Mostrando postagens de maio 6, 2011Mostrar tudo

MINISTÉRIO PÚBLICO EMPOSSA 48 NOVOS PROMOTORES DE JUSTIÇA NA SEGUNDA

O Ministério Público empossará 48 novos promotores de Justiça substitutos, na próxima segunda-feira, às 17h, em uma solenidade de posse sob a presidência do presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado da Bahia, procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva. O ato se dará no auditório Afonso Garcia Tinoco da nova sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia. Os novos membros do Ministério Público foram aprovados em recente concurso realizado pela Instituição, cujo resultado foi homologado no último dia 3, pelo Conselho Superior do Ministério Público. Na próxima terça-feira, os promotores de Justiça começarão no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), um curso de adaptação funcional, que deve ser concluído no início de junho, quando eles já deverão ser designados para exercer suas funções no interior do Estado, onde existem várias comarcas vagas.
 
Política Livre

PROFESSORES EM GREVE RASPAM BARBA PARA CRITICAR GOVERNADOR

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) rasparam a barba na manhã desta sexta-feira, 6, em frente à universidade, como forma de chamar a atenção e criticar o governador da Bahia, Jaques Wagner, que no próximo domingo, 8, vai ganhar R$ 500 mil para raspar a barba que mantém há 30 anos.

O político vai fazer uma doação de R$ 500 mil, como pessoa física, para um projeto beneficente de educação do Instituto Ayrton Senna, comandado pela empresária Viviane Senna que será revertido a ações no bairro do Calabar.

Greve – A greve dos professores, que já dura quase um mês, prejudica cerca de 60 mil alunos. A categoria reivindica a retirada de uma cláusula do acordo salarial 2010 que impede melhorias salariais pelos próximos quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11 que reduz os gastos públicos no ano de 2011.

De acordo com informações da Associação dos Docentes da Universidade de Feira de Santana (Adufs), o governo enviou uma resposta oficial aos representantes dos professores, na qual mantém a cláusula e afirma só assinar o acordo salarial após a categoria sair da greve.
Em nota pública divulgada dia 28 de abril, a Secretaria Estadual de Educação informou que o Governo decidiu suspender o pagamento dos salários dos grevistas.

A Tarde On Line

COMIDA INDUSTRIALIZADA PODE CAUSAR CÂNCER

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) diz que pelo menos 500 mil brasileiros terão câncer em 2011. Serão 11 mil casos a mais do que em 2010.
E um dos hábitos que contribuem para o surgimento do câncer é a alimentação com excesso de produtos industrializados, como os embutidos – linguiças, salsichas, mortadelas. Construir a base de seu cardápio com esses itens não é o mais recomendado, ainda mais se houver deficiência no consumo de frutas, legumes e verduras. “Conservantes, corantes e estabilizantes são objeto de estudo de várias pesquisas que ligam seu consumo ao surgimento da doença”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli, especialista em nutrologia, vigilância sanitária e epidemiologia.
Com base nas causas do câncer, especialistas desenvolvem tecnologias que buscam reduzir a necessidade do uso de aditivos químicos pelas indústrias. A empresa italiana de alimentos DelSanto, por exemplo, usa uma técnica que dispensa o uso de qualquer substância química. “Os vegetais e hortaliças em conserva passam por um severo processo de esterilização e pasteurização”, diz o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos, que traz os alimentos da DelSanto para o Brasil. “E depois são embalados em potes de vidro ou sachês de alumínio, também esterilizados.”
Rede Brasil de Notícias

