Mostrando postagens de agosto 16, 2011Mostrar tudo

IBIRATAIA: Marcos Aurélio e Ana de Júlio visitam a Zona Rural

Fotos: Gilson de Oliveira - 16-09-2012










































RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA (16)

Campeonato Brasileiro - Série B
Fase única
17ª rodada
Portuguesa 0 x 1 Vila Nova-GO
Guarani 1 x 1 Paraná Clube
Duque de Caxias 2 x 1 ASA
Criciúma 2 x 1 Vitória
Náutico 2 x 1 São Caetano
Goiás 2 x 1 Bragantino
Salgueiro 3 x 5 Icasa
Americana 2 x 1 Sport
Boa 1 x 1 Ponte Preta
ABC 2 x 2 Grêmio Barueri

Campeonato Argentino - Apertura
Fase única
2ª rodada
Argentinos Juniors 1 x 1 NewellŽs Old Boys
San Martín 2 x 1 Tigre
Lanús 1 x 0 Independiente

CAMAMU: PREFEITA CASSADA PELO TSE

Ioná Queiroz - Prefeita cassada

A prefeita de Camamu, município do baixo-sul baiano, Ioná Queiroz (PT), teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um acórdão similar ja havia sido pronunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em dezembro de 2010, mas a gestora recorreu da decisão e conseguiu limitar da instância superior para que continuasse no cargo até um novo julgamento. Nesta terça-feira (16), o colegiado de magistrados do TSE votou, em unanimidade, pela cassação da alcaide e determinou que Américo José da Silva (PR), segundo colocado no pleito de 2008, assuma a prefeitura. Ioná foi condenada por abuso de poder econômico e político por ter distribuído alimentos e roupas durante a campanha eleitoral.

Fonte: Bahia Notícias

REPERCUSSÃO DE REPORTAGEM SOBRE RICARDO TEIXEIRA DEIXA A GLOBO EM SITUAÇÃO DELICADA


É impressionante a repercussão da reportagem de três minutos exibida no “Jornal Nacional” de sábado (13) a respeito da investigação policial sobre irregularidades no contrato para a realização do amistoso entre Brasil 6 a 2 Portugal, ocorrido em 2008.

Trata-se de um caso antigo, noticiado pela primeira vez em 2009. A investigação envolve diretamente Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e alguns de seus amigos e aliados no mundo da política e do futebol.

Se a investigação, em si, não constitui novidade, o mesmo não se pode dizer do fato de a Rede Globo ter dedicado tempo de seu mais importante noticiário a ela. Por esta razão, a repercussão da notícia não foi o conteúdo em si, mas as especulações sobre os motivos que levaram o veículo a dar a informação.

Estranho? Não. Parceira comercial da CBF, a Globo vinha sendo bastante comedida há anos na área do jornalismo em investigações próprias ou mesmo na reprodução de notícias de conhecimento público desfavoráveis a Teixeira.

Na famosa reportagem da revista “Piauí”, o presidente da CBF sente-se à vontade para dizer que não teme nenhuma crítica, com exceção daquelas apresentadas pelo “Jornal Nacional”.

Aqui no UOL, o leitor encontrou diferentes interpretações para o gesto da Globo, nos blogs de Juca Kfouri, Perrone e Bruno Voloch, além do que saiu na coluna Painel FC, da “Folha”.

As divergências se dão em relação ao impacto da notícia dentro da CBF, se provocou ou não preocupação, e nas razões que a Globo teria para levar ao ar o assunto.

Mais do que os motivos que levaram a Globo a tratar do caso, para o espectador interessa saber se a emissora tratará regularmente, e com profundidade, das diferentes denúncias envolvendo a CBF e o seu presidente. Só fazendo isso, não causará surpresa quando noticiar algo a respeito.
Fonte: kleberotuki

EXPECTATIVA DE VIDA AUMENTA TRÊS ANOS PARA QUEM PRATICA 15 MINUTOS DIÁRIOS DE EXERCÍCIO

Quinze minutos diários de atividade física reduzem o risco de morte em 14% e aumentam a expectativa de vida em três anos, segundo um estudo realizado em Taiwan.
A pesquisa, publicada nesta segunda-feira (15) na internet pela revista científica The Lancet, contou com mais de 400.000 participantes que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008.
Sua finalidade era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.
Se os indivíduos sedentários praticassem um pouco de atividade física diariamente "diminuiria uma de cada seis mortes", segundo a conclusão dos pesquisadores, liderados pelos médicos Chi-Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da Universidade Nacional do Esporte de Taiwan.
Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco categorias,seguindo o nível de exercícios praticados: inativos, de atividade baixa, média, alta ou muito alta.
Comparados com os inativos, os pertencentes ao grupo de baixa atividade, que se exercitavam uma média de 92 minutos por semana - 15 minutos diários - apresentaram um risco de mortalidade por qualquer causa 14% menor, um risco de mortalidade por câncer 10% menor e em média uma expectativa de vida de três anos mais, segundo o estudo.
E por cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte foi reduzido em 4% e o de morrer de um câncer 1%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares.
Por meio de um comunicado, os médicos canadenses Anil Nigam e Martin Juneau, do Instituto do Coração de Montreal e da Universidade de Montreal, comentaram a pesquisa.
- Saber que apenas 15 minutos diários de exercício pode reduzir substancialmente o risco de um indivíduo de morrer pode motivar mais pessoas a praticar uma pequena quantidade de atividade física em suas vidas.

