Mostrando postagens de maio 24, 2011Mostrar tudo

ARCA DAS LETRAS - IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS RURAIS

O blog Tesouras Notícias esteve presente para registrar mais um importante projeto (PROGRAMA ARCA DAS LETRAS) realizado pela Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal e Governo Federal


DEPOIS DE DOIS ANOS DE DEBATE, CÂMARA APROVA CÓDIGO FLORESTAL

Deputados referendaram texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Matéria vai ao Senado e já tem pontos que deverão ser modificados.

Deputados no plenário durante votação do Código
Florestal

Depois de quase dois anos de discussões, a Câmara aprovou na noite desta terça (24), por 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção, o projeto do novo Código Florestal, legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais.
Com a aprovação, a matéria será enviada ao Senado, onde deverá sofrer modificações e será alvo de novos embates entre integrantes do governo, da base aliada na Casa e do movimento ambientalista.
Em uma sessão marcada por protestos de parlamentares ligados aos ambientalistas – que tentaram, sem sucesso, adiar a votação – e por manifestações de defensores do agronegócio, os deputados referendaram o texto elaborado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No Senado, o relator da matéria será o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
O projeto do Código Florestal, entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas Áreas de Preservação Permanentes (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
Leia mais>http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/depois-de-dois-anos-de-debate-camara-aprova-codigo-florestal.html

RELAÇÃO DAS ESCOLAS BENEFICIADAS COM BIBLIOTECAS RURAIS - IBIRATAIA-BA

PROGRAMA ARCA DAS LETRAS
ESCOLA
REGIÃO
FAMÍLIAS
 BENEFICIADAS
01
ALVINA BRITO DO CARMO
SERRA BONITA
86
02
ANTONIO BALBINO FILHO
TRÊS BARRAS
73
03
ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
JACUTINGA
83
04
ARISTÓTELES DIAS DA FONSECA
ARICANGÁ
86
05
BELO HORIZONTE
GALILÉIA
73
06
DEP. NELSON DAVID RIBEIRO
SANTA RITA
86
07
DILCE FERREIRA TELES
NOS BORGES
67
08
DOM EDUARDO
MINEIRO
60
09
EUNÍSIO COELHO TEIXEIRA
TRÊS BARRAS
79
10
FERNÃO DIAS PAES LEME
SANTA FÉ
67
11
FLORISVAL ABDON FAIR
SEMPRE VIVA
93
12
ISMAEL ALVES DE OLVEIRA
PONTO NOVO
73
13
JOSÉ MUNIZ
TUPY
117
14
JOSÉ THIARA
GULOSO
100
15
JUSCELINO KUBITSCHEK
TRÊS BARRAS
73
16
LEANDRO BOAVENTURA
ENTRONCAMENTO
117
17
MAMEDE ABDON FAIR
FOJO
74
18
MANOEL TINÔCO DE M. NETO
TESOURINHA
71
19
MARIA QUITÉRIA
PATY
67
20
MARTINHA DO NASCIMENTO
PENEDO
46
21
MONTEIRO LOBATO
FOJO
93
22
NOSSA SRª DO PERP. SOCORRO
PACAS
74
23
OLAVO BILAC
SÃO JOSÉ
117
24
OSIAS ABDON FAIR
PENEDO
60
25
PEDRO HAGGE MIDLEY
CHAPARRAL
79
26
PROFª MARIZA BARBOSA
RIACHO DANTAS
107
27
SANTA ISABEL
CANAÃ
117
28
SÃO JOSÉ
FETO
93
29
SÃO JUDAS TADEU
RIO VERMELHO
86
30
UMBELINO CORREIA ARAÚJO
GUANABARA
116

IBIRATAIA CONTEMPLADA COM 30 BIBLIOTECAS RURAIS - PROGRAMA ARCA DAS LETRAS


O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras (Governo Federal), foi criado em 2003, no âmbito da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para incentivar a leitura no meio rural, implantar bibliotecas e formar Agentes de Leitura nas diversas comunidades de agricultura familiar.
O Programa Arca das Letras representa mais uma conquista para o município de Ibirataia na área da educação. Contando com a presença dos técnicos do MDA (Movimento do desenvolvimento Agrário), Gildete Calumbi da Silva Moura – Representante da Delegacia Federal do MDA / BA e Cleide Cristina Soares – Coordenadora Geral de Ação Cultural / SRA/ MDA, o prefeito Jorge Fair, a Secretária de Educação Maria Emília e demais autoridades certificaram como agente de leitura, 35 professores e representantes das comunidades rurais com a entrega de 30 arcas de leitura e um acervo bibliográfico diversificado.  Os nossos alunos, e demais membros das comunidades estarão sendo beneficiados com a biblioteca móvel atendendo aos diversos níveis de idade e escolaridade, ampliando assim, o acesso, conhecimento, e o gosto pela leitura.
O evento aconteceu no auditório do Colégio Municipal José Firmino da Silva e contou com a participação de vereadores, representantes das secretarias do município, professores e representantes das escolas do campo, diretores da rede urbana municipal e outros.