NOTÍCIAS STF

Supremo reconhece união homoafetiva

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgarem a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132, reconheceram a união estável para casais do mesmo sexo. As ações foram ajuizadas na Corte, respectivamente, pela Procuradoria-Geral da República e pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O julgamento começou na tarde de ontem (4), quando o relator das ações, ministro Ayres Britto, votou no sentido de dar interpretação conforme a Constituição Federal para excluir qualquer significado do artigo 1.723 do Código Civil que impeça o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.
O ministro Ayres Britto argumentou que o artigo 3º, inciso IV, da CF veda qualquer discriminação em virtude de sexo, raça, cor e que, nesse sentido, ninguém pode ser diminuído ou discriminado em função de sua preferência sexual. “O sexo das pessoas, salvo disposição contrária, não se presta para desigualação jurídica”, observou o ministro, para concluir que qualquer depreciação da união estável homoafetiva colide, portanto, com o inciso IV do artigo 3º da CF. 
Os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso, bem como as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha e Ellen Gracie, acompanharam o entendimento do ministro Ayres Britto, pela procedência das ações e com efeito vinculante, no sentido de dar interpretação conforme a Constituição Federal para excluir qualquer significado do artigo 1.723 do Código Civil que impeça o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.
Na sessão de quarta-feira, antes do relator, falaram os autores das duas ações – o procurador-geral da República e o governador do Estado do Rio de Janeiro, por meio de seu representante –, o advogado-geral da União e advogados de diversas entidades, admitidas como amici curiae (amigos da Corte).
Ações
A ADI 4277 foi protocolada na Corte inicialmente como ADPF 178. A ação buscou a declaração de reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. Pediu, também, que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas uniões estáveis fossem estendidos aos companheiros nas uniões entre pessoas do mesmo sexo.
Já na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132, o governo do Estado do Rio de Janeiro (RJ) alegou que o não reconhecimento da união homoafetiva contraria preceitos fundamentais como igualdade, liberdade (da qual decorre a autonomia da vontade) e o princípio da dignidade da pessoa humana, todos da Constituição Federal. Com esse argumento, pediu que o STF aplicasse o regime jurídico das uniões estáveis, previsto no artigo 1.723 do Código Civil, às uniões homoafetivas de funcionários públicos civis do Rio de Janeiro.
Redação

CÂMARA APROVA PLEBISCITOS NO PA PARA CRIAÇÃO DE MAIS DOIS ESTADOS

 

Projetos propõem a criação dos estados de Tapajós e Carajás.


O Plenário aprovou nesta quinta-feira dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás (veja ilustração ao lado). Os textos aprovados determinam que as consultas públicas sejam feitas no prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.
A primeira proposta, que trata do plebiscito para a criação de Tapajós, deverá retornar ao Senado por ter sido alterada na Câmara. O texto aprovado é o substitutivo do deputado licenciado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) ao PDC 731/00, apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Bentes foi o relator da proposta na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. 
Em plenário, a matéria foi relatada pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Segundo o parecer, a proposta precisou ser modificada para incorporar vários municípios criados ao longo do tempo em que a proposta tramitou no Congresso. Houve ainda alterações para tornar mais claros os procedimentos a serem adotados caso o plebiscito seja aprovado pela população.
O texto aprovado determina que no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito e se este for favorável à criação do novo estado do Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá se manifestar sobre a medida, devendo dar conhecimento da decisão ao Congresso Nacional em três dias úteis.
O estado de Tapajós, se aprovado, terá 27 municípios e corresponderá a 58% do atual território paraense, na região oeste.
Carajás
A segunda proposta aprovada (PDC 2300/09, do ex-senador Leomar Quintanilha, do Tocantins), que prevê a realização de plebiscito para a criação do estado de Carajás, não foi alterada na Câmara e será promulgada. Em plenário, a matéria foi relatada pelo deputado João Campos (PSDB-GO).
Conforme a proposta, o novo estado de Carajás terá 39 municípios e ocupará uma área equivalente a cerca de 25% das regiões Sul e Sudeste do território atual do Pará.
Segundo a Constituição, os estados podem incorporar-se, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros ou formar novos estados ou territórios federais mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

