualmente estava sem clube.

Fonte: Bahia Notícias

ALCOOLISMO MATA IGUAL A CRACK NO BRASIL

 
De acordo com pesquisa realizada com pacientes atendidos em uma unidade de tratamento de alcoolismo da zona sul de São Paulo, em cinco anos, 17% de quem procurou ajuda acabou morrendo. "É um número altíssimo. Na Inglaterra, o índice não ultrapassa 0,5% ao ano", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do estudo, ao jornal O Estado de S. Paulo. Outro estudo do mesmo pesquisador feito entre usuários de crack demonstrou que 30% morreram num período de 12 anos. "Naquela mostra, a maior parte dos pacientes morreu nos primeiros cinco anos. Podemos dizer que os índices estão bastante próximos", ressalta. O trabalho mostra que entre sujeitos que consumiram álcool, o risco de estar envolvido com crime era 4,1 vezes maior que entre os abstêmios. A pesquisa conclui ainda que atividades religiosas exercem um efeito protetor sobre os dependentes. Entre os que pertenciam a algum grupo. Dos entrevistados que faziam parte de algum grupo religioso, 30,6% não tiveram participação em crime.

Fonte: Bahia Notícias

JEQUIÉ SEDIOU O 9º ENCONTRO REGIONAL DE CAPACITAÇÃO DO TCM-BA



Capacitação do TCM lotou o Palácio das Artes em Jequié

Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, aconteceu no Palácio das Artes na cidade de Jequié-BA, o Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais que contou com diversos debates sobre os temas de maior preocupação dos prefeitos baianos, como Gestão Pública Responsável, Operacionalização do SIGA- Sistema Integrado de Gestão e Auditoria, Restos a Pagar e Licitações e Contratos.

A solenidade contou com a presença do presidente da UPB, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o Conselheiro substituto do TCM-BA Ronaldo Nascimento, do prefeito de Jequié, Luiz Amaral, do presidente do Cimurc- Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Vale do Rio das Contas, prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura dos Santos e o presidente da Mercovale e do Consórcio Vale do Jequiriçá, prefeito de Planaltino, Joseval Braga, e ainda a Sra. Samara Andrade, Controle interno.

Em uma das palestras, o conselheiro substituto do TCM-BA, Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, enfatizou mais uma vez que “o Tribunal jamais teve a intenção premeditada de punir gestores municipais, nem de rejeitar contas das Prefeituras e das Câmaras Municipais, e prova disso é que o atual presidente tem descentralizando o TCM, realizando vários encontros no interior, debatendo e esclarecendo todos os aspectos relacionados com o emprego dos recursos públicos”. O mesmo apontou as irregularidades mais freqüentes enfrentadas pelos gestores municipais.

Prefeito Jônatas agradeceu pela Capacitação do TCM

O prefeito municipal de Barra do Rocha e presidente da CIMURC, Sr. Jônatas Ventura, representando os 20 municípios da Região do Vale Rio das Contas, ressaltou a importância do Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais e agradeceu ao TCM e UPB pela preocupação com os municípios da Bahia. 

- “Foi justamente por isso que procuramos o presidente do TCM para que, em conjunto, pudéssemos prestar esse grande serviço aos nossos gestores municipais”, disse o presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, o maior responsável pela capacitação.

Cerca de 40 prefeitos, além de vereadores, Secretários Municipais, funcionários das áreas afins e diversos convidados estiveram presentes no Evento que foi de grande importância para nossa região.
Fonte: Barra do Rocha News




ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 19/09, os amigos Jana Laíse e Osvaldo Oliveira, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Jana Laíse

Osvaldo Oliveira

SELEÇÃO DE IPIAÚ VENCE DE GOLEADA A SELEÇÃO DE CASTRO ALVES


A Seleção de Ipiaú venceu de goleada a Seleção de Castro Alves neste domingo em sua segunda partida da segunda fase do Campeonato Intermuncipal de Futebol Amador 2011.
A equipe de Ipiaú que havia perdido dentro de casa a primeira partida da segunda fase no domingo passado, conseguiu neste domingo fazer bonito vencendo a equipe de Castro Alves no Estádio Municipal Américo Barreto pelo placar de 5X1.
A Seleção de Ipiaú se manteve superior durante todo o tempo de jogo, fazendo justo a vitória recheada de gols.
O atacante Chapolin marcou 3 gols e André Luis 2 gols.
Com esta vitória a Seleção de Ipiaú fica na segunda colocação no grupo, composta pelas Seleções de: Ipiaú, Jitaúna, Castro Alves e Valença.