Mostrando postagens de junho 4, 2011Mostrar tudo

GREVE ESTÁ MANTIDA ATÉ QUE TERMINE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO, DIZEM PROFESSORES

A nova rodada de negociações deve acontecer na segunda-feira (6), quando a proposta apresentada pelos reitores deve ser analisada


A greve de professores das universidades estaduais está mantida até que as negociações com o governo terminem, segundo informações da assessoria do movimento. Está marcada para esta segunda-feira (6) uma reunião com representates do governo na sede da Secretaria de Educação, em Salvador. Até lá, os professores e estudantes continuarão ocupando a Assembleia Legislativa no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na segunda, serão analisadas as propostas elaboradas pelos administradores das instituições de ensino para professores e governo, em uma mesa oficial de negociação. A categoria em greve avaliou que as soluções apresentadas eram viáveis para que se iniciasse uma nova rodada de negociações.

Caso aja acordo entre governo e professores, cada universidade deve se reunir em assembleia para avaliar as medidas e votar pelo fim ou não da greve.

De acordo com a assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), a proposta elaborada dos reitores prevê a incorporação da gratificação CET (Condições Especiais de Trabalho) ao salário base, com a restrição de dois anos sem ganhos salariais para categoria, dois anos a menos que o estabelecido pelo governo do estado.

BOMBEIROS PRESOS PROTESTAM TAMBÉM DENTRO DE SALA DA CORREGEDORIA DA PM

"Tive que correr como se fosse bandido", diz sargento preso neste sábado (4).
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.

Sargento Monteiro é um dos bombeiros presos
após invasão de quartel central no Rio

Pelo menos 30 bombeiros que estão sendo ouvidos em uma das salas da Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, continuam a protestar contra a maneira como estão sendo tratados desde que foram presos na manhã deste sábado (4).
"Passei minha vida toda salvando vidas e agora estou me sentindo como se fosse um bandido. Estamos há mais de dez horas sem comer", disse o sargento Monteiro ao G1, pelas grades da janela da sala. "Minha mulher está grávida, aí fora, nervosa, preocupada comigo. É meu primeiro filho e ela está numa gravidez de risco", afirmou.
"Encontramos cápsulas de fuzil [no Quartel Central dos Bombeiros, após a invasão do Bope]. Bombeiro não usa esse tipo de arma", acrescentou o bombeiro preso, mostrando uma cápsula de fuzil.

Leia mais>http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/06/bombeiros-presos-protestam-tambem-dentro-de-sala-da-corregedoria-da-pm.html

DIA DO MEIO AMBIENTE


Amanha, 5 de junho, se comemorará o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Começaremos conceituando o termo Meio Ambiente. O Art. 3º da Lei 6.938/81 da Política Nacional do Meio Ambiente conceitua que: Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Como podemos ver o fator humano é apenas um dos vários fatores que interferem no Meio Ambiente. Mas, contudo, é um dos mais importantes, isto porque o homem age de forma consciente, faz escolhas. Qual é a sua escolha no que diz respeito à preservação ambiental?
Neste momento, melhor do que simplesmente apresentar soluções para salvar o mundo, é questionar o que cada um está disposto a fazer para melhorar o mundo a sua volta.
O resultado coletivo é a soma das ações individuais. Partindo desse preceito a pergunta mais apropriada é: “O que você tem feito pra tornar o seu Meio Ambiente melhor?”
Em regra as pessoas sempre tendem a procurar um culpado para o que acontece ao seu redor, mas poucos se dão conta que o seu papel é que molda o mundo. Todos nós somos responsáveis.
A falta de educação (ambiental) é tão comum que fica parecendo regra ao invés de exceção. Citarei exemplos bem comuns: Já repararam na quantidade de pessoas que sem a menor cerimônia joga papel no chão ou joga lixo pela janela dos carros nas vias públicas? Ou ainda, já pararam pra pensar o quanto poderiam economizar de água ao escovar os dentes e/ou ao tomar banho?  Um banho de 15 minutos consome 130 litros de água em média. Uma pessoa que se banha duas vezes por dia, reduzindo o tempo no chuveiro para cinco minutos, economizará até 64 mil litros por ano. Pois é... precisamos fazer a nossa parte.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sugerimos que cada um viva, pelo menos nessa data, um dia ecologicamente correto. E a repetição dos bons hábitos virará cultura e mudando a nossa cultura mudaremos esse mundo para melhor, bem melhor.
Dorgival Neto
Presidente da FUNSEC e
Presidente do Partido Verde
A FUNSEC - FUNDAÇÃO SÉCULOS, organização não governamental, agora com sede em Ibirataia, foi criada em 1997 por um grupo de amigos comprometidos com a qualidade de vida do ser humano. E nesse diapasão se ocupa basicamente da educação, do social e do meio ambiente.