Agência Câmara de Notícias

ALUNOS DA ESCOLA AMÉRICO PEREIRA GONÇALVES COMEMORAM DIA DAS MÃES


Os alunos da Escola Américo Pereira Gonçalves, comemoraram nesta sexta-feira dia  06 de maio antecipadamente o DIA DAS MÃES
Crianças do ensino infantil e fundamental, juntos com os Professores que carinhosamente prepararam uma festa muito linda em homenagem à rainha do lar.
O blog Tesouras Notícias, elogia a atitude e iniciativa da Diretora Tânia Teles, e das professoras Aldiney, Orleane, Sonilda, Marialva, Sidlene, as auxiliares de classe Ziza, Alexandra, os funcionários que dão total apoio e especialmente à todos os alunos.



IBIRATAIA-BAHIA

NENEN: JURAMENTO DE POSSE

 Juramento de Posse Vereador Nenen de Ota
Juramento de Posse do Vereador Nenen de Ota

                                                                                          
                                 
Com o pedido de licença por trinta dias do vereador do PP, Jose Andrade Mendonça, abriu-se a vaga para o primeiro suplente Osvaldo Ferreira Pimentel (PP), que foi empossado na seção desta quinta feira 50/05/11, no discurso de posse Nenen disse que vai honrar o seu partido juntamente com seus colegas os vereadores José Carlos Bispo dos Santos e Magnolito Cabral, vou buscar a união da casa junto com os meus companheiros e honrar a confiança que recebi dos amigos na eleição para que eu pudesse está aqui hoje, disse Nenen…
Fonte: Blog do Zé Gomes

AL QAEDA CONFIRMA MORTE DE BIN LADEN



A rede terrorista Al Qaeda confirmou nesta sexta-feira (6), por meio de um comunicado oficial, a morte do seu líder e fundador, Osama Bin Laden. O grupo não havia se manifestado sobre a morte até então. Militantes do Talibã e de outros segmentos terroristas mostraram-se reticentes em confirmar a morte, devido ao que chamaram de “falta de provas”. O governo dos Estados Unidos, por decisão do presidente Barack Obama, não mostrou fotos do corpo, que foi lançado ao mar logo depois da operação.
Informações do G1.

ILHÉUS: CARRO CAPOTA, CAI NO RIO, E ESTUDANTE MORRE AFOGADO


Um acidente grave deixou um adolescente morto e outro ferido por volta de 23:00 desta quinta-feira (5) em Ilhéus.
O estudante de Fisioterapia, Mateus Azevedo de Miranda, de 17 anos, morador da Rua 4, casa 90, na Sapetinga, estava com outro rapaz, maior de idade, que dirigia uma pick-up Hilux. O carro capotou na avenida da Sapetinga, conhecida como Beira-Rio e caiu na água. Mateus teve traumatismo e ficou preso no carro, o outro rapaz tentou ajudá-lo, mas não conseguiu e ele morreu afogado. O motorista ainda não identificado, chegou a ser socorrido pelo SAMU e levado ao Hospital Regional, mas fugiu. A perícia encontrou cerca de 50 gramas de maconha dentro do veículo. O caso está sendo investigado pelo Delegado Nilo. (Foto: Heraldo Fascomy) 
Fonte: Rede Brasil de Notícias

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Fique por dentro o que é comemorado nesta data.

O Blog Tesouras Notícias estará todos os dias homenageando a (s) data (s) comemorativa (s) correspondente (s) conforme o calendário de 2011.
Desde já, parabéns aos CARTÓGRÁFOS.


Mas, o que é a cartografia?
Cartografia é a arte de conceber , de levantar, de redigir e de divulgar os mapas. A manutenção da rota de um avião ou navio , a análise e definição de estratégias militares de ataque e defesa , a localização de jazidas e possíveis vias de acesso , ou a simples orientação rodoviária numa viagem de turismo , todas essas atividades exigem mapas específicos com diferentes objetivos e usuários : este é o campo da cartografia.
Leia mais > http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/xyz/cartografia.htm