AZEVEDO COMEMORA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL EM ITABUNA

 

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhou no Palácio do Planalto, em Brasília, a cerimônia na qual a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste. Uma das novas instituições de ensino superior será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Unifesba), com reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
Para o prefeito, a Unifesba “terá importante papel no processo de retomada do desenvolvimento regional, consolidando Itabuna como um grande centro de ensino superior do Sul da Bahia”. Azevedo destaca que o sul da Bahia vive um período de otimismo e grandes expectativas, com a chegada de projetos estrurantes como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). “No caso de Itabuna, que já é um polo de comércio e serviços, além de ter uma localização geográfica privilegiada, o fortalecimento da educação superior ajuda a formar um conjunto de requisitos para produzir um efeito muito positivo”, acredita.
O governo municipal já se prontificou a oferecer todo o suporte necessário à implantação da nova universidade, estabelecendo um diálogo amplo com o Governo Federal. Azevedo ressalta a importância do apoio político ao projeto, que foi detalhado na solenidade pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A proposta de criação da Unifesba mobilizou a bancada baiana no Congresso.

Infraestrutura

Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender à população dos respectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes. Além disso, 12 universidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo será concluído com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

CONFIRMADA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA ITABUNA

Confira o momento histórico:
 

PM FOI EXECUTADO EM BOCA DA MATA DEVIDO DISCUSSÃO POR SOM ALTO


O soldado reformado da Polícia Militar Rinaldo de Oliveira Fernandes, 33 anos, foi morto com mais de dez tiros no início da madrugada de ontem, após reclamar do volume do som de um Pálio branco na Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X.
Depois de discutir com o condutor do veículo, Rinaldo seguiu com sua prima Jeane Isis Oliveira para deixar uma amiga na Boca da Mata. Segundo o relato de Jeane à polícia, perto do final de linha do bairro, ela e Rinaldo foram abordados pelos homens que estavam no Pálio e eles executaram o PM.
De acordo com moradores da área que testemunharam o crime e estavam muito assustados, Jeane se jogou debaixo do carro e não ficou ferida. “Uma mulher desceu do carro e a outra ficou com o rapaz dentro do veículo. Os caras chegaram perto e começaram a gritar pedindo para que o motorista entregasse a arma”, contou um morador da rua que pediu para não ser identificado.
Outra moradora lembra dos momentos de pânico. “Escutei o barulho dos tiros e quando saí para ver o que tinha acontecido, só vi o rapaz caído e uma mulher gritando por socorro. Foi horrível”, relatou enquanto apontava para as marcas de sangue no chão.
De acordo com o delegado Márcio Allan, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, os suspeitos já foram identificados. “Recebemos informações sobre os criminosos e estamos à procura deles, inclusive com o suporte de policiais militares da região. Tudo indica que a vítima foi assassinada por motivo fútil”, contou.

APLB/SINDICATO - INFORMA



PARALISAÇÃO NACIONAL 16 DE AGOSTO


CATEGORIA MOBILIZADA NA LUTA PELO:

> Pagamento do salário de todos os profissionais da Educação dentro do mês trabalhado;

> Pagamento do retroativo do Piso Nacional.

Neste dia (16/08) haverá assembléia com todos os trabalhadores em educação da rede municipal filiadas a APLB/Sindicato.

Local: Auditório do Colégio José Firmino da Silva

Horário: 14h

APLB/Sindicato Núcleo de Ibirataia

Contamos com você

BANCÁRIO É MORTO A TIROS DENTRO DO CARRO NO MUNICÍPIO DE IBOTIRAMA


A polícia civil do município de Ibotirama, no oeste da Bahia, investiga o motivo do assassinato de um bancário da agência do Banco do Brasil da cidade. De acordo com depoimento de um agente da delegacia da cidade nesta terça-feira (16), ainda não há mais detalhes sobre a autoria do crime que vitimou Ronã Pereira dos Santos Lessa, de 24 anos. Ele foi morto a tiros na manhã de ontem dentro do próprio carro.
Ainda segundo o policial, Ronã saiu da casa da namorada e três homens com atitude suspeita estavam rodeando o local. O jovem teria entrado no veículo e os homens não identificados mandaram o funcionário do Banco do Brasil parar.
Como Ronã acelerou o carro com medo, os suspeitos efetuaram disparos contra a vítima. Ele foi atingido no pescoço e os atiradores fugiram correndo. O corpo do jovem está no Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. Ainda não há informações sobre o enterro da vítima.