Mostrando postagens de março 20, 2011Mostrar tudo

Entrevista com Sandro Futuca, novo presidente do PMDB de Ibirataia



Em entrevista ao blog Ibirataia Notícias, o atual Presidente do PMDB em Ibirataia, Alexsandro Freitas “Sandro Futuca”, cauteloso, e, de forma sensata faz uma análise sobre a política e revela a situação do PMDB em Ibirataia. Confira seguir.

1 – Sandro, relate um pouco sobre sua trajetória no PMDB.

Alan, acompanho a política de Ibirataia há muito tempo, desde o tempo em que Zé Antonio era o Candidato da oposição e do outro lado Bia. Votava no distrito de algodão, depois consegui transferir para Ibirataia, mas ativamente em Ibirataia comecei a participar na campanha de 2004 na reeleição de Júlio Leal só que nesse tempo não o conhecia muito, lembro até que o Presidente do PMDB nessa época era Neto de Kalú e ele foi apoiar Jorge e não queria dar a legenda do partido a Gil e a Peruca que iam concorrer para vereador, iam apoiar Júlio Leal. Foi através de minha pessoa que eles conseguiram ser candidatos. Sabendo que eu tinha uma relação de amizade com os Vieira Lima, pediram que eu intercedesse junto ao Diretório Estadual para que fosse garantido aos dois o direito de ser candidato. Assim fiz e os dois se elegeram. De 2005 a 2007 fui presidente do PMDB em Ibirataia, de 2007 a 2012, fui vice-presidente além de ser da comissão de ética Estadual e provisoriamente estou como secretario geral do PMDB no estado, em 2012 reassumo a presidência municipal e tenho buscado sempre deixar o partido em destaque agindo com clareza e acima de qualquer coisa procuro agir com coerência e dignidade.


2 – Júlio Leal disputou as eleições de 2000 e 2004 pelo PSC. Já em 2008, ele concorreu pelo PMDB. Você foi quem possibilitou a ida de Júlio para o PMDB?


R - Sim, em 2005 eu era o Presidente do PMDB e depois de uma aproximação e conversas com Júlio Leal ele esteve na sede do PMDB em Salvador e nos começamos a trabalhar juntos no PMDB de Ibirataia. Foi ai que em 2007 ele passou a ser o Presidente do partido no município. Júlio leal é uma grande liderança no município, eu sempre disse isso, não é porque não compartilhamos mais do mesmo projeto que vou falar o contrario. 


3 - No ano passado, Ana Cléia se desfilou do PMDB e foi para o PSD. Tal episódio não foi um indício de que Marcos Aurélio e Júlio já planejavam uma chapa que não incluía o PMDB?

R- Não sei te responder, a questão do PMDB participar ou não de uma chapa é muito relativa até porque, em minha opinião, deve participar de chapa majoritária independente de partido quem o povo quer. O candidato deve ser escolhido através de pesquisas de opinião esse é o critério que defendo só que essa bandeira não é regra.


4 - Você foi consultado ou informado com antecedência por Júlio sobre a chapa que foi registrada ou realmente todos foram surpreendidos com a decisão que foi tomada?

R - Alan o que posso te responder é que trabalhei esses anos todos para Júlio ser o candidato do PMDB, na sua impossibilidade suei a camisa para que a candidata fosse sua esposa ou alguém do grupo, ninguém no grupo defendeu essa ideia mais do que eu, mas, infelizmente não deu certo, Ele expôs suas dificuldades em ter uma candidatura do grupo, daí cabe a cada um aceitar ou não que foi o meu caso.


5 – Quanto ao grupo que há muito tempo acompanha Júlio Leal, você acha que foi levado em consideração na decisão, ou foram avaliados apenas interesses pessoais?

R – Olha não posso responder pelos outros, apenas por mim, eu sempre deixei claro minha posição política, sendo Júlio candidato ou alguém do grupo eu estaria junto pra ganhar ou perder, não sendo eu tomaria a decisão em que não fosse contraditória ao que eu defendia, até porque não tenho nenhum interesse pessoal, nunca trabalhei na Prefeitura e nunca ganhei nada nem quero ganhar, tudo que sempre fiz foi pelo bem comum, já fui até criticado por levar benefícios ao outro grupo que no meu entender não era para o grupo em si e sim para Ibirataia, quando se quer prestar algum tipo de serviço você não precisa estar no poder é só fazer de coração e sem precisar fazer promoção pessoal, quando a pessoa é livre e independente fica mais fácil fazer o que quer, eu posso dizer que já prestei muitos serviços a comunidade e nunca fiz promoção pessoal. 


6 – A retirada de Júlio Leal da presidência do partido significa a desaprovação do Diretório estadual e principalmente sua com a decisão que foi tomada?

R – Não, essa questão de assumir o partido foi apenas para fazer uma reestruturação e preservar o partido no futuro, tanto que o PMDB respeitou o acordo que Júlio tinha feito com relação às coligações, que foram feitas conforme ele tinha acordado, eu como presidente poderia ter anulado, mais não o fiz por princípios. Você sabe que qualquer outra pessoa no meu lugar não coligaria e não daria a legenda para os candidatos que não apoia a decisão da presidência. Só que isso é ditadura e se não aceito não posso pregar.


7 – Qual será a posição do PMDB, apoiará a candidatura de Antonio Batista ou marchará junto ao PP na disputa da eleição para prefeito de Ibirataia.

R – Como disse anteriormente o partido respeitou o acordo feito por Júlio Leal, que está apoiando a outra candidatura, mas, a minha posição é de apoiar o candidato do PSC Antonio Batista que é uma figura de bem e é o candidato que eu acredito.


8 – Na verdade, na disputa está Antonio Batista, que por muito tempo acompanhou Julio Leal, sendo inclusive seu vice-prefeito, contra um candidato que não tem um grupo próprio, já esteve nos dois lados. Qual deverá ser a decisão do grupo, dará apoio ao antigo companheiro de luta ou seguirão esse novo líder que foi imposto?

R – Veja bem na verdade as coisas estão trocadas, Antonio Batista recebeu apoio do Prefeito, Júlio aderiu ao outro grupo, essa é minha opinião, quero deixar isso claro, quanto ao grupo só você perguntando pra cada um, posso falar por mim e no meu entender eu tenho obrigação moral de apoiar Antonio Batista, nós não aderimos, recebemos adesão. Entendeu?


9 – Você pode nos dizer o posicionamento de Eurides? Na campanha de 2008 ela foi uma grande força para Júlio Leal, ela compartilha da mesma indignação sua com a decisão que foi tomada?

R – Não sei, só que pode falar sobre sua posição é ela mesma, mais o que posso te dizer sem a falsidade que existe na política é que Eurides é uma grande amiga, em 2008 ela foi quem deu a partida na campanha sim, mas Eurides é uma pessoa que antes de tudo quer ajudar a população carente de Ibirataia e principalmente de algodão, ajuda que ela já dá sem estar no poder, até porque quando se quer não precisar ser poder para amenizar os problemas sociais de uma população.


10 - O que você acha dos candidatos Antonio Batista e Marcos?
R – O que posso falar de Antonio Batista é que é um homem de bem, foi vereador, secretário e vice prefeito, nunca ouvi ninguém no município falar que Antonio batista já esteve envolvido em falcatruas, é por isso que estou com ele, tenho certeza que ela fará uma grande gestão, é um cara sensível as necessidades da população,  sobre o outro candidato não tenho nada a declarar.

Ibirataia Notícias