CONVITE

A prefeitura Municipal de Ibirataia através da Secretaria de Agricultura e o Território Identidade Médio Rio das Contas, convidam você para participar da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ibirataia, que será realizada nesta segunda-feira dia 06/06/2011, a partir das 08:00h. as 12:00 horas, no Colégio José Firmino da Silva em Ibirataia.

Sugestão de Pauta:

08:00h às 8:30h - Credenciamento;
09:00h - Palestra;
10:30h - Eleição dos Delegados e apresentação dos Delegados Eleitos;
12:00h - Encerramento.

Na esperança de poder contar com V.Sª, aproveitamos para agradecer antecipadamente.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente/Núcleo Diretivo Território
Apoio Cultural: Blog Tesouras Notícias

REUNIÃO DO CONSÓRCIO VALE DO RIO DAS CONTAS - FOTOS

REUNIÃO DO CONSORCIO INTERMUNICIPAL VALE DO RIO DAS CONTAS

Jonatas Ventura - Presidente CIMURC

O presidente do Consorcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas – CIMURC, Prefeito Jonatas Ventura, em reunião nesta sexta feira dia 03/06/2011, pela manhã no auditório do Posto e Pousada Cardoso em Ipiaú  com os Prefeitos, Secretários de Agricultura e Agentes do Território Médio  Rio das Contas e outras autoridades para tratar de uma série de reivindicações que serão encaminhadas ao Governador do Estado, Sr. Jaques Wagner e a Presidente Dilma Rousseff.
Veja abaixo algumas reivindicações que serão encaminhadas ao Governo Estadual e ao Governo Federal:
- Universidade do Médio Rio de Contas;
- Patrulha mecânica para os municípios;
- Construção de usina de resíduos sólidos;
- Estabelcer vôos comerciais Ipiaú/Jequié/Salvador;
- Solicitar do Governador intervenção junto à Presidente Dilma Rousseff sobre o INSS dos municípios;
- Ampliar efetivos policiais;
- Recuperação rodovia BA-120 - Ibirataia/Gandú;
- Criação da Universidade Federal do Médio Rio das Contas;
- Ampliação de Cursos para a UNEB em Ipiaú;
O blog Tesouras Notícias esteve presente no evento e irá publicar todas as reivindicações em todas as áreas.... Aguardem!!! 

JUSTIÇA AUTORIZA CASAL HOMOSSEXUAL A ADOTAR MENINO NO RS

A Justiça autorizou, na quinta-feira, um casal homossexual de Pelotas (RS) a adotar um menino de 4 anos. Há dois anos, a mãe afirmou que não possuía condições de cuidar do filho e assinou um termo de entrega do menino, que foi repassado para o casal. A criança estava com sarna, piolho e precisava de atendimento médico.
Em fevereiro, a Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas requereu a guarda provisória ao ajuizar ação de adoção cumulativa e com destituição do poder familiar, para que a criança pudesse se tornar oficialmente filha do casal.
A juíza Nilda Stanieski disse que a opção sexual dos adotantes "não deve ser vista como empecilho para adoção, uma vez que a Constituição Federal veda qualquer tipo de discriminação em virtude de sexo, raça e cor". Na avaliação do promotor José Olavo dos Passos "o que tem que se analisar é o bem-estar da criança e se ela tem todo o carinho e suporte necessário. Não há motivo para se negar a adoção em virtude da sexualidade do casal, importando sim o caráter das pessoas".
De acordo com José Olavo, o casal vive em união estável há oito anos e o menino "está saudável e feliz, frequenta a escola, tem plano de saúde, está entrosado com a família do casal, convive com meninos e meninas e tem uma orientação psicológica completamente normal".
Fonte: noticias terra.com.br 

DOIS ASSALTANTES DO BB DE BUERAREMA FORAM PRESOS EM JEQUIÉ


Dois suspeitos da tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Buerarema, foram encontrados em uma pousada na cidade de Jequié e conduzidos por policiais para a delegacia de Buerarema. Um terceiro assaltante continua foragido. 
O assistente de negócios do BB, Salumiel Couto Pinho, foi rendido na noite de quarta-feira (2), sendo obrigado a retornar para a agência e retirar o valor de R$ 134.000,00.
Em seguida, pegou um moto táxi em Buerarema para fazer a entrega do dinheiro aos assaltantes. O motoboy vendo o gerente muito nervoso começou a perguntar o que estava acontecendo e ele lhe contou. O moto boy foi até a casa de um policial civil e este, imediatamente, informou a polícia de Itabuna. Os bandidos viram a movimentação, onde eles provavelmente estavam escondidos e conseguiram fugir. O delegado Moises Damasceno recuperou todo o dinheiro e frustrou o assalto.

Fonte: Ubaitaba Notícias 

AR DE SÃO PAULO SERIA CONSIDERADO TRÊS VEZES PIOR EM NOVO PADRÃO

Flávia Freire responde a perguntas com o auxílio de especialistas.
Veja as questões enviadas na última semana e as respectivas respostas.


Pelos padrões usados até hoje pela Cetesb, a quantidade tolerável de poeira que a gente respira em um dia é de até 150 microgramas por metro cúbico. O novo padrão estabelece, na primeira etapa, 120. Na segunda, daqui a três anos, serão 100 microgramas por metro cúbico, e na terceira, sem prazo determinado, 75. A Organização Mundial da Saúde, porém, considera aceitável um nível bem menor: até 50 microgramas por metro cúbico. Se fosse usada a medida da OMS, o ar da cidade de São Paulo seria considerado três vezes pior.
Essa é uma das perguntas respondidas por Flávia Freire nesta semana. É possível mandar as questões à jornalista, que conta com a ajuda de uma equipe de especialistas para explicar os efeitos da poluição na saúde e no dia a dia de quem mora em São Paulo.

A poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde dos paulistanos são mostrados no projeto RespirAR, uma série de reportagens especiais exibidas no Bom Dia São Paulo, Radar SP, SPTV 1ª edição e SPTV 2ª edição. Veja abaixo as questões enviadas na última semana e as respectivas respostas.
Leia Mais>http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/06/ar-de-sao-paulo-seria-considerado-tres-vezes-pior-em-novo-padrao.html 

MORRE PAI DA DUPLA SERTANEJA CÉSAR MENOTTI E FABIANO

Ele teve complicações pós-cirúrgicas após um transplante.
O enterro foi neste sábado (4) no interior do Paraná.

Antônio José da Silva, pai da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, conhecido como Toninho do Ouro, morreu na sexta-feira (3).
De acordo com informações do site oficial da dupla sertaneja, ele teve complicações pós-cirúrgicas após um transplante. O enterro foi às 8h30 deste sábado (4), na cidade de Califórnia, no Norte do Paraná.
Os shows programados para sexta-feira, em Volta Redonda (RJ), e para o domingo (5), em Janaúba (MG), foram adiados, de acordo com a nota do site. Toninho do Ouro deixou outro filho, Fabio, empresário da dupla.
“César Menotti, Fabio e Fabiano agradecem o carinho dos fãs neste momento difícil e fazem questão de ressaltar 'aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós'", disse a dupla no site.
A nota do site diz ainda que Toninho era fã de música caipira e um dos maiores incentivadores dos filhos, responsável pela trajetória de sucesso que a os músicos alcançaram.
Do G1

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Dia Internacional da Criança
Vítima de Violência
Qualquer pediatra e psicólogo, mesmo os menos dotados, sabe que o temperamento violento pode ser herdado ou adquirido. A herança genética pode ser responsabilizada por somente um pequeno contingente dos indivíduos com comportamento anti-social, atribuindo-se aos fatores ambientais, atuando sobre indivíduos suscetíveis, a maior responsabilidade. Quem são esses indivíduos? Na maioria crianças com menos de seis anos.

JOVENS MATAM E MORREM NO INTERIOR

Rafael, filho de Patrícia, foi assassinado em Eunápolis

O aumento dos índices de violência no interior do Estado tem exposto adolescentes a situações de vulnerabilidade, agravadas pela ausência de políticas públicas consistentes. Como resultado, os jovens acabam envolvidos em ações criminosas, como autores de atos infracionais e vítimas.
Na quinta-feira, 2, foi enterrado, em Eunápolis (a 643 km da capital, extremo sul baiano), Rafael Barreto, 15 anos, um dos suspeitos de ser o autor do disparo que matou a telefonista Adiane Santiago, 19, mês passado, numa tentativa de assalto no Centro da cidade.
O outro suspeito é o irmão dele, Gabriel Barreto, 19, que está na carceragem da delegacia desde a semana passada. A causa da morte de Rafael está sendo investigada pela polícia, que ainda não prendeu nenhum suspeito.
Fonte: A Tarde On Line
Leia Mais>http://www.atardeonline.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5731108

GREVE DOS PROFESSORES FICA PERTO DO FIM

Manifestantes protestaram durante cerimônia e só
 deixaram o local após promessa de reunião
Com a mediação dos reitores, uma reunião no início da noite desta sexta-feira, 3, abriu  a possibilidade de um acordo para encerrar a greve que já dura quase 60 dias e afeta cerca de 60 mil estudantes nas universidades estaduais: Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.
Enquanto o secretário da Administração Manoel Vitório, deixou a reunião disposto a assinar o acordo na segunda, 6, os professores decidiram debater a questão em assembleia.
“O fim da greve será decidido nas assembleias. Mas saímos do impasse e retomamos as negociações”, afirmou a professora da Uefs, Maslowa Freiras. Na segunda está marcada outra reunião para consolidar os termos do acordo. “Acredito que sai um acordo”, arrisca Jucelho Dantas, da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).
Fonte: A Tarde On Line